Licenciatura em Design e Multimédia/Produção gráfica

sukapower

Power Member
Boas,

Estou no 12º em ciências (curso cientifico-humanístico) e tinha como plano inicial ir para engenharia informática. O que antes era certo para mim, hoje é bastante o impossível. Isto porque eu passei por uns momentos complicados há uns anitos, e deixei de ter o hábito de estudo e a motivação para continuar, e acabei por atrasar disciplinas, nomeadamente português e matemática.

Sendo assim estou num ponto em que a minha matemática, apesar de ter sido uma disciplina pelo qual eu tinha grande interesse, está altamente atrás e duvido que passe à disciplina este ano, o que me impossibilita de seguir engenharia informática dado os pré-requisitos dessa licenciatura.

Daí o titulo, que é o meu "plano B". Sempre gostei de design e parece-me uma boa opção pessoal. Estive a ver alguns threads no fórum e retirei algumas opiniões negativas quanto à saída profissional do curso e pelo que percebi, Design e Multimédia é muito generalisado e o pessoal fica "um bocado à nora" com o que fazer com o que aprendeu. Então e se for um curso do género mas mais especializado?

Pelas minhas pesquisas, encontrei alguns cursos do género. Se possível, gostaria de saber qual a diferença entre eles ou algumas opiniões.

http://www.acessoensinosuperior.pt/indcurso.asp?curso=9891
http://www.acessoensinosuperior.pt/indcurso.asp?curso=9075
http://www.dges.mec.pt/guias/indcurso.asp?curso=9644
http://www.acessoensinosuperior.pt/indcurso.asp?curso=9073
http://www.acessoensinosuperior.pt/indcurso.asp?curso=8309
http://www.dges.mec.pt/guias/indcurso.asp?curso=9491
http://www.ipvc.pt/engenharia-computacao-grafica-multimedia

Isto é a minha pesquisa pessoal, e o que me parece mais interessante. Posto isto, pretendo que fique esclarecido que como eu provavelmente reprovo a matemática, tendo a entrar num CTeSP, provavelmente este (http://www.esact.ipb.pt/portal/page?_pageid=295,932959&_dad=portal&_schema=PORTAL) ou atrasarei um ano para fazer melhorias à(s) disciplina(s).

Para acabar gostava de saber quais as melhores universidades/institutos para estes cursos. Ouvi falar mal do ipvc por exemplo, mas entendo que existam politécnicos melhores que certas universidades e vice-versa. Peço desculpa por criar outro thread, mas são dúvidas que eu preciso de esclarecer e o ZWAME já me ajudou antes e percebi que vale a pena tentar :p
 
Há uma vaga de questões iguais à tua nos fóruns , eu acho que as escolas deviam saber aconselhar com honestidade os alunos e dar-lhes possibilidades tangíveis de acesso a informação sobre, é muito mau que os alunos tenham de andar em fóruns à procura de ajuda deste tipo, estamos no fim do mundo e a culpa não é vossa certamente.

Olha se leres alguns dos tópicos similares vais perceber que eu já comentei , e que tenho uma opinião que sumamente é , Design Multimédia , conteúdo WEB não tem base para ser um curso de nível UNiversitário por ser uma àrea muito frágil vê bem , Imagem e vídeo qualquer pessoa pode aprender a "fazer", fotografia e tratamento gráfico tb, (HTML, PHP, Javascript, Node.js...) seria o mais tangível junto com a modelação que poderiamos tb colocar no espectro destes profissionais, mas saberás bem que HTML são etiquetas, CSS estilos ... temos um pouco de programação javascript e pouco mais para dar a esta área uma base sólida de percurso universitário - no meu ponto de vista - tb acresce que as pessoas que eu conheço e são bons a fazer algo dentro disto me dizem que são programadores ou ENgenheiro informáticos que fazem ou derivam um pouquinho mais para esta área por gosto e que onde se vê mais problema é no aspecto modelar (aí já entra mais o artista que há dentro de ti) por outro lado todos os outros aspectos são "fáceis" de ser cobertos por eles), mas claro eles mesmos vendem se precisarem a ideia de que Web-Design é uma área em grande expansão com um grande espectro de futuro profissional - por motivo simples assim dão aulas a alguém também - acho que me entendes.

A única parte mais sólida dentro da área de conteúdos é a animação e modelação e esta encaixa depois com jogos (tb tem programação - mas requer talento e criatividade) Blender etc, eu sinceramente acho que técnico de desenvolvimento de conteúdos WEB deveria vir antes de uma licenciatura por exemplo numa via escolar rama 9 até 12 ou via profissionalizante com opção de depois encaminhar os que quisessem para programação ou outro.

É a minha opinião sincera, eu tb sou muito mau a matemática e por isso segui HUmanidades mas tudo o que esteja ligado a elas esquece (é perder tempo) mas entendo a tua questão se fosse eu tentaria colar-me mais a cursos que metessem modelação ou jogos se pudesse e numa perspectiva mais de formação e não quadro técnicno ou como designem se não houvesse tentava algo que fosse técnico numa área necessária (mas fora de informática).

Se fizeres uma escolha muito arriscada pode acontecer que daqui a 3 anos quando saias da Univ. sintas como que há uma abismo à tua frente e é só aí que percebes que o que te andaram a contar durante 3 anos foi ou um passatempo, ou gozo ou produto dum bando de gente louca porque no fim a realidade não quadra com a real necessidade. Para mais vivemos num país que não consegue nem perceber em que lugar está nem para onde quer ir nem tem organização portanto resulta fácil para alguns dizer que cada "carro tecnológico que passa" é o carro em que todos deveriam subir, o problema é o depois afinal o carro não tem rodas. Por isso é melhor tu olhares e ver o que realmente tem saída mais certa dentro do teu campo de acção, inscreveres-te em fóruns de programadores se quiseres veres o mesmo que eu, procurares opinião numa loja de informática por exemplo etc... Se vires que o pé calça com a bota segue se não for assim vira para algo que vejas que te dá de comer num futuro e não coisas muito incertas, tens cursos como redes e hardware talvez sejam uma possibilidade, outras áreas técnicas que dizem que há falta de profissionais, é tentar ver, humanidades esquece e isto de desenvolvimento web é assim um bocado frágil enquanto a futuro posso eu estar enganado mas creio que assim é.
Espero que a minha opinião te sirva.
 
Última edição:
tens de procurar bem, existem multimédias e multimédias. Tens multimédias ligadas a um plano mais artistico/ design e tens multimédias mais ligadas a programação, 3D etc.

qualquer profissão seja ela qual for....cada pessoa faz sem formação...não vás nas cantigas de que isto qualquer um faz e aquilo não.
é como o "web html/css" "toda a gente faz"....mas será que todos fazem de forma correcta? ou seja, há bons e maus....logo ninguém te proíbe de ter sucesso com isso.

Andar a procurar o melhor curso com as melhores saídas é um bom fado.
Dantes houve o BUM do design e agora há muitos.....houve o BUM de engenheiros agora há muitos...arquitectos igual....está a haver o BUM de JS e certamente daqui a pouco vamos estar minados....o que vem a seguir?
Na minha humilde opinião....escolhe o que pensas que te vai dar mais gozo fazer durante toda a vida.
Há muita gente que não quer medicina e por terem boas notas são forçados pelos pais a ir. É o melhor curso? se calhar até é....mas será que se vão sentir realizados? É só por ganhar mais dinheiro?

escolhe aquilo que gostas e luta para ser o melhor.
 
Tal como foi referido, há multimédia, virada para vários planos.
Design, acaba por ser algo muito geral/relativo.
Visto que estavas a optar pela engenharia informática, multimédia ligada para a programação (web design, etc...) seria uma boa escolha.
O sucesso acho que é algo relativo. A tua conquista pessoal, e a garra é que definem-te muito como um bom profissional. E numa área destas, vai contar muito o teu portfólio. Aquilo que tu sabes fazer, e não os cursos que tu tiraste, ou onde tiraste. Deves procurar algo que vejas que se enquadra na tua realização pessoal. O resto depende de ti.
 
Boa tarde a todos

Estou no mesmo impasse referido no primeiro tópico mas eu estou a pensar no curso de Design de Comunicação.
Acham que tem saída cá em Portugal/Lá fora? O que acham do curso em si? O que se pode fazer com esse curso/foca-se em que parâmetros?
As dúvidas são muitas e por vezes as respostas muito poucas (Podem todos opinar, uma pessoa para clarear as ideias tudo é bem-vindo)

Não sei se posso citar aqui o nome de uma faculdade a que fui pedir informações mas aqui vai (Lusófona) Sei que está ligado a todos aqueles problemas do Sr. (tony) Relvas mas também já me disseram que é uma faculdade como as outras e que por sinal até razoavelmente boa, mas lá esta, não conheço ninguém no curso em questão.
Acham que uma pessoa quando acabar o curso e sair para o mercado de trabalho importa muito se sai-se de uma privada ou pública?
 
O meu irmão anda em Design e Comunicação na FBAUL.
Acho o curso dele super interessante e abrangente em muitas vertentes. O curso enquadra-se muito numa parte teórica e na parte de comunicação. Dá as bases essenciais, e uma boa base para seguires o teu próprio percurso.
 
O meu irmão anda em Design e Comunicação na FBAUL.
Acho o curso dele super interessante e abrangente em muitas vertentes. O curso enquadra-se muito numa parte teórica e na parte de comunicação. Dá as bases essenciais, e uma boa base para seguires o teu próprio percurso.
Na parte da comunicação o que abrange assim por alto?
Tenho um amigo meu que tirou esse mesmo curso e diz que é muito interessante e vale apena, mas é sempre bom ouvir a opinião de mais alguém
 
Marketing = Mercator -" this is the type of communication on XXI century "repito andares a dar de comer a Universidades não te vai dar profissão a ti .

Se queres fazer profissão de multiméida e conteúdo Web vai pelo 3d é o único que tem sustento e não é bem o que está ligado a Web mas pronto se quiseres ir por aí, o resto deixa para programadores ou amantes , semi-profissionais que têm jeito para isso, o resto que te contarem é palavras e essas o vento leva.
 
Marketing = Mercator -" this is the type of communication on XXI century "repito andares a dar de comer a Universidades não te vai dar profissão a ti .

Se queres fazer profissão de multiméida e conteúdo Web vai pelo 3d é o único que tem sustento e não é bem o que está ligado a Web mas pronto se quiseres ir por aí, o resto deixa para programadores ou amantes , semi-profissionais que têm jeito para isso, o resto que te contarem é palavras e essas o vento leva.

já trabalhei numa empresa de 3D (conhecida), conheço gente ligada à área e olha que não é como tu pintas. muitos estão lá fora ou a trabalhar lá para fora. o mercado em Portugal não tem carteira € para um projecto 3D, é tudo feito para fora. Começo achar que as tuas palavras o vento também as leva.
Se me perguntares uma profissão que neste momento dá sustento eu diria o javascript avançado, porque para slides e efeitos já há muitos.
Agora daquilo que vejo e sei, não diria a ninguém que o 3D é uma boa fonte de sustento.
 
Última edição:
já trabalhei numa empresa de 3D (conhecida), conheço gente ligada à área e olha que não é como tu pintas. muitos estão lá fora ou a trabalhar lá para fora. o mercado em Portugal não tem carteira € para um projecto 3D, é tudo feito para fora. Começo achar que as tuas palavras o vento também as leva.
Se me perguntares uma profissão que neste momento dá sustento eu diria o javascript avançado, porque para slides e efeitos já há muitos.
Agora daquilo que vejo e sei, não diria a ninguém que o 3D é uma boa fonte de sustento.

Tu estás a dizer algo que só corrobora que eu disse até ao momento e é bom - assim percebe-se que esse vento que leva as minhas palavras são línguas de fogo que queimam rabos de palha.

- dizer o sector 3d envolve uma área que e em que os grandes criadores trabalham - para fora ou lá fora a julgar pelo que temos cá o que se faz para fora ou lá fora é o que se deve seguir para futuro.

Depois voltas a corroborar o que eu já disse a área que alguns sustentam como conteúdo Web e multimédia tem pouca integridade como área sector, ressaltas o javascript - pergunto-te eu é o Javascript tema suficiente para sustentar esse conteúdo Web e multimédia num curso de Universidade?

O 3D é mais complicado e menos olhado, mas pelo menos tem uma base mais sólida.

Ah e aprendiz sempre , entendido nunca, o único motivo e pelo qual eu opino principalmente junto de gente que pergunte isto é porque está bem claro que a venda de cursos destes - repito Universidades - é uma continuação dos mesmos que são tidos como formar directo para o desemprego e a mim isso enoja-me que uns façam vida de vender falácias a outros é coisa de mau sujeito e não de instituições .

E é só ir vendo quem dá cursos ligados a "conteúdo web e multimédia" o que é javascript , o 3D é ou não uma área que envolve muito o artista que há em nós... respondendo a essa perguntas provavelmente as pessoas entendem o que verdadeiramente é o conteúdo web e multimédia e porque dentro dele se devem encostar o mais possivel ao 3D como área extensiva e mais sólida para fazer dinheiro de cara ao futuro - porque o outro já deu o berro não é que vá dar, por cá é que gostamos de anunciar a descoberta depois dela ser passado.

O resto pouco me importa .
 
Tu estás a dizer algo que só corrobora que eu disse até ao momento e é bom - assim percebe-se que esse vento que leva as minhas palavras são línguas de fogo que queimam rabos de palha.

- dizer o sector 3d envolve uma área que e em que os grandes criadores trabalham - para fora ou lá fora a julgar pelo que temos cá o que se faz para fora ou lá fora é o que se deve seguir para futuro.

Depois voltas a corroborar o que eu já disse a área que alguns sustentam como conteúdo Web e multimédia tem pouca integridade como área sector, ressaltas o javascript - pergunto-te eu é o Javascript tema suficiente para sustentar esse conteúdo Web e multimédia num curso de Universidade?

O 3D é mais complicado e menos olhado, mas pelo menos tem uma base mais sólida.

Ah e aprendiz sempre , entendido nunca, o único motivo e pelo qual eu opino principalmente junto de gente que pergunte isto é porque está bem claro que a venda de cursos destes - repito Universidades - é uma continuação dos mesmos que são tidos como formar directo para o desemprego e a mim isso enoja-me que uns façam vida de vender falácias a outros é coisa de mau sujeito e não de instituições .

E é só ir vendo quem dá cursos ligados a "conteúdo web e multimédia" o que é javascript , o 3D é ou não uma área que envolve muito o artista que há em nós... respondendo a essa perguntas provavelmente as pessoas entendem o que verdadeiramente é o conteúdo web e multimédia e porque dentro dele se devem encostar o mais possivel ao 3D como área extensiva e mais sólida para fazer dinheiro de cara ao futuro - porque o outro já deu o berro não é que vá dar, por cá é que gostamos de anunciar a descoberta depois dela ser passado.

O resto pouco me importa .

@portaro
Tens estado atento à realidade? Tens a noção de que sustentas que o 3D é futuro em Portugal. Sim se calhar podia ser. E temos bons artistas nacionais. Aliás, Portugal tem excelentes artistas em artes. Crescem e são grandes em Portugal, e se realizam com o mercado Português?
Desculpa, mas não se realizam. Não há devido crédito, e acabamos por ter os bons artistas nacionais, mas... que saíram do país. (Já estamos a entrar no assunto da crise económica e é muito resultado disso)
Artistas e bons profissionais? Temos, e temos de ter orgulho no que é nosso!
3D é um bom sector e com futuro? É certamente!
Em mercado Português? Excepcionalmente, mas por norma não.
 
O que vocês falam sobre o curso de Design e Multimedia passa-se o mesmo no curso de Design e Comunicação? Ou são mundos um pouco distintos?
 
Das duas uma ou eu transmito mal e portanto é melhor não transmitir nada ou então por muito que transmita a ideia ninguém a quer entender, eu nem estou a falar se os artistas nacionais são bons ou maus ( a mim isso tanto me dá) nem estou a referir se é futuro ou não já que isso é muito irrelevante (há futuro em ser pedinte na porta dum supermercado , futuro há, outra coisa é que isso seja bom futuro)

A ver se nos entendemos - os cursos - conteúdo web e multimédia , cursos da moda onde é marketing com palavras estranhas (comunicação) e outros que tais para nível Universitário só têm uma função dar dinheiro a quem os lecciona são cursos feitos à pressão porque há mercado de pessoas que pensam que aquilo pode dar uma vida profissional de jeito, na verdade são formados para o desemprego ou como muito para um emprego que nada tem a ver com o espectro que serve esse sector.

Eu falo em 3D animação e vídeo criação - no sentido de dizer que se vais tirar um curso desse género (conteúdo WEB) te tentes colar "se der" a um curso que tenha o 3D tb porque está mais que à vista que o conteúdo web e multimédia não tem qualquer sustento como área de estudo num curso a 3 anos numa Universidade, tem sentido num curso de nível profissional ou outro mas para universidade não.

Isso está bom de ver e por último como referi antes , em vez de perguntarem aqui - vão a uma casa de informática e perguntem a opinião deles, vejam quem dá os cursos de conteúdo web e multimédia - "programadores / engenheiros informáticos" e no fim de tudo tirem as conclusões.

É exactamente por termos este tipo de organização do ensino, da escola e do mercado profissional que depois temos o famoso "pau para toda a obra".

O curso design e comunicção, se para a àrea WEB, - é em suma Marketing aplicado ao conteúdo web / multimédia / enfim net e desenho na economia virtual, é mais um que trata de estratégias de comunicação em contexto em função de produto, pronto é outro que no fim serve para vender cremes num supermercado ou coisa do género.
 
Das duas uma ou eu transmito mal e portanto é melhor não transmitir nada ou então por muito que transmita a ideia ninguém a quer entender, eu nem estou a falar se os artistas nacionais são bons ou maus ( a mim isso tanto me dá) nem estou a referir se é futuro ou não já que isso é muito irrelevante (há futuro em ser pedinte na porta dum supermercado , futuro há, outra coisa é que isso seja bom futuro)

A ver se nos entendemos - os cursos - conteúdo web e multimédia , cursos da moda onde é marketing com palavras estranhas (comunicação) e outros que tais para nível Universitário só têm uma função dar dinheiro a quem os lecciona são cursos feitos à pressão porque há mercado de pessoas que pensam que aquilo pode dar uma vida profissional de jeito, na verdade são formados para o desemprego ou como muito para um emprego que nada tem a ver com o espectro que serve esse sector.

Eu falo em 3D animação e vídeo criação - no sentido de dizer que se vais tirar um curso desse género (conteúdo WEB) te tentes colar "se der" a um curso que tenha o 3D tb porque está mais que à vista que o conteúdo web e multimédia não tem qualquer sustento como área de estudo num curso a 3 anos numa Universidade, tem sentido num curso de nível profissional ou outro mas para universidade não.

Isso está bom de ver e por último como referi antes , em vez de perguntarem aqui - vão a uma casa de informática e perguntem a opinião deles, vejam quem dá os cursos de conteúdo web e multimédia - "programadores / engenheiros informáticos" e no fim de tudo tirem as conclusões.

É exactamente por termos este tipo de organização do ensino, da escola e do mercado profissional que depois temos o famoso "pau para toda a obra".

O curso design e comunicção, se para a àrea WEB, - é em suma Marketing aplicado ao conteúdo web / multimédia / enfim net e desenho na economia virtual, é mais um que trata de estratégias de comunicação em contexto em função de produto, pronto é outro que no fim serve para vender cremes num supermercado ou coisa do género.
O curso de design e comunicação que mais vertentes tem alem de web? Pergunto isto porque ja vi vários fóruns mas muitos deles nao são lá muito esclarecedores
 
Um curso desse tipo vai estar focado na WEB de resto ela é o lugar mais adequado para singrar marcas, eventos, conhecimento de... , muito provavelmente terá a ligação ao mundo massmedia na WEB e contextos de venda de tendências.

O Design de tipo WEB é uma forma bastante efectiva de provocar necessidades nos consumidores e muito estudado já, mas isso advém de uma base que é Marketing no fundo é isso dentro da área de comunicação e vendas na WEB e em como criar comunicação com o objecto desenhado para com consumidor.

Eu não sou a melhor pessoa para te explicar pois nem sou da área nem sou entendido.

O único que gostaria de fazer passar é que muitas das coisas que nos são faladas como carreiras não passam de negócios momêntaneos de envolvidos e interessados (aos programadores dá jeito dar cursos, às univ, interessa abrir cursos, aos governos qualquer coisa serve para dizer que há oportunidades) ,mams todos eles estão a borrifar-se para os que frequentam os curso eles querem é que tu te inscrevas para eles terem mais um curso,, mais uma foto a fazer e umas conferências a dar- portanto mais umas verbas, muitos dos cursos leccionados em PT são passar tempo e contra mim falo que tenho um deles, como não quero que se continue a semear falsas ideias se vejo isto tento pelo menos avisar para o que me acontece a mim e a milhares de licenciados desempregados não aconteça a outros.

Repara bem - Cursos desenvolvimento de conteúdos WEB e Multimédia - quem os lecciona - programadores, algum tipo com experiência em 3D.
Cursos de Design e comunicação - quem os lecciona - muito provavelmente gente formada em Marketing , alguns programadores pouco mais.

A grande questão é - depois da licenciatura tenho mercado?

Para mim na minha opinião para isso não há mercado que te sustente uma profissão dentro do ramo.

Sinceramente acho que o 3D junto com o Multimédia em WEB te pode sim dar mais oportunidades, pelo menos de real trabalho , eu já ouvi falar de cursos de 3D e Desenv. jogos cá em PT acho um alvo melhor que multimédia e comunicação com design etc, tens de estar atento porque muitos cursos são apenas e só para encher tabela, fazer umas conferências de faz de conta e pronto e estão acima dos 60 % do total oferecido, temos cursos cá abertos com taxas de mais de 50% de desemprego directo após terminar a licenciatura, esses mesmos 50% são criados pelos mesmos que semeiam os cursos da moda, eu nem vou fazer mais críticas nem dar mais opinião, no fundo é essa - cuidado com o conto do vigário
 
Mais alguém tem informações que possa dar sobre os cursos referidos?

@portaro , uma pessoa na vida também tem que se sentir realizado e um dia fazer o que gosta, até pode nao se ficar a trabalhar na área mas fica-se com as aptidões para um dia começar de novo e fazer o que se gosta. Se nao for em Portugal vai-se para fora do país, alguma coisa tem que se arranjar
 
Design de Comunicação na FBA é um bom curso. No entanto nem toda a gente gostará. Visto que está inserido numa faculdade de Belas Artes tem uma vertente muito cultural e social. Ou seja, vai haver disciplinas de historia de arte, estética, trabalhos teoricos. Está muito ligado ao cinema, música, arte...Não haverá tanto aqueles trabalhos de faz um logo pó talho da esquina, ou um poster para um filme... É mais projetos longos em que tens de pensar na identidade de um projecto e desenvolê-lo. Uma publicação, evento ou exposição, etc... Desenvolver todos os materiais, desde logos, cartazes, brochuras, site... É mais abrangente, há um lado mais autor/curador aliado ao designer. E é muito virado para o design editorial.
MUITA CARGA HORARIA! Muito trabalho para fazer em casa. Muitos professores cabroes x) Pelo menos era assim há uns 2/3anos.
 
E uma licenciatura em Design de Media Interactivos, http://guiadoaluno.uma.pt/index.php?IDM=PT&lang=pt , onde há unidades curriculares em programação, desenho gráfico, design 3D, fotografia, comunicação visual; seria uma opção interessante para seguir na área da informática? Tendo as bases em programação (aprender a estruturar), depois seria mais acessível aprender uma linguagem específica, penso eu.

Há também a licenciatura em Engenharia Informática, mas a minha matemática é de 10º, seria sempre aconselhável ter apenas duas unidades curriculares relacionadas com a mesma, ao invés de ter imensas.

Estou já empregado, com muita estabilidade. Apenas procura ter formação académica na área da Informática, para ambicionar um futuro com mais oportunidades. Até mesmo para crescer profissionalmente dentro da Instituição onde trabalho (função pública).

Obrigado malta!
 
Boa tarde,

Ando em Comunicação e Multimédia na UTAD e no meu caso sim, é um curso que abrange várias áreas: fotografia/video, programação(html/css/php - php oop, javascript),design, 3D e audio!

Se o curso é bom?
Sinceramente não deve ser o melhor, mas não é (de todo) o pior.
Há algumas cadeiras completamente desnecessárias (tipo português no 1º ano) que podiam ser substituídas por cadeiras mais praticas (por exemplo: Fotografia II). E, como em todas as universidades, há professores que nunca deviam ter sido professores...Tirando isso, é um curso que abrange muitas áreas porém isso tem o seu lado negativo, pois algumas matérias são dadas demasiado rápidas (também tem a ver com o facto de ser Bolonha).

Até ao momento ainda não me arrependi do curso nem da cidade que escolhi. Vila Real é uma cidade bastante tranquila.

Qualquer dúvida podes falar comigo ;)
 
Back
Topo