Dúvidas Instalação FreeNAS/Xpenology/Ubuntu Server

Vou ter na próxima semana o seguinte setup para servir de cobaia: mb asus; i3 540; 1 ssd sata 2 e dois hdd sata 3 de um tera.
Não vai estar ligado a nenhuma tb, mas para efeitos de teste poderei ligar ocasionalmente.
Que SO recomendam para dar início à tortura?
 
Hp N54L - 103€
HP Microserver G8 - 265€ (ontem estava 20€ mais barato)
ou
Asus P8H61-I LX R2.0
Caixa Mini ITX SFX 250W
(memoria já tenho)
Intel® Celeron G1620 2.7 GHZ - 135€

acho que vou optar por montar
 
A nivel de board caso seja para montar não trará incompatibilidades seja qual for o SO a escolher, mt provavelmente o xpenology?

nao percebi a pergunta, o xpnology pode ser instalado em qualquer hardware x86, penso, pelo menos experimentei aqui numa maquina, sem ter algum problema adicional.
 
nao percebi a pergunta, o xpnology pode ser instalado em qualquer hardware x86, penso, pelo menos experimentei aqui numa maquina, sem ter algum problema adicional.

Por ventura, se a decisão passa-se pela montagem e nao pela compra de um dos modelos da HP, se algumas boards podiam trazer alguma incompatibilidade, placa de rede por exemplo...pq se não trouxer, as tantas montar será melhor para futuros upgrades,
 
Nos sites falam muito nas placas de rede, mas é por opção. Muitos optam por comprar placas de rede da intel e ou duplas.
Realmente, por 136€ já se fica com um HW jeitoso. O nl54 é engraçado porque muitos se dedicam a ele. Até já li que se referem a ele como o raspberry dos servidores, tal a relação preço/qualidade.
 
Sim, isso é. No fundo a grande vantagem é que é uma máquina "quase" pronta, com um tamanho reduzido e de grande suporte pela comunidade. Depois o ESX funciona muito bem, para quem quer ter algo virtualizado.
 
É possível ter o Windows 8 e virtualizar o xpenology ou openmediavolt? Ou os dois? E ficam a funcionar tudo ao mesmo tempo? Poder o plex no Windows e ao mesmo tempo e através de iPad aceder ao xpenology?
 
É, podes usar o virtualbox para o windows ou o vmware player, por exemplo. A diferença para o ESXi é que o host passa a ser um windows 8 ao invés de um *nix.
 
Só irei conseguir "servir de cobaia" na quarta. Queria pedir que fossem postando links úteis para me ajudar na instalação. Nunca mexi em dual boots e muito menos em virtualizações
 
Back
Topo