Correndo o Debian instalado numa pen de 32 GB

Tonux

Power Member
Boa noite

Agora voltei à minha primeira distro, o Debian, na versão wheezy, que instalei numa pen de 32 GB. Fluídez superior à do Ubuntu. Só que o software não é tão fácil de conseguir, como me recordei assim que o instalei. O primeiro obstáculo foi o firmware do WiFi que não vinha com a distro. Tive que obter à parte e guardei-o noutra pen para o poder instalar aquando da instalação do Debian. Tudo correu bem e agora estou a escrever neste 'novo' sistema. Tive várias faltas de livrarias que fui colectando na internet e correu bem. Só que ainda não consigo fazer funcionar a impressora SAMSUNG ML-2165W. Com o Ubuntu foi à primeira; não tive dificuldades em nada, pois é totalmente plug-n-play, ao contrário do Debian. O Debian é uma distro mais de consola, embora tenha, mesmo assim, um acervo de software grande que pode ser obtido pelo synaptic que já vem de raiz. Só que falta outro mais básico, como os drivers desta impressora.

Se me puderem dar uma dica, agradeço.
 
Debian não é uma distribuição mais de consola, mas são mais estritos do que o Ubuntu na inclusão de software não livre. Vê se o driver da impressora não está na secção non-free do repositório.
 
Bom tópico.

Eu estou com o SLAX numa PEN de 4GB e estou impressionado com a fluidez no browser (firefox), com várias tabs abertas. Mas o mesmo já não acontece com o Chrome ou Opera, não sei porquê. Para estar tão rápido e fluido é porque o SO está a correr na RAM, certo?

O complicado é que tenho pouco espaço para as aplicações, naturalmente, e mesmo as apps para esta distro são de um leque limitado. Só mesmo as que estão disponíveis no site oficial. No entanto, consegui instalar o LibreOffice e até corre com alguma rapidez.
 
Estou a tentar resolver este problema. Tenho instalado um driver comum ao ubuntu que é o 'printer-driver-splix 2.0.0+svn306-2'. também tenho instalados o repositório da sumsung unified printing e mais os drivers suld-ppd-4, suld-driver 2 - common e suld-driver 2-1.00.2a.
O que sucede é que a luz da impressora ainda pisca durante um tempo, mas não é nada imprimido:grumpy:

Bom tópico.

Eu estou com o SLAX numa PEN de 4GB e estou impressionado com a fluidez no browser (firefox), com várias tabs abertas. Mas o mesmo já não acontece com o Chrome ou Opera, não sei porquê. Para estar tão rápido e fluido é porque o SO está a correr na RAM, certo?

O complicado é que tenho pouco espaço para as aplicações, naturalmente, e mesmo as apps para esta distro são de um leque limitado. Só mesmo as que estão disponíveis no site oficial. No entanto, consegui instalar o LibreOffice e até corre com alguma rapidez.

4GB é pouco. O mínimo é 16 GB para correr com espaço. Sim, a quantidade de RAM é essencial para a fluidez do sistema. Estou francamente maravilhado com o Debian nesta pen de 32 GB e só ocupou ainda 17%. Já cá tenho muita coisa. É como se tivesse um SSD em miniatura:). E cá vai funcionando sem falhar. É uma boa aposta portátil. Um verdadeiro SO de bolso:)

O pior é mesmo a impressora não funcionar...(ainda)

Edit: De notar que o Debian é mais estável que o Ubuntu na pen.

 
Última edição:
Farto de andar na net a pesquisar e a não conseguir nada, desinstalei o repositório dos drivers da samsung e instalei a 'velha' interface system-config-printer e deu resultado:001:

Já tenho o Debian completo na pen de 32 GB, com impressão.:)


Edit: Enquanto no Ubuntu foi instalado o driver do modelo correcto da impressora (ML-2165W), no Debian foi instalado o driver genérico (ML-2160), mas funciona bem.
 
Última edição:
O que eu temia. O Debian está a tornar-se algo lento. Será devido ao meio físico da pen que não aguenta muitas escritas/leituras?
 
O que eu temia. O Debian está a tornar-se algo lento. Será devido ao meio físico da pen que não aguenta muitas escritas/leituras?

Não, nunca seria tão rápido. Podes estar a fazer operações mais intensivas que se façam notar mais. Tenho servidores de virtualização em que o sistema operativo está em pens, e em geral não se nota, mas quando vou fazer updates (especialmente de kernel, que são mais pesados), fica montes de tempo a mastigar.
 
Pode ser que tenha algum processo que o torne mais lento. Aparentemente, sucedeu quando instalei a impressora.

Mas uma coisa é certa. Este Debian nunca me deu erros, ao contrário do Ubuntu, também instalado numa pen.

Se fosse USB 3.0, ajudava mais...
 
Última edição:
Depois de experimentar exaustivamente discos (HDD) sata ligados a USB 2.0, com Ubuntu e derivados, e pens, cheguei à conclusão que os discos externos têm muitas falhas, presumivelmente por não serem adequados à ligação USB 2.0 correndo um SO.

Ainda o que se porta melhor é o Debian instalado numa pen.
 
Finalmente estive a ver quando acontecem as falhas. Quando tenho outro dispositivo ligado ao USB o SO tem falhas graves.
Portanto, só posso usar o USB exclusivamente para o Linux. Se quiser usar uma pen extra tenho que a ligar ao mesmo tempo que o linux, ou seja, antes do arranque e mesmo assim não é totalmente seguro. Agora, explicar este comportamento, não sei:sad1: (mas deve ter algo a ver com a motherboard)
 
Ultimamente os linux (em USB) estão a comportar-se bem e nada fiz de propósito para isso.

Penso que as actualizações recebidas não sejam alheias a isso.
 
Eu estou com o Puppy Linux agora, numa pen de 4 GB, e é impressionante a fluidez. Tem um pequeno aplicativo que permite, facilmente, a instalação de qualquer browser, wine, dropbox, flash, teamviewer, libreoffice, etc. Só não consegui por a câmara a funcionar numa chamada de vídeo no skype.
 
Ainda voltando a este assunto das instalações e arranque via USB, noto que agora, com o tempo mais quente, não dá tantos erros.

Será que a temperatura ambiente tem alguma influência no desempenho dos discos (tenho o ubuntu instalado num disco 'normal', externo. Depois tenho que instalar o Debian também num HDD externo, pois em pen é muito lento)? Será que o USB é mais exigente neste aspecto, especialmente em relação a SO's?
 
Back
Topo