Dúvidas Software para monotorizar rede

pedro nuno

Power Member
Boas pessoal,

Tenho tido uns problemas com a minha net fixa da MEO, algumas vezes existe uma quebra completa durante pelo menos 5 minutos. Já liguei para o apoio técnico e alteraram algumas configurações e pediram-me para ir testando. A questão aqui é que isto acontece esporadicamente, ou seja, 1 ou 2 vezes por dia e, por isso, o problema pode persistir, mas eu não dar conta. Existe algum software que possa ficar ligado no pc e caso haja uma quebra completa de rede ele tenha um relatório/ aviso se houve quebras, quando e a sua duração para eu saber se o problema ficou resolvido?

PS: Sei que ir testando a net ocasionalmente poderia verificar esta questão, mas preciso mesmo de resolver isto nos próximos dias e ter uma net estável.

Obrigado desde já :)
 
Não sabia o que isso era, mas já fui verificar na página do router e tem um log de eventos. mas não sei interpretar os dados. Como posso fazer?
 
Jan 28 15:02:47
LOGIN User meo logged in on [HTTP] (from 192.168.1.95)
Jan 28 14:41:17
CONFIGURATION saved by TR69
Jan 28 14:41:04
FIREWALL event (1 of 3): modified rules
Jan 28 14:41:04
FIREWALL event (1 of 5): created rules
Jan 28 14:41:04
FIREWALL event (1 of 4): deleted rules
Jan 28 14:41:04
PPP link up (Internet) [2.81.197.89]
Jan 28 14:41:04
GRP Default destination is routed via gateway 2.81.197.89
Jan 28 14:41:03
PPP PAP Authenticate Ack received
Jan 28 14:41:03
PPP PAP Authenticate Request sent
Jan 28 14:40:50
GRP Default destination is not routed anymore via gateway 188.81.252.134
Jan 28 14:40:49
PPP link down (Internet) [188.81.252.134]
Jan 28 14:04:00
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 13:03:57
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 12:03:57
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 11:03:57
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 10:03:56
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 09:03:56
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 08:03:56
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 07:03:56
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 06:03:55
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 05:03:55
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 04:03:55
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 03:03:54
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 02:03:54
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 01:03:54
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 28 00:03:51
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 23:03:47
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 22:03:42
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 21:03:33
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 20:03:27
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 19:03:17
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 18:03:05
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 17:03:03
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 16:03:00
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 15:28:38
IDS proto parser : tcp null port (1 of 1) : 113.108.21.16 188.81.252.134 0040 TCP 12209->0 [S.....] seq 1569789520 win 8192
Jan 27 15:02:58
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 14:02:56
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 13:02:45
SNTP Synchronised again to server: 195.220.94.163
Jan 27 12:02:42
SNTP Synchronised to server: 195.220.94.163
Jan 27 11:27:21
LOGIN User meo logged in on [HTTP] (from 192.168.1.95)
Jan 27 11:16:53
FIREWALL icmp check (1 of 8): Protocol: ICMP Src ip: 78.90.79.23 Dst ip: 188.81.252.134 Type: Destination Unreachable Code: Host Unreacheable
Jan 27 11:16:05
FIREWALL replay check (1 of 2): Protocol: ICMP Src ip: 213.13.76.158 Dst ip: 188.81.252.134 Type: Destination Unreachable Code: Host Unreacheable
Jan 27 11:15:38
FIREWALL icmp check (1 of 8): Protocol: ICMP Src ip: 73.35.109.136 Dst ip: 188.81.252.134 Type: Destination Unreachable Code: Host Unreacheable
 
Aqui tens uma quebra de serviço.

PPP link up (Internet) [2.81.197.89]
Jan 28 14:41:04
GRP Default destination is routed via gateway 2.81.197.89
Jan 28 14:41:03
PPP PAP Authenticate Ack received
Jan 28 14:41:03
PPP PAP Authenticate Request sent
Jan 28 14:40:50
GRP Default destination is not routed anymore via gateway 188.81.252.134
Jan 28 14:40:49
PPP link down (Internet) [188.81.252.134]
 
Por volta dessa hora estava na net e não notei nenhuma quebra... A única coisa que notei é que não conseguia aceder a um site, mas acho que tinha mesmo a ver com o site. Geralmente, as quebras demoram bastante tempo ( 5 min até 40 min)...
 
Jan 29 00:01:48 PPP link up (Internet) [188.81.69.149]
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Jan 29 00:01:47 PPP PAP Authenticate Ack received
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Jan 29 00:01:47 PPP PAP Authenticate Request sent
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Jan 28 23:58:11 xDSL linestate up (ANSI T1.413; downstream: 5216 kbit/s, upstream: 960 kbit/s; output Power Down: 19.8 dBm, Up: 12.1 dBm; line Attenuation Down: 43.5 dB, Up: 24.5 dB; snr Margin Down: 10.1 dB, Up: 10.0 dB)
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Jan 28 23:57:50 xDSL linestate down
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Jan 28 23:57:39 xDSL linestate down
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Jan 28 23:57:20 xDSL linestate down
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ll07__md.gif
Jan 28 23:56:43 xDSL linestate down
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Jan 28 23:56:23 xDSL linestate down
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Jan 28 23:55:49 xDSL linestate down
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Jan 28 23:55:21 xDSL linestate down
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Jan 28 23:55:08 PPP link down (Internet) [2.81.197.89]
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Jan 28 23:55:01 xDSL linestate down
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Jan 28 23:54:29 xDSL linestate down
 
Tens ai umas quebras de comunicação. Poderá ser da linha ou do router. Liga novamente para o ISP e pede para te trocarem o router.

Cumps
 
Liga para a MEO e diz que estas com quebras e packet loss na linha, o mesmo consta nos eventos logs do router, pede a eles para estabilizarem a linha, ou reconfigurar.. pois estas a ter caidas(downtimes)
 
Tens ai umas quebras de comunicação. Poderá ser da linha ou do router. Liga novamente para o ISP e pede para te trocarem o router.

Cumps

Já lhes falei do router, mas apesar de já ter uns anitos acham que o problema não é daí.


Liga para a MEO e diz que estas com quebras e packet loss na linha, o mesmo consta nos eventos logs do router, pede a eles para estabilizarem a linha, ou reconfigurar.. pois estas a ter caidas(downtimes)

Foi o que fiz e passados alguns dias lá vieram a minha casa fazer testes à linha e descobriram que havia um cabo podre pela humidade, no prédio, que fazia interferência. Aumentaram-me a velocidade que tinha (4 Mb) para os 12 Mb. Entretanto, já voltei a ter quedas, contactei-os e eles desceram a velocidade para 10 Mb... A ver se agora funciona.

Já ando com estes gajos pelos cabelos...
 
Já lhes falei do router, mas apesar de já ter uns anitos acham que o problema não é daí.




Foi o que fiz e passados alguns dias lá vieram a minha casa fazer testes à linha e descobriram que havia um cabo podre pela humidade, no prédio, que fazia interferência. Aumentaram-me a velocidade que tinha (4 Mb) para os 12 Mb. Entretanto, já voltei a ter quedas, contactei-os e eles desceram a velocidade para 10 Mb... A ver se agora funciona.

Já ando com estes gajos pelos cabelos...

Compreendo, mas por muito que queiras o ADSL não é estável sofre quedas na linha.. e isso é em todas as operadoras..
Recomendo pores fibra ai em casa, procura se a vodafone tem fibra na tua zona no site dele podes fazer o teste, e no do MEO tambem.
 
Em primeiro lugar, peço desculpa pela demora em responder. acabaram por me mudar o router e agora o serviço está mais estável.

Muito obrigada pela vossa preciosa ajuda e se voltar a ter algumas dúvidas/problemas cá volto eu a chatear o pessoal.

Abraços
 
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