Actualmente o painel de audiometria da GFK é constituído por 1000 lares. A cada televisor existente no lar do painel há um audímetro, que regista o estado do televisor em cada segundo. Isto é, se está ligado ou desligado e que canais estão sintonizados. Além disso, também recebem informação sobre o espectador.
Os perfis de audiência são definidos com base nos dados de audiência fornecidos pela GFK. A GFK identifica as seguintes variáveis: sexo, idade, região, classe social. Estas variáveis permitem conhecer o perfil do espectador que assiste a determinado programa ou canal.
Ora o processo acima descrito, funciona como as sondagens de opinião... recolhe-se as opiniões relativas a 0,01-0,02 (=~1000 / =~2000) do total da população que seja representativas de vários estratos sociais e idades... Em seguida multiplica-se pelo total da população.
A Comissão de Análise de Estudos do Meio (CAEM) de que fazem parte a Associação Portuguesa dos Anunciantes, Associação Portuguesa das Agências de Meios, RTP, SIC, TVI, NOS, MEO, etc foram os que validaram este painel. Por isso, se eles concordam, está tudo bem.