[Projeto] Waterchiller TEC

Pelo que percebi isso pode congelar mas sobre a tensao e voltagem certa pode nem chegar a congelar!

Teoricamente podemos ajustar os niveis de forma a ficar fria o suficiente para arrefecer mas sem criar condensaçao certo?

hummmm tenho um stock cooler a mais.... prendendo ele de lado talvez arrefeça o stock cooler!

Isso de aplicar num WC talvez tenha a soluçao! imagina que um dos lados no reservatorio é feito em cobre tal como o dissipador! ;)
 
já esta a bomba montado e tudo , contudo o peltier que supostamente era de 231w debitava me a volta de 100w , nao sei se era por estar em 12v contudo no anuncio estava explicito que era 231W em 12v foi por isso que paguei .

em idle com o tal de 100w consegui temperaturas de 9º bastante bom para a condensaçao , em full load as temperaturas iam ser quase as mesmas que com o WC direto no cpu , por isso , contactei o vendedor e expliquei lhe a situaçao mostrei o consumo e ele enviará outro , nao se se enviará um mais potente ou outro de "231w", se enviar outro a coisa semelhante porque da para colocar os dois peltiers em cascata aumentado assim consideravelmente a performance .

Tambem tive que retirar o botao on/off porque me estava a limitar a potencia .
 
Última edição:
desculpa?? da para fazer Stack???? NICE :banjump:

Es a minha cobaia por agora mas estou mesmo interessado neste teu projecto de ciencias. Mas tens de ter em conta que esse metedo serve mais para OC acima do normal e o peltier simplesmente arrefecido por um cooler bom tipo Hyper ou AIO!

Uma pergunta ja que deves saber mais e ter informaçao mais concreta! A refrigeraçao esta directamente propocional ao calor??

Quanto mais frio, mais quente?
 
ao calor nao , ao frio , acho que era isso que querias perguntar , quanto mais frio estiver o lado quente mais frio esta o lado frio
 
contudo o peltier que supostamente era de 231w debitava me a volta de 100w , nao sei se era por estar em 12v contudo no anuncio estava explicito que era 231W em 12v foi por isso que paguei .

Mas tens de ter em atenção os amperes, tens isso ligado a um rail de 12v molex das baías? Liga isso a um rail de alimentação das gráficas que tem mais amperes e compara.


Uma pergunta ja que deves saber mais e ter informaçao mais concreta! A refrigeraçao esta directamente propocional ao calor??

Quanto mais frio, mais quente?

Isto é assim, quanto mais energia aplicada mais transferência de calor de um lado para o outro, fazendo com que um dos lados baixe de temperatura e o outro aumente. Mas claro existem limites.
 
Mas tens de ter em atenção os amperes, tens isso ligado a um rail de 12v molex das baías? Liga isso a um rail de alimentação das gráficas que tem mais amperes e compara.




Isto é assim, quanto mais energia aplicada mais transferência de calor de um lado para o outro, fazendo com que um dos lados baixe de temperatura e o outro aumente. Mas claro existem limites.


Isso dos limites ja calculava! boa ideia mesmo! o senao é que o whater cooling continuaria a ser necessario nao? ou air cooler tambem daria bons resultados?
 
Mas tens de ter em atenção os amperes, tens isso ligado a um rail de 12v molex das baías? Liga isso a um rail de alimentação das gráficas que tem mais amperes e compara.




Isto é assim, quanto mais energia aplicada mais transferência de calor de um lado para o outro, fazendo com que um dos lados baixe de temperatura e o outro aumente. Mas claro existem limites.

sim exato tenho ligado uma ligaçao em v a dois molex.
 
Vais meter um peltier em cima do outro? Ou um peltier a seguir ao outro com dois blocos para arrefecer a água? Um em cima do outro desconfio que não vai funcionar, porque um dos peltiers vai atingir temperaturas demasiado elevadas e vai deixar de funcionar. Pelo menos era o que me acontecia com uma experiência que fiz (só com 1). Se o lado quente aquecia demais, ficavam os dois lados quentes!
 
se fizeres uma breve pesquisa no forum vês que tenho vasta experiência em peltier's, chiller's, prommys e conteiner's com gelo seco (-80) e foi assim que há uns 10 anos bati um 9º lugar mundial em velocidade de processamento num processador AMD que era o topo de gama na altura.

nao aconselho mesmo nada o uso de TEC, vais ganhar umas horas de diversão e quando te distraíres furas o MB de um lado a outro ;) basta as temps ficarem parecidas e isso inverter.
 
se fizeres uma breve pesquisa no forum vês que tenho vasta experiência em peltier's, chiller's, prommys e conteiner's com gelo seco (-80) e foi assim que há uns 10 anos bati um 9º lugar mundial em velocidade de processamento num processador AMD que era o topo de gama na altura.

nao aconselho mesmo nada o uso de TEC, vais ganhar umas horas de diversão e quando te distraíres furas o MB de um lado a outro ;) basta as temps ficarem parecidas e isso inverter.
pois secalhar vai ser mesmo essa a opçao , ou colocar o peltier num entre dois blocos e mal saia entra no cpu , so que nao sei ate que ponto afetará as temperaturas .
porque aumentei lhe o overclock e as temps ja batem nos 70º.

já nao se encontra aqueles blocos com peltier integrado .
 
j7geh5.jpg


Talvez terei de comprar um peltier um bocado mais potente para a agua chegar de um bloco ao outro com menor temperatura neste caso aproveitaria o que tenho juntamente com um de 400w.
 
não ponderas fazer um chiller ?

é super barato e não apresenta perigo nenhum no uso de 24/7


TEC são para computadores de teste, para andar a brincar ..... não uses isso no pc do dia a dia.


boa sorte com isso.
 
ajudar a estabilizar os oc, apartir de uma x temperatura aquilo ligar , por exemplo quando estou em bench aquilo ligue porque atualmente o meu pc mesmo em gaming nao tem temperaturas muito altas , so mesmo em full load é que sobem aos 65º-70º, eu sei que nao sao temperaturas altas mas achei piada a brincadeira
 
Back
Topo