Alteração nas regras - Lojas

Status
Fechado a novas mensagens.

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Venho hoje expor-vos um assunto complicado, que já mereceu muitas horas de debate e meditação por parte do staff nos últimos meses.

Antes de mais, gostaria de começar com uma verdade de La Palice que me parece ser fundamental salientar;
Tomar decisões é difícil. Não tomar decisões, ou estar sempre contra qualquer decisão tomada é bastante mais fácil.
A este nível raramente existem escolhas sem desvantagens, não restando alternativa a quem tem que as tomar do que optar pela solução com melhor rácio entre vantagens e desvantagens.

Outra questão que gostaria de referir antes de passar ao cerne da questão, e para que a decisão seja entendida de forma clara e transparente, é a da relação da ZWAME e de mim próprio com as lojas de informática.
Nem a ZWAME nem eu individualmente, temos qualquer ligação com qualquer loja.

Todo o hardware que a ZWAME possuí para o seu funcionamento e que permite que por mês sejam vistas mais de 11 milhões de páginas (sem qualquer inflação provocado refresh automático ou outro sistema semelhante) foi pago.

Todas as reviews são feitas da forma mais isenta possível.
Todo o hardware que utilizo no meu dia a dia foi comprado.
Não houve qualquer patrocínio ou outra facilidade semelhante para a aquisição do Portátil, rato ou monitor que utilizo, ao contrário do que se poderia pensar.

Todos os que nos acompanham há mais tempo sabem que o único modo de manter a ZWAME tal como é hoje é através das receitas de publicidade.
Nos últimos tempos as coisas ficaram mais difíceis, a crise mundial e nacional afectou todas as empresas e a disponibilidade para investimentos em publicidade é menor.

Para além de tudo isto ainda sofremos problemas com o alojamento dos nossos servidores estando actualmente essa situação resolvida com o apoio inexcedível da PTisp.

Muitos dos pormenores da vida da ZWAME não podem ser partilhados, como podem perceber, apenas e só por questões de segurança.

Nos últimos meses, e apesar de não termos tido downtime, ocorreram algumas avarias em algum do nosso hardware.
Como facilmente se percebe, não podemos esperar que os RMA's sejam concluídos, e houve a necessidade de adquirir hardware de substituição, pressionando ainda mais a nossa tesouraria.

A nossa postura tem sido sempre a de servir o melhor possível a comunidade.
Temos consciência que uma das necessidades mais urgentes é a de se aconselharem onde comprar e se possível pelo melhor preço. Mas o fórum é muito mais do que isso.

Como sabem, até agora temos limitado os links mas permitimos as menções do nome das lojas.
O problema da actual situação é que, apesar de prestarmos uma ajuda preciosa aos membros e de permitirmos às lojas aumentarem as suas vendas, as mesmas não nos dão qualquer apoio, já que muitas das lojas mais mencionadas nunca gastaram qualquer cêntimo em publicidade na ZWAME, apesar do evidente retorno fruto da publicidade (gratuita) de que beneficiam.

Pelo atrás referido, e sob pena da existência da ZWAME como a conhecermos estar em risco somos obrigados a alterar algumas regras.

Assim, a partir do dia 1 de Maio todas as lojas que não façam publicidade connosco verão o seu nome excluído.

É, como imaginam, a decisão mais difícil que possivelmente já tomámos e estamos perfeitamente cientes dos transtornos que a mesma acarreta, mas não temos outra alternativa.
Caso contrário, é o presente e o futuro da ZWAME a ficar em causa e perante isto não podemos vacilar.
O Staff estará atento a qualquer tentativa de contornar esta nova política e contamos com a ajuda dos utilizadores para a reforçar.

Sei que, inevitavelmente, aparecerão algumas teorias da conspiração mas a nossa postura é clara, transparente e com condições perfeitamente idênticas para todas as lojas.
Ficará igualmente claro quais as lojas que apoiarão a ZWAME nesta nova etapa e as que não o farão. Já o podem ver hoje com os fóruns patrocinados.

Tirando o trabalho do staff e o que cada um de vós aqui coloca, nada mais nos é oferecido.
Com a dimensão que atingimos só assim poderemos continuar independentes.

Por último, e apesar de ultrapassar os limites da minha privacidade, gostaria de partilhar convosco que escrevo este texto já após uma cirurgia a que fui submetido. Possivelmente não será a última, pelo que a minha disponibilidade está afectada.

Como tal, peço a todos que ajudem o staff nestes primeiros tempos desta mudança e que compreendam alguma demora que possa ocorrer no tempo de resposta às questões que possam colocar.

Temos felizmente contado com a ajuda muitíssimas vezes altruísta de muita gente boa que nos têm ajudado a ultrapassar problemas enormes.
A minha palavra final é para agradecer a toda esta gente anónima.
 
A ver se percebi.. Quando formos por exemplo ajudar alguém a montar uma config, não podemos mencionar o nome das lojas a não ser que estejam em "fóruns patrocinados" é isso?
 
Acho que se deve tomar as decisoes para que a zwame continue por muito mais anos e garantir ao maximo a continnuidade da mesma.
E as melhoras @Metro para a recuperação .
 
Também concordo a respeito às lojas aumentarem as suas vendas graças a nós que escolhemos Hardwares nas Lojas A,B ...Z , e que não nos dão qualquer tipo de apoio nem agradecimentos para a continuidade para o futuro da Zwame .
Por último e mais importante , desejo-te às melhoras @Metro para a sua recuperação .
 
e porque não fazem um botao de donate ou algo assim, ate uma loja zwame com t-shirts ou isso?
acho que esta solução apresentada é má para quem nao percebe da coisa, normalmente as lojas sao sugeridas por serem mais baratas e fiáveis, ao forcarem o aconselhamento de lojas "oficiais" pode baixar a qualidade
 
Por um lado, as lojas não dão dinheiro à ZWAME apesar de beneficiarem de alguma publicidade. Por outro lado, a ZWAME perde um atractivo importante.

No entanto, a ZWAME já existe há tanto tempo, e as lojas mais beneficiadas, no meu entender Loja A, Loja B e Loja C se nunca chegaram a acordo com a ZWAME é porque entendem que não compensa.

Mais, quem garante que não façam uns descontos a membros do forum para promoverem a sua loja?

Nesse sentido, as coisas ficam mais transparentes. A Zwame fica pelo menos salvaguardada de intrigas de favorecimento. E a verdade é uma: são boas lojas, os utilizadores ficavam bem servidos portanto não deve custar assim tanto chegar a um acordo. Pondo-me no lugar do dono faria o mesmo. Então dou-lhes algum dinheiro a ganhar, não tenho reconhecimento e a cereja no topo do bolo é ser acusado de fazer favorecimentos por interesse.

Nota do staff:
Editei o nome das lojas para Loja A, B e C para não estar a personalizar aqui situações porque não é isso que se pretende. A discussão é das lojas no seu todo e não de algumas lojas.

Metro
 
Última edição pelo moderador:
Obrigado a todos os que já participaram. Esperando que haja mais opiniões responderei mais tarde juntando algumas das questões pertinentes que já aqui foram colocadas e seguramente outras que irão surgir.

Para já e como coloquei em nota na mensagem do @Tecno Nerd não queria trazer para a discussão a loja A, B ou C mas sim a discussão genérica das lojas no seu todo portanto peço que não se entre em discussões específicas de nomes de lojas.

Mais uma vez obrigado a todos.
 
Não concordo. Apesar de compreender de onde vem o raciocínio e as razões as quais levaram a esta decisão, o que isto vai trazer é inbox cheia de PMs a perguntar qual a loja em que foi feita determinada configuração (onde comprar certo componente, ou seja o que for) e vindo de quem já fez uma grande quantidade delas é só mais uma razão para parar..

Não estou a criticar, é só a minha opinião, vai na volta sou o único que pensa assim.
 
Dúvida:

não se pode partilhar o habitual print-screen do carrinho de compras (em que não aparece referência direta -nome- à loja) ???

Não estou a criticar, é só a minha opinião, vai na volta sou o único que pensa assim.

there are 7 billion people in the world...you're not the only one

lol
 
Ja percebi que a resposta a minha dúvida é mesmo o que estava a pensar. Sendo assim sou outro que igualmente não concorda com isto, especialmente pelas razões nomeadas pelo Polarity.
 
Eu sei que vão haver muitos que não concordam, mas fazer as builds ainda é possível sem mencionar lojas. Sim, é possível a questão das PM's que o Polarity falou, não me admirava. Mas com estas condições, tem de se fazer uma mudança de estilo, de uma build super específica para a loja x, para uma build mais generalizada. Specs de rams, modelos de CPU, gráficas, e alcances de preços ainda são possíveis de mencionar e é nesse sentido que vamos ter de mover as aquisições de hardware (uma das secções mais afectadas a meu ver).

Espermos que as lojas vejam que é mais benéfico apoiarem-nos do que se aproveitarem da publicidade grátis.
 
Pode-se continuar a ajudar outras pessoas dando preços de referência e discutindo hardware. Ponham-se no lugar de quem gere a ZWAME.
Vão fazer publicidade a quem não patrocina? Nesse sentido a medida peca por tardia. A ZWAME fez publicidade a essas empresas durante anos a fio e elas à ZWAME o que deram?
 
Acho que a "censura" não é o caminho a seguir.

Já as lojas banidas tem muito que se lhe diga. Conheço uma loja, que não vou mencionar o nome porque está banida, que é do mais exímio suporte, qualidade, em todo lado tem um excelente feedback, patrocina escolas, organiza torneios junto dos jovens e aqui está banida. O que me levanta sérias dúvidas de quais os critérios que fazem entrar uma loja para essa vossa lista. Também já vi a recomendarem esta loja aqui. Como está banida não dizem o nome da loja, mas sim "numa loja no Porto". Mais uma prova que a censura não é o caminho a seguir.

Agora a situação ainda está mais caricata. Visto que todas as lojas passam a estar "banidas". E para "desbanir" têm que patrocinar a Zwame.

Quero deixar claro que compreendo a parte financeira. Um projecto desta dimensão tem custos elevados. Mas acho que o caminho deveria ser sensibilizar as pessoas para essa situação levando por exemplo os utilizadores a fazer donativos e tentar arranjar patrocínios junto das lojas. Não estar à espera que as lojas venham até nós, mas nós irmos às lojas (e peço desculpa se isto já foi feito) e apresentar-mos as vantagens de publicitarem aqui. Será certamente de todo o interesse das lojas em verem o seu nome em destaque no, provavelmente, maior fórum de Portugal.

E desejo as sinceras melhoras para o @Metro.
 
Última edição:
Em parte concordo com a postura adoptada, pois para terem nomes de lojas no ***** tem de se pagar e não é pouco e em muitos outros forun paga-se , por mim força com a ideia pois eles ganham mais connosco a indicar lojas do que nós ganhmos ou melhor nós é 0 e vçs tb.
 
Essas lojas/empresas não foram banidas, tanto como eu entendo. Apenas não têm licença para divulgar os seus produtos aqui. Se o querem fazer, paguem uma licença e aí sim, até poderiam destacar gente para vir aqui promover a loja.

Agora assim, é quase como ir ao restaurante e comer de graça. Qualquer um pode vir à ZWAME, o melhor forum nacional de tecnologia (porque é mesmo) e divulgar a sua loja.
 
A ver se percebi.. Quando formos por exemplo ajudar alguém a montar uma config, não podemos mencionar o nome das lojas a não ser que estejam em "fóruns patrocinados" é isso?

Sim.

Acho que se deve tomar as decisoes para que a zwame continue por muito mais anos e garantir ao maximo a continnuidade da mesma.
E as melhoras @Metro para a recuperação .

É isso que se pretende.
Obrigado.

Também concordo a respeito às lojas aumentarem as suas vendas graças a nós que escolhemos Hardwares nas Lojas A,B ...Z , e que não nos dão qualquer tipo de apoio nem agradecimentos para a continuidade para o futuro da Zwame .
Por último e mais importante , desejo-te às melhoras @Metro para a sua recuperação .

Ninguém tem dúvida que as lojas aumentam as vendas e o tráfego para os seus sites. O sistema actual não tem funcionado pelo que tem que ser alterado. É de facto isso que está aqui em causa.

e porque não fazem um botao de donate ou algo assim, ate uma loja zwame com t-shirts ou isso?
acho que esta solução apresentada é má para quem nao percebe da coisa, normalmente as lojas sao sugeridas por serem mais baratas e fiáveis, ao forcarem o aconselhamento de lojas "oficiais" pode baixar a qualidade

A questão das doações já foi discutida diversas vezes mas eu penso que há alguma ingenuidade quanto à questão das doações. Nós temos que pagar IVA sobre as doações. Não somos uma Associação de Solidariedade Social nem conseguíamos ser. Continuamos a preferir soluções que não impliquem custos para os membros. Já pensamos em membros premium mas isso levanta outras questões que nem sempre podem ser bem entendidas.
As T-shirts existem. Têm pouco destaque é certo e não conseguimos ter todos os tamanhos, mas já que se fala em t-shirts e doações são muito poucas as pessoas que compram e dão um valor acima do pedido, isto entendendo que é uma forma de fazer uma doação. Para ter uma estampagem de qualidade como temos ou bordado no caso dos polos tem que ser feito em grandes quantidades com investimentos avultados à cabeça.

Não concordo que as lojas que são recomendadas sejam sempre as mais baratas e fiáveis. Por vezes são mas nem sempre assim é. Não vale a pena dizer que tal como está é a forma em que há mais ganhos para os membros do fórum.

Por um lado, as lojas não dão dinheiro à ZWAME apesar de beneficiarem de alguma publicidade. Por outro lado, a ZWAME perde um atractivo importante.

No entanto, a ZWAME já existe há tanto tempo, e as lojas mais beneficiadas, no meu entender Loja A, Loja B e Loja C se nunca chegaram a acordo com a ZWAME é porque entendem que não compensa.

Mais, quem garante que não façam uns descontos a membros do forum para promoverem a sua loja?

Nesse sentido, as coisas ficam mais transparentes. A Zwame fica pelo menos salvaguardada de intrigas de favorecimento. E a verdade é uma: são boas lojas, os utilizadores ficavam bem servidos portanto não deve custar assim tanto chegar a um acordo. Pondo-me no lugar do dono faria o mesmo. Então dou-lhes algum dinheiro a ganhar, não tenho reconhecimento e a cereja no topo do bolo é ser acusado de fazer favorecimentos por interesse.

Agradeço este post porque é mais conciso do que eu alguma vez conseguiria escrever e toca em três pontos fundamentais acrescentando eu apenas um ponto que é, se as lojas conseguem da forma actual ter mais vendas e mais tráfego que incentivo é que alguma loja que até se identifica e compreende o nosso potencial vai gastar dinheiro em publicidade se a pode ter gratuitamente como até agora?

Eu não vou entrar na parte se fazem ou não desconto a membros do fórum para promoverem a loja. O maior perigo aqui é culpar quem não é culpado e deixar sem culpa quem de facto faz isso. Mas isto leva a um outro ponto que é para mim mais importante que é o benefício que os membros do fórum de facto tiram em "ajudar" as lojas. É que não vejo que haja essa ajuda sinceramente. O preço não é menor para os membros da ZWAME, não há mais promoções por venderem mais produtos. Pegando nos fóruns patrocinados e o que aprendemos até agora é que já tivemos mais ajuda de lojas que ao longo dos anos beneficiaram menos do fórum e os membros do fórum já conseguiram algumas promoções dedicadas.

Eu acredito plenamente que o novo sistema vai ajudar bem mais os membros do que o sistema actual e permite que se mantenha um espaço único em portugal como a ZWAME é.


Não concordo. Apesar de compreender de onde vem o raciocínio e as razões as quais levaram a esta decisão, o que isto vai trazer é inbox cheia de PMs a perguntar qual a loja em que foi feita determinada configuração (onde comprar certo componente, ou seja o que for) e vindo de quem já fez uma grande quantidade delas é só mais uma razão para parar..

Não estou a criticar, é só a minha opinião, vai na volta sou o único que pensa assim.

Existe um sistema de report de mensagens privadas que podem usar e em que podemos posteriormente actuar.

Dúvida:

não se pode partilhar o habitual print-screen do carrinho de compras (em que não aparece referência direta -nome- à loja) ???

Isso será entendido como uma forma de contornar as regras.

Pode-se continuar a ajudar outras pessoas dando preços de referência e discutindo hardware. Ponham-se no lugar de quem gere a ZWAME.
Vão fazer publicidade a quem não patrocina? Nesse sentido a medida peca por tardia. A ZWAME fez publicidade a essas empresas durante anos a fio e elas à ZWAME o que deram?

Eu apenas acrescento que nem um mail de agradecimento recebemos. Mas de facto o mail não é grande ajuda. Há aqui um potencial que deve ser partilhado e que lamento que tenha que ser necessário ter que se ir por esta via.

Acho que a "censura" não é o caminho a seguir.

Já as lojas banidas tem muito que se lhe diga. Conheço uma loja, que não vou mencionar o nome porque está banida, que é do mais exímio suporte, qualidade, em todo lado tem um excelente feedback, patrocina escolas, organiza torneios junto dos jovens e aqui está banida. O que me levanta sérias dúvidas de quais os critérios que fazem entrar uma loja para essa vossa lista. Também já vi a recomendarem esta loja aqui. Como está banida não dizem o nome da loja, mas sim "numa loja no Porto". Mais uma prova que a censura não é o caminho a seguir.

Agora a situação ainda está mais caricata. Visto que todas as lojas passam a estar "banidas". E para "desbanir" têm que patrocinar a Zwame.

Quero deixar claro que compreendo a parte financeira. Um projecto desta dimensão tem custos elevados. Mas acho que o caminho deveria ser sensibilizar as pessoas para essa situação levando por exemplo os utilizadores a fazer donativos e tentar arranjar patrocínios junto das lojas. Não estar à espera que as lojas venham até nós, mas nós irmos às lojas (e peço desculpa se isto já foi feito) e apresentar-mos as vantagens de publicitarem aqui. Será certamente de todo o interesse das lojas em verem o seu nome em destaque no, provavelmente, maior fórum de Portugal.

E desejo as sinceras melhoras para o @Metro.

Nós não discutimos publicamente situações que se passam entre as partes apesar de sofrermos na pele muitas vezes as maiores acusações sem qualquer fundamento. Uma coisa é certa. Para se ter banido a loja A ou B tivemos as nossas razões que na altura tiveram que ser válidas. Não me quero alongar nisso porque não vamos, como sempre fizemos, alimentar esse tipo de tricas que são infelizmente muito comuns aos portugueses.

Mas mesmo pegando nesse ponto que referes, está ai uma boa forma de fazermos exactamente o que escrevemos na primeira mensagem deste tópico. Sermos totalmente transparentes e desde que sejam leais connosco acredita que somos leais com todos. Não temos lojas de primeira e de segunda, até, e este é o ponto importante e espero que fique bastante claro, se confirme que não merecem a nossa confiança e em última análise a confiança dos membros da ZWAME, e isso poderemos ver no feedback das lojas que participarem. Mas essa auto-regulação é mais bem conseguida neste modelo.

@PWP como imaginas ao longo dos anos as pessoas conhecem-se e nós não estamos à espera de nada. Respondemos a dezenas de mails todos os dias mas deixo apenas uma pergunta retórica que não é para responderes.
É um pouco estranho que nos fóruns patrocinados tenhámos apenas lojas estrangeiras não é?

Entretanto como demorei muito tempo a elaborar a resposta respondo às mensagens seguintes:

@insolito
Em todo o lado a publicidade é paga. Esquece a parte do grátis. É num outdoor, é na televisão, é num festival de verão de música, é em qualquer lado. Menos aqui.

@Tecno Nerd
O exemplo do almoço grátis no restaurante é um bom exemplo sim.
 
A Zwame como empresa não pode aceitar donativos.

Tinha ideia de que desde que os declare não há nenhuma ilegalidade.

Mas há tantas maneiras de contornar isso. Como por exemplo, a venda de artigos simbólicos como T-Shirts.

@PWP como imaginas ao longo dos anos as pessoas conhecem-se e nós não estamos à espera de nada. Respondemos a dezenas de mails todos os dias mas deixo apenas uma pergunta retórica que não é para responderes.
É um pouco estranho que nos fóruns patrocinados tenhámos apenas lojas estrangeiras não é.

Compreendo. Continuo achar que a medida de "censura" é agressiva, mas se acham que pode vir a resultar força nisso. Mais que ninguém vocês saberão o caminho a seguir para dar continuidade a este projecto.
 
Não falo deste exemplo concreto, mas das empresas em geral.

As empresas não podem receber donativos.
Não são associações ou fundações.

Uma maneira legal de contornar as coisas seria a venda de produtos físicos ou virtuais.
O problema é que, com as actuais regras fiscais em Portugal, para uma pequena empresa a emissão de uma factura tem custos associados, pelo que torna, na prática, inviável a facturação de pequenos montantes.
 
Tinha ideia de que desde que os declare não há nenhuma ilegalidade.

Mas há tantas maneiras de contornar isso. Como por exemplo, a venda de artigos simbólicos como T-Shirts.

Compreendo. Continuo achar que a medida de "censura" é agressiva, mas se acham que pode vir a resultar força nisso. Mais que ninguém vocês saberão o caminho a seguir para dar continuidade a este projecto.

Na minha resposta tem lá a questão das T-shirts.
Os donativos claro que seriam declarados mas a prioridade é que os membros não tenham que ser eles a ajudar. essa será sempre a última linha.

Respeito a opinião mas é equilibrada dentro do que expliquei. No final não podemos perder aquilo que não temos. Mas acredito que haja interessados e que vão ganhar naturalmente com isso. Se for uma loja já é mais do que actualmente. Fica com o exclusivo, se forem duas dividem a meio e por ai fora.

Tem que ser claro é para os membros que efetivamente nós procuramos que a ZWAME continue a funcionar o melhor possível.
Se tiverem mais ideias partilhem.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo