OpenSUSE [Dúvidas]

Segui os passos indicados e o resultado foi o mesmo das vezes anteriores.
Estou a ver que as alternativas são ou usar os drivers opensource ou mudar de distro.
 
Boa noite.

Antes de mais, deixem-me dizer que sou novato no Linux. Já usei por algumas vezes o Ubuntu em desktops e gostei, mas acabo sempre por encontrar algum obstáculo que me faz voltar ao Windows.

De qualquer forma, tenho um netbook no qual gostava de ter o OpenSuse 12.3 (de momento tenho o Win7 que quero remover por completo). O problema é o facto de não ter leitor de CD/DVD.

Consegui fazer o netbook arrancar através da Pen com o iso do LiveCD. No entanto, o que eu quero é apagar por completo o Windows e quando chego à parte de escolher as partições não sei o que fazer. Tentei fazer delete às partições do windows, mas vi que isso não alterava o tamanho das partições para Linux. O que posso fazer? Dá para formatar o windows por completo através de um boot feito com a pen e iso do livecd? Ou tem de ser o iso do dvd completo (não sei fazer fazer bootable pen para este iso).

Espero ter sido suficientemente claro.

Obrigado
 
Podes usar o cfdisk que é um utilitário bastante intuitivo, e posteriormente formatar cada nova partição com o fsck.

Ex: fsck.ext4 /dev/sda1

Posteriormente o grub ou lilo, que são utilitários que gerem o arranque do sistema trataram de eliminar o que resta do windows...
 
Apaga as partições todas confia no installer para decidir o particionamento... Sinceramente é só ler o que o ecrã diz... em nada acho isso complicado, o Ubuntu em modo de texto é bem pior... Tenta instalar um Ubuntu Server e alterar o particionamento default do LVM que vais sentir a verdadeira supremacia da dor :)
 
Boas a todos tenho reparado que andam a falar maravilhas sobre o Opensuse 12.3 kde ,que está mais rápido no boot e menos consumidor de recursos.Como estou a pensar instalar uma distro kde no meu novo pc ,gostava de saber as vossas opiniões sobre esta distro .Obrigado.
 
Boas a todos tenho reparado que andam a falar maravilhas sobre o Opensuse 12.3 kde ,que está mais rápido no boot e menos consumidor de recursos.Como estou a pensar instalar uma distro kde no meu novo pc ,gostava de saber as vossas opiniões sobre esta distro .Obrigado.

Pessoalmente há três coisas que nao gosto no KDE da openSUSE:

1) O tema default; Enquanto que em GNOME nao curto nada o Adwaita, em KDE simpatizo bastante com o Oxygen;
2) É uma instalação extremamente bloated (mas são todas assim quando se trata de KDE);
3) A porcaria do menu de aplicações default... podiam por o classico que é muito superior (mas sao gostos pessoais).

Para quem nao trabalha a baixo nível KDE é muito semelhante em todo o lado (excepção do ROSA que vem todo alterado). Tens uma vantagem brutal em openSUSE contra outras distros como o Kubuntu, o Python funciona decentemente... Isto é importante para quem desenvolve módulos... Por outro lado o Kubuntu oferece codecs e flash out of the box, coisa que o openSUSE nao faz... é outro downside.
 
Boas pessoal.


Tenho um fixo aqui em casa no qual tenho um Windows 7 instalado em RAID 0 com 2 discos. (2x500GB).

Hoje adicionei um disco de 120GB para colocar um sistema Opensuse (utilizei o Live CD e instalei).

Ora o opensuse não faz boot (aparece a mensagem de que não tenho nada por onde fazer boot e para fazer restart ao pc e inserir o dispositivo) e no caso do Windows 7 abre-me o GRUB rescue.



Alguém me pode ajudar a resolver isto e a conseguir ter o Windows em RAID 0 e o Opensuse no outro disco?


Obrigado
 
Tenho um pc antigo, com uma placa de rede Broadcom 5751, no qual instalei o openSUSE 13.1...
O s.o. deteta a placa mas não tem drivers pa ela, pois nem o simbolo de cabo de rede desligado aparece.
Ou seja não tenho rede no pc e não consigo fazer atualizações...

já procurei na net e já saquei o driver daqui: http://www.broadcom.com/support/ethernet_nic/netxtreme_server.php?legacy=1
o problema é que as instruções sao muito confusas e nem todos os comandos correm da melhor forma... :(

alguem tem uma solução?
 
Última edição:
Última edição:
Bom dia,

Tenho um server a correr opensuse e de algum tempo a esta parte está lento em algumas partilhas pelo samba.

Demora a listar conteudos de directorias e demora a abrir documentos do office.

alguém tem uma ideia do qe possa ser ?

Já andei a ver informações sobre o tema mas não encontro nada que se relacione directamente.

Postos de trabalho windows vista e 7

Obrigado.
 
Back
Topo