Multiplataforma Grim Fandango Remastered (Double Fine)

O pré-load do Grim Fandango já pode ser feito (4.5Gb) e o jogo desbloqueia no dia 28 às 05h00

Esta info é para a store PSN US (onde fiz a compra) e lá espero dar um feedback inicial por aqui na 4ª à tarde...

Edit:

Uma outra info interessante. Quem gostar da temática deste Grim Fandango, não deve perder a oportunidade de ver o filme de animação: "The Book of Life", baseado na cultura e folclore mexicano, na celebração do "Dia de Los Muertos" que está na base também deste jogo.

Sei que isto é um pouco off-topic, mas vejam o trailer do filme:
 
Última edição:
Reviews a sair:

GamesRadar 3.5/5
For all of its success in telling a narrative that's equal parts hilarious and somber, Grim Fandango Remastered is - for better and for worse - the same game as it was over a decade ago. Yes, that same charm and cleverness is still just as effective, but the puzzles themselves feel like a relic of the past. 'Adventure game logic' is in full effect here, meaning you'll have to scour every last pixel to snag everything that isn't nailed down. Then, you'll use said objects on whatever (and whomever) you can find to move the game forward. The leaps of logic here aren't as bad as other adventure games, but there are moments where I wondered how anyone ever found out how to get new shocks for Manny's sweet ride without consulting a FAQ.

IGN 9.3/10
Just as the excellent craft behind Grim’s story means it’s no less engrossing today than it was in 1998, its 3D graphics have also held up surprisingly well. Because Grim has such unique art direction, its low-polygon characters haven’t aged as poorly as you’d expect. In fact, the original pre-rendered backgrounds help the graphics look borderline modern. Thus, switching back and forth between the original and remastered graphics on the fly only changes the characters, whose detail and lighting are cleaned up for 2015. The only thing that really disappointed me was the lack of a true 16:9 widescreen aspect ratio (a stretched 16:9 option is available, but it looks awful), which means we’re stuck with black bars on the sides of our screens.

IncGamers 9/10
This pride is reflected in how much of Remastered stays true to the original source. There are changes and improvements, which we’ll come to later, but it’s notable that this re-release gives no ground to contemporary adventure game conventions. No in-game hints, no object hot-spot highlighting toggle, and no changes to the (slightly clunky, let’s be honest) inventory system of shuffling through Manny’s jacket. The majority of additions are external, while the game remains resolutely faithful to the original source.

Attack of the Fanboy 4.5/5
The adventure game genre has always been defined by its well crafted stories, with Grim Fandango: Remastered bringing gamers one of the best from the genre’s past. The story itself starts out relatively simple with the protagonist Manny Calavera acting as one of the Grim Reapers for the Land of the Dead. However, soon many twists and turns come upon Manny and take the story in both expected and unpredictable directions. This variable style of storytelling has allowed Grim Fandango to hold up very well, with a fresh story that feels inspired by classic films, but still remains modern in other ways.

Destructoid 9.5/10
Grim Fandango is stuffed with sharp dialogue and you're encouraged to go through all the options, a bit of quick unlearning needed if you've been on a "he will remember that" diet of choice-heavy adventure games. Nothing feels throwaway, though. It's gags, pertinent information, or, more likely, a mix of both.

The economy is impressive. Ancillary characters will reappear over the lengthy journey and it feels like seeing an old friend. It is not massive in the open-world, "you can walk to those mountains" sense, but it manages to feel both full and intimate, like a warm dinner in small, friend-filled kitchen. Tony Plana deserves enormous credit for voicing Manny and making even repeated item description lines feel natural.
 
Eu joguei o original quando saiu para PC em 98 e adorei o jogo. É o nº 4 no meu top de jogos de aventura (Monkey Island 1 & 2, MM:*****).
Espero que o Full Throttle seja o próximo a receber este tratamento HD!
 
Eu só espero é que o pessoal que venha a jogar este clássico tenha em consideração que é um jogo de 1998 e obviamente reflete uma época de point´n´click com puzzles muito específicos.

Digo isto porque estou a ler pela net algumas observações de pessoal que já está a ter contacto com o jogo e algumas críticas são hilariantes (criticam o 4:3, criticam o facto de não existir "hint system"; criticam o facto dos puzzles serem estranhos; etc...)... enfim...

Como disse alguém: "this is not about the destination... this is about the journey"...
 
Eu só espero é que o pessoal que venha a jogar este clássico tenha em consideração que é um jogo de 1998 e obviamente reflete uma época de point´n´click com puzzles muito específicos.

Digo isto porque estou a ler pela net algumas observações de pessoal que já está a ter contacto com o jogo e algumas críticas são hilariantes (criticam o 4:3, criticam o facto de não existir "hint system"; criticam o facto dos puzzles serem estranhos; etc...)... enfim...

Como disse alguém: "this is not about the destination... this is about the journey"...

A crítica do 4:3 parece-me justa, o Resident Evil tem a opção de wide para não te forçar a jogar em 4:3. Não tem nada a ver com gameplay isto, o jogo continua o mesmo, mas sinceramente, não consigo jogar jogos que não ocupem a totalidade do ecrã.
 
@nngomes Eu aqui tenho uma opinião muito enviesada, pois este jogo faz parte do meu imaginário da adolescência e tenho um especial carinho por ele, na sua forma original, mas, a própria intenção do Tim Schafer, relativamente a esta questão do 4:3, seria estar o mais próximo possível do original:

Since many of the artists and designers on Grim Fandango consider it a very film-like experience, they want to take a similar approach to the remastered version of their game. Similar to how you wouldn't want someone to add CGI enhancements to the film classic Casablanca, Double Fine doesn't want to go off the deep end over-embellishing the improvements to Grim Fandango. It wants to keep the original 4:3 aspect ratio and maintain the same graphical scale, while making the game look as great as possible.

http://www.gamesradar.com/tim-schafer-wants-grim-fandango-remastered-be-ultimate-criterion-edition/
 
@nngomes Eu aqui tenho uma opinião muito enviesada, pois este jogo faz parte do meu imaginário da adolescência e tenho um especial carinho por ele, na sua forma original, mas, a própria intenção do Tim Schafer, relativamente a esta questão do 4:3, seria estar o mais próximo possível do original:

http://www.gamesradar.com/tim-schafer-wants-grim-fandango-remastered-be-ultimate-criterion-edition/

Do meu também, mas sinceramente numa televisão grande estar a ver em 4:3... "fere-me" as vistas! :freak3:
 
Bummer :neutral::neutral:... queria experimentar este jogo à pouquinho e pelos vistos a Sony fez.... porcaria (para ser simpático) e as pre-orders estão maradas. Ao tentar resolver com os passos que eles dão, entrei num sistema de loop em que não consigo lançar o jogo... parece que o erro foi generalizado para quem fez as pré-orders do jogo:

http://community.us.playstation.com...ndango-Pre-order-Issue/m-p/44923029#U44923029

O tema dinâmico, já o instalei e está engraçado.

Mais logo, com mais tempo, lá irei tentar dar a volta a isto... mas, só me apetece dizer: WTF, Sony?

Edit: Pelos vistos esta é a solução para quem fez pré-order (só funciona com a conta em causa como primária):

Step 1: Delete Game from your PS4

Step 2: Go to store.playstation.com (or your regions equivalent)

Step 3: Highlight over your name and press download list

ETKlC5U.png


Step 4: Click on the PS4 version of Grim Fandango and press "download to your PS4"
 
Última edição:
Agora, finalmente, já está tudo a funcionar... Que nostalgia!

Cá está o tema dinâmico:

screen1.jpg


O saudoso logo da Lucas Arts:
screen2.jpg


e uma screenshot rápida que tirei:
screen3.jpg


Amanhã, com mais tempo deixo aqui umas impressões acerca do jogo e desta remasterização ;)
 
Bem, após 3 horas de jogo já posso deixar aqui um feedback acerca deste clássico

Após uns 13 ou 14 anos, voltei a pegar neste jogo e foi com alguma emoção que revivi bons momentos que passei, na minha adolescência, a descobrir este mundo fantástico das aventuras gráficas, onde nos "perdíamos" durante horas a descobrir a solução para tão misteriosos puzzles, mas ao mesmo tempo a vivenciar uma emocionante história, contada com uma pitada de humor e algumas tiradas geniais.

Obviamente que, quando peguei neste Grim Fandango, não deixa de existir um "choque" com o desenvolvimento dos videojogos e a evolução gráfica verificada. O jogo tem 17 anos e obviamente que se nota bastante esta idade. Contudo, a mística está presente e a qualidade de um jogo não se mede pelos seus "pixéis", mas pelo valor da sua história, dos seus puzzles e do valor que atribuímos a esta experiencia.

Este lançamento apresente alguns aspetos que considero interessantes e de relevo:

Estética:
O jogo apresenta a possibilidade de ser jogado em 4:3 (barras pretas), 4:3 (com moldura) ou 16:9 (mas aqui é puramente "esticado") e nada fiel ao original. Por outro lado, com o R3, podemos saltar entre a versão "remasterizada" e a versão "original", ou seja, é fácil comparar o "antes e o depois". E aqui, com muita sinceridade, parece-me que este jogo é mais um re-lançamento que um remasterização. Nota-se uma melhoria gráfica, mas nada de deslumbrante. Mas, para mim, como o jogo é fantástico, queria mesmo reviver este clássico e aceito o produto final como está, mesmo que se possa criticar a denominação de "remasterização".
A versão adquirida na PSN US tem as vozes (e legendas) originais, mas tem também a versão dobrada em brasileiro (yuc!) com legendas em português do brasil. Por mim, o original é singular. A voz do Manny Calavera é única e tem que ser ouvida no seu original.

Jogabilidade:
Em termos de jogabilidade, com o comando, o controlo do personagem é muito intuitivo e faz-se sem quaisquer problemas. O desenvolvimento da história e a interação com os personagens, vai-nos dando as dicas necessárias para as nossas tarefas e para a resolução dos puzzles que nos permitem avançar. Na interação com o cenário e com os objetos, temos que ir vendo para onde o Manny Calavera vai olhando, pois é o posicionamento do seu olhar que permite saber que existe algo para interagir. Não existe hint-system e os objectos não "brilham", temos mesmo que ir acompanhando o personagem principal.

Extras:
Aqui sim, começa a verdadeira mais-valia deste re-lançamento. O jogo permite aceder a comentários do Tim Schafer e de outros membros da produção. E esta interação está muito engraçada, pois é opcional com o jogo a decorrer. Quando estamos no cenário de jogo e existe um comentário adicional, aparece no canto superior esquerdo uma "claquete" onde podemos carregar no L1 e ouvir (e ler) o comentário (muito, muito interessante no que diz respeito a aspetos técnicos do jogo ou mesmo da própria história). Mas isto é perfeitamente opcional e nós controlamos a situação. O comentários adicional não é "imposto" e não nos obriga a um 2º jogo só para ouvirmos os referidos comentários. Muito bom!
Temos também alguns desenhos originais e acessos aos vídeos ingame que vamos desbloqueando.

Felizmente, com o passar dos anos já me tinha esquecido da solução de muitos puzzles, o que me permite re-descobrir este jogo clássico, que recordo com muito carinho.

Para os saudosos de boas aventuras gráficas, este jogo é um must e para os que contactem com o jogo com pela 1ª vez, também haverá a possibilidade de se deliciarem com este jogo e o seu humor requintado.
 
Back
Topo