Desenvolvedor Java Estrangeiro em Portugal

Bom dia (pelo menos aqui no Brasil).
Meu nome é Márcio, tenho 30 anos, sou brasileiro e resido no Brasil.
Tenho experiência de 5 anos em Java.
Tenho acompanhado as notícias nos últimos meses e vejo que apesar de toda a situação econômica delicada que Portugal vive, o mercado de TI cresceu em 2014 e a previsão é que cresça em 2015 também.
Aqui no Brasil, eu ganho um salário (ordenado) até relativamente bom, só que o país está passando por um péssimo momento, e sinceramente, não vejo previsão de melhora a curto-médio prazo.
Sou casado e penso muito no bem estar da minha família.
Visitei Portugal em 2013 e fiquei encantado com o País, e para complementar, minha esposa tem familiares por aí.
O que eu queria saber é o seguinte... Como andam a questão de contratação de estrangeiros para o mercado de TI por aí?
Tenho enviado inúmeros CVs para diversas empresas e raramente obtenho respostas, talvez por não ser Português e não estar em Portugal.
Fiz uma entrevista por Skype para a consultoria "Integer" mas até agora ficou só nisso.
Se alguém puder me ajudar com dicas, empresas para enviar candidaturas ou qualquer outra coisa, fico muito agradecido.
Sucesso a todos!
 
@RitxAngel, muito obrigado pela sua ajuda.
Eu já enviei alguns CVs para empresas que anunciam nesse site, no net-empregos e fiz até candidaturas espontâneas também.
Só que até agora pouquíssimas empresas responderam.
Vou continuar tentando, pois vejo que estão precisando de profissionais e as vagas estão sempre em aberto.
 
O facto de não estares em Portugal nem teres numero de telemóvel português são provavelmente a causa de não te contactarem...

Não sei se de resto as empresas em Portugal tem o hábito de contratar estrangeiros, apesar de tudo há sempre a possibilidade de se irem embora...

Continua insistindo mermão ! :)
 
Valeu, @NightscreaM !!!
Realmente acho que isso atrapalha bastante.
Eu consegui uma entrevista há um tempo atrás via skype com a Integer. Eles já tem brasileiros no seu plantel de funcionários desde a abertura da empresa em 2007 e já efetuaram contratação de brasileiros que ainda estavam no Brasil.
Só que parece que o interesse da empresa deu uma esfriada.
Mas vou continuar tentando! Infelizmente não posso abandonar tudo aqui no Brasil e "tentar a sorte" em Portugal.
Abraço e obrigado pela dica!
 
Ola
Acredito que procurem profissionais também de outras nacionalidades sem ser Portugueses pois ainda hoje tive uma entrevista de emprego e o manager era Brasileiro :wink:
Não sei que parte de java trabalhas mas existe bastante procura por profissionais de java em Portugal, também sou da opinião que talvez não tenhas feedback por não teres nenhum numero português, se eu estive-se na tua situação comprava um cartão de telemóvel com numero Português só mesmo para esclarecer esse aspeto.
É não desanimar e continuar a procurar que vai acabar por aparecer :Winkani:
 
@siyh lord, eu fiz uma entrevista via Skype com a Integer Consulting e estou esperando para ver se alguma coisa vai adiante...
É difícil conseguir alguma coisa daqui, mas essa entrevista já me deu um ânimo... :)
Sobre o cartão de telemóvel, é uma opção mesmo. Vou considerar sua ideia.
Muito obrigado.
 
Curioso, tinha ideia que o brasil tinha mais oportunidades em IT que portugal.

Sinceramente não sei se vais encontrar alguma coisa com as tuas expectativas salariais, em portugal os salários são muito mais baixos que no resto da europa...
 
@ZePestao, a quantidade de vagas de TI aqui no Brasil são inúmeras. Minha empresa mesmo está contratando alguns Desenvolvedores Java. Mas no meu caso, a vontade de ir para Portugal não é só por questão financeira, tanto é que se eu ganhasse em Portugal o valor que ganho no Brasil convertido em Euros, eu estaria muito bem por aí... rs
Minha questão mesmo é qualidade de vida... E isso nem sempre está aliado a ótimos salários... :)
 
Marcio ou portugueses, qual a média salarial para programador Java com 8 anos de experiência? Estou com o mesmo interesse do Marcio de ir morar em Portugal com minha família.
 
Última edição:
Boas,

em termos de salarios deixo aqui 1 guia, isto sao valores anuais brutos e ca recebe-se 14 salarios, ou seja pegas num destes valores e divides por 14
http://www.hays.pt/cs/groups/hays_common/@pt/documents/digitalasset/hays_1188525.pdf
ou
http://www.michaelpage.pt/productsApp_pt/comunicacion/estudios/ER_Information_Technology.pdf

calculadora para saber qnt vais realmente receber depois de impostos http://www.pedropais.com/ordenados-e-pensoes/calculadora-do-salario-liquido-2015

Tenho inumeros colegas de outras nacionalides, Brasileiros Angolanos, etc... agora no Brasil ganha-se + do q aqui.

Ab,
 
Marcio, estou na mesma situação atualmente trabalho no itau estou aqui a 4 anos, pelo que vi o salario não muda muito (sou da area de .net), pq o custo de vida e um pouco mais baixo em Portugal e qualidade de vida e absurdamente melhor, resumindo vc ganhando mil euros aqui tem a mesma vida ganhando 4 mil reais em são paulo.

Em portugal a qualidade do trabalho e bem melhor, aqui no itau e normal trabalhar 10, 12 horas todo dia, os portugueses acham isso um absurdo.

Tambem fiz entrevista via Skype em uma empresa e ate agora não me responderam, outras pessoas que conversei falaram que e mais facil ir para portugal pra conseguir pq estando aqui as empresas não entram em contato mesmo.

Deixe seu contato para trocarmos ideias, e oportunidades ja que somos de areas diferentes.

O que os portugueses chamam de crise para os brasileiros e vida normal.

Da uma olhada nesse site:
http://www.expatistan.com/cost-of-living/comparison/sao-paulo/lisbon


valeu.
 
Pessoal, esses pdf's da Hays são meramente indicativos e estão sobredimensionados.

Em IT, em Portugal, um Java Developer com 5 anos de experiencia deve ganhar à volta dos 1200-1500€ limpos x 14 meses, dependendo da experiencia demonstrada pelo recrutado.
Não esperem mto mais que isso.

Agora há excepções, decerto que haverá empresas a procurarem dar-vos menos, e outras que até poderão dar mais.

Para terem ideia, algumas empresas oferecem pacotes de incentivos e ajudas de custo. Perguntem sempre qual o salário liquido mensal que representa, uma vez que as taxas de IRS e SS são agressivas e consomem boa parte do ordenado bruto.

Para receberem perto de 1400€ liquidos (já com sub de alimentação incluido e sem duodecimos) deverão ter de ganhar perto de 2000€ brutos. Claro que o nivel de salário bruto pode diminuir se vos apresentarem ajudas de custo.

Quanto à questão da cloud computing da Amazon AWS ser uma mais valia, eu não conheço nenhuma empresa em PT que tenha essa necessidade vincada (mas nao conheço a totalidade da realidade de TI).

As horas extras dependem tanto do projecto como da estrategia da consultora. Há consultoras mais agressivas e menos agressivas, portanto tens consultoras em que se trabalham 8-9h por dia, como tens outras em que mais de 10h é regra.

Passem pela thread das melhores consultoras para trabalhar em portugal para terem uma visão.
 
Back
Topo