Qual é a pior parte de ser um desenvolvedor web em 2015?

CabrestoSexy

Power Member
Boas pessoal desta grande comunidade <3

Bem eu vi esta "discussão/debate" num forum estrangeiro, e achei bastante interessante traze-la para aqui :)
Acho que vai sair daqui coisas interessantes sobre a opinião de cada um, eu pessoalmente gostei de participar e acho que vai haver aqui muita gente que tambem vai gostar :D

O tema é exatamente o que está no topico :D
 
Não sei se é propriamente uma "pior parte", mas a quantidade de escolhas pode ser esmagadora. Eu programo em Python, mas gostava de saber mais do mundo Javascript (Node.js, Angular, Dart), ou o que se anda a fazer em PHP, Go, Haskell, etc... Mesmo dentro do Python, tendo a usar Django mas quero aprender muito mais sobre outras maneiras de fazer as coisas (Werkzeug, Flask, SQLAlchemy, etc). Não há tempo suficiente para tudo e às vezes é difícil saber em que direção ir.

Outro problema são as plataformas de desenvolvimento e deployment. Neste momento uso Vagrant para desenvolvimento, com máquinas virtuais, e deployment em VPS, mas há montes de Platforms as a Service (Heroku, Amazon, OpenShift, etc) e coisas como OpenStack, Docker, CoreOS, NixOS... Mais uma vez, escolhas sem fim. Claro que isso não é mau, muito pelo contrário, mas faz-me sempre pensar se daqui a um ano me vou arrepender de ter decidido por uma ou outra tecnologia.
 
O que tem 2015 de especial?
A única coisa que eu nao gosto, é a quantidade de bibliotecas de JS que existem.
Eu preferia que todos trabalhassem em conjunto em vez das 87234 bibliotecas existentes.
Actualmente qualquer projecto web-based tem uma quantidade absurda de ficheiros .js :\

Eu fui de férias, ainda a trabalhar com jquery. quando voltei de férias AngularJS era a norma. Actualmente tenho medo de ir de férias por mais que 3 dias
 
1. O facto de que ainda falta quase um ano até ao natal.
2. O facto de que SÓ falta quase um ano até ao natal, e ainda se usa IE8 and bellow.
 
clientes com IE9 ou inferior..... especialmente qd desenvolvo webapps. de resto, preferia q saissem menos frameworks de js.. gosto da diversidade mas já são demasiadas...
 
O pior são as 12039012 correntes que existem, tanto em termos de CSS como JS.

É a loucura, todos os dias acordamos e existe uma framework nova. Eu continuo preso ao jQuery, embora haja outras que definitivamente devem ser mais interessantes. Manteres-te actualizado é o mais dificil, teres tempo para além de te manteres actualizado poderes experimentar e ver por ti proprio as melhores opções já é utopia.
 
O pior são as 12039012 correntes que existem, tanto em termos de CSS como JS.

É a loucura, todos os dias acordamos e existe uma framework nova.

Em termos de utilização, quanto mais ferramentas houverem, melhor, porque não és obrigado a experimentares todas elas e podes sempre escolher a que mais preferes. O único problema secundário que eu vejo, é quando a framework é utilizada por tanta gente que é mais díficil encontrar informação especifica sobre a linguagem do que da framework (exemplo: tutoriais/exemplos em JavaScript/jQuery) e tornar-se quase como uma "praga".
 
A grande dificuldade para mim é o estar atento às mil formas de fazer a mesma coisa. Tentar simplificar ao máximo todo o código escrito, de forma a poder re-escreve-lo daqui a 1ano para suportar aquela função x ou y.


Ter medo de dizer abertamente que gosto de usar css inline quando tenho apenas uma linha dentro da classe.
 
Back
Topo