Problema Computador Encrava - ASUS N61jq

Bom dia pessoal, tenho um problema no meu PC, não sei se me conseguem dar uma ajuda pois realmente sou um noob nestes assuntos.

O problema é que o computador hoje começou a encravar completamente, não funcionando nem teclado nem rato, o relógio do windows pára e nem a luz do caps lock acende. Não aparece nenhum blue screen nem nada do género, mas a única maneira de desligar o computador é mesmo no botão, cortando a alimentação...

Não faço ideia do que seja, já corri o CCleaner e o AVG e não detetou nada, já chekei a ventoinha e não tem pó acumulado e só estou agora aqui a escrever porque entrei no Windows em modo de segurança com rede, caso contrário já tinha encravado outra vez...

Ele encrava tanto no browser (chrome), como em utilização normal, no ambiente de trabalho, ccleaner, etc.

EDIT: já desativei a suspensão seletiva do USB, como vi noutro tópico, mas nem isso resolveu o meu problema...

O meu PC é um ASUS N61-JQ portátil, 64bits, i7 Q720 @ 1.60 GHz, 1596 Mhz, 4 Núcleos, 8 Processadores, 6GB de RAM.
 
Não tem um tempo "standard" para encravar, mas encrava ao final de 2-40 minutos de utilização, pela minha amostra. Já encravou umas 7 ou 8 vezes esta manhã...

Posso fazer esses diagnósticos em modo de segurança?

Obrigado desde já!
 




Ficam então aqui os registos que me sugeriram com o PC em utilização normal, são necessários também os ficheiros .txt com o registo mais alargado??

Muito obrigado a todos desde já!
 
Acho as temperaturas mínimas do CPU demasiado altas e com registos de 80ºC na coluna Max.

Se tiverem sido registadas em esforço, está tudo normal.
No entanto se esta variação de temperaturas foi em descanso (idle), põe o HWMonitor a correr em fundo e puxa uma bocado pelo PC.
Quando sentires que está a aquecer, faz um printscreen do HWMonitor e coloca aqui para ver se está parecido com a imagem que colocaste.
 
Foram registadas quando liguei o PC, há pouco ia tentar puxar pela máquina, mas ele encravou e tive que voltar a desligar -.-

Mas as temps estavam a ser semelhantes...
 
A temperatura máxima referida pela Intel é de 100ºC.
Poderá estar aí a razão do problema?

O portátil ainda tem garantia válida?
 
Obrigado pela opinião, vou aguardar por mais sugestões pois, como disse, o PC sempre aqueceu imenso desde o início...obviamente que mudar a massa térmica é sempre benéfico, mas duvido que seja por aí o problema. Na ventoinha não tem sujidade nenhuma, que eu já tirei o teclado para chekar isso :s
 
Bem...a gráfica deste portátil neste portátil é talvez a mais problemática da história das gráficas. TODOS os utilizadores que têm um ASUS N61jq não podem atualizar as drivers da gráfica para além da versão 13.4, pois caso contrário o ecrã fica todo preto e não dá nada. Estou certo que neste fórum haverá certamente tópicos acerca disso.

Não obstante, a gráfica dá para atualizar para a versão mais recente e utilizar o PC ligado a um monitor externo. É o que eu faço, tenho a atualização mais recente da gráfica para jogar FIFA num monitor/TV e quando trago o PC para o trabalho desativo a gráfica e uso a VGA... Não é a solução ideal mas é eficaz e a única que me permite jogar FIFA :p

A última vez que atualizei os drivers, foi praí em Janeiro, precisamente o da gráfica, pelo que não deve ser por aí também :s
 
Manda limpar o portatil novamente, se mantiver o problema é porque a board já não se encontra nas melhores condições, secalhar devido às altas temperaturas continuadas.

Cumps.
 
Bem, estive a ver num fórum estrangeiro de users da ASUS e vi lá um user que diz que resolveu um problema semelhante ao desativar o controlador da Ethernet...não me perguntem porquê!

Vou experimentar fazer isso, depois digo-vos o resultado! :)

Btw, também já tinha lido aqui no fórum noutro tópico que se resolvia por desligar a suspensão seletiva do USB, mas no meu caso isso não funcionou porque o PC continuou a ir abaixo :s

De qualquer maneira, será melhor mandar limpar o PC??
 
Bem, até agora a solução de desativar a Ethernet tem-se revelado eficaz, vá-se lá saber porquê! Desde que fiz isso, o computador ainda não encravou mais, vamos esperar que seja uma solução definitiva :)

Já agora, ontem ao final do dia puxei um bocado pelo PC a jogar FIFA (sim eu sei que isso não é bem puxar, mas é o máximo que eu utilizo) e os registos das temps foram os que se encontram na imagem seguinte. Sendo eu um leigo na coisa, penso que não diferem muito das que tinha postado antes, certo?



Blue Zee, conheces/recomendas algum sítio onde me possam fazer isso, bom e barato? (zona do Porto/Aveiro) :D
 
Se as temperaturas se mantiverem nesses valores e não tiveres freezes, não te preocupes para já.

Não faço recomendação de lojas.
 
Back
Topo