GIMP e Openshot.

Minguno

Power Member
Eu tenho feito alguns videos e edições gráficas com GIMP , Openshot , faço coisas mas só com Software livre por passar tempo também já soube mexer no Blender mas esqueci os meus pcs não me permitem grande coisas no sentido de mostrar como faço (gravar como faço) mesmo assim coloco coisa na web.

Deixo-vos alguns videos e se tiverem dúvidas sintam-se livre de pperguntar e rezem para que eu saiba responder...

GIMP com addons GMIC e outros.

GIMP é muito poderoso vai surpreender qualquer um até se pode editar video nele.

OPenshot é o meu favorito porque gosto de editarr video.
É muito melhor que os do winderos, e no Linux usa-se também avidemux, jashaka, slowmotion video editor, cinelerra e outros há centenas provávelemente.

OS videos a seguir sao produto da junçao de GIMP (efeitos) + OPenshot.

http://vimeo.com/105261827
http://vimeo.com/103194302
http://vimeo.com/105573406

Tanto os videos como aguns outros trabalhos que faço fazem referência ao outro lado da fronteira ehehe, sou mais conhecido por lá e na web trato mais com eles. Não ganho dinheiro com isto é mesmo aprender e passar tempo.

Recordem GIMP + Openshot + Inkscape! fácil e melhor que Potoshop.
 
Cuidado com esse tipo de afirmações....

QUal é o problema?

Adicionar scripts próprios e fazer coisas novas? no potoshop não há tanta facilidade julgo eu.

-O Blender é poderosissimo, e com efeito é um excelente provavelemente o melhor editor de video, mas é complicado eu não sei nada já esqueci o que sabia por isso uso os mais fáceis.
O Blender pede pcs com muito bom corpo , boa RAM boa gráfica bem configurada, eu não tenho desses pcs.

Blender é fenomenal tanto para edição video, animação 3d, cenarização etc, mas é complicado tem de se passar muitas horas nele se souberes blender ganhas bom dinheiro.
 
QUal é o problema?

Adicionar scripts próprios e fazer coisas novas? no potoshop não há tanta facilidade julgo eu.
Porque é relativo ao uso que se quer dar. Porque em termos gerais, por muito que se goste de software open source, não é verdade. Porque afirmações dessas só vão abrir guerras de software aqui.




... se souberes blender ganhas bom dinheiro.

Essa afirmação é baseada em quê? Na utilização de um software pouco usado na indústria? No trabalho pago ao preço da uva mijona? Quando é pago. Na precariedade que é a área? Quer cá em portugal, quer lá fora, com estúdios a irem à falência a toda a hora.
Já agora, o que é bom dinheiro?
É que ainda está para vir o dia em que essa área faça bom dinheiro. Ainda mais com blender.
Não por ser um software mau. Pelo contrário. Para um software grátis, é muito bom.


Tentei não entrar a pés juntos desta vez.
 
QUal é o problema?

Adicionar scripts próprios e fazer coisas novas? no potoshop não há tanta facilidade julgo eu.

-O Blender é poderosissimo, e com efeito é um excelente provavelemente o melhor editor de video, mas é complicado eu não sei nada já esqueci o que sabia por isso uso os mais fáceis.
O Blender pede pcs com muito bom corpo , boa RAM boa gráfica bem configurada, eu não tenho desses pcs.

Blender é fenomenal tanto para edição video, animação 3d, cenarização etc, mas é complicado tem de se passar muitas horas nele se souberes blender ganhas bom dinheiro.
É difícil sobreviver exclusivamente de software open sorce, é preciso ter uma bagajem muito grande de inteligência, empreendedorismo, etc.

Se a industria dos video jogos e cinema rende mais do que 100 biliões de dollars anualmente, penso que não existe problema em gastar milhares para ter um autodesk 3d max, maya ou Adobe CC.

Alem disso são empresas que investem fortunas para dar ao utilizador as melhores ferramentas.

No entanto acho que é estupido fazer download de software pirata

para depois fazer coisas simples que qualquer software gratuito faz.
 
É difícil sobreviver exclusivamente de software open sorce, é preciso ter uma bagajem muito grande de inteligência, empreendedorismo, etc.

Se a industria dos video jogos e cinema rende mais do que 100 biliões de dollars anualmente, penso que não existe problema em gastar milhares para ter um autodesk 3d max, maya ou Adobe CC.

Alem disso são empresas que investem fortunas para dar ao utilizador as melhores ferramentas.

No entanto acho que é estupido fazer download de software pirata

para depois fazer coisas simples que qualquer software gratuito faz.

Sim estou de acordo o que não explica é como alguns e algumas produtoras usam grande quantidade de software livre e recorrem a progrmação bem e depois têm um ou outro programa não livre, ainda há bem pouco estive a ver u mvideo de uma empresa dedicada a video e animação em que utilizavam só Linux nos pcs envolvidos .Ora não estou a ver usarem wine para carregar bibliotecas mocosoft.

Mas acho que tás certo, se há quem faça suites que valem 2000 ou 3000 euros para alguma coisa é, o problema é que não se nota muito eheheh.

Edepois há op eso pesado que é o Blender que parecendo que não apesar de complicado é muito diversificado.
 
Não há software não livre que role em linux sem o wine?... achava que sim...


Principalmente quando não se sabe tirar proveito do que essas suites nos oferecem.

Entendeste-me mal mas a culpa é minha esqueci-me de por no meu caso não se nota, não uso esses softwares era a mim próprio que me referia no meu caso não se nota a diferença eheh.

As suítes Adobe não funcionam.
Há algumas coisas que sim mas nativamente não há muitas as suites Adobe só agora é que falam em portar ,quando trabalhei com elas tinha de o fazer em wine e funcionavam , ou emulando windos em Virtual.

Para quem usa LInux o melhor é usar o Blender , o Gimp , Inkscape etc.
 
Vídeo e animação não é só adobe. Animação 3d, assim de repente, lembro-me de 4, que são dos mais usados na indústria... sendo um deles o maya, a rolar em linux desde 98 para ai. Depois há uma produtora de software para vídeo e vfx que tem uns 8 produtos, usados na produção de cinema, que rodam todos em linux.
Usar linux não obriga a usar software livre.
 
O Maya eu não sabia que tinham versão nativa para Linux - mas tem http://download.autodesk.com/us/may...stalling_Maya_Linux.htm,topicNumber=d0e181108
Temos o Lightworks e alguns outros que são muito bons, como referes os VFX etc.

Eu conheço os livres quando me falavam em photoshop eu nem sabia o que era nem as suítes, o que conheço são os livres.

E no curso em que eu andei usavam isso dos photoshop e essas coisas mas na verdade eu fazia os trabalhos mais rápidamente e em comparação (para mim ) alguns melhores que os outros feitos com essas boas ferramentas, num sei talvez me esforçasse mais ou algo assim não sei explicar mas fazia-os mais rápido e ficavam bons e se me punha a comparar eu diria que o meu era mais trabalhado mas não dizia nada, os formadores às vezes tb faziam cara estranha deviam pensar este programa faz isto? .

Não posso falar muito porque pouco conheço desses programas só os emulei em windows virtual e nem cheguei a usar pedi para usar os que eu sabia que existiam para linux e fazia o que outros faziam sem grandes ajudas porque os formadores também não conheciam os que eu usava mas desenrrasquei-me até fiz scripts para tornar um gif num video e usá-lo como logo animado de videos, fazia efeitos imagem a imagem no gimp para parecer fogo etc - fiquei com má impressão desses programas pagos , perguntava-me e as pessoas pagam para isto? Se eu fazia o mesmo... não percebi muito bem se tinham coisas tão boas porque os trabalhos deles (para mim) comparados com os meus não demonstravam a diferença que deviam.

Eu nunca disse nada mas ficava sempre à espera que houvesse grandes diferenças entre os trabalhos feitos com software livre e os outros e isso nunca aconteceu.

Depois eles usavam coisa sem licença e crasheavam e essas coisas, não sei porque as escolas teimam em perder tempo assim passam mais tempo a crackear que a fazer.

Depois para tirar todo o proveito desses programas que referes bons (não duvido que sejam) precisam de grande conhecimento noções de perspectiva, luz etc e boa imaginação e truques, no GIMP e Blender é igual.

Todas elas são boas ferramentas, porém eu vejo alguns trabalhos feitos na web como coisas espectaculares e eu faço-os similares no GIMP ou em caso de video num openshot ou cinelerra.

Mas tb me comentaram que para ganhar money nisso só com os ADOBE porque já tem coisas feitas que eu dou mil voltas para fazer.


Bom é isso , mas agora fiquei com uma dúvida se há versões nativa e os drivers gráficos são como sabemos mal mantidos pelos fabricantes (blobs) como farão para usar esses softwares em versões com Kernel diferente? e com drivers livres?


Mas claro cabe ressaltar que os pagos são programas bons eu do que vi e das aulas demonstrativas do formador caía-me o queixo com o que faziam, depende das mãos eu isso não ponho em dúvida.

Eu cá uso os livres saia borrada ou não é o que tenho.
 
Última edição:
Boas, sou maçarico no gimp e tou aqui com uma dúvida.

Como altero o tamanho da ponta do lápis?

Sei que é na opção de ferramentas, já vi esta doca aberta mas fechei-a e agora não consigo encontra-la.

Obrigado
 
Back
Topo