Limpeza do sensor de uma dSLR

Boas.

Pessoal onde posso fazer limpeza do sensor na zona Norte? Braga por exemplo, tenho o sensor da minha Nikon D5200 uma desgraça...
 
Boas.

Preciso de comprar equipamento para limpar o meu sensor Nikon. Como em Braga não há nenhuma loja assim de jeito que venda este tipo de material fotográfico, excepto a ***** que vende os swarbs mas a um preço astronómico, acho que vou comprar online na *****. Alguém já comprou? Aconselham?


Cumps.
 
Ora bem até foi bastante rapido a chegar e esta semana coloquei mãos à obra. Vi uns videos e tal, pareceu-me facil.

Antes:
IMG_3750.jpg


Depois:
Studio_Session_092.jpg



Pelo meio, 4h de volta da coisa, 3 swabs usados (teoricamente só se deve usar 1x, mas fiz batota), perdi a conta ao numero de esfragadelas feitas (largas dezenas)... chegou a estar pior do que estava no inicio... o swab não ocupa a totalidade do sensor (fica curto 1-2mm) e basicamente deixa uma linha de porcaria nesse sitio, depois ao tentar limpar essa linha, formava-se outra do lado inverso lol se não era aí era nos cantos...

Acabei por meter a maquina a fazer tethering com o PC pq me fartei de andar a tirar e por o cartão na maquina, no leitor do pc, copiar para disco, abrir no lightroom, etc. assim ligava a maquina por USB e no lightroom aplicava logo um preset que aumentava o contraste e conseguia ver onde estava a porcaria. os resultados começaram a melhorar quando percebi que a parte de cima da imagem é a parte de baixo do sensor, e que o lado esquerdo fica do lado esquerdo se tiver a maquina virada para cima.

É realmente necessário alguma pratica, e fico com a sensação que a butterfly agora me ajudava a tirar aquelas manchas que ainda ficaram, é que se vou lá com o swab outra vez, já sei que tiro aquelas mas deixo outras :lol:

Acho que ficou melhor, as imagens estão a f/36, creio que a f/16 aceitavel :)
 
Boas! Na minha máquina, uma compacta Lumix, aparecem-me estas coisas no ecrã e consequentemente nas fotografias (ver anexos), notando-se bastante!

O que posso fazer? É sujidade ou mando para a garantia?

Obrigado!

Pedro

http://tinypic.com/r/9719ua/8

http://tinypic.com/r/wveoid/8
Coloca a foto tirada pela máquina e não uma foto ao ecrã da maquina
Ao longo dos anos sempre me fiz a pergunta, como conseguem ter o sensor tão sujo?

Nunca usam pera?
Muita vez, mas nunca tinha limpo o sensor fisicamente e a máquina tem 7 anos... Trocas frequentes de lente em condições menos apropriadas também não ajudou certamente.
 
Eu falo porque a pera sempre me serviu. E a minha já tem 8 anos e a máquina anterior com os anos que teve também nunca fiz nada além da pera.

Devo ser um afortunado :D
 
@jamiro a sujidade que lá estava já não saia com pera, e tenho blowers decentes (giotto rocket tamanho maior que uso em casa, e o pequeno que uso em viagem).

Acho que no meu caso a sujidade está relacionada com a troca de lentes, eu já não estou com meias medidas, faço-o sempre que necessito, independente de onde estou.

claro que tento ter cuidado, e faço as trocas rapidamente (ao fim de tantas trocas, até de olhos fechados conseguia fazer), mas pelos sitios onde andei muito bom está ela :D
 
@Warlord coisa que aprendi quando fazia fotojornalismo e que me disseram logo foi: não tenhas cuidado, faz e siga. Eu digo isto porque vejo malta a ter enorme trabalho a trocar as lentes, com bastante cuidado e com todo este tempo tudo o que é pó entra.

Eu chegava a deixar a máquina sem tampa no sensor, em cima do relvado, enquanto usava outra.

A minha sugestão é mesmo o usar o tal giotto rocket regularmente, não só se "aparece poeira". Digo para se precaverem de problemas futuros. Grande parte da tal poeira fica alojada e acumulada.
 
Back
Topo