AMD 300 SERIES GPUs: R9 390X, R9 380X, R9 370X and AMD FURY, FURY X

De acordo.
Bom APU com HBM vai ser maravilhoso é para as consolas que irão substituir as actuais PS4 /Xbox one.

Porque a teoria de ter um bom APU sem limitações de bandwidth é boa, mas na prática continua a não fazer muito sentido, a gráfica de um qualquer Intel actual e q.b. para quem não tem exigências gráficas e para quem as tem, um gpu dedicado permite sempre mais performance.

Acredito que daqui a uns anos, com redução de processo de fabrico e evolução da memória e integração cpu-gpu-memoria este cenário poderá inverter-se, mas a curto-médio prazo vai continuar como está. E ainda bem para a nvidia.

Bem lembrado. HBM nas APUs das consolas seria fantástico. O preço vai ter que descer um bom bocado, mas de facto é um exemplo onde esta tecnologia poderia melhorar em muito a experiência.

My bad, estou um bocado por fora disto - mas lá que é parecida com a foto do Johan Andersson é :)

Sim, é muito parecida. Provavelmente o render está muito próximo da realidade.
 
Bem lembrado. HBM nas APUs das consolas seria fantástico. O preço vai ter que descer um bom bocado, mas de facto é um exemplo onde esta tecnologia poderia melhorar em muito a experiência.

Mas a HBM supostamente veio também para reduzir custos (para além de reduzir a power consumption), certo?
 
Bem lembrado. HBM nas APUs das consolas seria fantástico. O preço vai ter que descer um bom bocado, mas de facto é um exemplo onde esta tecnologia poderia melhorar em muito a experiência.
É onde vejo mais potencial para APU com boa capacidade e a justificar o preço um pouco alto e impossibilidade de expansão da memória.

Sobre o preço para as consolas, não será difícil ser competitivo, atendendo por exemplo à configuração do APU+GDDR5 da PS4 - não será difícil imaginar um 4 cores Zen (que tem HT) a frequência média/média-baixa por questões de consumo + gpu de gama média/baixa de nova arquitectura, com HBM, a 14nm, a preço semelhante ao do que a PS4 tem.

É um mercado que pode ajudar a manter a AMD à tona, visto que deve continuar a ser a que deve fazer mais sentido para as consolas.

Só não digo que vem já um APU com HBM para a sucessora da wii u porque não estará pronto a tempo, mas imagino que as sucessoras da PS4 e Xone vão por este caminho.

Para pessoal com sistemas 'mini' e OEM a apontar a esse mercado também será interessante.
Para a maioria do mercado o processo de fabrico, arquitecturas e integração cpu/gpu/memória comum ainda tem que evoluir mais um bom bocado.


APU com HBM era sonho para muita gente para começar já com 2gb ou 4gb.
Espero projecto dessa APU avance rapidamente.

Não sou da mesma opinião, pelos motivos que já referi no anterior meu último post.
Para um nicho /certas situações sim, mas para a generalidade das pessoas que necessitam de algo mais que um igpu da Intel actual, vai continuar a ser preferível um gpu discrete.
Só a longo prazo é que realmente um APU pode vir a ser interessante para um mercado mais alargado.


Segundo os slides da AMD APU com HBM (e Zen cores) só para 2016.
 
Retirado do link acima:
In fact, he said that current GPUs aren't terribly efficient with their memory capacity simply because GDDR5's architecture required ever-larger memory capacities in order to extract more bandwidth. As a result, AMD "never bothered to put a single engineer on using frame buffer memory better," because memory capacities kept growing. Essentially, that capacity was free, while engineers were not. Macri classified the utilization of memory capacity in current Radeon operation as "exceedingly poor" and said the "amount of data that gets touched sitting in there is embarrassing."

Ok, então estão à espera de quê para melhorar a vida de quem tem 2Gb e menos de vram?
 
24 de Junho se não estou em erro, é o que indicam os últimos rumores.
Se vale a pena ou não esperar, não sei.
 
Última edição pelo moderador:
Vocês estão à espera de série 300 para comprar ou para ver se o preço das outras desce? É que duvido que a nova gráfica com performance semelhante à 290 venha ao preço a que a 290 está agora.
 
Então e o HBM não pode alimentar o CPU também? Se o APU com 8GB de HBM custar mais 100 euros, mas poupar-se 90 euros em DDR4...
Nesse caso acho que 8GB (a partilhar CPU/VRAM) é o mínimo razoável hoje em dia.
 
LOL! @blaster_00 esquece lá isso pois as pools de memória são totalmente separadas tanto logicamente como fisicamente.

Para além dos problemas óbvios de sincronização de cache o CPU para usar essa memória para si teria de passar pelo PCIe que penaliza tanto largura de banda como latência.

Em sistemas HSA já poderá fazer algum sentido e já se ouviu rumores que a AMD estaria a pensar em fazer qualquer coisa disso para os APUs. No entanto o rumor referia um misto de DDR4 com HBM pois os CPUs não querem saber de grande largura de banda mas sim latência (basta ver que o aumento de canais de memória para além de 2 pouco impacto prático tem). Já para não falar que nem com os 8GB do HBMv2 seria suficiente para GPU+CPU hoje em dia.
 
HBM pode alimentar ate maximo 8 canais seija CPU como GPU simultamente. Sucessora wiu u vai usar ***** 8 cores e GPU AMD e ds4 vai usar arm v8 64 bits.
 
Estava a referir-me a soluções desktop para comum mortal e não soluções exóticas de servidores ou consolas.

EDIT: Já para não falar que as specs das novas consolas da Nintendo não passam de rumores. A nintendo é mestre em fazer as coisas às escuras.
 
Vocês estão à espera de série 300 para comprar ou para ver se o preço das outras desce? É que duvido que a nova gráfica com performance semelhante à 290 venha ao preço a que a 290 está agora.
Para quem precisa comprar novo GPU é momento exacto porque vai voltar usar GPU da 290 e pode trazer problemas se ele for actualizado para nova geração GCN 1.3 ou fica na GCN 1.1.
Actualmente os GPU AMD podem levar o HBM em vez da GDDR5.
 
Só uma coisa, se a HBM ajuda a reduzir também os custos, não contem em ver isso no preço final do que compram, essa redução será usada para encher o bolso da AMD (e eles precisam para justificar o desenvolvimento). E isto é comum, vejam os custos das NAND's da Crucial. Quando desceram o tamanho das mesmas, começaram a rentabilizar melhor cada waffer, mas nenhum de nós viu um preço menor por isso. O preço menor só veio ao início quando a Crucial atacou o mercado da Samsung, porque precisava disso. O resto é lucro ;)
 
Só uma coisa, se a HBM ajuda a reduzir também os custos, não contem em ver isso no preço final do que compram, essa redução será usada para encher o bolso da AMD (e eles precisam para justificar o desenvolvimento). E isto é comum, vejam os custos das NAND's da Crucial. Quando desceram o tamanho das mesmas, começaram a rentabilizar melhor cada waffer, mas nenhum de nós viu um preço menor por isso. O preço menor só veio ao início quando a Crucial atacou o mercado da Samsung, porque precisava disso. O resto é lucro ;)

Não podes dizer isso sem saber o custo do package inteiro. Isto é, imagina se quando uma ligação TSV falha, tem que ir o package inteiro (GPU e memória) toda para o lixo.
Eu já aqui contei a história do Pentium Pro em que integraram L2 no mesmo package e quando a ligação entre o cpu e a L2 falhava ia tudo para o lixo. Isto tem um custo.

Dúvido que a AMD se esteja a encher de dinheiro com uma die que parece ser enorme e memória de primeira geração.
 
Não é a questão de achar que se estão a encher de dinheiro (que não acho honestamente), mas se realmente houver alguma redução de custo real (que eu nem sei avaliar), que as pessoas não esperem ver isso no preço final, nada mais :)
 
LOL! @blaster_00 esquece lá isso pois as pools de memória são totalmente separadas tanto logicamente como fisicamente.

Para além dos problemas óbvios de sincronização de cache o CPU para usar essa memória para si teria de passar pelo PCIe que penaliza tanto largura de banda como latência.

Em sistemas HSA já poderá fazer algum sentido e já se ouviu rumores que a AMD estaria a pensar em fazer qualquer coisa disso para os APUs. No entanto o rumor referia um misto de DDR4 com HBM pois os CPUs não querem saber de grande largura de banda mas sim latência (basta ver que o aumento de canais de memória para além de 2 pouco impacto prático tem). Já para não falar que nem com os 8GB do HBMv2 seria suficiente para GPU+CPU hoje em dia.

Não me estou a referir a CPU + dGPU a usar a memória da dGPU no CPU, mas sim a CPU+GPU (na AMD: APU) e isso não é assim tão fantasiado como afirmas inicialmente. Em teoria os actuais APU's já são 100% HSA compatible. Quanto à latência a DDR4 , até agora, também é pior que a DDR3 (mínimo +20% de latência).
A HBM tem diferenças na sua construção que reduzem a sua latência prática/em uso real face à GDDR5. Comparando com a DDR4 deve ter maior latência, mas não consigo encontrar info sobre isso. É aí que jaz a minha principal dúvida.

8GB dinâmicos para sistema + vram acho perfeitamente razoável hoje em dia para 1080p, isto não vai ser um produto de performance, ninguém vai pôr um APU com GPU integrado de 300w junto com o CPU para jogar 4k a 120fps.

Quanto ao exemplo de custo, só dei um exemplo prático do ponto de vista do consumidor. Acho que a AMD fazendo APU com HBM vai aplicar ao custo do HBM as mesmas margens que aplica ao CPU e não as mesmas margens que os fabricantes de DRAM aplicam aos seus produtos. No mínimo há sempre uma sinergia - é só um produto dentro de um caixa e não dois produtos diferentes em caixas separadas com distribuidores diferentes. Qualquer dia tem que se comprar a motherboard já com o CPU+Memória tudo BGA.

Past GDDR memory types have largely been confined to graphics-related devices because of their high bandwidth and corresponding higher access latencies, but Macri expects HBM to make its way into more general applications. That's no great surprise given that AMD hinted strongly at future server-class APUs that use HBM in its recent Analyst Day roadmap reveal.

Although HBM was built primarily to deliver more bandwidth per watt, Macri cites a host of reasons why its access latencies are effectively lower. First, he cites "very small horizontal movement" of DRAM, since the data paths traverse the stack vertically. With more channels and banks, HBM has "much better pseudo-random access behavior," as well. Also, HBM's clocking subsystem is simpler and thus incurs fewer delays. All told, he says, those "small positives" can add up to large reductions in effective access latencies. Macri points to server and HPC workloads as especially nice potential fits for HBM's strengths. Eventually, he expects HBM to move into virtually every corner of the computing market except for the ultra-mobile space (cell phones and such), where a "sister device" will likely fill the same role.
 
Última edição:
Para quem precisa comprar novo GPU é momento exacto porque vai voltar usar GPU da 290 e pode trazer problemas se ele for actualizado para nova geração GCN 1.3 ou fica na GCN 1.1.
Actualmente os GPU AMD podem levar o HBM em vez da GDDR5.

Momento exacto para comprar qual? Da série 200 ou da 300? Estava a espera de qq das formas do lançamento destas para decidir se os ganhos justificam face a uma 290 ou 290x, mas não entendi bem a tua posição.
 
Back
Topo