Nintendo Metroid Prime Trilogy (Retro Studios)

Da boca do sapo:


Fonte: http://kotaku.com/5363971/metroid-prime-team-discusses-their-decade-of-samus-ponders-series-future

Para compreender que realmente o Metroid Prime não é um first person shooter é se calhar mais fácil percebendo como era a control scheme na Gamecube, numa era onde já se usava dual joystick navigation, Metroid Prime não a tinha e não precisava dela para nada. Não era isso que estava a tentar fazer ali. Metroid é muito mais acerca de olhar em volta e perceber como aquele nivel está construído do que invadir um forte cheio de guardas. A maior parte dos inimigos (e até bosses) nem têm facções, não são pro-space pirates, são entidades que vivem naquele mundo, só que estão no caminho da nossa progressão, e/ou são mutações (por vezes devido a terem Power-Ups dos Chozo, que a Samus pode usar).

Em vez de uma control scheme de first person shooter os jogos controlavam-se como Zelda "3D" em First Person. Aim em modo "look around" só podia ser feito com a personagem plantada numa localização e sem recurso a técnicas como straffing e afins, à lá Zelda. (única diferença é que para sair desse "modo" não tinhamos de carregar mudar o viewpoint.

Com as versões Wii do Prime 1 e 2 isso foi revisto, aiming tornou-se mais livre embora o sistema lock-on continue lá. Mas a nova natureza dinâmica do mesmo não tornou os jogos mais fáceis (tipo Resident Evil 4) é que agora lá por ter lock-on, acertar nos inimigos não é uma certeza, lock-on bloqueia a camara a estar "facing" aquele inimigo, só que agora há aiming com o pointer.

Continua a não ser um shooter e o turning speed é menor, mas é uma espécie de encontro a meio caminho. Na Gamecube aquela control scheme era perfeita para o comando mas face ao Metroid Prime 3... Limitativa.Tens muita gente com Wii's encostadas, o meu conselho é pedires emprestado.

Ninguem disse que os controlos são bons ou maus ou que são melhor em x ou y.
Eu disse que prefiro um comando classico do que o esquema de controlos da Wii, não sei se reparaste mas eu disse que já joguei o Corruption e tal como qualquer outro jogo wii e odeio os controlos... simplesmente não são para mim, mas havendo possibilidade de classic controller a conversa é outra.
Eu só comprei uma wii por 3 razoes, Xenoblade, the last story e pandoras tower, que depois de adquirida fui descobrindo outros jogos.
Ja tinha dito isto no tópico de discussão da wii que foi aberto a uns dias, não sei onde esta a dificuldade de entender.
 
Também prefiro controlos normais para jogos na primeira pesoa, mas olha que entre tentar apontar com os sticks do Gamepad e com o Wiimote, acho que o Wiimote acaba por ser melhor... O gamepad é horrivel para apontar...
 
Ja tinha dito isto no tópico de discussão da wii que foi aberto a uns dias, não sei onde esta a dificuldade de entender.
Não creio ter estado nesse tópico, como deves calcular não tenho a obrigação de ler tudo o que aparece no fórum.

De qualquer maneira, não percebo a tua stance num todo. Eu não odeio nenhum comando nem nenhuma consola, são meios para um fim e desde que funcionem posso gostar mais ou menos, ou um comando pode-se dar mais a isto que aquilo (o da GC por exemplo não se dava a first person shooters) mas estou-me a lixar. Neste caso ainda por cima funcionam bem e adicionam versatilidade e simplicidade que os originais não tinham daí que sinceramente não percebo.

Mas também não é para eu perceber por isso concordo em discordar. Não há nada de errado nos controlos originais, mas não há nenhuma razão para os preferir aos da versão Wii, daí que a fixação nos comandos da GC me deixam um pouco estupefacto. Acredita que para outros jogos até perceberia, sei lá, o Zelda Twilight Princess na Wii perdeu o controlo de camara "livre" do c-stick, há jogos onde há concessões e/ou coisas forçadas... neste não só não é esse o caso como não há nenhuma concessão, só acessibilidade melhorada.

Se a opção estivesse lá? Bom para quem os quisesse, mas não está e a verdade é que não faz falta.

E o facto de eu ter elaborado com entrevistas foi porque as encontrei por acaso. Achei que valia a pena elaborar na questão já que estávamos a falar disso.
Também prefiro controlos normais para jogos na primeira pesoa, mas olha que entre tentar apontar com os sticks do Gamepad e com o Wiimote, acho que o Wiimote acaba por ser melhor... O gamepad é horrivel para apontar...
"Os Sticks"? Metroid Prime não é um FPS, na sua release em comando clássico usavas um stick para controlar a personagem, o outro stick era usado como se fosse um segundo D-Pad, não usava dual stick para a acção.

metroid-prime-controls-gamecube-manual-scan-small.jpg


Joystick principal usado para toda a navegação direccional nos niveis.
L pressionado para Lock-On a inimigos
R pressionado para aim e look around (neste "modo" o joystick torna-se no controlo do aim mas a Samus está plantada no chão, não dá para andar em simultaneo)
 
Última edição:
Não creio ter estado nesse tópico, como deves calcular não tenho a obrigação de ler tudo o que aparece no fórum
Não precisavas ir la bastavas ter lido o que escrevi, disse 2 vezes neste tópico que prefiro os controlos da GC por ser um comando tradicional e que não gosto de motion controls.
Isto não é uma questão que se tem de entender ou tentar de perceber, é uma preferência minha.

Se a opção estivesse lá? Bom para quem os quisesse, mas não está e a verdade é que não faz falta.
Para ti não mas para mim sim por exemplo faz.
 
Isto é um loop lixado, e estamos os dois claramente fartos disto mas... Motion controls não é aiming à lá Wiimote, é recurso a input de acelerómetros e/ou giroscópios.

O comando da PS3 e da PS4 também têm acelerómetros que podem ou não ser usados pelos jogos.

O Wiimote tem acelerómetros, o que tu chamas de motion... E tem aiming. Aiming não se qualifica como motion control. É que senão, o rato do computador é motion control, touch screen é motion control, por aí fora, tudo o que tu mexes ligeiramente e que não é um botão é motion. Ou então não, não é. (e não é, desculpa insistir)

Assim como tens jogos na Wii que usam o Wiimote como única forma de input mas virtualmente não têm nem motion controls nem aiming/recurso ao uso da sensorbar.

wiiRemoteHorizontal.gif


E eu não sou o maior fã de motion controls "elaborados" (acho que raro o jogo que os usa bem), mas aiming no meu jogo first person? Yes please, todos os dias da semana. Não é o teu caso, já percebi e desculpa se isso não faz sentido nenhum na minha cabeça, mas não faz. E assim concordamos em discordar.

Mas deixa de insistir que são motion controls.
 
Comprei este jogo em formato digital, instalei o mesmo num disco externo toshiba de 750GB mas ao iniciar o jogo o disco fica a emitir uns clicks e reinicia a consola. Se formatar o disco novamente existe a possibilidade de efectuar novamente o download do jogo? Desculpem a pergunta básica mas nunca tinha recorrido à e-shop da nintendo.
 
Podes formatá-lo. NTFS ou FAT32 servem. A ferramenta de formatação do windows tem um cap no FAT32 de 32 GB, mas é possivel formatar qualquer capacidade de disco nesse sistema de ficheiros.

O que está na store comprado no teu nome continua comprado.
 
"Os Sticks"? Metroid Prime não é um FPS, na sua release em comando clássico usavas um stick para controlar a personagem, o outro stick era usado como se fosse um segundo D-Pad, não usava dual stick para a acção.

metroid-prime-controls-gamecube-manual-scan-small.jpg


Joystick principal usado para toda a navegação direccional nos niveis.
L pressionado para Lock-On a inimigos
R pressionado para aim e look around (neste "modo" o joystick torna-se no controlo do aim mas a Samus está plantada no chão, não dá para andar em simultaneo)

O que são, a meu ver, maus controlos... A minha resposta foi no sentido de, mesmo que o lançassem dessa forma para a wii u (assumindo que actualizariam os comandos para usar os dois sticks), o wiimote seria provavelmente melhor opção porque a posiçao dos dois sticks no gamepad não ajuda na hora de apontar.
 
O que são, a meu ver, maus controlos... A minha resposta foi no sentido de, mesmo que o lançassem dessa forma para a wii u (assumindo que actualizariam os comandos para usar os dois sticks), o wiimote seria provavelmente melhor opção porque a posiçao dos dois sticks no gamepad não ajuda na hora de apontar.
Mas se o jogo foi feito para ter auto aim porque raio é que se deveria dar para controlar a mira com o outro stick?
 
O que são, a meu ver, maus controlos... A minha resposta foi no sentido de, mesmo que o lançassem dessa forma para a wii u (assumindo que actualizariam os comandos para usar os dois sticks), o wiimote seria provavelmente melhor opção porque a posiçao dos dois sticks no gamepad não ajuda na hora de apontar.
Não estás a perceber.

Quando o jogo foi feito essa control scheme do dual stick já existia (de facto, o GoldenEye na N64 foi o primeiro a suportá-la uns bons aninhos antes), e não julges que a Retro Studios era um estudio de novatos que nunca haviam feito um First Person Shooter na vida. Estariam para o Turok (2) como a Free Radical estava para o Goldeneye.

Só que esse tipo de control scheme first person shooter-centrico não fazia sentido para este tipo de jogo. Não é por acaso que Multiplayer nunca foi um objectivo, apesar de eventualmente ter aparecido uma tentativa no Metroid Prime 2 e depois a NST ter tentado algo com o Metroid Prime Hunters.


Fazia mais sentido usar o C-Stick para ser outro D-Pad, porque a intermutabilidade de modos do fato da Samus (visor e respectivo arm cannon) eram mais importantes para possibilitar velocidade na progressão.

Os controlos do Metroid Prime são os melhores possiveis para o jogo que é num comando clássico. Dual Stick em detrimento do que tinham não faria sentido. Não foi uma omissão, foi uma decisão conscienciosa.

O Wiimote tem aiming livre "normal" (com turning speed muito reduzido face a um FPS, pode ser equiparado a tank controls) mas isso não se rebate para trás, caso voltasses atrás e implementasses "controlos clássicos" esse bónus passaria de novo a não fazer sentido.
Mas se o jogo foi feito para ter auto aim porque raio é que se deveria dar para controlar a mira com o outro stick?
Metroid Prime não tinha auto-aim, tinha lock-on.

O resultado em acção pode ser similar... mas é diferente ;) Lock-on é manual (e funciona mediante pressionar o botão que o activa) para permitir mais precisão na escolha dos inimigos. Coisas como decidir ir atrás deste elemento e não de outro, com auto-aim tens "snap to point" que neste caso se poderia tornar contra produtivo.

À sua maneira... Metroid Prime é um jogo de precisão, mas não é um shooter e por isso a "precisão" funciona de forma diferente.
 
ha possibilidade de comprar pela eshop sem cartoes credito etc(pois nao tenho cartao credito),,,,tipo comprar um cartao de 20euros onde ja tenha 20 euros para gastar,se é que me faço entender.....ouvi dizer que na ***** vende algo do genero,alguem conhece???
 
Recomendo mesmo a versão Wii, a gamecube PAL não tinha 480p e os jogos não tinham modo 16:9. E os controlos Wii são bastante bons, voltar aos da GC depois sabe a retrocesso.

Epa decidi comprar! Ainda por cima encontrar o jogo a preço decente ia ser complicado, 9.9€ é de aproveitar. Vou ver se trato disso hoje. Não sei quando é que vou ter tempo para jogar mas fica aqui na lista de espera :)
 
Back
Topo