Problema de imagem com grafica intel gm965...

bguedes77

Power Member
Boas, antes de mais aviso que sou um noob quanto a estas andanças e estou em fase de transiçao de windows para linux, depois de andar a testar variadas distros decidi-me ficar pelo ubuntu mate e até julgo que me desenrasco com esta coisa lol (nao é a 1ª vez que tento mudar, mas desta vez estou decidido a "marrar" com o terminal e aprender a mexer com isto...)

Bom, dito isto agora vem o problema, denoto que esta distro é pesadota para o caracol onde está instalada, portatil pentium M nao sei das quantas 2ghz processador, chip grafico integrado intel, 2gb de ram ( aspire 4315), como tal queria instalar o lubunto mas deparei-me com uma situaçao que já tinha encontrado noutras distros, este portatil nao tem o lcd, caiu ao chao e lá se foi o dito, eu abri-o tratei de tudo para poder aproveitá-lo e ligá-lo a um outro monitor pela saida VGA mas deparei-me com o problema que logo no arranque (live usb) nao me aparecem os icones porque a resoluçao pelo que vi está bastante alta e carregando fn/f5 nao produz o mesmo efeito que neste mate que tenho instalado, a resoluçao nativa do monitor é 1280x1024 60hz, já andei a inventar com o comando xrandr seguido de xrandr -s 1280x1024 só que fica sem imagem tudo preto.

Existe maneira de "dizer" ao lubuntu pelo terminal que é pela saida vga que ele tem de funcionar ?

Agradeço desde já.
Cumprimentos
 
Slackel ou Gobang -> http://gobanglinux.org/

Se o Lubuntu não encaixa bem o zorin é capaz de não ser o milagreiro a versão Lite é LXDE também ou seja é um Lubuntu tipo Flavitu (com addons digamos) , vai para openbox versões slackel (slackware) ou Gobang (Ubuntu) ou Lubit Linux (Ubuntu)
 
Boas, obrigado pelas sugestoes mas lá resolvi com este metodo:
$ cvt "resoluçao do monitor" vai dar uma linha...
$ $ xrandr --newmode "........" neste espaço das aspas colei a linha que deu em cima
$ xrandr --addmode VGA1 "......" no espaço entre as aspas meti a resoluçao do monitor
$ xrandr --output VGA1 --mode "......." no espaço entre as aspas meti a resoluçao do monitor
 
Bom dia

Já agora deixo aqui uma experiencia que tive, para quem tem maquinas com chip grafico integrado intel, para saberem escrevam o comando [ $ lspci ] ao qual no meu caso neste portatil retornou a seguinte informaçao:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile PM965/GM965/GL960 Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (primary) (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (secondary) (rev 03)

Colei só a parte que interessa, porque esse comando vai retornar todos os interfaces da maquina...
Com o driver default que o ubuntu instala, ao visualizar videos nota-se e bem que a qualidade de imagem deixa bastante a desejar e até tinha uns soluços, como tal deixo aqui a maneira como resolvi atraves do terminal:

$ sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get upgrade

Supostamente adicionando esse repositorio ficamos com os ultimos drivers disponiveis, comigo resoltou, agora funciona tudo muito bem.

Cumprimentos
 
Tenho um problema o Lubuntu detecta a drive da brodcom mas não assume, como posso fazer para o Lubuntu ter acesso via wireless?
 
Boa tarde

Para nao estar a abrir outro topico aproveito este na mesma... Ver se alguem tem alguma ideia luminosa que me ajude, porque já estou prestes a desistir desta ideia e voltar para windows.

Eu bem quero dar uma oportunidade ao linux e verdade seja dita até gosto e até já aprendi melhor a trabalhar com estes sistemas ultimamente pelo menos tudo o que seja debian e derivados ( nao sei se estou a dizer alguma barbaridade lol, mas pelo menos no terminal desde que tenha apt já aprendi a desinstalar instalar procurar nos repositorios, adicionar repositorios, instalar/desinstalar pacotes .deb entre variadas coisas e ainda ando a "estudar" isto melhor...) e olhem que até nem acho isto muito dificil simplesmente estamos é habituados ao windows e pelo que tenho visto dos meus amigos nao mudam é mais por preguiça de aprenderem ( mentalidade ruinwdows lol...) , mas está dificil deixar isto a funcionar como deve ser...

Nestas ultimas semanas o disco desde laptop até já deve chorar de tantas vezes que já foi formatado eheh, neste momento estou a escrever "do" elementary os freya, já instalei Debian, ubuntu (mate tambem), kubuntu, xubuntu, lubuntu, zorin os, bodhi, Lxle, Pclinux ( nao me entendi lá muito bem com este no terminal), puppy linux, thar puppy, e devem faltar mais alguns que agora nao me lembro.

Pois bem, em todas estas distros reparo que o meu monitor parece que fica tipo a cintilar e parece que a imagem nao é fluida ao mecher com as janelas pelo ecran tipo que distorcem nos lados, andei a vasculhar mais um pouco e li que os drivers para a grafica neste caso que é intel integrada gm965 já veem no proprio kernel e ainda nao percebi lá muito bem como é que tento outro diferente mas pelo que andei a ver supostamente nao haveria de haver problemas porque o proprio sistema na instalaçao reconheçe o hardware e instala os drivers apropriados só se fosse preciso algum driver proprietario é que aparecia lá a opçao para instalar, este é um dos problemas, o outro é que tambem em todas as distros e em qualquer browser dos que tentei, ao ver videos no youtube quando clicko para visualizar outro video parece que encrava e a maioria das vezes fica o ecran preto (firefox, chromiun, google chrome) obrigando-me a desligar o pc porque nao consigo fazer nada fica só ali o ecran preto, flash player tudo instalado pelo menos penso que sim, no caso do chromiun instalei o pepperflash.

De notar que é um portatil acer aspire 4315, celeron m 550 2ghz, 2gb ram, disco 80gb e nao tem o monitor de origem do portatil, está ligado pela saida vga a outro monitor, na volta o problema é mesmo este de estar ligado assim desta maneira, mas eu já nao sei mais o que fazer sem ser voltar para windows...

Desculpem o testamento e desde já agradeço as vossas ideias...

Cumprimentos
 
Boas tenho a mesma gráfica e o mesmo problema, já vi e tentei imensas resoluções, também diversos sistemas e sempre tenho os mesmos problemas...
Um os vídeos empancam e detecta a brodcom, outros nem detectam a brodcom...

fica a idea que já são dois com o mesmo problema...
 
Boa tarde

Para nao estar a abrir outro topico aproveito este na mesma... Ver se alguem tem alguma ideia luminosa que me ajude, porque já estou prestes a desistir desta ideia e voltar para windows.

Eu bem quero dar uma oportunidade ao linux e verdade seja dita até gosto e até já aprendi melhor a trabalhar com estes sistemas ultimamente pelo menos tudo o que seja debian e derivados ( nao sei se estou a dizer alguma barbaridade lol, mas pelo menos no terminal desde que tenha apt já aprendi a desinstalar instalar procurar nos repositorios, adicionar repositorios, instalar/desinstalar pacotes .deb entre variadas coisas e ainda ando a "estudar" isto melhor...) e olhem que até nem acho isto muito dificil simplesmente estamos é habituados ao windows e pelo que tenho visto dos meus amigos nao mudam é mais por preguiça de aprenderem ( mentalidade ruinwdows lol...) , mas está dificil deixar isto a funcionar como deve ser...

Nestas ultimas semanas o disco desde laptop até já deve chorar de tantas vezes que já foi formatado eheh, neste momento estou a escrever "do" elementary os freya, já instalei Debian, ubuntu (mate tambem), kubuntu, xubuntu, lubuntu, zorin os, bodhi, Lxle, Pclinux ( nao me entendi lá muito bem com este no terminal), puppy linux, thar puppy, e devem faltar mais alguns que agora nao me lembro.

Pois bem, em todas estas distros reparo que o meu monitor parece que fica tipo a cintilar e parece que a imagem nao é fluida ao mecher com as janelas pelo ecran tipo que distorcem nos lados, andei a vasculhar mais um pouco e li que os drivers para a grafica neste caso que é intel integrada gm965 já veem no proprio kernel e ainda nao percebi lá muito bem como é que tento outro diferente mas pelo que andei a ver supostamente nao haveria de haver problemas porque o proprio sistema na instalaçao reconheçe o hardware e instala os drivers apropriados só se fosse preciso algum driver proprietario é que aparecia lá a opçao para instalar, este é um dos problemas, o outro é que tambem em todas as distros e em qualquer browser dos que tentei, ao ver videos no youtube quando clicko para visualizar outro video parece que encrava e a maioria das vezes fica o ecran preto (firefox, chromiun, google chrome) obrigando-me a desligar o pc porque nao consigo fazer nada fica só ali o ecran preto, flash player tudo instalado pelo menos penso que sim, no caso do chromiun instalei o pepperflash.

De notar que é um portatil acer aspire 4315, celeron m 550 2ghz, 2gb ram, disco 80gb e nao tem o monitor de origem do portatil, está ligado pela saida vga a outro monitor, na volta o problema é mesmo este de estar ligado assim desta maneira, mas eu já nao sei mais o que fazer sem ser voltar para windows...

Desculpem o testamento e desde já agradeço as vossas ideias...

Cumprimentos


Pode ser esse facto de saída para outro monitor ou o gráfico suportado, não podemos esperar que o Linux faça milagres perante a indústria do código fechado sobre gráficas, no entanto podes tentar dar-lhe um config ao xorg no campo monitor para ver se melhora pelo menos o enquadramento da imagem. Ás vezes tb ajuda um sudo X -configure .

Como o teu problema requer mais especialização indico-te um fórum onde eu participo e andei a tentar configurar um Xorg para uma Ati mal suportada e com muito fraco rendimento (quando o problema é gráfico temos de andar às voltas) -
http://gnulinuxvagos.es/topic/3979-gráficas-ati-xorg-config/?hl=xorg

Tu secalhar configurando o xorg consegues um resultado bom.

Já agora usa sistemas leves que esse pc pede Openbox ou LXDE quanto muito parece-me , isso dos freya é só gastar recursos mais nada.
 
Se quiseres antes de mexeres em configurações para gráfica e posterior adopção de resolução de X, podes fazer uma coisa que é instalar uma distro super leve como o Gobang (versão 12.04 tem script de guia instal e teclado e idioma a PT que eu traduzi do Inglês e tens tb a versão 14.04) ; ou o Slackel tb leve e Openbox.

Com isto vais ter uma distro leve como pedem os processadores curtos e antigos.

A partir daí deves acabar com o lag , posto isso se houver problemas em vídeos , glxgears etc passas para a parte da gráfica em sí.

Nunca deves partir de uma distro tipo Freya ou outra porque são mais completas mas muito mais pesadas e claro os ambientes leves são até mais atractivos que os completos porque são altamente configuráveis, à medida que lhe vais dando configurações vais subindo gasto de recursos.

Faz isso, já agora eu acho que windows nesse pc vai estar mais tempo a laguear que a funcionar.

 
Obrigado, já tinha andado a ler sobre isso de editar o xorg sim, vou tentar, mas já agora por "descargo de consciencia" vou procurar um disco ide que tenho por aqui guardados e vou ligar á torre que é um pouco melhor que este portatil, dual core, com uma nvidea 1gb ram (nao me lembro agora o modelo, tb nao é grande espingarda, mas sempre é melhor que esta integrada intel..) 4gb ram ddr2, 1tb hd , e vou instalar uma distro para ver como fica, é que desde que ressuscitei este portatil nao usei mais a torre que tem "ainda" windows7 lá instalado... é que o problema do "cintilar" com uns ajustes aqui outros ali nas configuraçoes do proprio monitor ainda ainda, agora o problema que dá a ver videos é que complica e se conseguir resolver vou-me ambientando ao linux neste caracol lol.

Pelas ultimas experiencias que tenho tido se meto ambiente grafico gnome3, kde, phanteom, Enlightenment, parece que atenua bastante no tal cintilar, quase que nao se nota mesmo, claro que o pc ressente-se mas corre tudo, mais devagar mas faz tudo lol, o problema de ficar o ecra preto a ver videos no youtube ( pelo menos que desse conta só aqui...) é que aconteçe com qualquer ambiente grafico/distro, a ideia até é meter xfce xubunto por exemplo, mas neste nota-se bastante o tal cintilar e nao consigo atenuar com as poucas configuraçoes do proprio monitor.

Pelo menos com esta "aventura" estou a aprender mais um pouco acerca destes sistemas, tenho lido alguns artigos acerca do terminal e nao sei porque mas até acho mais pratico esta maneira de lidar com instalaçoes actualizaçoes etc etc etc... e tenho feito "tudo" pelo terminal, e olhem que eu sou windows user prai há 15 anos sei lá lol, e para o uso que dou actualmente ao pc acho que até me dou bem com isto para SO diario.
 
Ainda agora, tu postaste portaro e estava eu a escrever esse post quando submeti reparei que já tinhas postado outra vez com o video, carreguei para ver Puff fez-se chocapicks lol ecran preto outra vez, acho que vou tentar esse gobang usa os mesmos repositorios do ubuntu e tal.

Obrigado
 
Ainda agora, tu postaste portaro e estava eu a escrever esse post quando submeti reparei que já tinhas postado outra vez com o video, carreguei para ver Puff fez-se chocapicks lol ecran preto outra vez, acho que vou tentar esse gobang usa os mesmos repositorios do ubuntu e tal.

Obrigado

O Gobang usa, é extremamente leve consegue subir-te os x com pouco rondando consumos tão baixos como 60 MB se expremido.

O teu problema é gráfico mas esse pc tem pouco corpo para algo que esteja acima de LXDE.
 
Bom dia, cá estou de volta mas isto nao correu lá muito bem bahh, nao me "ajeito" com openbox pelo menos para já, tenho de ler mais acerca desse ambiente, instalei o Gobang sim mas depois aquilo arrancou para o ambiente de trabalho "todo nú" lol fiquei tipo um burro a olhar para um palacio, ainda andei lá a explorar e pareceu-me muito boa essa distro pelo menos do pouco que fiz, leve rapida, enxuta, sim senhor... mas eu e o openbox nao nos damos lá muito bem pelo menos para já, mas hei-de lá chegar (percebi que openbox dá-nos a liberdade de costumizarmos á nossa maneira as barras tarefas, docks, gestor de ficheiros etc, mas ainda é muita areia para a minha camioneta lol....) ... por isso resta-me optar para já pelo ambiente grafico lxde, nao sei agora é qual distro meter, alternativas ao lubuntu aceitam-se, mas nao pode ser openbox que ainda nao nos tratamos por tu eheheh ....

Cumprimentos
 
Boa tarde.
Cá estou de volta, após ter instalado varias distros como disse em cima, decidi ficar pelo lubuntu mesmo, mas por mais voltas que dê nao consigo meter a grafica a trabalhar como deve ser, fica sempre com o tal cintilar na imagem e a ver videos no youtube começa muito bem e depois é só soluços e se meto outro video a "dar" levo com um ecran preto, nota-se bem no geral fraca qualidade de imagem.

Só para tirar a prova dos nove instalei windows7 e com este está tudo a funcionar sem problemas, imagem fluida, youtube funciona tudo, posso mudar de video que nao levo com ecran preto, o que me leva a querer que é problema mesmo de driver da grafica, e pelo que tenho andado a ler por ai, ve-se muito pessoal a queixar-se da má qualidade de imagem com esta grafica em linux.

Obrigado a todos pela ajuda
 
Boa tarde.
Cá estou de volta, após ter instalado varias distros como disse em cima, decidi ficar pelo lubuntu mesmo, mas por mais voltas que dê nao consigo meter a grafica a trabalhar como deve ser, fica sempre com o tal cintilar na imagem e a ver videos no youtube começa muito bem e depois é só soluços e se meto outro video a "dar" levo com um ecran preto, nota-se bem no geral fraca qualidade de imagem.

Só para tirar a prova dos nove instalei windows7 e com este está tudo a funcionar sem problemas, imagem fluida, youtube funciona tudo, posso mudar de video que nao levo com ecran preto, o que me leva a querer que é problema mesmo de driver da grafica, e pelo que tenho andado a ler por ai, ve-se muito pessoal a queixar-se da má qualidade de imagem com esta grafica em linux.

Obrigado a todos pela ajuda

Parece ser problema com gráfica efectivamente mas pode não ser , ficamos com a dúvida.

Se é problema da gráfica ele resolve-se mas lá está requer edição manual e guardar essa edição.

Tu não vais ter como aguentar windows nessa máquina vai passar mais tempo em lag que a funcionar, eu aconselho-te vivamente a procederes a uma incursão num fórum Ubuntu Inglês com o teu problema, ou se entenderes ou te desenrascares em Spanish ires aqui
http://gnulinuxvagos.es/
onde eu tb participo e é um fórum de pessoal de familia (somos como familia) e lá temos uns tipos já entrados em configurações avançadas e quase de certeza te resolvemos o problema , explica o problema bem e o modelo de gráfica e já agora uma saída do comando
glx-gears .

Nessa comunidade há um user chamado Shiba que é um dos melhores em Debian que eu conheço tem guias para tudo até para o que se diz - não suportado, Não perdes nada se não der não deu se der o teu pc vai estar muito melhor apetrechado dado os recursos que oWindows usa.
Atenção se repararmos o Lubuntu tem configurações adicionais ao kernel e eu creio ter lido algures que havia problemas com Pentium M, portanto tentar uma outra distro seja o lite da Zorin ou outra rama GNU/Linux com LXDE é sempre opção, isto porque mais uma vez te refiro o windows nesse pc não se mexe grande coisa.

Por exemplo um Sparkylinux - http://sparkylinux.org/sparkylinux-3-6-lxde-mate-razor-qt-xfce/


http://puppylinux.org/wikka/lxpup

http://antix.mepis.org/index.php?title=Main_Page


http://sourceforge.net/projects/n00bix/



http://distrowatch.com/table.php?distribution=zenwalk

Nas novas releases e para quem anda com pentiums , reparem bem nos suporte a arquitectura, i486, i586 .... algumas instalações dão barraca por algumas distros darem como suportadas umas arquitecturas erradas e causam lag muitas vezes pode ocorrer que se pense num primeiro momento que são problemas gráficos e por vezes não - foi distro mal escolhida em função de recursos.
 
Back
Topo