Ajuda na compra de um Macbook

Ruben Santos

Power Member
Boas pessoal

Venho pedir-vos ajuda na compra do meu novo portátil. O meu velhinho sony vaio aguentou vários anos e está na altura de comprar um novo. Apesar de na família ninguém ter MacBook eu estou cada vez mais inclinado para a compra de um. Agrada-me o estilo dos portáteis e também o sistema operativo que já testei em computadores de amigos.

Tirando partido do desconto de educação da apple store comecei a ver preços e a comparar as características dos computadores. Tenho um orçamento disponível de 1800€ não significando que vá gastar todo num MacBook.

Sou estudante universitário e o uso que lhe vou dar é internet, realizar documentos word, excel e power point, edição de imagem e vídeo, mas também ocasionalmente fazer uns joguinhos de FM2015 (meu grande vício) :P.

Primeiramente vi os macbook air de 13 polegadas mas reparei que não tinham ecrã retina e achei o tamanho do ecrã pequeno, o que pode ter sido impressão minha. Passei então para os MacBook Pro onde fiquei apaixonado pelo ecrã retina e pela versão de 15 polegadas.

Surgem então as minhas dúvidas, o processador i7 compensa? Existe grande diferença entre escolher 4,8 ou 16 Gb de RAM? A opção de 128 GB não é demasiado pequena?

Visto ser um produto dispendioso quero fazer a compra acertada, espero que sem nenhuma avaria este computador aguente vários anos pois não pretendo trocar tão cedo.

Peço então a vossa ajuda e opiniões, obrigada.
 
Boas! Se fores dar um uso muito intensivo ao computador (não estou a falar em edições de vídeo ocasionais, mas sim ser assim a tua principal ferramenta de trabalho), aí aconselho-te o de 15 colegas, visto ter um i7 Quad-Core e já 16GB de RAM na versão base, e que tornará as tarefas de encoding e decoding muito mais rápidas e fluídas. Em relação aos jogos, se for para jogar basicamente FM (como eu, também é o meu grande vício :P), acho que a Iris do de 13 colegas chega. Aliás, eu recentemente adquiri um Retina Macbook Pro 13'' Mid-2014 - i5 2.6GHz, 256GB SSD, 16GB RAM, mas como o meu principal foco será a programação e como utilizarei muitas máquinas virtuais, decidi fazer o upgrade à RAM e não ao processador. E sim, acho 128GB muito pouco... Eu em pouco tempo já tenho 100GB de memória do rMBP ocupada, por isso é que adquiri com 256GB de SSD.
 
Obrigado pela resposta Paka7.

As edições de video e foto seriam ocasionais. O meu problema é mesmo escolher entre o de 13 e o 15 por causa do ecrã. Achei o de 13 pequeno e agradou-me mais o de 15.

Sim em relação aos jogos é basicamente apenas o FM, para outros jogos tenho a PS4 e o desktop. Esse modelo que compraste aguenta o FM 2015 sem problemas?

Outra dúvida, a Apple Store faz algum desconto quando o produto é comprado pela empresa? Eu li algures que faziam o retorno do IVA, não sei se li bem.
 
Eu por acaso não acho o ecrã nada pequeno, acho mesmo excelente, principalmente para programar porque tem a resolução 16:10, isto é, tem mais altura em relação aos convencionais 16:9, dando mais espaço no ecrã. Ainda não testei o FM, mas no jogo dizia que a qualidade do jogo estava a 5*, mas ainda não fiz nenhum jogo. Não posso pegar nisto antes dos exames acabarem senão estou tramado :P
Uma coisa que eu noto é que o jogo não está muito bem otimizado para o ecrã retina, tens de andar a mexer na resolução e no tamanho das letras para aquilo ficar mais nítido.
Em relação à compra pela empresa, acho que podes mandar vir o computador pela Apple Store normalmente, basta depois meter a fatura em nome da empresa. O que te aconselho é a falares com o contabilista da empresa, porque isso conta como material de escritório, logo, quando envias a fatura para as finanças, o IVA é deduzido nos IVA que a empresa paga ao estado anualmente ou mensalmente. Eu não sei muito bem como isso funciona, mas não deve fugir muito ao que disse.
 
Pessoalmente não comprava um MBP 15":

1- Queres portabilidade e 15" deixa um pouco a desejar neste ponto;

2- Não vais andar com ele atrás e torna-se pequeno para ter na secretária, comprando o de 13" e um monitor de 27" por exemplo pode ser uma boa opção;

> Utilizas programas pesados? vai para o i7. Se o máximo que fazes é editar fotos de vez em quando não justifica a meu ver. Tenho um MBA com i5 dual core 1.3 e uso lightroom com alguma frequência e não tenho qualquer problema.

> A memória, uma vez que não podes fazer upgrade mais tarde vai para os 16gb. Eu fui para os 8gb e não é que sejam curtos mas com vários programas abertos, chrome com vários separadores abertos, os 8gb tornam-se algo curtos quando se pensa no futuro.

> 128gb não é muito mas para o sistema operativo é quase suficiente.

Fica-te a 1.644,51€ 13", i5 2.6, 256gb, 16gb. Parece-me a melhor opção.
 
Back
Topo