[Beta] LibreOffice 4 portado para Android! (Experimental)

Arucard1983

Power Member
Embora o Libre Office seja um programa totalmente open-source e o Android seja um sistema Linux especializado, eu creio que esta é a melhor secção para anunciar esta grande novidade, do qual ainda está em fase beta e sujeito a muito crash e a não funcionar de todo. :rolleyes:

Basicamente é a grande revolução para os tablets Android (especialmente os equipados com teclado) do qual o seu uso para a aplicações Office estavam limitados aos programas mais simples, se bem que o KingSoft Office ainda tenha alguns recursos de valor. :)
(E também já existe uma forma de correr o GIMP no Android usando um protótipo de um Linux Desktop Virtual Mode que conseguiu correr alguns programas num género de máquina virtual sobre o Android: Ubuntu noroot. Uma vez que foi desenhado para correr sem necessitar de root, se bem como problemas acrescidos, basta correr esta aplicação que instala o GIMP, o Gnumeric e o Abiword donde são executados num arremendo do Desktop XCFE completamente quebrado :-D. Mas ainda usava o VNC para comunicar para o ecrã o processamento do X Window Server)

O que está a acontecer é o port completo da versão Desktop do LibreOffice 4 para sistemas Android 4.x, uma vez que este programa é minimamente exigente. Seguindo o exemplo do Ubuntu noroot, em vez de usar o UI do Android e o truque do VNC, implementaram um emulador do Xlib minimalista sobre o sistema Android do qual os toolkits e os programas Linux Desktop do LibreOffice executam sobre esta espécie de "Linux on Android". Basicamente conseguiram implementar um modo Desktop "clássico" para correr programas Linux que usam o X sobre o UI do Android, o que de certa forma faz lembrar o Desktop sobre o Windows RT :joker:.

Mal accionamos o ícone do LibreOffice no Android, é carregado o "Desktop Emulator" que referi acima, do qual ao fim de alguns segundos mostra em ecrã inteiro a janela familiar do LibreOffice, abrindo depois cada aplicação, movendo cada janela como se fosse no ambiente Linux tradicional. :)
Aparentemente o beta utiliza o mesmo toolkit do XFCE 2 ou até o GTK 2+ desde que tenha reduzido consumo de memória RAM e de funcionalidades, pois o Desktop virtual é um fundo branco com os programas do LibreOffice... (ao estilo do Linux from Stratch do qual o X só lançava um emulador de terminal ou um programa qualquer e mais nada...)
Este Desktop espartano funciona como se fosse uma aplicação Android convencional, visto ter o botão para alternar o Desktop ou fechá-lo como se fosse um programa nativo do sistema. Este minimalismo têm um preço a pagar visto que ainda falta elementos críticos, como a janela do gestor de ficheiros... :D que ainda não foi implementada...

Este screenshot mostra como ficou este modelo implementado na prática...


libreoffice-android-640x383.png


Ao contrário dos Offices nativos para Android, que focaram na visualização de PDF, e nas operações básicas de processamento de texto, folha de cálculo e apresentações simples. Temos o Writer, Calc, Presentation, Base, Drawning, Formula completíssimos e iguais a qualquer sistema Linux padrão (claro que presentemente existem falhas na interface que impedem o seu uso :005:), sem esquecer do suporte a macros, Python e companhia que serão implementados gradualmente.

Para quem queira experimentar é necessário ter um tablet Android 4.x com um processador decente e com pelo menos 1 Gb de RAM, e habilitar a instalação de aplicações fora da loja Google Play. Além disso é recomendado um teclado com touch-pad ou até um rato visto que teriam problemas em usar a interface touch para usar os menus e os botões (claro que com a prática até com os dedos consigo usar todos os botões e menus, mas para escrever é conveniente ter um teclado com touchpad. O meu tablet que é o ASUS Infinity já traz um teclado de origem e até uma porta USB padrão para conectar pen-drives).

Depois é só visitar a página de compilação e transferir os quatro apks que para além do LibreOffice contêm algumas ferramentas de teste como um viewer de documentos que opera usando a UI nativa do Android 4.x.
http://dev-builds.libreoffice.org/daily/master/Android-ARM@24-Bytemark-Hosting/current/

Portanto será necessário cerca de 200 a 500 Mb de espaço livre para instalar o programa que contêm ainda um documento de teste. Apesar de estar muita coisa por funcionar já temos um vislumbre do LibreOffice 4 para Android, bem como os requisitos necessários para o usar.
Basicamente para quem tenha um tablet Android de gama alta este programa será quase obrigatório e competirá com o Office RT incluido no Surface, mas também seria interessante se o modo Desktop que é usado para correr o programa fosse aproveitado para correr outros programas open-source que não seriam facilmente portados para o Android como o Gimp, o ProjectLibre ou mesmo o Evolution. :rolleyes:
 
Última edição:
Como tinha avisado anteriormente, o programa ainda esta´ um bocado verde. No meu tablet denoto um bug que impede usar a maioria das teclas do teclado (so´ funcionam os numeros...) que parece estar relacionado ainda com o emulador Xlib.:005:
Apos alguma exploraçao confirmei que o toolkit usado internamente e´ o GTK+ 3 ao observar o estilo das janelas de dialogo.

Mesmo neste Desktop implementado sobre o Android, e´ possivel fechar as janelas das aplicaçoes do LibreOffice, porque temos o obiquo sinal em cruz (x) no canto superior direito de cada janela, mas nenhum botao para minimizar ou maximizar, visto que as aplicaçoes ocupam todo o ecra.
Ao fechar cada aplicaçao, resta um programa de fundo que esta´ sempre activo: o LibreOffice Launcher igualzinho ao Ubuntu ou outro distro Linux com as opçoes conhecidas para abrir um novo documento (mostra as seis aplicaçoes base) ou para abrir um documento. No entanto ainda nao implementaram ou importaram a janela do gestor de ficheiros, o que so´ por si provoca o encerramento da aplicaçao. :p

Com o estado actual, podiam dedicar mais algum tempo em completar o modo Desktop e incluir gradualmente o suporte a componentes adicionais como o MySql, ou o GStreamer. Caso existisse mais alguma colbaoraçao, era bem possivel lançar oficiamente a primeira versao do LibreOffice para Android para o final deste ano.
 
Isto realmente tem potencial... mas ainda está muito verde para uso normal. Espero que amadureça e se torne uma alternativa viável ao combo Windows RT + Office RT. Mas provavelmente ainda vai demorar um bocado, a não ser que a Google ou outra grande empresa dêem um empurrão :P
 
Duvido que a Google dê um empurrão, já que quer que o pessoal use o Google Docs para tratar dos seus ficheiros e de certa forma é o que mais sentido faz num tablet algo que seja fácil de usar e que depois de modificado no tablet/smartphone esteja disponível no PC sem andar a passar de um lado para o outro, esteja simplesmente lá!
 
Só que o LibreOffice 4 for Android aqui apresentado vai ter mais programas que o Office RT, especialmente no campo do desenho e base de dados (que ainda estão desactivados neste pré-beta por falta do port do libSQL sobre o ambiente virtual GTK/VCL/Xlib do qual os programas correm no Android).
Outra vantagem é o facto de (ser previsto) o suporte a macros LibreOffice, embora seja um bocado especulativo afirmar que irá suportar a importação de Macros do Microsoft Office, uma vez que isto implicaria a instalação de plug-ins a partir do repositório do LibreOffice.
Nos menus deste beta, as opções para os Macros e Plug-ins estão lá, faltando a implementação das bibliotecas de suporte. ;)
De qualquer forma foi um grande feito terem conseguido criar um ambiente virtual do qual foi possivel compilar programas Linux Desktop de forma a correr no ambiente Android.
 
E acrescento mais uma novidade real deste projecto: a versao Apache Open Office tambem foi portada para Android, embora nao tenha o suporte oficial:
http://andropenoffice.blogspot.pt/

No entanto e´ muito similar ao modo Desktop do LibreOffice para Android: aproveitando uma versao nativa do X Window Server para Android, foi portado de forma muito avant-guard o mesmo software Linux Desktop do OO3 para os sistemas Android 4.x.
De qualquer forma, ainda foi necessario implementar algumas funçoes da UI em falta, mas o resultado aparenta ser menos cuidado que o modelo seguido pelo LO4. Mas a pequena vantagem e´ que se trata dum beta realmente funconal, e nao um alfa pouco usuavel que o LO4 esta´ a desenvolver (muito devagar).
As seis principais aplicaçoes (incluido o Base, em estado alfa minimamente funcional; e suporte parcial a Macros(!)) estao contidas neste pacote de 81 Mb, e consoante a compatibilidade com diferentes formatos, o programa funciona razoavelmente bem.
O modulo Math ainda necessita de pequenos ajustes, visto que o suporte as letras gregas nao foram implementadas, e certos caracteres especiais para vectores e outros simbolos matematicos ainda estao ausentes, outros estao presentes.

Trata-se de um programa obrigatorio para determinados tablets com teclado e bom ecra, e marca por fim a chegada da primeira fase da chegada de um Office completo para os tablets Android. :)
 
Por fim foi lançado mais um patch para corrigir o AndroOpenOffice, e este corrige problemas na interface. Os documentos abertos são sempre em full-screen (dado ser uma limitação do emulador X11 para Android, porque a compatibilidade com gestor de janelas é muito reduzida, e dado que a maioria dos ecrãs são pequenos para justificar um sistema de janelas tipo Desktop), embora alguns utilitários não o sejam.
Em alguns casos, as janelas destes utilitários deslizavam para os cantos do ecrã e ficavam inutilizados. >(

Com a versão 1.3.2 já foi possível introduzir manualmente os códigos das letras gregas e símbolos adicionais que queiram usar no Math, pelo que agora já está devidamente equiparável com a versão Linux "padrão". O lançamento do OpenOffice 4.0 / LibreOffice 4.1 já introduz novos recursos, o que levará a questionar se o próximo passo lógico não será avançar para a próxima geração do OO/LO 4.x

Dos seis (sete?) programas desta suíte, o Base ainda não é 100% utilizável, e necessita de maximizar por padrão todos os itens abertos.
(Para não falar de ser até um programa opcional em muitas distribuições Linux :) )
O programa menos compatível é o OpenOffice Basic, que é responsável pela programação de macros. O suporte a macros ainda é limitado no AOO, mas o autor pretende melhorar este aspecto.

Apesar dos esforços em compatibilizar este software em tablets touch-screen, o AOO é quase inútil de operar se não usar um teclado e rato físico. Independentemente do esforço do programador, é mais um software para tablets sub-netbook com teclado físico, do que para tablets básicos, pois o alto custo destes computadores com o preço de um laptor é compensado com um software Office directamente compilado da versão Desktop. :)
 
O fork AndrOpen Office alcançou a versão 2.x, do qual migrou para as versões 4.1 do OpenOffice.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.andropenoffice&hl=en
A principal melhoria é o suporte à impressão usando o suporte nativo presente na versão 4.4 do Android, mas caso queira realmente um sistema de impressão decente deverá instalar o Print Hand (pago) ou o Star Print (mais barato) ou o CUPS Plug-in (grátis), se bem que os dois primeiros suportem a impressão via porta USB, o terceiro ainda só suporta impressão em rede (Teria que escrever do zero, um driver USB user-mode para o CUPS que funcionasse em Android).
A principal correcção é o facto do suporte aos Macros ser finalmente funcional, pois o editor LibreBasic já abre como a sétima aplicação desta suíte.

Contudo, por vezes é preferível antes instalar o Debian Noroot
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cuntubuntu

E depois abrir o "Root Terminal" para instalar a última versão mainstream do Libre Office, de vez...
# apt-get update
# apt-get upgrade
# apt-get -t wheezy-backports install libreoffice
 
Back
Topo