Browser Mozilla Firefox

Falso alarme. Videos longos(rondar 1h) lá dispara a ram para mais de 2gb e lá vai o firefox. Estou a ficar sem ideias. Já fiz reset ao prefile, fui experimentando os addons um a um e nada, não há hipóteses.
 
Boas!
mas em firefox ainda trabalha em flash... eu tb pensava q tinha, mas depende do browser, ou melhor dizendo, so o FF é q continua em Flash... e por um lado ainda bem...
Num Firefox que tenho instalado numa máquina velha desactivei o plugin do Flash e vejo vídeos no Youtube. É só activar o HTML5 player. Segue o link do Blue Zee.
O Firefox ganha uma vida nova.
 
Eu também comecei a usar o HTML5 no Youtube quando apareceu, mas já não me lembro qual foi a razão por ter desistido dele. Vou voltar outra vez a ele, e logo digo qualquer. Pode ser que diminua aqueles erros do flash e afins.
 
Mas quem quiser pode mudar para o player HTML5, aqui:
https://www.youtube.com/html5

Nessa página, são mostrados os formatos existentes no youtube e a capacidade do browser de os reproduzir.
No caso do Firefox, é mostrado que o browser não suporta "Media Source Extensions", "MSE & H.264" e "MSE & WebM VP9", logo não vai disponibilizar essas opções impedindo que algumas funcionalidades do youtube não sejam utilizadas no Firefox. Por exemplo, não é possível seleccionar algumas resoluções dos vídeos.

Na verdade o Firefox suporta essas funcionalidades mas não vêm activadas de origem pois a Mozilla acha que ainda não estáveis o suficiente. No entanto, já uso à algum tempo e não notei nenhum problema.

Para activar essas funcionalidades, vão ao about:config e mudem de false para true os valores:
media.mediasource.enabled
media.mediasource.webm.enabled

Mais informações
 
Nessa página, são mostrados os formatos existentes no youtube e a capacidade do browser de os reproduzir.
No caso do Firefox, é mostrado que o browser não suporta "Media Source Extensions", "MSE & H.264" e "MSE & WebM VP9", logo não vai disponibilizar essas opções impedindo que algumas funcionalidades do youtube não sejam utilizadas no Firefox. Por exemplo, não é possível seleccionar algumas resoluções dos vídeos.

Na verdade o Firefox suporta essas funcionalidades mas não vêm activadas de origem pois a Mozilla acha que ainda não estáveis o suficiente. No entanto, já uso à algum tempo e não notei nenhum problema.

Para activar essas funcionalidades, vão ao about:config e mudem de false para true os valores:
media.mediasource.enabled
media.mediasource.webm.enabled

Mais informações
Eu o mediasource já tinha colocado true para obter os 60fps, mas o webm não sei o que é. Qual a funcionalidade?
 
O webm é um codec de vídeo alternativo ao h.264.

A google comprou um codec de video chamado VP8, rebaptizou-o para webm e tornou-o opensource. A ideia era que fosse adoptado como um standard na reprodução de vídeos em html5 pois o h.264 é proprietário e alguns browsers não o adoptaram devido ao pagamento de royalties. Eu não tenho a certeza de como estão as coisas neste momento mas penso que o Firefox não traz esse codec embutido, podendo no entanto reproduzir vídeos nesse formato se existir esse codec no sistema operativo (quer venha de origem ou tenha sido instalado pelo utilizador).

Na verdade, ao activar isto não traz grandes vantagens para o utilizador, apenas dá a indicação (neste caso o youtube) que também suporta este codec.

EDIT: Ao activares o webm, o youtube vai passar a usar esse codec em vez do h.264 (mp4). Podes testar para verificar se funciona melhor ou pior do que o H.264 e depois activas ou desactivas essa opção consoante o resultado do teu teste.
 
O webm é um codec de vídeo alternativo ao h.264.

A google comprou um codec de video chamado VP8, rebaptizou-o para webm e tornou-o opensource. A ideia era que fosse adoptado como um standard na reprodução de vídeos em html5 pois o h.264 é proprietário e alguns browsers não o adoptaram devido ao pagamento de royalties. Eu não tenho a certeza de como estão as coisas neste momento mas penso que o Firefox não traz esse codec embutido, podendo no entanto reproduzir vídeos nesse formato se existir esse codec no sistema operativo (quer venha de origem ou tenha sido instalado pelo utilizador).

Na verdade, ao activar isto não traz grandes vantagens para o utilizador, apenas dá a indicação (neste caso o youtube) que também suporta este codec.

EDIT: Ao activares o webm, o youtube vai passar a usar esse codec em vez do h.264 (mp4). Podes testar para verificar se funciona melhor ou pior do que o H.264 e depois activas ou desactivas essa opção consoante o resultado do teu teste.
Ba verdade não vou mexer. Está ativado o html5 pelo youtube e mediasource pelo about:config. Depois tenho o flashbloc e youtube all html5 e para desde ontem não tenho tido crash nenhum. Vou aproveitar enquanto funciona bem. Se por acaso os problemas voltarem eu ativo isso.
 
Eu também comecei a usar o HTML5 no Youtube quando apareceu, mas já não me lembro qual foi a razão por ter desistido dele. Vou voltar outra vez a ele, e logo digo qualquer. Pode ser que diminua aqueles erros do flash e afins.

Não sei se foi esta a razão, mas quando estou em Theater mode aquilo come-me um bocado da linha do buffering. Ou seja, estás a ver um vídeo de 5 minutos, e aquilo só te aparece até aos 3.
 
Última edição:
Boas,
nao sei se este é o local mais correcto para este assunto.

E assim:
Já ha muitos anos que uso o Firefox, mas nos últimos meses, tem-me acontecido haver aleatoriamente pequenos momentos em que o FF fica paralisado durante alguns segundos, quer com 5 ou 6 separadores, quer com mais separadores. Estes flashes de paralisações tornam o PC lento.
Sei que o PC, que tenho ja nao e propriamente o ultimo grito, mas este comportamento nao e normal, mais a mais quando ha 6 meses criei um perfil totalmente novo (altura em q formatei e fiz uma instalação limpa do Windows). Dei me ao trabalho de instalar todas as extensões e de as configurar.
Do perfil antigo apenas ''aproveitei'' os bookmarks (favoritos), ja por forma a excluir um perfil ja com muito lixo, por isso criei o novo.
Mas mesmo assim estes flashes de lentidão continuaram.

Em Jan deste ano decidi mudar do Win7 para o Win_8.1, no entanto mantive o mesmo perfil (copiei e repus a pasta de perfil), mas mesmo assim os flashes de lentidão continuam.


Nao bastava ja estes flashes de lentidão, como ando a suspeitar que a grafica ja teve melhores dias.
Por vezes na situação de alternar de separadores, assim que entro no respectivo separador, sou brindado ainda que por poucos segundos por areas escuras (vou tentar tirar um printscreen, para se perceber melhor)

Chega me a consumir cerca de 1.2Gb de ram, a ram é para ser usada, e eu tenho 4Gb de ram.
Embora quando este valor surge nota-se o sistema lento.
Devo de dizer que o meu PC e usado em 95% para Internet/Multimedia.
Nao uso progs pesados. Conflitos de hardware nao tenho, e o sistema esta limpo com actualizações em dia, quer do WIndows, quer do FF.


Se usar o Google Chrome, nada disto acontece, mesmo tendo muitos separadores abertos, e inclusive a consumir mais ram. mesmo a consumir mais ram, nao noto o sistema lento, comparativamente ao FF, que basta uns 900Mb de ram que ja se nota lentidão no sistema.
Nao estou a querer mudar de browser, estou muito habituado ao FF e as extensões. Sei que no Chrome tambem se pode usar extensões.
So mesmo em ultima instância mudarei para o Chrome.

Parece haver aqui um padrao no FF (ao ser usado o Chrome, nao acontece):
- a lentidão so acontece quando uso o FF (sao paralizações que impossibilitam mandar fazer qualquer coisa ao, como fechar um separador, ou ate minimizar a janela)
- as areas a negro quando alterno de separador.

Uma coisa que vou fazer em breve, é dar uma manutenção ao PC.
Verificar (trocar) pasta termica no CPU, e verificar tambem a grafica, isto porque a grafica (Geforce 6600) tem outro dissipador, na altura troquei porque o dissipador de origem fazia grande barulho, e incomodava.
Se bem que esta manutenção, nao deve ser por aqui, a resolução do problema.

Resta-me concluir que existe alguma coisa no FF que original a lentidão, e aquela historia de me aparecer areas a escuro quando alterno de separador.
O quê, é que nao estou a ver o que possa ser.

Desculpem a extenção do post, mas tinha de detalhar tudo correctamente.

Obrigado.
 
Vê nas opções se tens a opção de Hardware Acceleration activa. Se sim tira o pisco e testa, se não coloca o pisco e testa.

O que estas a fazer no Firefox quando acontece essa lentidão? Eu sentia a mesma coisa quando tinha vídeos do YouTube em background a tocar. Na altura alterei as opções que falei em cima e desde então nunca mais senti esse problema.

Quanto à thread acho que existe uma para tirar dúvidas sobre o firefox, um moderador que coloque isto lá sff :)
 
Acontece aleatoriamente, em qualquer site que seja.
A opção que falas estava activada. Desactivei, vamos ver o que acontece.

Extensões tenho 12, e ja as desactivei para ver o que acontecia, e igual...
Quanto ao topico existente para duvidas, tens razão, vou apagar os meus daqui e colocar la. Se quiseres fazer o mesmo.
 
Back
Topo