[HTPC] ZOTAC ZBOX nano CI320

É possível usar um SODIMM DDR3L de 8GB a 1600MHz em vez de 1333MHz?

Pergunto isto porque no site da Zotac está um teste de compatibilidade de memória para o CI320 feito pela própria marca em que eles utilizaram memórias DDR3L de 4GB a 1600MHz (com a nota que correu a 1333MHz). Aqui fica o referido teste:

ZOTAC ZBOX CI320 nano/ CI320 nano Plus

Tested memory modules
Brand Part number Size Speed*
CRUCIAL CT51264BF160BJ-C8FER 4GB DDR3L-1600
ADATA AXDS1600GC4G9 4GB DDR3L-1600
KINGSTON KVR13S9S8 4GB DDR3L-1600
KINGMAX FSGF63F-C6K2B 4GB DDR3L-1600

* Memory is running at 1333MHz clock.
 
Ora bem, já cá tenho o CI320 mas estou com problemas de estabilidade com o DIMM que comprei... :(

Acabei por comprar um SO-DIMM DDR3L 8GB 1600MHz Crucial Ballistix Sport CL9 apenas e só porque o encontrei em promoção, sendo o mais barato que arranjava de todos os SO-DIMMs DDR3L de 8GB que vi! Mas creio que este SO-DIMM tem timings muito agressivos para este tipo de aplicação. Ou então está avariado. A 1333MHz fica em 9-9-9-20. Entra no Win7 Pro x64 e pouco depois crasha ou faz reboot. No MemTest86 também mal inicia o teste, crasha...

Entranto já testei o CI320 com um SO-DIMM DDR3L 1600MHz de 4GB de um portatil de um amigo e funciona perfeitamente estável. A 1333MHz fica com timings 9-9-9-24. Passa sem problemas no MemTest86.

O que vos parece?


Obrigado.
 
Só testando noutro PC para perceber se está avariada ou é apenas incompatível, em qualquer dos casos vais ter que trocar a memória.
 
Pois, vou ver se consigo o portátil desse meu amigo emprestado por umas horas, para meter lá o meu SO-DIMM e correr o MemTest86, e ver no que dá...
 
Acho que é mesmo o SO-DIMM que veio avariado. Testei-o ontem num portátil com Core i5 2410U e no MemTest86 bloqueou ao fim de algum tempo (3ª passagem, creio). Nesse mesmo portátil, com Win8.1, não bloqueou nenhuma vez em uso "normal" (também pouco tempo testei nessas condições, pois tive que devolver o referido portátil ao dono), mas dava problemas de boot. Umas vezes arrancava normalmente, outra vezes não arrancava e ficava a dar erro de memória (com o led do capslock), enfim...

Portanto, e resumindo, ao contrário do que pensei inicialmente, o problema não era do CI320 mas sim do SO-DIMM!
 
Só para actualizar este assunto, depois de resolvido o problema com o DIMM, só tenho a dizer bem do CI320. Pelo preço e para o uso pretendido (Web, Youtube, Office, etc) é mesmo grande máquina. E em silêncio total! Estou bastante satisfeito com a compra... :)
 
Já experimentaste ficheiros 4k e/ou filmes em fullh hd com bitrate alto tipo os remux e isso? como se porta? isto funciona com todo o tipo de audio nomeadamente dolby atmos?
 
Por acaso eu queria comprar um mini-pc e reparei neste tópico.

O vosso feedback continua a ser positivo?

Acham que seria o indicado para:
http://forum.zwame.pt/threads/mini-computador.916770/#post-12804553


Também estou extremamente satisfeito com o meu, e para o uso que lhe dou, é mesmo 5 estrelas e totalmente silencioso. Aliás, já vou nao segunda unidade. Montei recentemente outro CI320 com 4GB de RAM e SSD de 128GB para um familiar próximo, que também está extremamente satisfeito e surpreendido com a performance da "caixita preta", como lhe chama... :)
 
Já experimentaste ficheiros 4k e/ou filmes em fullh hd com bitrate alto tipo os remux e isso? como se porta? isto funciona com todo o tipo de audio nomeadamente dolby atmos?

Nunca testei nada disso, uso o pc maioritáriamente para ver filmes e series, ou seja, MKV a 1080p nunca se engasgou. E como no KODI ou no VLC ele faz o decoding por hardware o CPU nunca passa dos 10%.

Se um tlm de ultima geração reproduz 4K, não vejo porquê que o zotac não o faça.
 
Back
Topo