Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Não há outra maneira mais fácil para fazer isto? É que se em Portugal for como em Espanha, os dados não são nada certos. Visto que consoante a área em que vivo, isso define o que eu "vejo".
 
Cá em Portugal são 1100 lares (100 são suplentes em caso de erros) que representam 10 milhões. O método é igual a Espanha, só que em vez de ser a Kantar Media, é a GFK.

Obviamente que os 1000 lares são escolhidos para serem representativos da população, consoante as idades, estrato social, sexo, localidade, etc.
 
Actualmente o painel de audiometria da GFK é constituído por 1000 lares. A cada televisor existente no lar do painel há um audímetro, que regista o estado do televisor em cada segundo. Isto é, se está ligado ou desligado e que canais estão sintonizados. Além disso, também recebem informação sobre o espectador.
Os perfis de audiência são definidos com base nos dados de audiência fornecidos pela GFK. A GFK identifica as seguintes variáveis: sexo, idade, região, classe social. Estas variáveis permitem conhecer o perfil do espectador que assiste a determinado programa ou canal.

Ora o processo acima descrito, funciona como as sondagens de opinião... recolhe-se as opiniões relativas a 0,01-0,02 (=~1000 / =~2000) do total da população que seja representativas de vários estratos sociais e idades... Em seguida multiplica-se pelo total da população.

A Comissão de Análise de Estudos do Meio (CAEM) de que fazem parte a Associação Portuguesa dos Anunciantes, Associação Portuguesa das Agências de Meios, RTP, SIC, TVI, NOS, MEO, etc foram os que validaram este painel. Por isso, se eles concordam, está tudo bem.
 
Exato. Talvez é inviável, os custos seriam muito elevados mas eram valores mais reais.
Fui muito abusado, no entanto, não custa sonhar [emoji14] Agora 1000 é muito pouco! :n1qshok:
 
Última edição pelo moderador:
Deveria ser obrigatório eles fazerem parte do painel audiométrico.
Se já usam os dados internamente porque não torná-los público?
 
Última edição pelo moderador:
Actualmente o painel de audiometria da GFK é constituído por 1000 lares. A cada televisor existente no lar do painel há um audímetro, que regista o estado do televisor em cada segundo. Isto é, se está ligado ou desligado e que canais estão sintonizados. Além disso, também recebem informação sobre o espectador.
Os perfis de audiência são definidos com base nos dados de audiência fornecidos pela GFK. A GFK identifica as seguintes variáveis: sexo, idade, região, classe social. Estas variáveis permitem conhecer o perfil do espectador que assiste a determinado programa ou canal.

Ora o processo acima descrito, funciona como as sondagens de opinião... recolhe-se as opiniões relativas a 0,01-0,02 (=~1000 / =~2000) do total da população que seja representativas de vários estratos sociais e idades... Em seguida multiplica-se pelo total da população.

A Comissão de Análise de Estudos do Meio (CAEM) de que fazem parte a Associação Portuguesa dos Anunciantes, Associação Portuguesa das Agências de Meios, RTP, SIC, TVI, NOS, MEO, etc foram os que validaram este painel. Por isso, se eles concordam, está tudo bem.

Além de bastante gratificante/bom os prémios que recebes por teres isso em tua casa, mas ver alguém a abrir-te as televisões, andar lá com soldas e mais não sei o quê, por exemplo, era algo que não fazia actualmente com as TV's aqui de casa. Pelo menos a da sala que foi bastante cara. Mas como disseram, digo eu que as Box's recentes já façam isso.
 
Gratificações? Prémios? Por exemplo quais? Utensílios como em Espanha?

E os canais sabem (pela porta do cavalo ou não) quem tem audimetros? E sabendo, não serão até eles próprios que inflacionam os números a seu favor "ah e tal se deixarem em tal canal pode ser que tenham determinada recompensa...".

A minha "falecida" tinha os da Marktest em casa e uns bons meses depois de as audiências passarem a ser medidas pela GfK, a Marktest continuava a recolher dados. Não sei se ainda hoje o fazem.
 
Todos os meses recebias 2000 pontos (acho que era isto) e depois tinhas um catalogo com vários prémios, desde electrodomésticos, comunicação, jogos/consolas etc etc etc. Durante anos renovei a cozinha aqui de casa á pala deles. E sim, eram todos prémios dignos desse nome. Não era nada da loja dos 300 ou marca branca.
 
Post-match da final da Taça da Liga Inglesa na Sport TV 4 com 2 faixas de áudio no meo (pelo menos no sat). Alguém pode confirmar se a 2ª é em inglês ou é o som ambiente?
 
Já viram o Jornal de Desporto da SIC Notícias emitido a partir do Porto?
Alguém me explique como é que um estúdio novo, inaugurado há menos de 2 anos, tem aquela qualidade de imagem..
 
Não diria obrigatório, mas seria interessante que estes publicassem estatísticas, só para ver uma coisa.

Algo me diz que os operadores têm essas estatísticas mas não as revelam por questões comerciais e concorrenciais. E também por questões de privacidade, com IPTV eles sabem tudo o que os clientes andam a visionar. O que fazem com esses dados internamente ou se os vendem a terceiros é algo que não informam devidamente os clientes, talvez por temerem queixas na Comissão Nacional de Proteção de Dados.
 
Será que na próxima semana, depois do aniversário da RTP, que a informação passa para 16:9? Acho que era o que estava previsto não?
 
Back
Topo