Deixar o Windows... E começar no Linux

mas em 2015, problemas de estabilidade?

Com isso não concordo nada. Não posso falar pelo Windows, porque como disse, não uso há muito tempo, mas em Linux há problemas de estabilidade regularmente. Da penúltima vez que experimentei Ubuntu o Unity crashava aleatoriamente, tanto que desisti de o usar (agora uso sem problemas num dos meus computadores). Há uns meses atrás tive problemas com Debian stable e acabei por mudar para XFCE porque o Gnome 3 crashava o computador de vez em quando (com placa gráfica Intel, acho que comentei isso há uns tempos no fórum). Eventualmente saiu um update de kernel que resolveu o problema, mas passou bastante tempo. Com KDE também sempre tive montes de problemas, mas isso já há muitos anos. E eu uso exclusivamente programas dos repositórios oficiais (tirando o Pycharm, como disse acima, mas nessa altura nem usava) e faço os updates.

De resto concordo com o que dizes. Só estava a dar conta da minha experiência, não tenho nada contra o Windows (tanto que o tento usar de cada vez que ele vem com o computador!). Bom, aí devo qualificar um bocado essa afirmação... não gosto de walled gardens, sistemas que controlam o que os utilizadores fazem ou que não usem tanto quanto possível formatos que permitam interoperabilidade. Mas isso é geral, também não gosto de coisas como o Facebook e desde há uns tempos evito usar produtos da Google tanto quanto possível.
 
Com isso não concordo nada. Não posso falar pelo Windows, porque como disse, não uso há muito tempo, mas em Linux há problemas de estabilidade regularmente. Da penúltima vez que experimentei Ubuntu o Unity crashava aleatoriamente, tanto que desisti de o usar (agora uso sem problemas num dos meus computadores). Há uns meses atrás tive problemas com Debian stable e acabei por mudar para XFCE porque o Gnome 3 crashava o computador de vez em quando (com placa gráfica Intel, acho que comentei isso há uns tempos no fórum). Eventualmente saiu um update de kernel que resolveu o problema, mas passou bastante tempo. Com KDE também sempre tive montes de problemas, mas isso já há muitos anos. E eu uso exclusivamente programas dos repositórios oficiais (tirando o Pycharm, como disse acima, mas nessa altura nem usava) e faço os updates.

De resto concordo com o que dizes. Só estava a dar conta da minha experiência, não tenho nada contra o Windows (tanto que o tento usar de cada vez que ele vem com o computador!). Bom, aí devo qualificar um bocado essa afirmação... não gosto de walled gardens, sistemas que controlam o que os utilizadores fazem ou que não usem tanto quanto possível formatos que permitam interoperabilidade. Mas isso é geral, também não gosto de coisas como o Facebook e desde há uns tempos evito usar produtos da Google tanto quanto possível.

Ok, talvez tenha exagerado na questão da estabilidade. :)
Seja como for, se houver um problema desses, não se deve partir logo para a solução mais simplista que é mudar de Sistema Operativo.
Ou se dá a volta à coisa ou procura-se perceber de onde vem o problema.
Só em último caso mudar de SO.
 
@nfk
Isso também é paranoia, se pensas que não es controlado de alguma forma, és, como toda gente uns mais que outros, não é por deixares de usares uma peça de software que vais ser mais controlado, eu acho que a Google é uma grande empresa, e em termos de eles saberem tudo, é para evoluirmos na tecnologia, e qualquer produto da google é de qualidade e grátis, tirando alguns como o Chrome OS, que não é open source, eu tenho Android e faço alguns trabalhos em android, existe muitas possibilidades para a falta de privacidade, mas se as pessoas querem as coisas melhores e evoluídas tem de sacrificar um pouco, se não é a mesma coisa que viveres num pais que não tenha acesso a internet, ou uma tribo que só sabem o que acontece la dentro. Eu próprio sou um bocado paranóico com a privacidade e tenho cuidado com tudo o que faço, tanto que controlo tudo o que entra e sai da minha HomeNetwork, só que nos temos de proteger, porque se quiserem saber sabem, pois toda gente está exposta.
 
eu acho que a Google é uma grande empresa

Eu também, o motor de pesquisa deles não tem igual, na minha experiência. Uso o duckduckgo para coisas básicas, mas quando quero mesmo fazer uma pesquisa a sério uso o Google. Por outro lado, tenho os históricos todos desativados.

e qualquer produto da google é de qualidade e grátis

Até deixar de ser suportado e eventualmente desaparecer, como o Google Reader, Google Wave, Google Code...

Eu prefiro correr os meus próprios serviços, usando standards para não ficar preso a uma plataforma, e tal como tu, tento proteger a minha privacidade. Só porque não se pode ter 100% de controlo não quer dizer que a alternativa seja ter 0%, apenas estamos em pontos diferentes no meio desses extremos.
 
Olá malta!

Bem o tópico avançou bastante! :) eu esta semana tive pouco tempo para estar no computador, daí não ter respondido ao tópico.

Em relação ao assunto do tópico, quero mudar porque smpre quis experimentar Linux como utilizador "normal", isto é, saber trabalhar minimamente com Linux, e perceber um pouco mais da arquitetura do SO (embora seja diferente de distribuição para distribuição, a ideia será sempre a mesma).

Falaram aí em quais são os meus problemas com Windows.
Bom isto é como diz o ditado "junta-se a fome à vontade de comer", isto é:
Junta-se a imensa vontade de trabalhar com Linux, com os problemas que vou tendo em Windows, nomeadamente de atualizações e bluescreen cada vez que abro o IE. A questão passa também pelo facto de no Windows ser tudo user-friendly, e penso que existem muitas "coisas" que se podem aprender em Linux, como por exemplo, perceber como realmente se instala o JAVA e se muda a variável de ambiente. É só um exemplo simples, mas que a mim me desperta a curiosidade.
No que toca aos programas que utilizo.......... Spotify, Skype, OneDrive (não sei se há suporte para Linux), SqqlDeveloper e outros programas de programação, e muito o browser. Passo na realidade pouco tempo em frente ao computador. Ah e PopcornTime. VLC de vez em quando, notepad++, winrar, e pouco mais. É tudo aplicações que se não dá de uma forma, dá de outra.
Outra coisa que me desperta imensa curiosidade, é a instalação de programas em Linux.


O meu é o 6180sp, com um i5 em vez de i7.

Por experiência própria recomendo algo como ubuntu ou linux mint.
Fedora nem cheguei a experimentar porque não passava do boot e com o debian tive alguns problemas a nível do driver wireless e da placa gráfica ATI.

Outro problema que tive foi não poder mudar a luminosidade do ecrã mas é simples de resolver http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1906803&p=11648486#post11648486

Eu se utilizar será o ubuntu, provavelmente, embora goste também do Mint. (há tempos comprei daquelas pens wifi aqui para o desktop de casa, e ainda não consegui por aquilo a funcionar....).

Tu tens ubuntu nesse teu portátil, é isso? E funciona bem?
 
Ehehe quando chegares ao GNU/Linux vais perceber o quanto fizeste bem, skype = utox, spotify não ocnheço, Popcorn é o que há mais até script para filmes ehehehh , há browser de mapeamento a bases de dados a dar com pau, enfim muito mais oferta e melhor que os produtos de 2ª da mocosoft.
 
Há suporte para quase tudo o que disseste, menos o Onedrive. O Winrar não precisas para nada... já traz por defeito instalado (no Ubuntu, etc).
Se queres realmente complicar... vai para o Arch Linux hihi

O Ubuntu 15.04, atualmente, roda em 90% dos pc's (desde que tenha as specs mínimas) sem grandes stresses. Podes testar o elementary também é bonito e tal. O Mint, o Fedora... não faltam escolhas!

Se usares o Word, vais te ver à rasca, eu tenho Windows porque preciso mesmo do Word para trabalhos academicos, bem como o SPSS, infelizmente, o LibreOffice ou mesmo o Pages ainda não chegam aos calcanhares do poderoso Word.
 
É instalar tudo o que aparece à frente?
Uma das vantagens do Linux é que se só instalares dos repositórios oficiais dificilmente instalarás o que não deves ;), a desvantagem é que tens de te limitar à versão que está no repositório :(

Outra coisa que me desperta imensa curiosidade, é a instalação de programas em Linux.
Acho que vais ficar "desapontado" com a facilidade com que se instala um programa em Linux. ;)
 
Olá malta!

Bom trago novidades............. :D

Em primeiro, corri a versão 14 do Ubuntu em LiveMode, através da PenUSB.
Fiquei contente porque a intel disponibiliza drivers para a minha gráfica. Mesmo que não haja para a da AMD, a da intel já dá para alguma coisa.
Drivers do touchpad não estavam funcionais, bem como o brilho (não alterava), embora para este último me tenham dito já que o problema se resolve.
Agora para instalar o skype... É que nem tentei mais! Perdi 10min a tentar instalar e não consegui. Diga-se que não tenho muito tempo, mas não consegui. Não sei se tem alguma coisa que ver com o facto de estar a correr em LiveMode... @naoliveira, tens razão pá! Já estou a ficar desiludido! :D
Desiludido fiquei também por não conseguir tirar printscreens, o idioma do teclado estava trocado (apesar de estar selecionado o PT.
Uma coisa malta: o ubuntu trás muitas coisas instaladas? Tipo joguinhos e etc? Parecia-me que trazia muita coisa... Ou talvez seja apenas o Control Center, ou como se chama.
 
Quanto a instalar software, tens que deixar de pensar "à Windows".
Não sei vai à internet fazer download de um software isolado e instalar "à mão" a não ser em último caso.
A maior parte das coisas (por exemplo no meu caso, 100% das coisas) estão em repositorios e o skype está nos repositórios de Ubuntu (não sei se é preciso activar o repositório third party, mas acho que não)

Simplesmente vais ao Ubuntu Software Center e procuras por skype. Vai-te aparecer e carregas no instalar. Done.

Ubuntu_Software_Centre.png
 
Mesmo que não haja para a da AMD, a da intel já dá para alguma coisa.
Eu tenho uma Radeon HD33200 de 2009, e não tenho problemas, está tudo a funcionar, no meu caso tenho 2 monitores ligados cada um com a sua resolução e zero problemas.
@naoliveira, tens razão pá! Já estou a ficar desiludido! :D
Tens de fazer como disse o @Nemesis11 deixa de pensar "à Windows" e começa a pensar "à Android" ou "à iPhone", em que tens as aplicações todas concentradas no mesmo sítio, depois é só escolher qual queres instalar e já está ;)
 
Desiludido fiquei também por não conseguir tirar printscreens

Isso depende do sistema. Experimentei nos meus dois (Debian com Gnome 3 e Ubuntu com Unity) e funcionou. No Gnome gravou o screenshot para a pasta de imagens, no Ubuntu abriu uma janela para escolher o que fazer com a imagem. Mas qualquer que seja o teu sistema, de certeza que dá para instalar um programa para isso.

o idioma do teclado estava trocado

Isso tem-me acontecido com o Ubuntu, depois de certos upgrades. Imagino que seja algum bug, mas é de facto chato. Da segunda vez tive mesmo de fazer qualquer coisa para consertar, não bastou reiniciar.
 
Isso depende do sistema. Experimentei nos meus dois (Debian com Gnome 3 e Ubuntu com Unity) e funcionou. No Gnome gravou o screenshot para a pasta de imagens, no Ubuntu abriu uma janela para escolher o que fazer com a imagem. Mas qualquer que seja o teu sistema, de certeza que dá para instalar um programa para isso.



Isso tem-me acontecido com o Ubuntu, depois de certos upgrades. Imagino que seja algum bug, mas é de facto chato. Da segunda vez tive mesmo de fazer qualquer coisa para consertar, não bastou reiniciar.

Basta tirares o uk do layout do teclado...
A mim nunca aconteceu, por acaso...
 
Acho que agora na versão 4.XX do Kernel nem vai ser necessário fazer reboot.

Tens o suporte no kernel mas não basta isso. Tens que ter a infraestrutura de updates por trás preparada. Além disso, se já viram a forma de actualizar o kernel sem fazer reboot é preciso passar alguns comandos. Não é um simples update.
Mais, só funciona com minor updates.

É interessante, mas ainda está longe da praticabilidade.
 
Olá malta
Atualmente tenho a "migração" parada :D
Não por desmoralizar, mas porque quero ter a certeza de que vou migrar para um bom sistema e que me vou conseguir ambientar... Afinal isto é bastante importante em Linux.
Não tenho duvidas do Ubuntu, mas prefiro passar nos tópicos fixos aqui do fórum e ir aprendendo algumas coisas para o caso de ser surpreendido, e assim ter a certeza de que posso migrar (não só pelo meu PC mas também por mim).

Quanto ao teclado: não sei o que se possa ter passado. É uma questão de se ver depois, até pelo que não quero um sistema em PT-PT... Mas sim em inglês.
No que toca ao Printscreen, atualmente em windows utilizo o Ptrscr e gosto daquilo, mas não sei se em Linux funciona... Se não funcionar, não é o fim do mundo :D

Em relação à instalação de programas (nomeadamente o skype):
é algo que me desperta atenção e curiosidade, pelos passos que é necessário dar sempre antes de instalar a aplicação. Em relação ao skype, não consegui fazer mesmo nada. Embora tenha descarregado mesmo do site o skype, não sabia o que fazer ao ficheiro .deb. Contudo, não dediquei muito tempo ao assunto.

Atualmente estou a investir algum tempo nos tópicos fixos aqui do fórum. Penso ser o primeiro passo a dar, tendo em conta a (pouca) experiência que tenho em Linux (toda a arquitetura de ficheiros é diferente).
Ah, e gosto de trabalhar no terminal... Mais uma motivação para mudar para Linux.
 
Embora tenha descarregado mesmo do site o skype, não sabia o que fazer ao ficheiro .deb.

Executá-lo. Ficheiros *.DEB em sistemas operativos *buntu são equivalentes a ficheiros *.EXE e são automaticamente instalados assim que são executados.

De qualquer forma, não é aconselhável a instalação desse tipo de ficheiros quando tens o Ubuntu Software Centre que tem praticamente tudo o que é necessário para o utilizador comum e a instalação é tão simples quanto um clique.

Eu acho que estás a querer complicar o que já foi complicado e neste momento já não o é. Desfruta do Ubuntu como ele é neste momento e não como já o foi, em que se tinha de instalar tudo pelo terminal e perder tempo com configurações que actualmente são feitas de forma automática.

É claro que é mais fácil (para quem já tem alguma experiência de Linux) abrir uma janela do Terminal e instalar o Skype com "sudo apt-get install skype". Para um novo utilizador, eu acho desaconselhável.
 
Back
Topo