AMD 300 SERIES GPUs: R9 390X, R9 380X, R9 370X and AMD FURY, FURY X

Porque o departamento e desenvolvimento ATI esta trabalhar bem e parte CPU menos bem. A AMD tive o capital da NVIDIA ou da Samsung fazias coisas boas mas veremos com nova plataforma zen será futuro da AMD.
 
É relevante mencionar isto:



A AMD está com um marketshare all time low desde 2003. 24%? ouch.

É claro que há pressão de investidores em lançar hardware para tentar dar a volta à situação. O Graphics Market (ler: desktop PC cards) é um mercado mais pequeno do que já foi com os portateis a tornarem-se o standard do que quem quer um PC compra e com todo o burburinho do mundo "post-pc" representado por smartphones e tablets (onde a AMD também não tem expressão - ainda; entre outros factores por terem sido estupidos o suficiente para vender a equipa mobile e a sua variante R5xx/VLIW à Qualcomm, que com ele fez os Adreno's - DOH).

Mas por muito que o mercado de venda de boards esteja provavelmente num all time low, ele ainda assim representa um potencial volume de negócios chorudo (especialmente no high end, onde a Nvidia parece ter sucesso com as Titan), com a ATI/AMD a nunca ter conseguido dentar o mercado das Quadro (high-end profissional) representação débil aqui é outra batalha perdida e pode bem levar a, se as próximas gerações high end não singrarem a marca focar-se em gráficas middle end para baixo, como fizeram nos CPU's.

E por outro lado há rumores de que a Samsung está a considerar uma aquisição. Até faz sentido, perante a conjectura e como o carrousel está a andar quando decidirem avançar poderão até ter preço de saldo.

Ou melhor, se o interesse é real, aposto que estão precisamente à espera desse eventual tombo na bolsa. Tal aquisição, se algum dia suceder não me cheira bem, mas é melhor que a alternativa que é uma AMD não competitiva tanto em CPU's como GPU's.
 
Outra vez a história da Samsung?

Se os últimos lançamentos de GPU, excluindo a 285 por razões óbvias, foi no ínicio de 2014, e a Nvidia lançou uma nova linha no Q3 de 2014, qual é o espanto mesmo?

Em relação ao mercado profissional, uma vez resolvido o problema de a maior do software ser desenvolvido em CUDA, e a AMD ter trabalhado com várias das empresas na adopção de OpenCL 2.0 e certificação, graças também aos contratos com a Apple do Mac Pro e do iMac 5k (Tonga XT), a AMD tem vindo a recuperar terreno.

AMD's share of professional graphics hardware shipments climbs again, on the back of FirePro shipments to Apple
Q2'14 marked the third quarter of shipments for AMD FirePro professional graphics products in Apple's recently revamped Mac Pro, and FirePro numbers continued to climb as Apple's premier professional platform ramped. With 74% of units shipped bearing its Quadro brand, Nvidia still commands the lion's share of the market, but AMD took another few points of market share in the quarter to rise to 25.0%.

http://jonpeddie.com/press-releases...breaks-out-to-record-setting-quarter-in-q214/
 
Outra vez a história da Samsung?
A história da Samsung, com fundamento ou não, não vai sair de cena tão cedo a não ser que haja uma inversão de tendências.

A Samsung quer competir com toda a gente, de preferencia com tecnologia inhouse, neste momento estão quase a competir com a intel em termos de foundry... Mas falta-lhes terem desenhos de CPU e GPU in-house, deles e não há muitas empresas que os deixem usar os deles.

Isso está a prejudicá-los contra a Qualcomm que é para todos os fins e propósitos um competidor (não usa a foundry deles por isso está excluido de figurar em todos os produtos Samsung), bem como a AMD e Nvidia que planeiam investidas. Resta-lhes usar PowerVR's, porque são licenciáveis e os Mali's da ARM, porque tal como os CPU's ARM... também o são.

A Samsung ter motivos para comprar a AMD (ou um pedaço dela) desde que seja a um bom preço não são ficção, o interesse actual qualquer mas fala-se disso porque de um ponto de vista conjectural não é completamente lunático. Pode até ser verdade mas muita coisa que é verdade hoje ou faz sentido hoje pode não fazer dentro de uns meses.

Facto é que o quadro que pintei não é alarmista, a AMD está a focar-se muito no não high-end onde *por acaso* aparentemente até não têm muitos problemas em competir actualmente, mas se a Nvidia se saísse com algo que os distancie do que a AMD tem para oferecer uma geração que seja e isso exigir muito R&D da AMD não sabes se iriam alocar esse orçamento, estamos a chegar a esse ponto. De facto podem já estar a sofrer cortes ou focar a equipa de engenheiros noutro sitio (mobile, mobile, mobile), daí a demora a lançar esta fornada de chips. Não sabemos, mas pintar a conjectura que pintei não é desapropriado.

Nem tão pouco seria inédito, a AMD atirou a toalha no que toca a competir contra a intel afinal de contas.
Se os últimos lançamentos de GPU, excluindo a 285 por razões óbvias, foi no ínicio de 2014, e a Nvidia lançou uma nova linha no Q3 de 2014, qual é o espanto mesmo?
O espanto é a tendencia. Isso são números até ao fim de 2014, mas podemos dizer que pouco a pouco e não obstante muito bons GPU's e pricing, a marca está em declinio em algum tempo com todas as retomas a fixarem-se em pontos mais baixos que as retomas anteriores. entenda-se, 30% não é bom, raios, se o produto deles for melhor que a da concorrencia, 50% que fosse não era bom. Tiveste marcas com mais marketshare do que 30% a lixarem em mercados onde viram que não podiam ser líderes de mercado para se focarem em sectores onde tinham mais hipóteses de o ser.

Está a gerar-se uma situação de monopólio, onde a Nvidia se pode dar ao luxo de fazer overprice às coisas e tirar mais lucro por unidade, além de vender mais. E isso é a receita de sufoco para a AMD, vendem as coisas com menos margem e vendem menos.
Em relação ao mercado profissional, uma vez resolvido o problema de a maior do software ser desenvolvido em CUDA, e a AMD ter trabalhado com várias das empresas na adopção de OpenCL 2.0 e certificação, graças também aos contratos com a Apple do Mac Pro e do iMac 5k (Tonga XT), a AMD tem vindo a recuperar terreno.
Se achas que a Apple ainda tem mercado empresarial depois de ter passado anos sem actualizar o Mac Pro a sério (3 anos que se ficaram-se por CPU's Nehalem e Westmere, sem mexer nas gráficas também, que não eram nem Quadro nem Fire Pro), terem acabado com o Xserve em 2011 e estupidificado o Mac Mini, estás a ser tão delusional como alguns fãs Apple.

A Apple no segmento profissional é uma novelty, um brinquedo caro, tem um mercado nicho certo está certo... É bom para a AMD ter esse contrato, mas diga-se que... Caso não tivessem a grafica que vinha ou era Nvidia ou AMD não empresarial, só a AMD as faz suficientemente baratas para a Apple as "oferecer" na configuração base. Nunca tiveste uma Quadro a vir na configuração base de um Mac Pro. (e isso diz muito sobre a seriedade do modelo Pro da empresa)

E o novo Mac Pro também há está desactualizado, aquela maravilha é Ivy Bridge-E, já sairam os Haswell há bem mais de um ano e já só se fala dos Skylake, e a Apple nada. Devem fazer esta segunda revisão mas para algo profissional e competitivo? Simplesmente não são.


O mercado empresarial demora anos a mudar, interessa-lhes mais que o fabricante tenha fama de funcionar do que ter mais 3 gigaflops e é menos influenciado pela Apple do que todos os outros, lá por a apple fazer caixotes do lixo com acabamento glossy não viste uma subita corrida a fazer algo parecido, não faz sentido para o universo das racks e maravilhas arrumáveis a um canto, no segmento empresarial o design só serve um propósito, ser o mais discreto e não cansativo possivel e... Resistir.

Se me disseres que toda a gente agora quer Fire Pro nos seus computadores... Isso é uma coisa, agora dizeres-me que a Apple os meteu no Mac Pro... Isso diz-me muito pouco.
 
Última edição:
A resposta está no post anterior: suporte!

Dado que antes do lançamento do GCN a presença no mercado profissional era simbólica, os produtores de software (ISV) já que tinham apenas oferta da Nvidia, usaram as ferramentas de desenvolvimento deles, o CUDA, não iam usar o OpenCL.
Quando a AMD lançou o GCN e apresentou uma estratégia com pés e cabeça para a linha Firepro, havia hardware, havia estratégia, mas a maioria do software usava soluções proprietárias da concorrência, e que motivos é que eles tinham para alterar tudo?

A coisa só pegou com a AMD a conseguir o negócio do Mac Pro, aí e com a saída do novo OpenCl 2.0, a AMD passou a trabalhar com a maioria dessas empresas na implementação do mesmo, e claro na certificação das drivers. E isto ainda é algo que está continuamente a ser implementado, como podes ver:

http://www.fireuser.com/

Claro que se fosse possível contratar mais developers e disponibilizar mais meios era óptimo, mas a situação é o que é, e há que defenir prioridades.
 
Como estava a dizer acima... O mercado profissional/empresarial demora 5 anos a inverter tendencias realmente, raramente demora menos que isso. Tens muitos exemplos disso e das dificuldades que empresas tiveram em penetrá-los, garanto-te que o mercado aí não vai fazer favores nenhuns à AMD. O que lhes fará favores é terem mais performance bons drivers e serem consistentes.

Coisas que é bom que não estejam a ser desgoradas agora mas muitos quererão esperar para ver se continua assim ao longo de um periodo mais longo de tempo. Até no segmento de consumidores comum tens muita gente com más experiencias com o software/drivers AMD e isso não os tem favorecido em releases recentes. Há males que vêm de trás, seja o consistentemente não-tão-bom como o consistentemente mau.


Podes estar a ver alguma aceitação, maioritariamente pelo price-point acessivel mas é bem mais provável que a AMD desista de rachar esse mercado antes da agua furar a telha realmente - quem faz as decisões e analisa mercado tem sempre essa postura perante empresas que estão a tentar afirmar-se, porque é verdade, é fácil perderes a moral quando os teus resultados estagnam, a maior parte das empresas, tal como a maior parte dos indivíduos não pensam a longo prazo, curto... médio, no máximo. Até porque o management pode mudar a qualquer altura.

E até lá tens boas estatisticas de sinais positivos, incrementos de marketshare num mercado onde a AMD simplesmente não vendia (um aumento relativo, face a não vender nada é sempre expressivo em percentagem), mas a realidade do mercado continuará a ser Nvidia, não há como dar a volta a isso.

E... dito isto, o segmento empresarial não representa o maior mercado que estas marcas têm para os seus produtos, não justifica arquitecturas feitas de propósito para eles, por exemplo... A tiragem é pequena demais, a Nvidia opta antes por vender Quadros com segmentos cortados como gráficas consumer.
 
As únicas placas lançadas no inicio de 2014 foram a high end Hawaii (290/X) e low end Bonaire (260/X), tudo o resto entre elas que é onde está a maioria do mercado, é rebrand.

Eu sei que a entrada no mercado profissional demora tempo, daí ter dito que apenas agora recentemente se notar uma inversão, o negócio da Apple ajudou apenas a dar visibilidade chamemos-lhe assim.

E ao contrário da Nvidia a aposta da AMD passa apenas por investir em software, os chips são exactamente os mesmos que são vendidos para particulares, pode prejudicar um pouco ambos os lados mas diminui largamente o risco, até porque a AMD não tem ainda mercado que justifique a criação de um chip de raíz como a Nvidia faz.

A verdade é que, mesmo não sendo ideal, começa pelo menos a ser opção, mesmo no mobile:
http://www.dell.com/us/business/p/precision-desktops?~ck=anav
http://www.dell.com/us/business/p/precision-m6800-workstation/fs
http://www.dell.com/us/business/p/precision-m4800-workstation/pd?~ck=anav
http://www.dell.com/us/business/p/precision-m2800-workstation/pd?~ck=anav

http://www8.hp.com/us/en/campaigns/workstations/certified-hardware.html
http://www8.hp.com/us/en/campaigns/workstations/workstation-ultrabooks.html?jumpid=ba_am45829qw7

http://www.fujitsu.com/pt/products/computing/pc/workstations/celsius-m740/index.html
http://www.fujitsu.com/pt/products/computing/pc/workstations/celsius-r930/index.html
http://www.fujitsu.com/pt/products/computing/pc/workstations/celsius-r940/index.html

alguns mais pequenos:
http://www.boxxtech.com/landing-pages/introducing-the-boxx-amd-firepro-w9100-ultra-workstation
http://tarox.de/index.php?id=3876

ainda não permite dar luta taco a taco, mas permite ir ganhando confiança e terreno.
 
E ao contrário da Nvidia a aposta da AMD passa apenas por investir em software, os chips são exactamente os mesmos que são vendidos para particulares, pode prejudicar um pouco ambos os lados mas diminui largamente o risco, até porque a AMD não tem ainda mercado que justifique a criação de um chip de raíz como a Nvidia faz.
A Nvidia não cria chips de raiz para o segmento pro, bloqueia-os sequencialmente.

Fazer chips para este segmento não faz sentido comercial, as vendas são baixas por isso os yields também seriam e isso sobe o preço do produto, mais vale ter todos os GPU's no mercado a serem Nvidia Quadro com features desactivadas.

Há bastantes casos de essa situação ser reversivel, antes por software e agora por hardmods. Durante um periodo eles até serravam partes do chip a laser, mas claramente abandonaram esse procedimento em anos recentes, quando passaram a diferença para além do firmware e passou a ser identificação fisica na board onde o chip está montado.

Os fabricantes oferecerem AMD como opção é um começo, mas depois ainda falta o cliente realmente ir nessa. Como referi isso é uma investida que demorará tempo a dar frutos e diga-se que a capacidade da AMD convencer com resultados fiscais negativos é limitada, especialmente quando são capazes de tomar decisões destas, efectivas imediatamente.
 
AMD Radeon R9 M385 High End Mobility GPU Benchmarks Leak Out – Tonga Core Rebranded
HardwareLeak 5 minutes ago by Usman Pirzada
AMD is preparing its 300 Series Mobility lineup as well, and the while there isn’t any concrete information about the flagship placement, the R9 M385 GPU will be the runners up in the high end spectrum. The Mobility Radeon R9 M385 GPU will probably have a brand new codename but is also going to be a Tonga rebrand. The GPU was recently listed on the website GFXBench (verified result) and has a plethora of benchmarks available for viewing pleasure.

Not an official AMD logo. @amd @WCCFTech

AMD Radeon R9 M385 gets listed on GFXBench – purportedly a Tonga rebrand
The benchmarks of the Radeon R9 M385 Mobility GPU can be found over at GFXBench.com. As is usually the case with GFXBench benches, the results are skewed in some unknown fashion and are mostly incapable of being compared. The GPU Info however does prove this to be a legitimate run as opposed to a faked benchmark. Since GFXBench was also the source where older AMD mobility GPUs have leaked, I am pretty confident about the authenticity of this one. Without any further ado, here are the benchmarks in question:

For anyone wanting some real benchmarks of the chip – I would like to refer them to benchmarks of the Tonga GPU, of which this is probably a full or cut die. As for why we think this is the Tonga GPU, that is because both the Tonga GPU and the Radeon R9 M385 have exactly the same Device ID: AMD6646.1. Ofcourse, the codename might change and optimistically speaking, it could be a better binned die with more efficient architecture revision. But in all probability, this is the Tonga chip.

This is, in a way, good news as well. This increases the probability that we might possibly be looking at a brand new flagship chip on the mobility side. The mobility side of things is usually neglected by both red and green, but while re-brands reign supreme, once in a while you get a refresh, and this is shaping up to be just that. The word so far is that AMD is planning to launch its next generation lineup of products at Computex 2015; and I reckon, that’s where we will hear more about the Radeon Mobility R300 Series as well.



Read more: http://wccftech.com/amd-mobility-radeon-r9-m385-flagship-gpu-benchmarks-leaked/#ixzz3XntEnEmP

http://wccftech.com/amd-mobility-radeon-r9-m385-flagship-gpu-benchmarks-leaked/
 
AMD Launching Fiji XT R9 390X And Fiji VR R9 395X2 Graphics Cards in June
HardwareLeakReport 1 hour ago by Khalid Moammer
AMD will reportedly be launching two, or more, new enthusiast class R9 300 series graphics cards in June based on Fiji XT and Fiji VR GPUs. Fiji is AMD’s upcoming enthusiast class GPU core that is slated to power a number of upcoming new high-end R9 300 series graphics cards this summer. This new information comes courtesy of Fudzilla who we consider to be a reliable source, thus the absence of a rumor tag.


Radeon R9 390X Concept by Videocardz.com



Still, we should make sure to mention that this news did not officially come from AMD.
AMD’s official word is that “new graphics launches” will be disclosed later this quarter and new graphics products will be launched in the second half of the year. The company doesn’t provide any more specific details on the matter.

With that in mind let’s get into the new information. According to Fudzilla there are actually at least two variants if not more of the Fiji GPU core. Fiji XT which we have known about for ages and a new Fiji variant. Fiji VR, this GPU core is suitably code named after Virtual Reality because it’s targeted to go in a dual-GPU graphics board. What’s the relation you may ask between VR and dual GPU cards.
Well earlier this year AMD launched a group of new graphics technologies to improve the virtual reality experience in almost every aspect. LiquidVR is a toolset of solutions that work to improve compatibility, programability, immersion and performance of VR.

One of the LiquidVR technologies that AMD announced was Affinity Multi-GPU.

Affinity Multi-GPU for scalable rendering, a technology that allows multiple GPUs to work together to improve frame rates in VR applications by allowing them to assign work to run on specific GPUs. Each GPU renders the viewpoint from one eye, and then composites the outputs into a single stereo 3D image. With this technology, multi-GPU configurations become ideal for high performance VR rendering, delivering high frame rates for a smoother experience.

The head of AMD’s graphics division Raja Koduri revealed in an interview with MaximumPC that in dual-GPU setups Affinity Multi-GPU can actually yield more than a doubling of performance in VR. And the technology not only works to improve performance but also significantly cut down on latency. So it makes sense that AMD would design a dual-GPU product optimized for VR. And Fiji being a high performance, super high bandwidth GPU happens to be a perfect fit.

AMD Fiji XT To Power A New Single GPU Flagship – Fiji VR To Power A New Dual-GPU Flagship
Assuming that AMD sticks to its current naming system the new single GPU flagship is likely to end up as the R9 390X while the dual GPU flagship as the R9 395X2. Fiji XT will allegedly be the first graphics card to feature stacked HBM. The new JEDEC High Bandwidth Memory SPEC is based on 3D stacked memory dies connected via TSVs, Through Silicon Vias to form a memory cube. The new graphics memory offers up to 4.5X more bandwidth vs GDDR5 in its first generation and up to 9X more bandwidth than GDDR5 in its second generation.



Leaked Liquid Cooling Shroud for Fiji Graphics Boards

Fiji XT will also allegedly be the first single-GPU product to feature both air and liquid reference cooling solutions. A previous leak indicates that the liquid cooling will be exclusive to a special WCE edition of the GPU while the regular versions will feature air cooling. We’ve been told that the air cooling solution actually features a new triple fan design and is not based on AMD’s current reference air cooling solution. AMD set a precedent when it launched the R9 295X2, the world’s fastest graphics card to date and the first ever graphics card to come with liquid cooling as standard. And it seems the company wishes to continue to push the envelope with more innovative GPU cooling solutions going forward with the R 300 series.

Below are the specifications for Fiji based on the WCE rumor. and the SiSoft Sandra database leak.

WCCFTech AMD Radeon R9 390X AMD Radeon R9 395X2 AMD Radeon R9 290X

GPU Code Name Fiji XT Fiji VR Hawaii XT
GPU Cores / Shaders 4096 2×4096 2816
Memory 4GB/8GB Stacked HBM 8GB Stacked HBM 4GB GDDR5

Memory Frequency 1.25Ghz 1.25Ghz 5.0Ghz
Memory Interface 4096 Wide IO 2×4096 Wide IO 512bit GDDR5
Total Memory Bandwidth 640GB/S 640GB/S per GPU 320GB/S
GPU Clock Speed 1.05Ghz~ 1.05Ghz~ 1Ghz~
Compute Performance 8.5TFLOP 17TFLOP 5.6TFLOP
Launch Price $699 ? $1499 ? $549


Read more: http://wccftech.com/amd-launching-fiji-based-graphics-cards-june/#ixzz3Xr8D2EwQ


http://wccftech.com/amd-launching-fiji-based-graphics-cards-june/
 
get
 
no caso da HD7990 acho que ela era dual-gpu...portanto, poderá aquilo indicar uma dual-gpu? ou uma single com um tdp/aquecimento bruto? ou simplesmente alguem viu uma hd7990 radeon e pensou que era uma nova grafica...lol
 
Já ando a dizer isso há não sei quanto tempo.
Aliás o que melhor define o conteúdo do mesmo são as duas letras inicias do nome do site -> WC.
 
Back
Topo