Ajuda Desconforto ao Jogar

stucky

Power Member
boas gente,

o tópico é um bocado estúpido talvez mas é algo que me pode ser bastante útil, ou até também a outros users. o que se passa é que ultimamente tenho tido mais algum tempo livre e voltei ao vicio dos jogos. o meu setup é um portátil e um SS Kana + SS QcK Mass para FPS e um Dualshock 3 para outros jogos. ao fim de 3 semanas de bons jogos e muita diversão reparei que ando com a visão mais cansada, olhos vermelhos e muitas vezes pesados, até já diminui o brilho do ecra e ajudou mas continua. também fiquei com dores no pulso e na mão. ora isto é uma grande frustração, uma vez que estava mesmo a divertir-me e a gostar do que estava a jogar e não quero parar. portanto venho pedir vos recomendações. já pensei comprar um razer vespula que tem apoio para o pulso e talvez não magoasse a mão, mas depois das reviews que li fiquei um bocado de pé atrás. para a visão, aqueles óculos da gunnar funcionam? recomendam? também já li várias reviews mas nada conclusivo.

outras recomendações também são bem vindas, especialmente se ficarem mais em conta ;)
 
Para a visão, um monitor com grande resolução é ideal. Por exemplo nos macs, a retina display ( que nem é grande resolução) melhorava imenso a parte visual relativamente aos portateis anteriores.

Quanto ao pulso, basta não ires a certos sites e melhoras logo imenso.
 
Pois, essas dores de pulso são um bocado suspeitas :D.

Agora a sério, secalhar o melhor é mesmo jogares menos, ou repartir o tempo em que jogas. Por exemplo, um bocado de manhã, outro bocado à tarde.
Dependendo do tempo livre que tens.
 
obrigado pela sugestão mas não sou frequentador de sites desse género :)
realmente a falta dum monitor também deve contribuir para isto uma vez que com o portátil estou a olhar um pouco para baixo em vez de em frente.
eu nem jogo muito, é tipo uma hora ao fim da tarde e mais uma ou 2 a noite. alguns dias nem jogo. acabei agora de jogar e vi que tenho o pulso um bocado vermelho e acho que faço muita força contra o tapete do rato (deve ser a emoção do jogo lol).
 
Quantos aos problemas de pulso, e brincadeiras à parte, tenta estudar a tua ergonomia. Uma má posição do rato/mão/corpo levate a problemas de desconforto. Eu não jogo no PC (ou jogo muito pouco) mas trabalho bastante com o PC e também passo grande parte dos tempos livres, já tive uma dor desde o ombro até ao pulso numa altura que tinha de trabalhar noite/dia. Cheguei a ficar com a mão dormente e a ter dores significativas no pulso. Com o tempo e adoptando o melhor para mim consigo trabalhar sem grandes problemas de desconforto.


rato_tipos.png


Quanto ao problema de visão. Consulta um oftamologista, faz um exame aos olhos. eu por exemplo sofro de ceratocone. Tenho 30 anos e -1.25/-1.5 diopetrias estáveis, não é nada de mais. Faço uma vida perfeitamente normal, claro utilizando óculos. Mas não te preocupes que o ceratocone é relativamente raro, e mesmo assim tem cura/correcção. Só te quero dizer que podes precisar de óculos, normalmente quase toda a gente se queixa de vista cansada e julgam que veêm bem. A visão do ser humano não está preparada para os maus tratos que hoje em dia se tem. A maioria dos meus colegas de trabalho, que ainda veêm bem, usam óculos de lentes neutras frente ao computador para precaver problemas de visão.

Mas o melhor de tudo é sempre não abusar e jogar moderadamente, vai de encontro ao conselho da dor de pulso, frequenta menos aqueles "sites" :)
 
Última edição:
Por acaso estive a fazer isso há bocado e reparei que estou com o pescoço como se estivesse a olhar para baixo mas a franzir a testa e a olhar pra cima. Pelo que li, acho que é mau para os olhos. Estou a tentar corrigir. Já uma vez fui a um oftalmologista que me disse que antes dos 45 n precisava de lá ir de novo porque via muito bem. Só precisava de descansar mais. Perguntei lhe se devia usar uns óculos para o PC e ele disse que isso era tudo mentira para vender óculos e completamente desnecessário. Quanto ao braco , reparei que faco muita pressão sobre o pulso e também isso não deve ajudar. As 8 horas que passo no trabalho a trabalhar com rato também não devem ajudar. Parece que tenho de fazer alguns ajustamentos. Btw, fingertip grip
 
Eu tenho varios problemas no pulso desde que troquei o meu macbook de 15 para 13.
Li tantas reviews antes de comprar e nunca ninguem se lembrou de dizer que por ser mais pequeno temos menos base de suporte para apoiar a mão enquanto usamos o trackpad. Isto faz toda a diferença e foi algo que me apercebi ao fim de umas horas.
Devia começar eu a fazer reviews.
 
Por acaso estive a fazer isso há bocado e reparei que estou com o pescoço como se estivesse a olhar para baixo mas a franzir a testa e a olhar pra cima. Pelo que li, acho que é mau para os olhos. Estou a tentar corrigir. Já uma vez fui a um oftalmologista que me disse que antes dos 45 n precisava de lá ir de novo porque via muito bem. Só precisava de descansar mais. Perguntei lhe se devia usar uns óculos para o PC e ele disse que isso era tudo mentira para vender óculos e completamente desnecessário. Quanto ao braco , reparei que faco muita pressão sobre o pulso e também isso não deve ajudar. As 8 horas que passo no trabalho a trabalhar com rato também não devem ajudar. Parece que tenho de fazer alguns ajustamentos. Btw, fingertip grip

Ir ao oftamologista não é como fazer a revisão do automóvel ou ir renovar a carta de condução, pareceu-me que és uma pessoa relativamente nova. Se estiveres com problemas na visão, eu mesmo sem ser oftamologista, recomendo que não esperes pelos 45 anos, a maioria das pessoas que usam óculos nasceram a ver muito bem. Ás vezes problemas de fadiga visual resolvem-se fácilmente e evitam maiores problemas.
 
os meus 2 cents:

eu tenho um problema nos olhos há já algum tempo diagnosticado chamado ceratocones ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceratocone ) estou a utilizar neste momento lentes de contacto flexíveis que minorizam este problema e com todo o respeito por alguns profissionais da oftalmologia aqui presentes : os óculos da gunnar funcionam ( e claro que tomo todas as devidas precauções e todos os períodos de descanso são cumpridos) e noto uma diferenca abismal quando os uso. Quem achar que este tipo de óculos e algum tipo de efeito placebo ou banha da cobra esta a vontade para pensar isso, ate porque não os recomendo se for por uma compra parva so por terem o rotulo de óculos "gaming", mas sim em caso de necessidade.
Se queres alternativas aos gunnar mais em conta na carteira sei que existem uns óculos da Noscope, não sei se sao vendidos aqui em Portugal nem te posso comparar se também actuam do mesmo modo/eficacia

Quanto aos problemas de pulso, massagens q.b e um Vade retro Satanas aos claw grip ajudam quanto mais a idade passa:002: e já agora ve se não sofres de síndrome do túnel carpico, mas quem tiver mais a dizer sobre problemas de pulso que avance

o tópico é um bocado estúpido talvez mas é algo que me pode ser bastante útil
o tópico não tem nada de estupido e faz muita falta e toda a informação que peca por tardia em muitos casos, uma boa parte de nos já passou há muito dos 30/40/50
 
Última edição:
Boas.
Surgiu-me uma questão em relação aos oculos da gunnar. O que esses oculos fazem não é uma espécie de filtro à luz azul dos ecras? Estou a perguntar isto sem ler as especificações deles, mas na minha cabeça faz sentido que assim seja. E se assim for, sugiro experimentarem um software chamado f.lux que tenta ajustar as cores do ecrã à luz natural (que é a luz que os nossos olhos estão habituados), ou seja, ao longo do dia, ajusta o output das cores e do brilho para algo menos cansativo para os olhos, sendo que à noite fica um pouco mais amarelado. Desde que comecei a usar este software que fico muito menos cansado dos olhos. Eu uso oculos graduados por isso não posso andar com 2 pares.

Claro que este software "corrompe" um bocado as cores mas uso-o muito quando estou a programar ou simplesmente a ler ou etc. e quando jogo desligo um bocado para ficar com as cores naturais (dependendo do jogo, às vezes até deixo ficar). Esta degradação "ligeira" das cores também ocorre com os oculos da gunnar?
 
numa das reviews que li sobre os gunnar, o reviewer falou sobre esse programa. disse que para ele funcionava mas mesmo assim precisava dos oculos uma vez que era técnico numa empresa e trabalhava em varios pcs, não podendo instalar o f.lux em todos eles. estou a experimentar agora, assim como uma postura mais correcta enquanto estou no pc
 
Eu tenho um monitor de 27 polegadas. Há pouco tempo, a jogar CS GO, coloquei a resolução mais baixa, porque facilita imenso o jogo. Ao fim de 2 horas tava cheio de dores de cabeça. Se jogar com a resolução de 1920x1080, jogo mal como tudo, mas não tenho dores de cabeça. Vê se estás a jogar com a resolução nativa.

Se tiveres a jogar num portátil, a mim também me acontecia, as dores no pulso, porque o teclado era pequeno.

Outra coisa para mim muito importante é a cadeira, se ela não tiver os braços á altura da secretária, eu não consigo jogar.
 
os meus 2 cents:

eu tenho um problema nos olhos há já algum tempo diagnosticado chamado ceratocones ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceratocone ) estou a utilizar neste momento lentes de contacto flexíveis que minorizam este problema e com todo o respeito por alguns profissionais da oftalmologia aqui presentes : os óculos da gunnar funcionam ( e claro que tomo todas as devidas precauções e todos os períodos de descanso são cumpridos) e noto uma diferenca abismal quando os uso. Quem achar que este tipo de óculos e algum tipo de efeito placebo ou banha da cobra esta a vontade para pensar isso, ate porque não os recomendo se for por uma compra parva so por terem o rotulo de óculos "gaming", mas sim em caso de necessidade.
Se queres alternativas aos gunnar mais em conta na carteira sei que existem uns óculos da Noscope, não sei se sao vendidos aqui em Portugal nem te posso comparar se também actuam do mesmo modo/eficacia

Quanto aos problemas de pulso, massagens q.b e um Vade retro Satanas aos claw grip ajudam quanto mais a idade passa:002: e já agora ve se não sofres de síndrome do túnel carpico, mas quem tiver mais a dizer sobre problemas de pulso que avance


o tópico não tem nada de estupido e faz muita falta e toda a informação que peca por tardia em muitos casos, uma boa parte de nos já passou há muito dos 30/40/50

O problema que tenho na visão também é ceratocone. Com lentes flexiveis é a melhor forma de corrigir o problema, mas eu prefiro os óculos. eu vou todos os anos ao oftamologista para verificar a estabilidade da doença, foi-me dito que se a doença avançar, tenho mesmo de corrigir com lentes de contacto, ou no caso limite ser operado (existem diversas técnicas de correcção do ceratocone). Mas não assustes o membro stucky, poucas pessoas têm isto.
 
Não penso que seja uma coisa tão grave, até porque já tive consultas e nunca me foi diagnosticada nenhuma condição. Simplesmente me foi recomendando descansar mais a vista. No portátil tenho uma resolução de 1920x1080 mas csgo por exemplo jogo a 1600x900, caso contrário já começa a ser demais para o PC. Quanto a cadeira, sinto que está na posição mais confortável para mim, acho que o problema é mesmo eu fazer demasiada pressão sobre o túnel carpal.
Edit: mudei para 1920x1080 e o PC aguenta tranquilamente. Vou experimentar
 
Já experimentei esse programa, o f.lux, e ate em parte ajuda, porque a teoria esta certa, corrige os tais brancos azulados artificiais para brancos mais "solares", mas continuo a preferir os óculos, acho que o efeito e mais activo, mas ai esta o meu caso e especifico e se calhar e potenciado pelos problemas que tenho. Mas e uma boa solução , ate como habito profilactico que todos os putos deviam fazer digo eu.

Não e minha intenção assustar ninguém, so quero dar e o meu contributo positivo para que malta continue a jogar e a fazer o que gosta ate a velhice, e para isso e preciso tomar precauções desde cedo
 
bem, hoje afastei o portátil um bocado na secretária e também o rato uma vez que antes jogava mesmo na ponta. fiz isto porque reparei que não apoiava o braço na secretária e com o braço apoiado talvez consiga mais conforto. por outro lado também tenho o monitor mais afastado dos olhos. penso que isso é bom (?). estou a usar o f.lux e embora o note bastante no windows, no jogo nem reparei que ele estava lá. será que estava mesmo? é que as cores eram iguaizinhas
 
não parece uma má opção. pelo que vejo faz o mesmo que um apoio no tapete, que por exemplo o vespula tem (engraçado que ninguem falou nessa possibilidade). o meu receio com esses apoios é que também já li que aumenta a pressão no túnel carpal o que pode levar a fazer mais danos
 
Acho esse suporte de mão super desconfortável, tive num tapete de rato da razer com isso e simplesmente virei o tapete ao contrario por não me adaptar.
Mas com certeza que faz jeito a algumas pessoas.
 
Back
Topo