Gnome 3.16

DigitalBoy

Power Member
E já vão outros 6 meses, saiu o 3.16
Já não há barra de notificações, a tray fica no canto inferior esquerdo, as notificações aparecem á elementary, um popup no topo, e inegraram-se com o calendario.

O gestor de ficheiros(nautilus) agora tem menos espaço morto, o visualizador de imagens foi renovado, e o tema levou rework, entre outras alterações menores.

Its totally awesome right now.
Popup e tray aberta:
rw0tyCl.png
 
Pena que não tenham composto um dos grandes defeitos do Gnome: a resolução dos ícones, das janelas e da shell em si. Muito "gorda", muito fraca comparando com outros como Unity ou Elementary
 
Pena que não tenham composto um dos grandes defeitos do Gnome: a resolução dos ícones, das janelas e da shell em si. Muito "gorda", muito fraca comparando com outros como Unity ou Elementary
Como assim a resolução? O espaço que ocupa? Isso é uma questão de trocar para um tema mais compacto como o elementary-gtk.
Acredito que nos proximos dias o tema dinamico "elegance colors" seja portado para o 3.16 (até porque funciona 95%), ai pode-se personalizar o tema ao gosto de cada um.
 
Como assim a resolução? O espaço que ocupa? Isso é uma questão de trocar para um tema mais compacto como o elementary-gtk.
Acredito que nos proximos dias o tema dinamico "elegance colors" seja portado para o 3.16 (até porque funciona 95%), ai pode-se personalizar o tema ao gosto de cada um.

Não é só o espaço, é o tamanho das letras, o tamanho das barras das janelas, a resolução, os icones que veem por defeito.

Compara o look and feel do Gnome para o Unity ou Pantheon e já percebes o que estou a falar.
 
Não é só o espaço, é o tamanho das letras, o tamanho das barras das janelas, a resolução, os icones que veem por defeito.

Compara o look and feel do Gnome para o Unity ou Pantheon e já percebes o que estou a falar.
O tamanho das letras parece-me vagamente normal, no entanto já vi coisas bizarras como o Gnome activar HI-DPI em monitores que reportavam tamanhos errados (ainda que na resolução correta). Será que é a isso que te referes?

Eu a 1920x1200 sinto que a barra do topo (que é o unico pedaço de interface visivel durante o uso de aplicações) cabe assim a olho pelo menos mais umas 30 vezes no ecrã, o que considero bom, visto que por exemplo a barra do Windows 7/8, Unity me ocuparia mais espaço.
O tamanho das letras nas aplicações é ajustavel via gnome-tweak-tool, e ainda assim parecem-me consistentes com os restantes desktops, a não ser que lá está, ele active o Hi-DPI por engano.

O tamanho das barras das janelas? Referes-te as headerbars ou as barras de titulo normais?
As headerbars são grandes porque é suposto terem funcionalidade lá embutida, as apps gnome costumam aproveitar esse espaço, e acaba por ficar ela pro ela com uma titlebar normal + uma toolbar.
As barras de titulo normais é uma questão inteiramente do tema.
Take a look:
Elementary-gtk:
https://i.imgur.com/pjmJho7.png

Adwaita:
https://i.imgur.com/kxxx35p.png

Se abrires ambas as imagens em separadores diferentes e girares entre elas, nota-se claramente que a culpa é do tema. Ainda que julgue que o Adwaita tem vindo a encolher, mas não tenho certezas.

Os icons tambem foram ligeiramente renovados no 3.16. Eu costumo ter os icons do Pantheon, e quando fiz update esquecime de voltar a mete-los, no entanto não dei muito pela falta deles. O pessoal do Gnome está lentamente a trabalhar em melhorar a coisa.
 
Essa tray é que não dá com nada. Não percebo porque é que colocaram a tray aí em baixo, em vez de no top direito como faz esta extensão: https://extensions.gnome.org/extension/495/topicons/

O que acham?
Essa tray é transitória, não é permanente. Eles deixaram isso ai porque o novo sistema de notificações foi assim uma coisa de ultima hora, e porque está mais que decidido por toda a gente (não só malta do GNOME) que a system tray tem que desaparecer.
Estou a falar decor e é possível que algo esteja mal, mas almost for sure que a malta do GNOME, Pantheon, e KDE quer tornar as trays algo legacy.

Eu utilizo essa extensão em resoluções razoáveis(só mostrei esse screenshot em vanila) como se pode ver pelos outros links que postei do meu desktop, mas em baixa resolução como no netbook, deixar em default parece melhor que ocupar aquele espaço (que não existe a 1366px).
 
As trays até podem ser para acabar, mas enquanto houver software que faça uso disso, há que suportá-las decentemente.
Aliás, do ponto de vista pessoal até acho que a tray faz sentido desde que bem utilizada.
 
As trays até podem ser para acabar, mas enquanto houver software que faça uso disso, há que suportá-las decentemente.
Aliás, do ponto de vista pessoal até acho que a tray faz sentido desde que bem utilizada.
Por outro lado enquanto forem suportadas decentemente vai haver software que as vai utilizar.
Mais cedo ou mais tarde quando forem retiradas os maus da fita vão ser os devs que as retirarem, não os devs que fazem programas que as utilizem.
Outra analogia seria de um momento para o outro os browsers deixarem de suportar flash. Os maus da fita não seriam os produtores de conteudo flash.

Estranhamente depois de pesquisar a informação que tento citar, não a estou a encontrar, e já não tenho os 100% de certeza se as trays são para desaparecer ou se simplesmente para serem reformuladas sem recorrer a hacks.

De qualquer forma eu acho que uma tray tem a sua utilidade, mas só e exclusivamente em softwares que funcionem com o rato. Mas são vagamente abusadas para o que fazem, ao ponto de haverem softwares que funcionam literalmente na tray, ou softwares genéricos que envolvem utiliza-la.
Por exemplo, acho razoável que a Steam utilize a tray (pressupõe-se que um pc gammer tem rato á mão), mas não acho que um media player deva de o fazer. Neste caso em especifico acho que apenas se deveria de integrar com MPRIS visto que todos os DE's tem um widget para tal.

Todos os DE's actuais são sobre convergência, uma tray é uma barreira á convegência. Antes mal por mal que se façam aplicações á-lá skype/teamviewer que metem um popup flutuante sobre o ecrã que pode ser removido ou minimizado.

Não seria contra o teu ponto de vista à dois anos atraz, agora já fico na duvida.
Ainda assim nunca tive um ecrã tatil para ver quão chata é que uma tray é, estou só a supor pelo que li.
 
Instalei há uns dias o Ubuntu Gnome 14.04 LTS que vem com o Gnome 3.10. É possível fazer update apenas do Gnome sem atualizar o Ubuntu?
Queria experimentar o 3.16 mas manter-me com o 14.04 LTS.
 
Já tinha pesquisado mas as fontes que encontrei dizem para usar sudo apt-get dist-upgrade.
Sou novo em Linux mas cheira-me que é para atualizar da 14.04 para a 14.10 e não pretendo isso.

EDIT: Parece que o dist-upgrade não faz aquilo que temia, vou tentar.
 
Última edição:
Experimentei e manteve-se o 14.04 mas o Gnome passou do 3.10 para o 3.12. Tentei novamente e continua no 3.12.
Ainda por cima o 3.12 desativou alguns tweaks que tinha. Volto para o 3.10.
 
O comportamento do dist-upgrade depende das sources que tens configuradas, mas não consegues instalar o 3.16 a partir dos repositórios oficiais. A única maneira é como o DigitalBoy descreveu, ou instalando à mão. Se só queres experimentar para ver como é, podes instalar o Fedora rawhide numa máquina virtual.
 
Instalei através das instruções do link do DigitalBoy e foi só até ao 3.12 mas como me desativou algumas extensões resolvi voltar para o 3.10.
Vou tentar a demo image só para ver as diferenças.
 
Tinha a resposta pronta, mas esqueci-me do separador sem dar o reply :p
É isso mesmo. Há mais formas de o fazer, mas essa extensão só afeta o Firefox.
Isso será resolvido para ter paridade ao Firefox para Windows só depois do porte para GTK3: https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=513159
Podes também editar um parâmetro no CSS do tema para ter o mesmo efeito, mas não afeta só o firefox.
https://wiki.archlinux.org/index.php/GNOME#Titlebar_height
 
Back
Topo