Multi I <3 RETROGAMING (Imagens)

Muito sinceramente dessas consolas considero apenas retro a Dreamcast. As outras já não as considero, mas isso é a minha teoria do " o que é retro " :)
 
boas

ultimas compras

2015_03_27_11_38_42.jpg
 
Isto já é considerado retrogamming? :P



Comprei à pouco uma GC e uma Xbox. Já tinha uma PS2 slim das últimas (comprada nova) para jogar, e pensei em comprar uma phat para colecção. A vantagem de ter sido a consola mais vendida de sempre é que há toneladas delas à venda :D
30€ com cabos e cartão de memória :D

Para mim são retro, mas depende do critério, para mim o que é descontinuado é retro.

Gosto mais dessa game cube do que a minha preta :) se encontrasse assim um bom negócio também ficava com essa gamecube

cacisergio, excelentes jogos!
 
Muito sinceramente dessas consolas considero apenas retro a Dreamcast. As outras já não as considero, mas isso é a minha teoria do " o que é retro " :)

Sao todas retro.

Retro = A palavra "retro" deriva do prefixo latino retro, que significa "para trás" ou "em tempos passados" - particularmente como visto na forma de palavras retrógradas, o que implica num movimento em direção ao passado, em vez de um progresso em direção ao futuro e, a posteriori, referindo-se um olho crítico ou nostálgico do passado.

E alem disso sao todas consolas quase dos mesmos anos do que eu me recordo,eu considero a Dreamcast um projecto morto na praia pela fantastica e inesquecivel PS2,uma das melhores consolas e com titulos inesqueciveis da série de consolas da Playstation.

Mas sao gostos hehehe ;D
 
Sao todas retro.

Retro = A palavra "retro" deriva do prefixo latino retro, que significa "para trás" ou "em tempos passados" - particularmente como visto na forma de palavras retrógradas, o que implica num movimento em direção ao passado, em vez de um progresso em direção ao futuro e, a posteriori, referindo-se um olho crítico ou nostálgico do passado.

E alem disso sao todas consolas quase dos mesmos anos do que eu me recordo,eu considero a Dreamcast um projecto morto na praia pela fantastica e inesquecivel PS2,uma das melhores consolas e com titulos inesqueciveis da série de consolas da Playstation.

Mas sao gostos hehehe ;D

Não concordo.

Essa definição de retro aplicada ao gaming é demasiada ambígua. Isto porquê? Porque não concretiza o que é o "para trás" ou os "tempos passados". Segundo isso ps3 é retro? O gta5 como saiu no ano passado é retro? O passado não é definido.

Vários historiadores de videojogos consideram retrogaming algo que passe o limite dos 10 anos de vida.
Porque 10 anos? Porque dá para criar distanciamento dessa era e consegue-se compreender melhor todo o panorama tecnológico, social e político.

Agora porque é que eu considero, desses lote de consolas apenas a Dreamcast como retro? Acaba por coincidir com a definição "retro" do espaço de 10 anos após a retirada do mercado de uma consola e por mais algumas razões que passo a explicar:

Primeiro, porque é uma consola que ainda tem bastantes jogos que, tal como a Saturn, fazem uma ligação quase directa entre os êxitos arcade da SEGA e as consolas caseiras, coisa que nas outras não se verifica ou tem menor relevância. Depois, e talvez a razão mais forte para a fundamentação deste argumento, pesa o facto de a Dreamcast ter sido a última presença da SEGA no mundo das consolas, tendo até sofrido uma morte prematura, enquanto a XBox, a Playstation 2 e a GameCube continuaram a progredir e a definir a 6ª geração.

Como tal, para mim, considero apenas a DC como retro.
 
Como já referi é difícil estabelecer um limite daquilo que é reto ou não, o ideal se calhar é evitar este tipo de discussão, e deixar essa classificação para cada um. Na actualidade de certeza que ninguém vai considerar o GTA V um jogo retro!

Nesse conjunto de 4 consolas, salvo erro, a DC tem uma antiguidade maior que a Ps2, cerca de 1 ano ou pouco mais. A DC foi lançada em 1999, a Ps2 em 2000, gamecube e xbox em 2001. A DC foi a primeira a ser descontinuada, salvo erro em 2004, e foi a consola com menor sucesso comercial, aliás foi a última da Sega.

São tudo consolas da mesma geração, na altura eu tinha uma ps2 fat, hoje em dia tenho mais uma slim das últimas. Tenho excelentes jogos ps2 e deixam-me uma memória fantástica dos meus tempos de adolescência. Foi a consola mais vendida na altura.
A gamecube e a xbox também tiveram o seu sucesso,a xbox como concorrente da ps2 e a gamecube com os seus exclusivos nintento. hoje em dia também tenho uma gamecube, no seu auje, eu trocava ocasinalmente a minha ps2 com a gamecube de um amigo meu. É uma consola única, o seu chassis destaca-se das restantes, bem como o comando e tem jogos fantásticos. Das restantes não posso falar porque não conheço tão intrinsecamente mas presumo que também tenham as suas virtudes.

Até posso compreender quem diga que estas consolas não são retro, que considerem por exemplo como retro aquilo que seja inferior a 1995, no que refere à data de lançamento.

Os argumentos que o Ropbasuel refere para definir a DC como a única consola retro do conjunto para mim não são válidos, mas também não os quero discutir, apenas tenho opinião do contrário.
 
Como já referi é difícil estabelecer um limite daquilo que é reto ou não, o ideal se calhar é evitar este tipo de discussão, e deixar essa classificação para cada um. Na actualidade de certeza que ninguém vai considerar o GTA V um jogo retro!

Nesse conjunto de 4 consolas, salvo erro, a DC tem uma antiguidade maior que a Ps2, cerca de 1 ano ou pouco mais. A DC foi lançada em 1999, a Ps2 em 2000, gamecube e xbox em 2001. A DC foi a primeira a ser descontinuada, salvo erro em 2004, e foi a consola com menor sucesso comercial, aliás foi a última da Sega.

Na verdade foi em 2001. 2004 era se calhar se a divisão de consolas da SEGA não tivesse morrido.

2004 pode ter sido o stock existente que demorou até então a escoar, mas deixaram de ser fabricadas em 2001.
 
Como já referi é difícil estabelecer um limite daquilo que é reto ou não, o ideal se calhar é evitar este tipo de discussão, e deixar essa classificação para cada um. Na actualidade de certeza que ninguém vai considerar o GTA V um jogo retro!

Nesse conjunto de 4 consolas, salvo erro, a DC tem uma antiguidade maior que a Ps2, cerca de 1 ano ou pouco mais. A DC foi lançada em 1999, a Ps2 em 2000, gamecube e xbox em 2001. A DC foi a primeira a ser descontinuada, salvo erro em 2004, e foi a consola com menor sucesso comercial, aliás foi a última da Sega.

São tudo consolas da mesma geração, na altura eu tinha uma ps2 fat, hoje em dia tenho mais uma slim das últimas. Tenho excelentes jogos ps2 e deixam-me uma memória fantástica dos meus tempos de adolescência. Foi a consola mais vendida na altura.
A gamecube e a xbox também tiveram o seu sucesso,a xbox como concorrente da ps2 e a gamecube com os seus exclusivos nintento. hoje em dia também tenho uma gamecube, no seu auje, eu trocava ocasinalmente a minha ps2 com a gamecube de um amigo meu. É uma consola única, o seu chassis destaca-se das restantes, bem como o comando e tem jogos fantásticos. Das restantes não posso falar porque não conheço tão intrinsecamente mas presumo que também tenham as suas virtudes.

Até posso compreender quem diga que estas consolas não são retro, que considerem por exemplo como retro aquilo que seja inferior a 1995, no que refere à data de lançamento.

Os argumentos que o Ropbasuel refere para definir a DC como a única consola retro do conjunto para mim não são válidos, mas também não os quero discutir, apenas tenho opinião do contrário.

Niko, a definição de retro é um bocado indefinida. Cada um define-a pela forma como cresceu e pela sua maneira de ver as coisas. Por exemplo, cada um de nós cresceu numa época diferente e, como consequência disso, conviveu com consolas diferentes. Assim, essa primeira memória do contacto primordial que tiveram no mundo dos videojogos torna-se o início desse mundo para a pessoa em questão e, consequentemente, aquilo que mais tarde, em idade adulta, considerarão retro.

Não é por alguém pensar desta forma que a definição de retro passa a estar errada. Cada um de nós tem a sua opinião e todas são validas!

Apenas não concordo contigo num aspecto, acho que não há mal nenhum fazer esse tipo de discussão aqui. Eu sei que isto nunca terá uma resposta certa, mas não deixa de ser interessante ler as opiniões de todos, porque ao lermos essas mesmas opiniões estamos a abrir outros pontos de vista que se calhar até nunca os tínhamos abordado!
 
Niko, a definição de retro é um bocado indefinida. Cada um define-a pela forma como cresceu e pela sua maneira de ver as coisas. Por exemplo, cada um de nós cresceu numa época diferente e, como consequência disso, conviveu com consolas diferentes. Assim, essa primeira memória do contacto primordial que tiveram no mundo dos videojogos torna-se o início desse mundo para a pessoa em questão e, consequentemente, aquilo que mais tarde, em idade adulta, considerarão retro.

Isso da azo a algumas incongruências. Por exemplo, eu, que cresci neste muito dos videojogos no limite do final dos anos 90 e durante a maior parte da década de 2000 no entanto o primeiro contacto que tive com consolas não foi com uma PS2 ou GameCube como foi com muitos contemporâneos meus. Foi com....uma Sega MegaDrive. De 2 gerações atrás. Como tal, pessoalmente considero "retro" tudo aquilo que é dessa época ou mais velho. Não consigo achar nada mais novo que no máximo 97 como retro, e depois o que não ajuda é o facto de me sentir velho quando olho para o calendário e me apercebo de que 2000 foi há 15 anos atrás....damn :P
 
Isso da azo a algumas incongruências. Por exemplo, eu, que cresci neste muito dos videojogos no limite do final dos anos 90 e durante a maior parte da década de 2000 no entanto o primeiro contacto que tive com consolas não foi com uma PS2 ou GameCube como foi com muitos contemporâneos meus. Foi com....uma Sega MegaDrive. De 2 gerações atrás. Como tal, pessoalmente considero "retro" tudo aquilo que é dessa época ou mais velho. Não consigo achar nada mais novo que no máximo 97 como retro, e depois o que não ajuda é o facto de me sentir velho quando olho para o calendário e me apercebo de que 2000 foi há 15 anos atrás....damn :P

Precisamente! Essa ultima teoria que falo, não é a que mais concordo. Um pouco pelo que tu referes no teu post! A minha opinião sobre o que é retro ou não expliquei-o no primeiro post em que falo disso.

Agora o que quis dizer foi que, alguém que tenha essa teoria do "foi o que eu joguei quando era pequeno, por isso é retro" não deixa de ter a sua razão! A meu ver não existem respostas certas para este tema :)
 
^ Continuo a achar que tenho razão, retro é aquilo que já foi descontinuado, isto é, aquilo que já não se vende novo nas lojas usuais, tipo não vais à worten, ***** ou à ***** comprar uma ps2 ou uma gamecube, até podes ter a sorte encontrar jogos que não foram vendidos na devida altura...

Considerar como retro aquilo que nos marcou na infância não é suficiente e necessário, porque alguns como eu, poderiam então considerar apenas NES e master system, por exemplo, e excluir por exemplo a 6a geração.
Mas o maior cúmulo é considerar uma consola da 6a geração como retro e outras não, não há nada de útil nesta discussão.

eu cá deixo esse critério para cada um e ainda bem que não há qualquer regra neste tópico sobre isso!
 
É a tua definição de retro. Não quer dizer que seja a correcta, caso exista alguma. Já coloquei aqui a justificação de retro segundo historiadores de videojogos. Vale o que vale.

Penso que deve ter havido algum mal entendido no que disse. Eu não considero que retro é aquilo que nos marcou na infância. Essa foi uma teoria que coloquei que é muito utilizada, mas que eu não concordo.

O que eu considero retro é tudo atrás da Dreamcast (esta incluída) excluindo as outras da 6ª geração, devido ao que já expliquei e que não vou voltar a repetir. Não acho que seja cúmulo nenhum como dizes, penso que fundamentei bem a minha opinião.

Tenho pena que não aches que haja nada de útil nesta discussão, restar-te-à assim o direito de não a comentares.
 
Não é preciso ficares chateado, mas não acho correcto considerar uma consola retro e outras da mesma geração não, para mim isso não faz qualquer sentido.

Quando me refiro que não há nada de útil na discussão é sobre a definição de retro, é também nisto que acho que tenho razão!
 
Concordo. Considerar consolas como a Xbox ou até a PS2 retro é o cúmulo :facepalm:

Ou se calhar não é cúmulo nenhum, apenas a tua opinião. Dou um exemplo: se calhar, a maioria das pessoas considerava a NES como já sendo uma consola retro na altura em que a Playstation 2 foi lançada. No entanto, a NES foi lançada na Europa em 1986 (14 anos antes da PS2 ter sido lançada) e descontinuada em 1996 (4 anos antes da PS2 ter sido lançada). Este ano a PS2 faz 15 anos. Já é uma idade superior aos anos que separam o lançamento da NES e da PS2 por cá. Se a NES for retro em relação à PS2 e a PS2 já foi descontinuada, porque é que esta última não há de ser considerada retro em relação às consolas actuais? Porque a diferença entre os gráficos actuais é mais pequena do que entre essas duas consolas, talvez?

Existe um conjunto de factores que determinam se uma consola pode ou não ser considerada retro, que vai muito além da tecnologia e dos gráficos em 3D da própria consola. Um desses factores é o sistema ter sido descontinuado e já não se encontrar oficialmente no mercado (coisa que já aconteceu com a PS2). Outra questão tem a ver com a idade do sistema. Muitos consideram uma idade igual ou superior a 15 ou 20 anos para classificarem algo como retro, e isso pode ser muito discutível mas tem algum sentido. Esse intervalo não é determinado por acaso... já representa uma diferença geracional significativa a nível tecnológico e até mesmo a nível humano. Basta perguntar a um miúdo com 13 ou 14 anos o que ele acha da PS2, se a PS3 saiu quando ele tinha uns 3 anos e provavelmente ainda nem sequer jogava.

Tudo o resto é subjectivo. Na minha opinião, a PS2 e consolas daquela geração (incluindo a Xbox 1) marcam a fronteira entre o que é retro e o que não é, portanto consigo compreender os pontos de vista dos que consideram essas consolas como sendo retro e dos que têm a opinião contrária, porque ambas fazem sentido para mim. Não vejo nenhum cúmulo em nenhuma destas opiniões.
 
Back
Topo