Licenciatura Design e Multimedia vs Engenharia Informática

sims019

Membro
Antes de mais, eu não sabia ao certo onde colocar a mensagem, portanto se estiver no tópico errado, peço desculpa e agradecia que a moderação me avisasse e movesse para o local correcto.

Agora quanto ao assunto. Eu estudei em Coimbra no curso de enfermagem, mas, após o segundo estágio, dei-me conta que não conseguia fazer aquilo o resto da minha vida, por diversas razões. Então pesquisei e cheguei a dois cursos que me interessavam. Design e Multimedia, em Coimbra, e Engenharia Informática, no mesmo local. Sendo sincera, até me interesso mais pelo primeiro.
Então estive a fazer umas pesquisas e cheguei à conclusão que emprego em Design e Multimedia é muito complicado devido à quantidade de pessoas formadas. Isto em Portugal. Quanto ao segundo, não tive oportunidade de falar com ninguém da área. No entanto, tenho em mente tirar os dois já que um complementa o outro, apenas não me consigo decidir pela ordem mais correcta.
Será que alguém, que conheça ambos os cursos, poderia dar-me uma abordagem a cada um, dizer-me como está o emprego, principalmente no exterior, o salário, etc.. Sinceramente, não sei em qual me candidatar primeiro.
Espero por opiniões e obrigada desde já.
 
Em portugal ser designer está dificil e ser informatico está "facil". Se fores bom no que fazes vais sempre ter trabalho.
Se queres dinheiro à grande engenheira informatica sem duvida.
Um familiar meu está em engenharia informatica e vai entrar para doutoramento no proximo ano e ja saca grandes notas €€€ so estando a estudar. Ja recebeu propostas e propostas de +2000/mes. Na alemanha sei que pagam mais que o dobro.
O rapaz passa a vida a programar e a explorar coisas novas. Por isso se fores muito bom tens mt sucesso.
Em design nao posso falar do mesmo.. So no estrangeiro é que pagam algo de jeito. Em portugal querem tudo ao desbarato.
 
Não é bem assim, eu estou em Comunicação Multimédia e tenho no meu curso quem trabalhe como freelancer e ainda "saque" umas boas massas e tem muito trabalho. Essencialmente é preciso ser bom e dedicado, no meu caso, como ainda não sei muito, não te posso opinar de uma forma mais concreta.

Eu tenho um primo em Engenharia Informática e as diferenças penso que estarão (esquecendo os salários e isso porque é preciso gostarmos do que fazemos):
1- Queres programar? Escrever aqueles códigos, mexer nos pc's... - Engenharia Informática
2- Queres trabalhar com Photoshop, Ilustrator, CorelDraw, aprender umas coisas sobre fotografia ou vídeo? - Multimédia

Depende também da zona onde procuras trabalho e também é preciso sorte. (Esta parte é verídica pois tenho outro primo com uma licenciatura idêntica e passou por isso).

Tem em atenção as cadeiras que lá encontras e vê se enquadra com os teus gostos/capacidades.

Espero ter ajudado.
 
Em portugal ser designer está dificil e ser informatico está "facil". Se fores bom no que fazes vais sempre ter trabalho.
Se queres dinheiro à grande engenheira informatica sem duvida.
Um familiar meu está em engenharia informatica e vai entrar para doutoramento no proximo ano e ja saca grandes notas €€€ so estando a estudar. Ja recebeu propostas e propostas de +2000/mes. Na alemanha sei que pagam mais que o dobro.
O rapaz passa a vida a programar e a explorar coisas novas. Por isso se fores muito bom tens mt sucesso.
Em design nao posso falar do mesmo.. So no estrangeiro é que pagam algo de jeito. Em portugal querem tudo ao desbarato.

E sabes dizer-me como está, mais ou menos, no estrangeiro? Porque, por exemplo, no reino unido também já me disseram que há muitas pessoas para fazer o mesmo e que está complicado..


Não é bem assim, eu estou em Comunicação Multimédia e tenho no meu curso quem trabalhe como freelancer e ainda "saque" umas boas massas e tem muito trabalho. Essencialmente é preciso ser bom e dedicado, no meu caso, como ainda não sei muito, não te posso opinar de uma forma mais concreta.

Eu tenho um primo em Engenharia Informática e as diferenças penso que estarão (esquecendo os salários e isso porque é preciso gostarmos do que fazemos):
1- Queres programar? Escrever aqueles códigos, mexer nos pc's... - Engenharia Informática
2- Queres trabalhar com Photoshop, Ilustrator, CorelDraw, aprender umas coisas sobre fotografia ou vídeo? - Multimédia

Depende também da zona onde procuras trabalho e também é preciso sorte. (Esta parte é verídica pois tenho outro primo com uma licenciatura idêntica e passou por isso).

Tem em atenção as cadeiras que lá encontras e vê se enquadra com os teus gostos/capacidades.

Espero ter ajudado.

Sim, já ouvi dizer que como freelancer ainda se faz algum dinheiro, mas e questão de trabalho fixo?

Sim, também pensei que fosse algo assim do género e, sem dúvida, e apesar de gostar de ambas as áreas, enquadro-me mais em multimedia. Mas tirar uma licenciatura que goste para depois não ter trabalho também é complicado. Sabes como estão as perspectivas de emprego no estrangeiro?
 
Sim é verdade Ruben, ser freelancer pode dar bom dinheiro mas é como disse tens q ser bom para ter clientes constantes.

Em relação as cenas no reino unido nao faço ideia, o meu familiar vai para a alemanha so sei do que me disse por la.
E sobre trabalho fixo em portugal nao rende muito salário. Mas podes sempre fazer uns trabalhos para fora como freelancer para ganhar um extra
 
E achas que sendo bom se conseguia algum trabalho fixo pelo estrangeiro? A minha intenção é mesmo sair de Portugal e ir para sitios novos, mas para isso um trabalho fixo ajudava.
 
Eu aconselhava a de Informática (engenharia informática) porque aí conheces "a Besta" e depois "domina-la", entendes o Ferrari e de vez em quando pegas no Mini.

Saber programar vai dar-te todas as outras oportunidades, tu escolhes.
 
Eu aconselhava a de Informática (engenharia informática) porque aí conheces "a Besta" e depois "domina-la", entendes o Ferrari e de vez em quando pegas no Mini.

Saber programar vai dar-te todas as outras oportunidades, tu escolhes.

Belos exemplos ahah

Obrigada a todos, de verdade. Agora vou ponderar bem e ver o que será melhor.
 
Não sou licenciado em nenhuma das áreas, mas conheço amigos que o são em eng informática e em multimédia e do que sei recomendava sem sombra de duvidas eng informática. Alias não tenho nenhum amigo de informática (e são muitos) desempregado e tenho alguns de multimédia que vão fazendo uns trabalhos de vez em quando.
 
Back
Topo