Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

b2a4c25230187fa9302e1a34bc488a10.png
 
Na descrição do programa dizem que Portugal tem uma das melhores equipas de sempre da Europa. Pelo menos reconhecem o nosso valor.
Futebol continua a ser uma das coisas que dá orgulho de ser português, quem me dera dizer o mesmo sobre os avanços tecnológicos no ramo da televisão...
 
Pela qualidade e pelos contornos próprios do SD, duvido que esteja a haver qualquer transmissão HD do jogo. Nota-se bem que todas, ou quase todas, são câmaras SD. Esse recorte do DR3 não quer dizer nada, a Sport TV também diz HD quando transmite da Madeira...


Por um lado até faz sentido. Ou seja se a SIC achar que os pobrezinhos que não têm dinheiro para tv por cabo ainda devem ter televisões antigas, logo vamos emitir aí em 4:3. Para o pessoal mais abastado que tem tv por cabo, esses já devem ter televisões novas, por isso emitimos em 16:9.

Quanto ao povão, "toda" a gente põe a televisão de forma a ocupar o ecrã todo, por isso se para a semana a SIC emitisse o Shark Tank em 16:9 o comentário que o povão ia fazer seria, "finalmente tiraram o raio das barras pretas", e provavelmente nem se iam aperceber que as proporções agora iriam estar correctas (nas televisões novas).
@ricardo_fred, o cabo tem uma penetração de à volta de 80% no nosso mercado.

(mas vindo de quem vem, até pode ser isso que dizes, porque dessas "cabeças pensadoras" se pode esperar tudo).

Mas a SIC e TVI também não estão no cabo? Ia jurar que sim...
 
Última edição:
O meu comentário vai no sentido de que os próprios administradores neste caso da SIC já chegaram à conclusão que as pessoas que têm tv por cabo não vão estar a ver a SIC. Ou seja dão por certo que as pessoas vão estar a ver canais de melhor qualidade que têm disponíveis no cabo.
Logo a programação deve ser direcionada para as pessoas que não têm dinheiro para ter tv por cabo nem televisões novas. Daí a pouca qualidade dos canais generalistas hoje em dia.

E bem tenho de admitir uma coisa, se eu fosse o dono da SIC ou TVI não ia estar minimamente preocudado, iria estar bem contente. Vejamos entre estas duas opções:

Ter um canal em HD 16:9, programação de boa qualidade que pode ou não dar lucro.
Ter um canal em SD 4:3, programação de pouca qualidade e a dar muito lucro.

Neste momento o caso da SIC e TVI é claramente a segunda. E é preciso ter muita coragem para tentar mudar para a primeira opção.

Como se diz no futebol, para quê mexer numa equipa que ganha. Suponho que esta seja a mentalidade dos administradores da SIC ou da TVI.

Sei que é uma realidade triste, mas tenho que admitir que é a realidade.
 
Última edição pelo moderador:
O meu comentário vai no sentido de que os próprios administradores neste caso da SIC já chegaram à conclusão que as pessoas que têm tv por cabo não vão estar a ver a SIC. Ou seja dão por certo que as pessoas vão estar a ver canais de melhor qualidade que têm disponíveis no cabo.
Logo a programação deve ser direcionada para as pessoas que não têm dinheiro para ter tv por cabo nem televisões novas. Daí a pouca qualidade dos canais generalistas hoje em dia.

E bem tenho de admitir uma coisa, se eu fosse o dono da SIC ou TVI não ia estar minimamente preocudado, iria estar bem contente. Vejamos entre estas duas opções:

Ter um canal em HD 16:9, programação de boa qualidade que pode ou não dar lucro.
Ter um canal em SD 4:3, programação de pouca qualidade e a dar muito lucro.

Neste momento o caso da SIC e TVI é claramente a segunda. E é preciso ter muita coragem para tentar mudar para a primeira opção.

Como se diz no futebol, para quê mexer numa equipa que ganha. Suponho que esta seja a mentalidade dos administradores da SIC ou da TVI.

Sei que é uma realidade triste, mas tenho que admitir que é a realidade.
Mas mesmo com programas da treta emitir em 16:9 não seria nada de muito diferente do que têm de fazer agora.
 
Concordo contigo, mas imagina que trabalhas num desses canais e vais ter uma reunião com a administração e propões mudar para 16:9. É natural que a administração te diga assim, estamos a ter grandes lucros com o formato actual. Que garantias temos que se mudarmos de formato as pessoas não vão estranhar certos aspectos como ter barras nas televisões e mudem de canal.
Nas empresas portuguesas quando se está a ganhar é mais difícil mudar. Infelizmente a mentalidade das nossas empresas é muito focada no presente e pouco no futuro.
 
Última edição pelo moderador:
Então se formos nesta lógica. A SIC tem estado a fazer testes de 16:9 porque a atual programação é um flop com excepção da novela? Está a perder portanto não se importa de mudar, certo?
 
Eu acho que já sei o porquê da emissão em 16:9 anafórmico.
O Dr. Balsemão comprou uma TV 21:9 e estava a achar mais esticado do que o habitual :lol: Agora já está "normal" :-D
 
Yap, ontem estava em 16:9, imagem e mosca.
As legendas não me meteu muita impressão, com o resto da imagem direita não se nota tanto, podia ser só um tipo de letra mais gorda :P
Ao tempo que não via CSI na SIC e só por causa disso até fiquei a ver :D
A imagem não me pareceu nada má vendo que estava em SD...
 
Back
Topo