Artigo/Análise Como ter sinal excelente 4G em zona de pouco sinal

Caros, também eu estou a tentar aumentar o sinal da net em minha casa...

Tenho MEO Satelite (não há outra hipotese) mas não aderei à net da MEO pois só me garantiam 2 Mg porque estou a 7 km da central.

Actualmente tenho uma PEN 4G no sotao (onde tenho mais rede) e depois com o kit da WIFI Devolo utilizando um emissor e receptor por corrente eléctrica consigo ter net no r/c. Ainda assim o sinal não é grande coisa e quando vi este post foi como ver a luz ao fundo do tunel.

Tenho uma antena TDT instalada e queria perceber o ganho que a antena me poderá trazer a nivel de sinal. Actualmente consigo ver no que tenho um sinal de 61% o que acho francamente baixo...

Posto isto, comprei a poynting antena mas depois reparei que também preciso do pigtail... Ainda assim não consigo perceber que adaptador comprar... A ideia será ligar a poynting antena que pelo que percebi tem um jack SMA femea, ao cabo que vem da antena TDT (será RF??).

Alguém pode ajudar quanto a este adaptador / redutor / conector...?

By the way, o meu router é o TP LINK MR3420.

Obrigado.
Luis
 
Caros, também eu estou a tentar aumentar o sinal da net em minha casa...

Tenho MEO Satelite (não há outra hipotese) mas não aderei à net da MEO pois só me garantiam 2 Mg porque estou a 7 km da central.

Actualmente tenho uma PEN 4G no sotao (onde tenho mais rede) e depois com o kit da WIFI Devolo utilizando um emissor e receptor por corrente eléctrica consigo ter net no r/c. Ainda assim o sinal não é grande coisa e quando vi este post foi como ver a luz ao fundo do tunel.

Tenho uma antena TDT instalada e queria perceber o ganho que a antena me poderá trazer a nivel de sinal. Actualmente consigo ver no que tenho um sinal de 61% o que acho francamente baixo...

Posto isto, comprei a poynting antena mas depois reparei que também preciso do pigtail... Ainda assim não consigo perceber que adaptador comprar... A ideia será ligar a poynting antena que pelo que percebi tem um jack SMA femea, ao cabo que vem da antena TDT (será RF??).

Alguém pode ajudar quanto a este adaptador / redutor / conector...?

By the way, o meu router é o TP LINK MR3420.

Obrigado.
Luis

Esse router não ajuda a teres melhores resultados e já agora ligas directamente a pen ou por um cabo usb de duas saídas?
Com esse cabo (custa a volta de 5€ + portes), melhoras a estabilidade nesse router, mas nunca vais ter resultados óptimos assim.

Porque se investiste nesse material todo, porque não começaste pelo router?
 
Tenho a pen 4G ligada diretamente ao router.

Quanto ao router não ser grande coisa, não tenho grandes argumentos pois comprei na worten sem grande pesquisa de alternativas... Mas é assim tão mau? Porque?

Quanto ao investimento, o mais caro foi o kit da devolo mas isso, seja qual for a solução a ter em casa, serve sempre.

Queria mesmo era testar com a poynting antena... Ou achas que devia pensar noutro tipo de router?
 
Tenho a pen 4G ligada diretamente ao router.

Quanto ao router não ser grande coisa, não tenho grandes argumentos pois comprei na worten sem grande pesquisa de alternativas... Mas é assim tão mau? Porque?

Quanto ao investimento, o mais caro foi o kit da devolo mas isso, seja qual for a solução a ter em casa, serve sempre.

Queria mesmo era testar com a poynting antena... Ou achas que devia pensar noutro tipo de router?

O router para o preço é bom, mas os valores que recebes não são 100% fiaveis, disso posso garantir-te que também já estive nessas andanças.
Eu acho que deverias ter começado por teres um bom router que podia ter sido o suficiente para captares sinal sem esse investimento todo. Agora que já o fizeste não sei o que te recomendar porque só estando aí e ver a que distância está da antena e como tens a instalação. Sabes que deves evitar cabos muito compridos entre a antena e a pen correcto? Senão vais introduzir ruido.
 
O router para o preço é bom, mas os valores que recebes não são 100% fiaveis, disso posso garantir-te que também já estive nessas andanças.
Eu acho que deverias ter começado por teres um bom router que podia ter sido o suficiente para captares sinal sem esse investimento todo. Agora que já o fizeste não sei o que te recomendar porque só estando aí e ver a que distância está da antena e como tens a instalação. Sabes que deves evitar cabos muito compridos entre a antena e a pen correcto? Senão vais introduzir ruido.
Quanto à distância da antena à pen não tenho hipótese. Ao contrário do post original em que a pen está na rua, no meu caso fica dentro de casa.

Queria mesmo era perceber que peça me falta para ligar esta antena poynting com jack SMA ao cabo que vem da antena.
 
Olá,

Eu também comprei o router TP MR 3420 Hw 2.5 com a ultima versão de firmware deles(v140912[12-9-14]) e a dongle huawei 3276s não tenho razão de queixa. @viperbruno porque dizes que os valores não são 100% fiáveis? Tinhas esta versão de firmware? BTW ja alguém comprou estas antenas:http://www.ebay.co.uk/itm/Latest-35...-E5375-E5786-with-Base-UK-Stock-/281481980022

35dbi parece me exagerado, mas já MIMO, barata e funciona nas frequências de Portugal (dizem os chineses :P)... feedback?

Cumps,
Luis
 
Bom dia


Li o tópico, há muito ênfase na velocidade, mas e quanto á latência (ping)?

Por muito que tente apanhar melhor sinal, a minha latência mantêm-se sempre acima dos 30~40ms. O melhor sinal que apanho é -81db, largura de banda anda nos 30/16


A jogar BF4 na ps4, noto perfeitamente que os outros players reagem mais cedo. E não deve ser só por eu estar a ficar mais velho lol. Ainda existem nestes dedos muitos reflexos provenientes do Ut99 de há 16 anos :D
 
Bom dia


Li o tópico, há muito ênfase na velocidade, mas e quanto á latência (ping)?

Por muito que tente apanhar melhor sinal, a minha latência mantêm-se sempre acima dos 30~40ms. O melhor sinal que apanho é -81db, largura de banda anda nos 30/16


A jogar BF4 na ps4, noto perfeitamente que os outros players reagem mais cedo. E não deve ser só por eu estar a ficar mais velho lol. Ainda existem nestes dedos muitos reflexos provenientes do Ut99 de há 16 anos :D


Isso é a limitação tecnológica e depende do server que usas para testar e claro da rede core do operador e obviamente quanto melhor for a estabilidade da parte de rádio menos errored packets terás e consequentemente menos latência... mas 30 ms para mim é o average com 80%-96% signal quality... se fores para o 3G andas nos 50 ms ou mais... trust me i'm engineer.
 
Última edição:
Já suspeitava. Obrigado :)

Enquanto tive ADSL, a latência começou nos 80ms no inicio dos anos 2000 e melhorou até aos 30ms em 2010, ultimo ano em que tive internet por cabo.

para ter uma melhor ideia por onde andam as latências das ligações físicas modernas, quais são os valores standards de hoje em dia? 10ms? 15ms? Não vou mudar para uma linha fixa só por causa do BF4, mas é incrivel como 15ms podem ter tanto impacto num jogo online.
 
Já suspeitava. Obrigado :)

Enquanto tive ADSL, a latência começou nos 80ms no inicio dos anos 2000 e melhorou até aos 30ms em 2010, ultimo ano em que tive internet por cabo.

para ter uma melhor ideia por onde andam as latências das ligações físicas modernas, quais são os valores standards de hoje em dia? 10ms? 15ms? Não vou mudar para uma linha fixa só por causa do BF4, mas é incrivel como 15ms podem ter tanto impacto num jogo online.

O tempo de resposta em ligações 3G/4G andam acima dos 30ms/40ms. Não esperes bons valores com uma ligação deste tipo, mesmo em cima da antena da operadora.

Cumps
 
Olá,

Eu também comprei o router TP MR 3420 Hw 2.5 com a ultima versão de firmware deles(v140912[12-9-14]) e a dongle huawei 3276s não tenho razão de queixa. @viperbruno porque dizes que os valores não são 100% fiáveis? Tinhas esta versão de firmware? BTW ja alguém comprou estas antenas:http://www.ebay.co.uk/itm/Latest-35...-E5375-E5786-with-Base-UK-Stock-/281481980022

35dbi parece me exagerado, mas já MIMO, barata e funciona nas frequências de Portugal (dizem os chineses :P)... feedback?

Cumps,
Luis
@viperbruno, acho que já percebi quando dizes que o router nao é grande coisa tenho a dongle E3276 e o router nao atingia a mesma velocidade que atingia com o Pc. Conclui que após pesquisas que o router não consegue fornecer a corrente necessária à dongle. Um Y cable resolveu! Mas ja agora tou à espera do feedback da TP-link, só para ver o que eles inventam.
 
@viperbruno, acho que já percebi quando dizes que o router nao é grande coisa tenho a dongle E3276 e o router nao atingia a mesma velocidade que atingia com o Pc. Conclui que após pesquisas que o router não consegue fornecer a corrente necessária à dongle. Um Y cable resolveu! Mas ja agora tou à espera do feedback da TP-link, só para ver o que eles inventam.

Era exactamente isso que falava. Ainda bem que tbem conseguiste melhorar os resultados como a mim na altura que não tinha fibra
 
Bom dia

Vivo numa aldeia localizada a 4 km em (linha recta) da antena de sinal NOS.
Mas as minhas velocidades são absurdas, pelos testes feitos nos websites comuns de testar as velocidades de download anda entre 1mb/s e 3mb/s e de upload nem 1mb/s.
O que nunca se reflecte por exemplo a visualizar um vídeo no youtube ou qualquer outro tipo de download ou mesmo atualizar a playstation 4. Nunca a ultrapassar 200kbs.
Isto tudo através de uma pen da optimus, agora NOS.
A semana passada comprei um router para melhorar o sinal wifi pela minha casa onde encaixo a pen no router para transformar em wifi.
link abaixo:
http://www.tp-link.pt/products/details/?categoryid=218&model=TL-MR3420

Mas eu quero realmente e ter mais velocidade. Ate porque no menu do router a forca de sinal e de 16%.

Como posso aumentar o sinal?
esta antena resolve? http://www.*****.pt/antena_4g-3g-gsm_trans-data_lte_kyz_7_5-8-10_A741031.htm

Depois com o conector
Adaptador Poynting 3G Universal Modem to Antenna Adapter

Aceito ajuda e opiniões
 
Oi pessoal,

Andamos todos na mesma guerra.. vou vos deixar uma empresa polaca de fabrico e comercio de antenas com preço mais em conta... não sei qual o preço de envio... mas tendo em conta os preços deve compensar...sinceramente estou a pensar mandar vir daqui.(Claro se tiverem numa zona de LTE 1800Mhz, mas acho que tbm tem para 800)

http://iapt.pl/

Mas meus amigos atencão aos comprimentos dos cabos e ao tipo de cabo... o cabo RG174 que muitas vezes estas antenas trazem é que estragam tudo...este cabo tem ~1,4dB/m @ 1800Mhz de perdas!!!!


cumps,
Luis
 
Última edição:
Mas meus amigos atencão aos comprimentos dos cabos e ao tipo de cabo... o cabo RG174 que muitas vezes estas antenas trazem é que estragam tudo...este cabo tem ~1,4dB/m @ 1800Mhz de perdas!!!!

O quê??? Tens algum link que suporte isso? Porra, não faço ideia qual o cabo que tenho, mas é 15m... se calhar tenho de meter o router no sótão em vez de vir cá para baixo.
 
Oi pessoal,

Andamos todos na mesma guerra.. vou vos deixar uma empresa polaca de fabrico e comercio de antenas com preço mais em conta... não sei qual o preço de envio... mas tendo em conta os preços deve compensar...sinceramente estou a pensar mandar vir daqui.(Claro se tiverem numa zona de LTE 1800Mhz, mas acho que tbm tem para 800)

http://iapt.pl/

Mas meus amigos atencão aos comprimentos dos cabos e ao tipo de cabo... o cabo RG174 que muitas vezes estas antenas trazem é que estragam tudo...este cabo tem ~1,4dB/m @ 1800Mhz de perdas!!!!


cumps,
Luis
Como saber qual a rede 4g na nossa zona?
Como melhorar p meu sinal. Tenho router TPL mr3420 + alcatel lv200? Vivo num prédio uma antena "de por na janela/varanda" seria o ideal.
 
Como saber qual a rede 4g na nossa zona?
Como melhorar p meu sinal. Tenho router TPL mr3420 + alcatel lv200? Vivo num prédio uma antena "de por na janela/varanda" seria o ideal.
É só pesquisar no google, conforme as marcas tens um pouco mais ou um pouco menos, fica ai um exemplo para 1Ghz tens 1.1 dB/m... http://www.datasheets.pl/coaxial_cables/RG174.pdf

Mas sem dúvida que o melhor é teres a solução inicialmente apresentada... a distância entre a antena e a conversão para ethernet o mais curto possível. Desde já os meus parabéns ao criador do post deveras uma ideia genial.

Para saberes a freq. que eu saiba tens mesmo que enviar um mail à operadora pelo menos a vdf respondeu me bem. Se tens a antena para a janela pouco podes fazer se a antena ficar em linha de vista... talvez confirmar a localização da estação. O problema é quando tens paredes de betão, tijolo ou metal, o que pode originar uma atenuação entre 6-12 dB e é ai que uma antena pode ajudar. :)

BTW o site polaco aceita paypal eles confirmaram me.
 
Boas Pessoal,

Novidades... comprei a antena :http://yagi.pl/zestaw-premium-mimo-800900180021002600-wszystkie-modemy-2x3m-p-2172.html

Ainda não tive muito tempo para testar mas vou tentar resumir tudo:

-O preço da antena mais o transporte ficou me em 49€.
-Recebi a encomenda em 5 dias correio prioritário e registado polish post.
-Pagamento com Paypal.
-Quando recebi a encomenda vi que um socket estava partido Nada que inutilizasse o mesmo mas mesmo assim partido e por isso enviei um email a reclamar para ver se eles me enviam um socket de spare.

vamos à antena:

*Ligando-a dentro de casa devo dizer que não notei diferença. Possuía cerca de 75% de nível de sinal e -(67-70) dBm, se calhar o alinhamento da antena não estava grande coisa.

* Ligando no exterior à cota de um 1º andar obtive valores de -62 dBm correspondente a 92% de sinal. Para informação obtenho estes valores sem antena com a dongle no exterior de casa.
Só mais uma prova do que referi no anterior post, o cabo introduz muita atenuação só compensa por evitar as obstruções.

Conclusão até agora: compensa ? Há primeira vista só se for a nível da estabilidade do sinal e dá potência consumida. Tenho um router TP-link e a dongle huawei 3276 e é sabido que este router não consegue fornecer corrente suficiente à dongle. Mas o que é certo é que agora sem USB HUB ou y cable tenho a mesma performance que quando ligado ao PC. Melhorou? Sim. Compensa ? Se calhar no meu caso não.. já tinha um bom nível de sinal.

Portanto é analisar os Pros e os Contras.
 
Back
Topo