Montar um sistema de música ambiente

bdsmiranda

Power Member
Boas!
Tenho um amigo que está a reestruturar o seu café e gostaria de colocar música ambiente numa das salas. Sendo eu a pessoa que conhece com mais conhecimentos na área, fiquei responsável de montar o sistema com a melhor relação qualidade/preço.
Gostaria de discutir com vocês as várias estratégias/alternativas possíveis.
A sala é rectangular com cerca de 84m2 (7X12).

Pensei em 2 alternativas viáveis:
- Sendo a sala relativamente grande, pensei colocar 4 colunas monitoras (MA MR1, BX1, Warfedale.....) nos cantos, fixas à parede. Quanto à amplificação usaria um receiver AV com um formato de música surround, ou algo parecido. Sei que não são ideais para música, mas tenho um pionner VSX-AX5i ligadas a umas RX6, e o resultado em stereo é muito bom. Li que seria possível ligar 2 amplificadores integrados, mas não tenho conhecimento sobre a matéria
- Usar na mesma 4 colunas, mas amplificadas, mas aqui também estou com dificuldade sobre como enviar o sinal (sem perda) para as 4 colunas.

Quanto ao orçamento não queria ultrapassar os 500euros, no mercado dos usados consegue-se fazer bons negócios :D
Todas as ajudas / opiniões serão bem vindas.
 
Obrigado shiseido. Terão que ser colunas de parede, podias indicar algumas colunas?
Estava a pensar colunas monitoras de 2vias entrada de gama.
 
bds, geralmente grande parte das marcas tem colunas assim mas o ideal seria ires a uma loja (de onde es?) e veres o que eles tem mas para ficares com uma ideia...
http://www.*****/c/altavoces-empotrables
http://www.*****.pt/c10040700-Encastrar
 
Colunas embutidas não é solução, visto que as paredes não serão mexidas. O ideal seria colunas em suporte de parede.
E material profissional? Não seria mais vantajoso? uma vez que a durabilidade deste tipo de material é superior, bem como, maior watt/euro, visto que poderão estar 20 pessoas dentro do espaço, o que impossibilitaria a audição da música..
 
bem como, maior watt/euro, visto que poderão estar 20 pessoas dentro do espaço, o que impossibilitaria a audição da música..
bds, as colunas nao tem watts nem potencia, isso é um erro muito comum......elas tem potencia nominal e potencia que "aceitam", as unicas colunas com potencia, sao as activas.
entao o que tu queres sao colunas monitoras, para colocar em suportes de parede, neste caso ve na mesma nos sites que referi, colunas monitoras e suportes de parede, simples.
nao percebi com a afirmaçao das 20 pessoas e afins se querias algo que "tocasse alto", mas neste caso e nao so, pois concerteza sera um receiver basico e entrada de gama, convem escolheres colunas com elevada sensibilidade (idealmente acima dos 90/91db) e com impedancia minima de 8ohm (que nunca sao).
eu nessa situaçao, o que colocaria por motivos esteticos, seriam 5 colunas satelites, deste tipo
http://www.*****/p/cambridge-audio-minx-min-11-bk mas a compra é tua, portanto, ve o que preferes!
 
Não quero algo que toque muito alto, porém sabemos o barulho que 20 pessoas conseguem fazer num espaço relativamente pequeno.... penso que simplesmente abafariam a música.
O receiver poderá ser de gama alta, no mercado dos usados encontra-se bons negócios. Existem Av's muito bons a preços baixos, uma vez que não têm entradas HDMI, DTS-HD.......
Essas colunas parecem interessantes, vou tentar ler alguma coisa sobre as mesmas.
 
bds, a coluna foi unicamente a titulo exemplificativo, nao era aquela especificamente, mas sim aquele tipo de coluna!
sim, se pode ser usado com 200/300€ ate ja compra um topo de gama de ha 10 anos atras, nesse caso ve os ebays.
ps, na ***** costumavam ter aqueles "cubos"...
 
Eu trabalhei para uma empresa que tem dois restaurantes e num tem daquelas bose quadradas e no outro tem colunas (antigas) normais, mas de qualidade. Pessoalmente gostava mais do local aonde tem as colunas grandes, o som era mais envolvente...
Para a o som podes optar por duas vias: amplificador mais um pré amplificador com cross over ou um receiver, depende do que queiras fazer mais tarde. Se optares por um receiver opta por um que tenha rádio on-line e com capacidade de ir buscar musica a um disco de rede
 
Pois Shiseido será mais um sistema para a sala do que música ambiente.....
O meu amigo quer apostar num novo tipo de conceito, numa das salas café normal, ou com música, nada de grandes volumes mas que se consiga apreciar enquanto se bebe um bom copo.

Jota, obrigado pela partilha. O receiver que andamos a estudar tem entrada usb para ligar o pc, 16bit/44khz, liga-se um portátil que já não se usa e com o tlm controlamos tudo, desde spotify, foobar2000 e winamp para rádios online. O subwoofer será para adicionar futuramente. Podias explicar melhor a amplificação com o power + pré, para amplificar 4colunas e subs futuramente.
 
Marcas não te sei aconselhar, pois não é a minha especialidade.
O que posso dizer é: notas diferenças entre o som de um pc (YouTube, spotify, etc) e o som de aparelho dedicado de cd. A usar um pc, tenta arranjar uma boa placa de som externa, uma que permita melhorar o som.
Tens uma empresa do Porto, que te dá playlist para teres música ambiente.
 
Após ter exposto todas as possibilidades ao meu amigo e escolheu a solução do receiver mais colunas monitoras. As 2 razões foram por causa das licenças de audivisuais e por estética.
Consegui um receiver pioneer vsx-ax5i por um preço muito bom, igualzinho ao meu, por menos de 10% do preço qu me custou. Quanto ao dac usb, para já não é necessário visto este receiver ter dac usb 16bit/48khz. Se tudo correr como esperado, aí sim, um dac assíncrono é necessário, bem como um subwoofer.
 
Última edição:
Sim, e podes ligá-lo por rca ou cabo digital. Existem media streamers melhores, tal como o cambridge stream magic 6. Mas esse preço é bom para o np50. Espera pelo fim do leilão e postas nos últimos segundos :D
Com o np50 ficas com um dac razoável com usb assíncrono.

Shiseido o que achas destas colunas para o meu projecto?
http://www.*****/p/focaljmlab-custom-od-108
Estamos a pensar nas wharfedale diamond 10.1 ou as tannoy mercury v1i, gostei do que ouvi para o preço.
 
Back
Topo