Reclamação MEO – O valor pago não corresponde ao contratado via telefone em chamada gravada pelo operador.
Em Janeiro de 2014, aproveitando uma campanha da Vodafone, o RED+, resolvi transferir os meus cartões de carregamento TMN para Vodafone. Não tinha naquele momento nenhuma fidelização. Pedi a portabilidade através de formulário fornecido pela Vodafone de ambos os cartões TMN para Vodafone. Durante o período em que ocorre o pedido de portabilidade (1 mês), a qual teria de ser autorizada pela Meo, recebo uma chamada da linha da Apoio TMN, para perguntar se estaria satisfeito com o serviço (que coincidência). Em resposta disse que não, não estava satisfeito, pois estava em processo de portabilidade e iria deixar de ser cliente. Tentaram apresentar-me várias ofertas, mas nenhuma igualava a da Vodafone que era de 24,90 no total para 2 cartões Vodafone, chamadas ilimitadas e 1 GB de Internet para cada um dos cartões. Após várias insistências, não aceitei. As chamadas eram constantes do operador Meo, 2-3 vezes ao dia, que me arrependo seriamente de ter atendido. Após quase um mês de insistentes chamadas, a fazer propostas para não avançar a portabilidade e aceitar vários tarifários, é-me apresentada uma proposta minimamente interessante. Como era cliente MEO, já fora do período de fidelização à mais de meio ano, com ADSL TV (170 canais)+Internet 24MB+telefone, que já vinha do período em que ora os clientes tinham TV (110 canais)+ADSL , pacote ao qual foi oferecido em tempo o serviço de telefone sem custo algum, portanto TV (170 canais) +Internet 24mb+telefone (oferta), propuseram-me manter o serviço que já possuía, portanto TV(170 canais)+ADSL Internet 24mb+telefone+oferta da box , associando os dois cartões TMN por 59,90 euros. Referi após vários contactos que não estaria interessado pois iria migrar para Vodafone , ficando com um melhor serviço. Por 49,90, teria serviço fibra TV, em todas as tomadas da casa+Internet fibra+Telefone+2 cartões Vodafone com 1gb de Internet (na Meo apenas 200mb). Novamente após várias insistências do operador MEO referiram que não podia baixar o valor de 59,90, que não teria problemas na passagem do serviço, pois todos os serviços passaram a ser integrados na mesma factura. Algo que não aconteceria se passasse pela Vodafone, pois na portabilidade poderia perder o serviço de telemóvel, poderia ficar vários dias sem Internet ou TV, ou até semanas. Assim, acabei por ceder, pois iria ser tudo muito simples sem problemas nem falhas de serviço. A passagem do serviço foi contratada via telefone, o Operador MEO que me ligou referiu as condições, indicou que para ter efeito a chamada iria ser gravada, durante o período da gravação pedi ao operador que repetisse as condições, ele repetiu, questionei ainda se não deveria receber um contrato com as condições para assinar, ele referiu que não era preciso pois a chamada estava a ser gravada. Ocorreu a passagem, não muito simples e na primeira factura do serviço recebo uma factura com o valor de 79,90 euros. Não paguei a factura reclamei de imediato. Na MEO, ficaram de analisar, passaram meses e liguei em Março, Abril, … enfim nunca mais resolviam a questão e não paguei as facturas. Até ao momento que cancelaram o serviço por falta de pagamento. Não paguei simplesmente porque não resolveram a questão, referi isso aos Operadores MEO. Paguei, retomaram o serviço e acabaram por me dar razão, atribuindo várias notas de crédito. Passei então a pagar 59,90 euros pelo serviço mensalmente, o combinado via telefone.
No Verão enviaram-me uma cartão dizendo que agora passava de M4O para M5O, com oferta de um cartão de Internet e um vale de 150 euros para a compra de um telemóvel. Da minha parte fiquei contente pois achava nessa acção uma oferta pelo ocorrido, afinal as coisas não eram bem assim. Tal vale de 150 euros implicava um período de permanência de 24 meses na rede Meo. Dirigi-me à loja MEO e perguntei em que condições se podia usar o vale na compra de um telemóvel, indicaram-me que iria ficar a partir daquele momento teria de ficar fidelizado mais 24 meses. Perguntei-lhe se o meu contrato continuaria igual o sofreia alguma alteração. O sr da MEO indicou-me que as condições se manteriam até ao fim dos 24 meses.
Passado este tempo todo, agora em Fevereiro 2015, recebo uma factura na qual o valor a pagar em vez de ser 59,90 era de 79,90. Reclamei e responderam-me de forma muito curta e breve. “que estaria a usufruir de um desconto de 20 euros e que o desconto era válido apenas por 12 meses. Como já tinham passado 12 meses então teria de pagar 79,90. Reclamei novamente, e indiquei ao operador MEO que em momento algum me disseram que tinha recebido um desconto 20 euros, mas sim que a MEO me apresentou uma tarifário onde pagava 59,90 por mês durante o período de fidelização. Voltei a relatar a história, tal como o faço agora, que me contactaram quando fiz a portabilidade dos cartões para a Vodafone, que me propuseram manter o serviço, etc, etc.
Após várias insistências, desde o inicio de Fevereiro que reclamei, já me apresentaram 2 factura para pagar 79,90 em vez de 59,90, o operador Meo refere que está a analisar a situação… e hoje recebo uma chamada. O operador da MEO, refere que não têm modos de confirmar a minha reclamação e que o meu contrato tinha um desconto de 20 euros. Como tal passaram 12 meses e já não tenho o desconto. Voltei a contar a historia ao operador MEO, pergunteiao operador MEO se não tinha lido a minha reclamação O operador MEO disse que não podiam fazer nada, ou pagava 79,90 pelo serviço ou então descontavam 10 euros na mensalidade, baixavam o serviços e teria ainda de pagar 150 euros à MEO por ter usado o vale de 150 euros. Disse ao operador MEO que nada fazia sentido. Primeiro não migrei para Vodafone após a insistência “agressiva “ da MEO que me contactavam 2-3 vezes por dia, onde teria poupado 10 euros mensalmente. Aderi a um contrato onde paguei durante mais de 12 meses 59,90 euros, quando podia estar a pagar 49,90 euros na Vodafone, portanto já me prejudiquei em mais de 120 euros, porque à um ano a MEO não aceitou a minha migração e me propôs um serviço que afinal agora dizem que não é bem assim e não têm meio de verificar a minha historia, Referi varias vezes que a chamada foi gravado pelo que devem aceder às gravações, o operador da MEO diz que não conseguem aceder às gravações. No final, diz que ou aceito pagar os 79,90, ou me reduzem o serviço para uma mensalidade de 69,90 mas tenho de pagar 150 euros, ou que mande uma carta à MEO a pedir a desistência do serviço.
Assim sendo, gostaria de saber que posso/devo fazer.
- Não aderindo à Vodafone estou a pagar mais 10 euros, portanto já me prejudiquei em 120 euros;
- Referem que a alternativa é reduzir em 10 euros mas tenho de pagar 150 euros pelo uso de um vale;
- Referem o uso de um vale de 150 euros na compra de um Tlm que agora nem 50 euros custa;
- Se aceitar pagar 79,90 em vez de 59,90 ficarem prejudicado em cerca de 360 euros até ao final do contrato;
- Se aceitar passar para um contrato inferior, pagarei 69,90 em vez de 59,90. Ficarei prejudicado em 180 euros mais 150 euro do vale (portanto 310 euros);
Rescindir contrato? Que nunca assinei? Nem tenho?
Portanto, comentários precisam-se