Camera Slider Motorizado DIY

bustelo

Power Member
Viva amigos!

Tenho um projeto em mãos para construir um camera slider motorizado, contudo estou bastante dividido no que se refere à escolha do motor.

O slider deve funcionar tanto na posição vertical como horizontal. Uma vez que estou a pensar utilizar câmaras e dslr defini um limite de peso até 10kg + forças de atrito e gravidade.

Queria, também, um motor com bastante resolução e que tivesse uma boa velocidade.

Em primeiro lugar, devo escolher um servo motor ou um step motor?

Que especificações aconselham para o tipo de solução que pretendo desenvolver?

Agradeço a vossa ajuda!

Um abraço
 
Viva!

Após alguma pesquisa e muita leitura sobre motores decidi-me pelo Step Motor. A dificuldade seguinte era encontrar um que se enquadrasse com aquilo que pretendia.

Cheguei a este: http://dlnmh9ip6v2uc.cloudfront.net/datasheets/Robotics/57BYGH420.PDF

É um motor Nema 23 com um torque de aproximadamente 9kg.cm

Alguém já utilizou esse motor? Que step driver aconselham para trabalhar com arduino? O motor consome 2A, podendo funcionar com tensões de 3v-6v. Que bateria aconselham para durar umas horas em funcionamento?

Agradecia qualquer ajuda de alguém que tenha experiência, pois eu não tenho nenhuma.

Obrigado
 
Um motor de passo é uma besta a gastar energia, não é das piores coisas que podes usar para algo que usa bateria, mas quase..
Qual vai ser o sistema de movimento linear?
É que tu não vais arrastar a camera em cima de uma tábua pelo chão, logo a força necessária para mover a camera vai ser muito menor que a normal da mesma.

No minimo queres um par de rolamentos em V em cima de uma calha, e provavelmente um motor DC com caixa serve perfeitamente.

Mas á tanta informação sobre camera dolly nas internets, então no instructables tens lá dezenas de projectos simples de se fazer em casa, dá uma vista de olhos para tirar ideias.
 
Obrigado pela resposta. Vou utilizar um sistema semelhante a este:
motorized-slider_1.jpg


Uma plataforma apoiada em 4 rolamentos lineares que andam sob 2 varões de inox.

Em relação ao torque do motor não podemos esquecer que pretendo fazer movimento na vertical. Tenho visto que a maioria dos sliders profissionais utilizam motor de passo... Se utilizar um motor dc teria que usar um encoder, isto porque quero fazer programas específicos para timelapse, regulação de distâncias/tempo, stop motions, etc onde tenho que, obrigatoriamente ter um controlo na rotação do motor.

Estive a fazer as contas e com uma bateria de 12v 9A (tipo esta: http://www.ebay.co.uk/itm/Super-Rec...375?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item3aa6062b7f), esse motor funcionaria durante umas boas horas (cerca de 9h em teoria)... Não posso esquecer, claro, da regulação das tensões e do consumo dos restantes componentes...
 
Back
Topo