Artigo/Análise Valores duma linha em ADSL

Bom dia pessoal, eu sou novo aqui no forum. Cheguei aqui depois de muita pesquisa sobre atenuação e SNR.
Minha duvida é a seguinte, entro em contato com a oi pedindo o aumento da velox de 2mb para 5mb, a resposta que eles me dão é que o meu sinal não é fraco, por isso não podem aumentar a velocidade. Os dados atenuação e SNR da minha linha são:

Atenuação da Linha (Up/Down) [dB]: 25.5 / 40.7
Margem SR (Up/Down) [dB]: 25.0 / 7.5

Pela minha interpretação, estes dados não estão ruins(isto se eu não estiver enganado), será que existe algum outro empecilho para eles alegarem sinal ruim? pois veja bem, estou um com um plano de internet + telefone que me oferece até 5mb de velocidade. E a mais de 1 ano que peço o aumento eles negam. Ou seja, para eles é vantagem me manter com 2mb e eu pagando por 5mb. O restante da minha banda eles vendem para outra pessoa.
 
Faltam o valor do sincronismo para uma análise mais correcta. Mas assim por alto, upload dá mais, download nem por isso.

Como dizes que tens 2Mb, com essa atenuação não é muito normal, o que pode indicar algum problema na linha.
 
Estás muito longe da central, não vai dar mesmo... Espanta-me como nesta altura ainda há pessoas com velocidades tão baixas (também já passei por isso).

No teu lugar, se não tivesse perspectivas da melhoria do serviço, optava por experimentar 4G. Se tiveres cobertura, será certamente melhor que isso.
 
Boas, estou com estes valores.

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 12.287
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [MB/GB]: 817,89 / 45,35
spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,1 / 19,1
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 14,4 / 28,0
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 14,6 / 17,1

Sabem se isto estica aos 15? Os 15 são a classe tecnica logo depois dos 12, certo?
 
Voces desculpem, mas esta thread já esta confusa e andei a ler os 1ºs posts e nao percebi nada!
Ultimamente a minha net esta muito mas muito fraca, tenho um tecnicolor TG784n v3 e o pacote adsl de 24.
Existe alguma coisa que se possa fazer?

Informações sobre a ligação

spacer.gif

Tempo desde o estabelecimento da ligação: 12 dias, 6:45:21
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 16.383
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]: 1,57 / 14,30
Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,1 / 19,0
Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 13,9 / 22,0
Margem SN (Up/Down) [dB]: 15,6 / 11,3
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
spacer.gif

Erro em segundos (local/remoto): 20.128 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 20.875
Erros de HEC (Up/Down): 0 / 124.720
 
Pronto, lá vieram os técnicos cá a casa passar cabo de rede para o meu quarto e já não uso o PLC e agora tenho isto muito mais estável.
Também meteram um router dos novos e agora foi feita a alteração para os 15Mb como tinha perguntado anteriormente.

São estes os meus valores agora:

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 15.295
spacer.gif

spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,1 / 19,1
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 14,9 / 29,0
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 16,8 / 12,9
 
Ainda dava para os 16Mb, mas também não ganhas muito com isso, e se queres máxima estabilidade é melhor continuares com os 15Mb.
 
O técnico tinha um "PDA"?! com as diferentes classes técnicas, e depois dos 15 só tinha 20. Estive lá a ver





Edit: Liguei para o 16209 e pedi para testarmos com os 16mb e deu.

Estou com estes valores:

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 16.383
spacer.gif

spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,1 / 19,1
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 14,9 / 29,0
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 16,0 / 11,0

Já estava habituado a ter 12mb com 9.9/10 de ruído..
Sempre a viver a vida no limite :002:
 
Última edição:
Boas,

Pedia aqui ajuda a quem puder. Instalaram uma central remota a pouco mais de 500m da minha casa e estou com os seguintes valores:

Informações sobre a ligação
spacer.gif

Uptime do sistema: 0 dias, 0:28:21
spacer.gif

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
spacer.gif

Largura de banda (Up/Down) [kbps/kbps]: 1.023 / 15.295
spacer.gif

Dados transferidos (enviados/recebidos) [GB/GB]: 7,59 / 467,34
spacer.gif

Potência de Saída (up/down) [dBm]: 12,1 / 19,3
spacer.gif

Atenuação na linha (Up/Down) [dB]: 5,9 / 10,0
spacer.gif

Margem SN (Up/Down) [dB]: 14,9 / 10,6
spacer.gif

SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
spacer.gif

Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
spacer.gif



Inicialmente estava sincronizado a 1.023/16.383 e agora nem isso. Vejo aqui pessoal com atenuação perto de 30db a ter estas velocidades. Desliguei agora o telefone do 16509 e dizem que fazem os testes deles e que não detectam nenhuma avaria. Quando os confronto com a baixa atenuação, vêm com histórinhas.

Estou fidelizado e não os posso mandar passear para já, o que posso fazer!?!?

Cumprimentos,
 
Em condições normais essa atenuação quase que dava para teres 24Mb e é estranho a velocidade ter descido se te ligaram a uma central mais próxima... Os valores em si estão bons, agora a qualidade dos cabos de cobre que passam aí é que talvez não seja muito boa. Ou isso ou alguma avaria ou limitação na linha.

Tenho mais do dobro da tua atenuação e tenho a mesma velocidade que tu.
 
rubenfmsilva, caso os cabos fossem fracos, a atenuação ressentir-se-ia, certo?

Estes cabos, quando ligados na central antiga a quase 3km de distancia, aguentaram muito tempo a linha em 11.900 Kbps!!
Também acho que há alguma avaria na linha e desconfio mais concretamente, de uma caixa de ligação que fica mais ou menos a meio que está cheia de musgo por cima. Os cabos da central até essa caixa de ligação foram todos novos ao ligarem a nova central.
 
Pode não ressentir-se. A atenuação é sempre fixa pois está relacionada com a distância (salvo avarias graves), a espessura e qualidade do cabo é que influencia o alcance do sinal.

Mas pelo que dizes, no teu caso parece ser diferente, pode ser isso mesmo da tal caixa porque se os cabos são novos só faria sentido que o serviço melhorasse.
 
Mas como devo proceder para conseguir que enviem uma equipa para averiguar? Como ultrapassar a primeira linha de atendimento que se limita a fazer os testes remotos?
 
Não te sei dizer, é complicado, porque como disse antes a linha está boa (apesar de a velocidade que podias apanhar estar muito aquém) e eles vão sempre pegar por aí... Podes continuar a insistir, assim talvez consigas que venha uma equipa ver as ligações exteriores. Diz que antes tinhas mais velocidade e com essa mudança saíste a perder...
 
Back
Topo