Certificações/Cursos

@mafap
No que diz respeito à disponibilidade/vontade temporária e de estudo tenho com certeza, relativamente à disponibilidade financeira o orçamento até pode variar mas não muito.
Pelo que percebi não só pela tua resposta mas pelo que estive a ver numa grande miscelânea de opiniões, o melhor caminho a tomar é mesmo inicialmente um CET de forma a obter uma base melhor, no entanto, a nível de "certificações curriculares" não vai muito por ai alem, por outro lado uma certificação na galileu etc é um certificado que fica no currículo no entanto, pode não proporcionar uma boa base se não tiver o mínimo de conceitos pré definidos e funciona numa metodologia step-by-step (que envolve €€€ mas que também gera +€€€ em remunerações)... é isso?
O Curso de engenharia que sugeriste também acima é extremamente aliciante no entanto é caro e não sei se é por eu não ter muitas bases mas tenho alguma relutância no que diz respeito ao tempo de curso, acho muito pouco para o nível de conhecimentos adquiridos no final do mesmo
Outro tema que vi ser muito referido foi o método "Self-taught", sinceramente gostaria de utilizar este método como base para iniciar um CET ou quiçá um dos cursos de certificação galileu etc, como tal, consegues indicar-me ferramentas de estudo como preparação para o curso ? ja vi alguns livros e software serem referidos mas algumas das respostas já têm alguma antiguidade, podes referir-me livros online, powerpoints, aplicações ou outras ferramentas importantes que não esteja a mencionar e sejam muito úteis para aprendizagem ou mesmo para exames?

Desde já muito obrigado pela disponibilidade, aguardo feedback :)
 
Sim, pode-se dizer que é um pouco isso.Esses cursos extra-curriculares provavelmente também te dão boas bases mas o método de ensino e preços são diferentes como já deves ter reparado.
Existem muitos cursos como esse bastante interessantes, só é pena o €€€€. Quanto ao tempo, o curso parece ter um programa bem definido mas é como viste, envolve muito auto-estudo. Pelas ofertas que tenho visto, uma pessoa que conclua este curso com sucesso arranja emprego facilmente.
Aconselho-te também a ver algumas para teres uma ideia do perfil que normalmente pedem e para te ajudar a decidir entre estes cursos e um CET.
A nível de ferramentas há muita coisa por aí na internet. Há uns tempos andei a ver uns livros (da Sybex) que são muito bons e sugerem algumas ferramentas. O ideal é comprar o livro mas podes encontrar aqui algum material [livros/videos] da Comptia, Microsoft e outras, é só procurar. ;)
 
Última edição:
@mafap "uma pessoa que conclua este curso com sucesso arranja emprego facilmente." referes-te aos da galileu? ou ao CET? "Aconselho-te também a ver algumas " universidades ou não interpretei bem?

thanks pelas ferramentas, já comecei a dar uma vista de olhos em livros e mais ferramentas de aprendizagem que possam ajudar um beginner , aguardo feedback e novamente obrigado
 
"uma pessoa que conclua este curso com sucesso arranja emprego facilmente." referes-te aos da galileu? ou ao CET?
Neste caso estava a falar dos cursos da Galileu. Eu disse "facilmente" porque costumo ver ofertas que pedem essas certificações ou esses conhecimentos, não querendo dizer que também não há CETs bons. Acho que a diferença é que esses cursos te dão uma coisa mais especifica, enquando o CET também pode ser bom e meio caminho para uma licenciatura.
"Aconselho-te também a ver algumas " universidades ou não interpretei bem?
Estava a falar de ofertas de emprego. Ver os requisitos que pedem numa determinada área, por ex. 1, 2, 3.
O mercado está competitivo. O ideal é um CET e complementar com certificação mas isso requer tempo e dinheiro.

É apenas a minha opinião, tens de decidir o que achas ser melhor.
 
@mafap Much thanks, faz já alguns dias que comecei a reunir o máximo de informação possível e de facto existem mesmo ferramentas muito úteis na net, como tudo leva é tempo e dedicação a encontra-los... bem espero daqui a uns tempos trazer feedbacks positivos, Jogos-»Uninstall-»Next.... :'( LOL... até à próxima e much thanks!!
 
Boa noite a todos. Vi este post e vários contributos, pelo que me senti na obrigação de ajudar ou pelo menos deixar o meu testemunho a quem está a pensar seguir um CET em Redes. Além dos centros que falaram , há um que julgo ser dos mais exigentes mas dos mais compensadores, senão o melhor, e tem a enorme vantagem de ser apoiado, os CET na ATEC. A ATEC está localizada em vários pontos do país e na zona da Grande Lisboa é junto à autoeuropa, à saída da autoestrada.
Tem apoios sociais para transporte, refeições no refeitório e o melhor é os labs. Além do Packet Tracer, temos vários switchs para usarmos, uma ampla aprendizagem sobre SO, LINUX,JAVA, , para além do CCNA, claro.
Apenas há um "Senâo", é muito puxado e é necessário trabalhar muito. Comeca pela entrevista e provas de acesso, depois todos os dias é necessário estudar porque temos vários projetos e testes avancados.
Não é impossível, até quem nunca teve redes pode conseguir melhores notas do que outros que têm conhecimentos mas é necessário força de vontade e trabalho, parece uma nuance mas alí trabalha-se ou chumba-se.
Digo isto por um motivo, alguns colegas falaram dos "enganos" de algumas formações pagas nalgumas academias conhecidas em que saíram sem saber nada , passaram tudo bem mas depois não arranjam emprego.
Aqui pelo menos quando tirei o meu cet em 2013 não podes sonhar com isso, numa turma de 20 , ficamos 13. Muitos desistem mas posso dizer que hoje estou empregada e não ganho muito, é verdade , mas estou sempre a melhorar profissionalmente e quero entrar no politécnico de setúbal este ano para tirar a licenciatura à noite.
Mantenho contacto com todos os meus professores a que agradeço e poderia aqui dizer as qualificações que eles têm mas não precisam de crédito, todos os que passaram por lá sabem quem eles são ;)
Dia 7 de Fevereiro há um Open Day na ATEC e podem vir ver pessoalmente as condições de trabalho, computadores, servidores e routers-switch da Cisco que têm para aprender . Cada um escolher o caminho que quiser e eu não quero falar mal de academias aqui porque não estive lá (felizmente) e só tenho a agradecer aos professores da ATEC.
Mas cuidado porque já ouvi colegas meus , um deles que esteve numa que tem muitos popups e está nas publicidades, não vou dizer qual é , descubram, e pagou la 3000 mil euros e estudava em casa.
Ou então passar slides como noutra que falaram aqui.
Isso não dá para passar , quer dizer, passar nos exames até podem passar, em especial se a academia deixar copiar ;)
~Mas sair daí para um estágio ou emprego e mostrar trabalho é complicado, até porque tudo o que eu aprendi na ATEC não
e suficiente para ser um profissional, a experiência na resolução de algumas avarias, montagem, configuracões, aprende-se muito no emprego. Mas se não tiverem um base boa, com várias opcoes e caminho, algo que é espetacular , LINUX , JAVA, WORD... Todos os módulos são muito exigentes e ainda bem que são.
Escolham bem e sobretudo quem estiver em banho maria, pesquise e comece a estudar CCNA, há baterias de testes, livros , o packet tracer é grátis, o wire shark, etc.

Boa Sorte a todos!
 
Sim de facto existem muitas instituições que aumentam o nível de suspeição, eu tava mesmo a pensar ou no istec ou noutra universidade que facultasse o curso mas num ambiente de ensino superior.... tenho estado a mentalizar-me que de facto uma licenciatura é inevitável para "outros voos"... já agora queria também saber em relação aos cursos no iefp? são fiaveis ? não? é que causa-me confusão que um instituto peça 3000€ por um certificado nível V quando no iefp também consegues tirar as mesmas qualificações com menos custos.... Qual a diferença ? e se conseguirem indiquem-me instituições CREDÍVEIS onde possa tirar o CET ou CTSP como agora é designado?
 
Os cursos do IEFP equivalentes são os CETs que encontras por aí nas instituições de ensino superior, o que te dá no nível 5. Tudo o resto é inferior.
Provavelmente está associado ao IEFP porque não pagas o valor total da propina normal. Além disso tens a vantagem de ter equivalência de disciplinas do CET para a licenciatura no caso de pretenderes continuar.
Quanto aos outros cursos, é como o user acima disse, muitas vezes não refletem o preço. Para pagar 3k e ter de fazer tudo sozinho e em casa mais vale ficar em casa e pagar apenas o exame final que custa 15 vezes menos...
 
@mafap Sim, tens razão olhando da perspectiva financeira, mas sinceramente não sei se teria "nuts" suficientes para "self-study--»exam"

Admiro quem já tenha conseguido fazê-lo mas não sei se conseguiria porque na minha perspectiva ainda sou um "leigo em estado bruto" lol e após ir pesquisando, lendo e pesquisando mais sobre a estruturação destes certificados a opinião é geral e UNIVERSAL (em qualquer país)... É NECESSÁRIA MUITA DISCIPLINA E DEDICAÇÃO...

Estou mesmo decidido em fazer um curso do iefp para me ambientar, já ganhar alguma estaleca e até o inicio do curso (faltam uns bons meses) espero já ter alguns conhecimentos razoáveis a nivel do CCNA mesmo que sejam só conhecimentos TEÓRICOS.... quando terminar lanço-me para o CCNA (tava a ponderar imenso em fazer CCNA+CCNP mas não sei se é muito ambicioso :wscared:?)

Tenho estado a ler um dos livros deles (considerada uma espécie de bíblia do cisco networking lol), vejo diariamente as livelessons e tenho tomado os meus próprios apontamentos...

DE RESSALVAR que o learning material É DE GRANDÍSSIMA UTILIDADE ..... E tem ainda MAIS IMPORTÂNCIA QUANDO AS "entidades competentes" resolvem "eliminar" estes "materiais de ensino" :blubomte:

Com a graça do senhor felizmente ja havia "escolhido" (dwnl) os materiais que me pareciam mais importantes UFA...se souberes algo semelhante ao que tinhas sugerido agradeço... (aquilo tava perfeitamente estruturado sniff )

daqui a uns tempos volto a dizer algo..... ainda não tive nenhum "down moment" mas já li que pode acontecer mas não vou mesmo desistir!!!

Desde já 3E8 Obrigados (isto sou eu em modo show-off lol) CUMPS!!!!!!!
 
@Vasc_187 Como já reparaste, independentemente do método que escolheres, é preciso muita força de vontade.

Só reparei agora a página estava down :| Aquilo estava muito bom, muitos GBs de material de qualidade.
Felizmente tenho aqui qualquer coisa da MS e CCNA/CCNP. Estou a ponderar voltar às redes e tirar a certificação também :)
Boa sorte!
 
Eu nunca andei em nenhuma dessas escolas mas se já tiraste o A+ por lá, já tens uma ideia de como funcionam as coisas.
O MCSA acho que já envolve um pouco mais de dedicação e se queres seguir essa área, quanto mais depressa tirares, mais depressa vais poder usar esses conhecimentos.
Na minha opinião, só a formação não chega porque o que eles fazem deve ser pouco mais do que ler slides e isso fazes tu em casa! Acho que deves complementar a formação com muito estudo, manuais, ferramentas, e aí sim, não tens de ter preocupações em passar.
 
Não sei se ajuda ou se já leste mas neste link tens alguma informação sobre o programa.
Ou então, no seguimento do curso que estás a fazer, tens este aqui.

Li mal o outro post, pensava que ias tirar o MCSE. O MCSA deve ser mais soft. Em termos de matéria deve ser semelhante ao A+ (livros, slides, ferramentas, auto-estudo, ...).
 
E CCNA/CCENT por aqui pessoal?

Eu trabalho à cerca de 5 anos com routers e cmts cisco (ASR'S 9K i.e) mas sempre numa óptica de troubleshooting e não de config...
Vou começar a "trabalhar" para o CCNA
 
boas pessoal, ando a pensar em tirar uma certificaçao pot via de auto estudo. Actualmente o que aconselham entre a vertente da CIsco ou a da Microsoft/Windows?
 
Boa Noite pessoal,
Alguém me sabe dizer se existe mais algum sitio em Lisboa onde se possa tirar a Certificação Cisco CCNA, além do GALILEU e RUMOS!??
Estou a pensar seriamente em tirar o CCNA por iniciativa própria.
Sei que é sempre uma mais valia mas gostaria de saber a vossa opinião.

Sabem também quais os valores/mês que se fica a receber com o Certificado CCNA!??
 
Última edição:
Isso é relativo, depende da experiencia e conhecimento que tenhas. Tanto podes ir trabalhar em HD por 600€ como em tecnico de redes por 1000€ (pouco provavel)..
 
Isso é relativo, depende da experiencia e conhecimento que tenhas. Tanto podes ir trabalhar em HD por 600€ como em tecnico de redes por 1000€ (pouco provavel)..

Experiência já tenho alguma, 5anos como Técnico Superior de Redes de Telecomunicações.
Ao enviar CV´s para outras empresas, tudo pede o CCNA ou CCNP.
Infelizmente não tenho €´s para tirar o CCNP por iniciativa própria. :/
E tbm não sei se é possível tirar o CCNP sem ter o CCNA.
 
Nesse caso tira um ccna (nem se seja a estudar em casa e fazes somente os exames na rumos/galieu). Assim são capazes de te abrir as portas com ordenado >=1000€..

5 anos como tecnico senior ou 5 anos de xp?
E não, não podes avançar para o ccnp sem o ccna (o que faz sentido)..
 
quanto custa aproximanadamente um exame CCNA (pressupondo que estudo em casa e quero apenas o exame)? Para quem tem uma licenciatura em Engª Informatica e até teve uma das cadeiras de redes com CISCO vale a pena fazer esta certificação?
 
Back
Topo