Instalação eléctrica - ligação à terra - Ajuda!!

Já experimentaste ligar o Micro-Ondas para onde tens a Arca/frigorífico , para ver se é igual e se apanhas choque na mesma ?
 
Isso acontece porque a tomada onde tens ligado o equipamento não tem ligação à terra. Isso não é problema nenhuma no microondas. Foste trocar sem razão :)
 
Obrigado pelas respostas rápidas. Experimentei noutras tomadas e acontece o mesmo.

Se a tomada não tivesse terra os diferenciais entre fase e terra não deveriam ser nulos? Em vez de 166?

Tb verifiquei que o cabo terra entre a tomada e a caixa de derivação existe e é esta intacto até ao quadro.
 
Última edição:
Os diferenciais apenas reagem a corrente e não a tensão. Basicamente disparam se a corrente que vai não for igual à corrente que vem, ou seja a condição ideal é: Ifase + Ineutro = 0
Se Ifase + Ineutro > 300mA dispara.
 
Quando referi diferenciais, não estava a falar do disjuntor diferencial, estava a referir me a diferença de voltagem entre Fase - Neutro e Fase - Terra, supostamente deveria ter 230volts nestes dois, e 0 volts entre Neutro - Terra certo?
Uma pequena correcção, o disjuntor diferencial e de 500mA e não de 300.
 
Não tens ligação à terra nessa tomada. E provavelmente outros locais da instalação também não estão ligados à terra.

O quadro é estranho. Usaram um condutor terra para ligar dois dijuntores. Naquele "pente" onde estão ligados os cabos terra que vêm das tomadas dá a entender que depois não existe um cabo que ligue à terra e que as tomadas estão apenas ligadas entre si.
 
Pela foto que tiraste , pelo que sei , é uma casa antiga .
Adiante, o ponto mais importante é ires ver , fora de casa , o fio Terra (amarelo/verde) se está bem feito e se está ligada a uma Vareta de Cobre ( 1metro ) , e ver se o lugar onde está a Vareta , a terra é boa ou não ( no chão )e não pode ter pedras .
No Quadro , está o fio amarelo e o fio verde/amarelo : estes são fios-Terra .

Há casas antigas em que visualmente (quadro ) era para disfarçar que tem Terra instalada e a EDP aprovar , antigamente era assim . :)
 
Pela foto, isso nem diferencial tem....
Os fios de terra estão misturados com a fase.. grande confusão, isso tem ligação à terra? não me parece
 
Sim, o prédio e dos anos 60, o diferencial da EDP e de 1984 e a instalação electrica levou alterações em 98.

Pelo que tive a ver a tomadas vão todas com terra até ao quadro. Mas do quadro para o prédio não há terra... outra coisa que reparei com um multímetro e que tenho tensão da terra para o neutro em todas as tomadas terra da casa. E aumenta ou diminui conforme ligo aparelhos noutras tomadas ou ligo/desligo os disjuntores.

Para fazer uma ligação à terra, visto que tenho um quintal por trás do meu prédio, posso passar um cabo desde uma vareta que eu enterraria por fora do prédio e liga lo a uma tomada que por sua vez esta ligada a regua terra no quadro ou o cabo que tem terra tem obrigatóriamente de ir mesmo até ao quadro? (Moro no segundo andar portanto é quase impossível ligar o quadro directamente a a uma vareta terra sem fazer grandes modificações na estrutura do prédio.
 
Mas do quadro para o prédio não há terra

Vi logo :)
Então , não tens Terra . Aconselho-te a falares com o eletricista certificado , para fazer isso e sem falta .
Até tu podes fazer , mas para isto tens que ter conheçimentos .
Há muitos vídeos no Youtube que explicam como fazer isto ... Exemplo :


NOTA : a terra tem que ser muito boa (mole ) de modo a que a vareta entra com mais facilidade e tem que ser cobre com 1 a 2 metros que é suficiente e SEM pedras .
 
E tenho de ligar a vareta directamente ao quadro? Ou se a ligar só a uma tomada que por sua vez esta ligada mesmo directamente a terra do quadro serve? Isto facilitaria me a vida. Até porque agora não há orçamento para grandes obras.
 
Não tens que ligar a vareta até ao quadro ... do quadro , vês lá o fio terra que vai lá para fora :

gudAkKt.jpg


é aquele fio amarelo que está assinalado ( seta vermelha ) , este é que vai lá para fora e para isso , lá fora do prédio é que tens que procurar onde está esse fio ...Se não encontrares , tens que arranjar maneira de colocar fio terra até lá fora .... e depois fazer tal como está no vídeo .

Se não sabes fazer , aconselho-te arranjar alguém ou o eletricista que conheças e ele dá-te o orçamento que penso que não é muito ,,,,é o trabalho nas calmas para duas/3 horas , depende do prédio e instalação :)
 
Desculpa, não percebi. Não tenho de ligar a vareta até ao quadro?

Esse fio que assinalas-te, quando dizes que ele vai lá para fora, referes te as caixas de distribuição do prédio? Ele no quadro esta a entrar numa tubagem que foi colocada nas obras e serviu para colocar mais tomadas numa parte da casa.
 
A tensao entre a terra e a fase tem que ser de 230v aprox.
A tensao entre o neutro e terra tem que ser perto de 0v

Se tiveres terra em todas as tomadas basta que liques o fio que vem da vareta a qualquer uma
que dê mais jeito que todas ficam com proteçao.
 
Se tiveres terra em todas as tomadas basta que liques o fio que vem da vareta a qualquer uma
que dê mais jeito que todas ficam com proteçao.
Exacto, isso em termos práticos e teóricos também é válido na minha opinião, visto que estão todas ligadas ao mesmo ponto.
No entanto em termos regulamentares pode não ser o recomendado.. Seja como for, podes tentar e caso não atinjas os resultados previstos podes depois recorrer a um eletricista..
 
Back
Topo