Asus Maximus Hero VII - IMPORTANTE

lt.tenso

Power Member
Antes de mais peço desculpa se este não for o sitio apropriado para colocar este post...

Venho por este meio tentar informar todos os donos desta board do seguinte problema.... a meu ver grave... E apesar de já ter dado com o problema há algum tempo só agora publico pois andei em testes para ter alguma certeza....
NÃO ACTUALIZEM A BIOS PARA A VERSÃO 2304
DESCRIÇÃO:
MAXIMUS VII HERO BIOS 2304
1.Support 5th-Generation Intel Core Processors
2.Support USB 3.1
3.Support NVMe

O que se passa é o seguinte:
- Após a actualização o sistema fica instável (portas usb deixam de funcionar esporadicamente), abre várias vezes o mesmo programa só clicando uma vez (não sempre, só esporadicamente), e mais grave o gpu do processador (no meu caso, i5 4690k) freeza a imagem com linhas e artefactos, gost (mesmo depois de fazer reset e mesmo na bios antes de iniciar novamente o windows), e ainda cintilar de cores...

Tudo isto acontece de uma forma esporádica sem relatórios de erro (a semana passada actualizei a bios e dei pouco uso ao pc, esta semana é que dei com o problema pois comecei a usa-lo), o que me levou a pensar que tinha a igpu queimada ou então o monitor avariado, pois não existem erros e tudo funciona dentro do normal durante algum tempo de utilização, mas esporadicamente cracha e mesmo fazendo reset (no caso do monitor e da igpu o problema mantém-se mesmo na bios durante algum tempo acabando por desaparecer e depois voltar ao mesmo).

Ainda tive de pensar um pouco e experimentar várias coisas até descobrir que seria este o problema...
Voltei à Bios anterior e o problema desapareceu....
Cumprimentos...
 
Tive uma semana a funcionar normal (ligava o computador pouco tempo)... depois quando me aconteceu a primeira vez (frezou a imagem com artefactos, obrigando-me a fazer reset)... A partir dai liguei outro monitor, testes em cima tipo aida64, occt, prime, e com overclock... e ai começou a acontecer mais... até que desinstalei o software todo da asus receio que fosse voltagem a mais no igpu pelo al suite 3... e nada... continuava a fazer o mesmo... até que me lembrou da bios... troquei, não voltou a acontecer... agora com grafica dedicada não sei, pois não tenho ainda para ter testado...
Quanto ao ficar com uma porta usb sem reconhecer o periferico que lá estava ligado só me aconteceu uma vez, mas nunca tinha acontecido antes... O outro stress que deu foi carregar no menu iniciar e não acontecer nada apesar de insistir e abrir o jogo wot abriu uma 50 janelas....
Voltei á bios anterior e tudo 5estrelas até ver... e já puxei por ele... pode ser que seja eu que tenha algum componente que stress com esta versão de bios ou então vai acontecer a mais gente se actualizarem...
cumprimentos
 
Há dias reparei que há uma nova BIOS mas a Asus recomenda não fazer actualizações a menos que seja necessário. Por isso não actualizei nada. Mas há outras coisas nesta MoBo que me "preocupam" e por isso vou aproveitar o tópico para comentar, a ver o que vocês acham...

-não uso muito do software que a Asus entrega com esta MoBo:

--KeyBot: cheguei a testar mas não me chamou a atenção.

--RAMDisk: não notei diferença alguma.

--Gamefirst: não funciona.

-uso, mas com "pormaiores":

--AI Suite: muito bom poder graduar a velocidade das ventoinhas via MoBo, mas muitas vezes é preciso mudar o perfil manualmente porque por algum motivo ela não "grava" o perfil da sessão anterior ficando as ventoinhas a girar a muitas mais RPMs que o ideal. Depois, há coisas que não funcionam bem, como os perfis de utilização, sempre em Desempenho bloqueando o sistema se escolher Auto*

* aconteceu antes mas após reinstalar o Windows (comprei um novo SSD) aparentemente deixou de acontecer.

-satisfeito com:

--DirecttoBIOS.

--software SupremeFX.

De resto nada a apontar. Cheguei a ter o 4970K a 4800MHz com total estabilidade mas de momento tenho tudo em default, que já é muito, muito bom.
 
Última edição:
O que te preocupa é o software, não a board em si ;) A minha regra geral nestas coisas é não usar o que não faz falta. Muitas vezes, estas coisas são mais bloatware que algo prático e útil.

tenso, na pior das hipóteses, tiveste azar e o upgrade acabou por não funcionar bem com o iGPU do teu chip.
 
ainda bem que soube!
Assim não faço updades!
Eu ainda tenho a bios que veio de fabrica! Heheh!
Se calhar já está mais atrasada... mas se o PC funciona bem, para que preocupar-me com isso, né?!
 
Eu tenho a 2201 e o live update diz-me que não é necessário nenhum update. Por norma só actualizo quando aquilo me diz que é aconselhável actualizar.
 
A mim sempre deu bem, e não sou nenhum caso especial acho eu lool. Por exemplo quando comprei a board, aquilo recomendou-me actualizar para uma X versão, e eu actualizei. A 2201 que tenho agora, pelo EZ Update ele dizia-me que não era necessário (e não que não havia) nenhum update mas eu quis fazer na mesma manualmente.
 
Também tenho essa versão (2304) da bios/uefi e não tive qualquer problema, não uso absolutamente nenhum software que vem incluído com a board.
 
Back
Topo