OC em AMD FX-3850 Black Edition

CostaFZ

Suspenso
Boa noite pessoal..

Estou a pensar adquirir um CPU AMD FX-8350 (4.0Ghz) Black Edition.

A minha primeira dúvida é se a minha motherboard, Crosshair V Formula aguenta o OverClock desse Processador.

A segunda dúvida é referente a este vídeo:



É mesmo possível chegar a 4.8Ghz OC neste processador? o.O ou com a minha Motherboard não será viável chegar a tanto? Tem 4 anos, mas não 4 anos de uso contínuo.. isso terá 1/2 anos no máximo..

Alguém que tenha este modelo, e faça OC que me possa esclarecer sobre o componente?

Cumprimentos,

Costa
 
Última edição:
A questão será mais se o CPU os fará e se tens cooler para tal. Por outro lado tens também o elevado consumo de energia que isso vai gerar. Fica a questão se não seria mais interessante ir para um MB e CPU intel.
 
Por enquanto ainda não estou muito preocupado com o consumo, mais tarde talvez na troca da motherboard já pense ir para intel ;)

Se o CPU os fará como assim? Se tem power para lhes chegar ou se a Motherboard aguenta o CPU a fazer OC?

Quanto ao cooler, neste momento tenho um Noctua NH-U9B Special Edition 2, não sei se será suficiente para tal, daí ter vindo pedir ajuda aos entendidos em OC.. este Noctua é suficiente ou devo pensar num cooler melhor também?

Obrigado APT
 
Existem diferenças entre os CPUs em si. Chamada "Silicon lottery" uns podem fazer mais OC e outros menos. Penso que não seja muito comum haver 8320 a fazerem 4.8GHz, o que queria então dizer é que precisas de ter sorte para o que comprares os faça.

Esse cooler na altura em que saiu já não era nada de especial, muito devido às pequenas dimensões, não acredito que seja suficiente para fazer o OC que pretendes. Para tentar isso o mínimo que recomendaria seria um AIO com radiador de 240mm.

Desculpa bater novamente na mesma tecla, mas continuo a acreditar que intel (um 4690k) seria muito mais viável economicamente. O preço de aquisição de um 4690k + MB - venda do que tens actualmente, não anda longe do preço de um 8320 + Cooler.

Os ganhos de performance em jogos seriam assinaláveis e as tecnologias na motherboard (USB3 nativo, SATA3 nativo, PCI-E 3.0, etc) já não seriam de 2012. O consumo eléctrico seriam também mais baixo.

Já agora reparei que tens na assinatura 12GB de ram, isso também pode não ser a melhor solução porque muito possivelmente estás a inviabilizar o dual-channel e a perder performance nos acessos à memória. Isto num processador que já deixa muito a desejar neste capítulo.
 
Deixa ver então se não me escapou nada:

- Devo escolher se fico com 12Gb a 1333Mhz ou 8Gb a 1600, é isso? é que tenho 12GB porque tenho -> 4GB Ripjaw 1333Mhz CL9 e 8GB RipawX 1600Mhz CL9 ao mesmo tempo o que faz com que os 1600Mhz estejam a trabalhar a 1333Mhz.. achas melhor então ficar com os 8GB 1600Mhz apenas?

- Upgrade de MB + CPU em 2º lugar

- Upgrade para um cooler melhor em 3º lugar
 
Normalmente os 8Gb são suficientes para o uso de hoje em dia, no entanto com os jogos de hoje em dia a comer RAM que nem loucos faz com que os 12GB sejam uma mais valia! Quanto à troca de plataforma, depende sempre do que vais gastar no CPU. Pois para mudares de plataforma irias ter que ir para uma board Z97 decente ~140€ e um i5 4670k ~240€, ou seja, falamos em algo como 380€... O FX8320 custa na casa dos ~150€, ou seja uma diferença de 230€ que é bastante assinalável...

Esse CPU faz excelentes OC's mas penso que o sweet spot estará algures nos 4.5Ghz, visto que acima de 1.40V a mim já parece exagerado... No entanto ele trepa até aos 5.0Ghz com voltagens a rondar o 1.5V de Vcore...

Quanto aos consumos, se for para teres o PC muitas horas ligado acaba por se notar na conta de electricidade no final do mês (só o CPU faz consumos de ~250W em OC de 4.5Ghz com voltagem de ~1.4V), se for para estar ligado apenas um par de horas por dia, acaba por ser um acréscimo negligênciável!

Na minha humilde opinião penso que o boost do FX8230 acompanhado de um SSD seria bastante bom!
 
Bem, se for por esse CPU, a MB que tenho é crosshair v formula logo não seria necessário alterar (a menos que não seja boa para fazer OC).. nesse caso, teria de pensar em alterar MB+CPU e aí o mais certp será eu me virar para intel..

Mesmo que seja a 4.5Ghz, já é bastante bom (na minha ótica) tendo em conta que o que tenho feito no phenom II tem sido 3.7/3.8, só mexendo no multiplicador (entre 17.5x e 18.5x salvo erro).. não entendo muito de OC porque me pus a ler uns posts por aqui e pareceu-me bem mais complexo.. e não quero estar a mexer sem entender minimamente como se faz todas as alterações num OC, como vcore e voltagens e etc..

No entanto, caso seja necessário um upgrade no cooler do cpu, o SSD (que seria um upgrade mais breve) terá de ficar para mais tarde..

Caso esta MB se aguente bem com a FX8320, então eu até prefiro fazer esse upgrade para futuramente quando virar para Intel, ir para algo mais caro/potente..
 
nem por isso.
eu tenho o meu a 5.0, nem está no seu limite. mas como tenho isto a agua é outra coisa.
a board fomula z é overpriced... eu tenho uma 990x pro r2.0, e dá para bastante.

E como referido em cima, tens de ter sorte no chispe. Pois já montei outras máquinas e a média será de 4.5 a AR, e 4.7 com AIO(aka agua)
 
certamente um custom devido a poderes escolher o radiador para aguentar com mais oc , ou segue para um
alphacool Eiseberg 240l e posteriormente adicionas mais radiadores
 
E caso no futuro faça upgrade de MB+CPU para a Intel, esse Alphacool (pelo que li no site) tem compatibilidade com socket 1150.. e terei de substituir duas das fans 120mm que tenho neste momento, pelas duas desse modelo..


Então e este? Raijintek Triton Core - 75/77€

É WC e tem o tal radiador.. All-in-One..
 
Última edição:
Deixa ver então se não me escapou nada:

- Devo escolher se fico com 12Gb a 1333Mhz ou 8Gb a 1600, é isso? é que tenho 12GB porque tenho -> 4GB Ripjaw 1333Mhz CL9 e 8GB RipawX 1600Mhz CL9 ao mesmo tempo o que faz com que os 1600Mhz estejam a trabalhar a 1333Mhz.. achas melhor então ficar com os 8GB 1600Mhz apenas?

- Upgrade de MB + CPU em 2º lugar

- Upgrade para um cooler melhor em 3º lugar

Devise vender um dos modulos e comprar outro igual. Não tem jeito nenhum, e perdes o dual channel, ter memórias com capacidades diferentes.

Ou tens 2x4GB ou 2x8GB.

E caso no futuro faça upgrade de MB+CPU para a Intel, esse Alphacool (pelo que li no site) tem compatibilidade com socket 1150.. e terei de substituir duas das fans 120mm que tenho neste momento, pelas duas desse modelo..


Então e este? Raijintek Triton Core - 75/77€

É WC e tem o tal radiador.. All-in-One..

Se vais gastar dinheiro num colher mais vale começar logo a pensar em Intel...

Normalmente os 8Gb são suficientes para o uso de hoje em dia, no entanto com os jogos de hoje em dia a comer RAM que nem loucos faz com que os 12GB sejam uma mais valia! Quanto à troca de plataforma, depende sempre do que vais gastar no CPU. Pois para mudares de plataforma irias ter que ir para uma board Z97 decente ~140€ e um i5 4670k ~240€, ou seja, falamos em algo como 380€... O FX8320 custa na casa dos ~150€, ou seja uma diferença de 230€ que é bastante assinalável...

Mas ele ainda pode vender o CPU e MB actual dele. Pode perfeitamente comprar uma Z97 de 100€ e até um Pentium Anniversary, e melhor para jogos que o dele.
 
APT, já tenho desde ontem 2x4GB 1600Mhz.. as outras eram 2x2GB a 1333Mhz.. por isso é que tinha 12GB a 1333Mhz..

Á partida os WC funcionam tanto em Intel como em AMD.. pelo menos os que tenho visto dizem ser compatíveis a ambas as marcas..

A CPU e MB vou manter para ficar com um segundo PC para a minha filha, à medida que vou fazendo Upgrade no meu, vou passando os meus componentes para o outro PC..
 
Volto a frisar a mesma coisa, estares com memórias de capacidade diferente na mesma MB só te vai dar problemas (e falta de performance). Se é para ficar para a tua filha, compra um intel e oferece o CPU+MB+8GB de ram que tens actualmente.
 
Só o CPU+MB+4GBram é que serão para passar para a miúda.. as outras duas memórias que já retirei são 2x2GB.. os 8GB que tenho atualmente são 1600Mhz e irão manter-se na próxima MB, uma vez que nem 1 mês de uso têm.
 
Boas,
Tenho um FX 8320 com uma GIGABYTE GA-970A-UD3 e com um WC H60 ;)
Dia a dia com ele na boa a jogar não me passa dos 60ºC e raramente la chega!
EDIT: Poderia puxar mais um pouco no OC mas não vale a pena tal.

u3ftucajxybpnsn58p4.jpg
 
Back
Topo