[Projeto] Waterchiller TEC

esse neoprene não vai fazer falta ;)

o circuito de agua nunca fica a negativo, pois essa agua é que refrigera a parte quente .... as temps sub zero são do lado do processador, se tiveres sorte, e se assim for chega vaselina em redor do socket ... e algum neoprene em redor.

acredita que não é preciso mais que isso, 3 topicos acima tens um topico meu em que tive um fx55 a cerca de -70º e não revesti muito (dry ice), esse mesmo processador esteve meses a fio a -55 (prometeia) e só tinha vaselina e o neoprene do evaporador.


não penses que por passares os -10 e o pc vira piscina ;) usa agua destilada e já não faz chocapic, eu por vezes tinha a grafica cheia de agua (e ela valia mais de um ordenado na altura) e não me preocupava muito, com o tempo os medos dissipam.


Se é so para OC tens de montar um sistema a parte e ter uma fonte só para isso, um peltier de 226w precisa de 25A estaveis.
Não tentes meter isso a 24/7

ja fizeste pesquisas na net ?

olha maus exemplos do uso do dito cujo:

IMGP0039.jpg




pesquisa melhor os contras e prós disso, acho que te faz falta muita info acerca deste tema.
 
eu ja procurei bastante , contudo eu nao pretendo aquilo 24/7.

Por exemplo vou te deixar o exemplo , porque acho que estamos a ver a coisa de pontos de vista diferente:

m8i0.jpg


Por exemplo uma coisa dessas que mesmo que os peltier estejam desligados o sistema funcionaria na mesma.

ou seja o loop seria :

Bomba -> Bloco peltier lado frio -> Bloco do CPU -> Radiador ->Bloco Peltier Lado Quente - > Radiador -> Reservatorio.

A minha fonte é uma Alphacool Xstrike Army 1100W , consegui debitar dela estável 1360W mais ja deu BSOD

label_A1100W.jpg


acho que em relaçao a fonte pode ser tudo na mesma , nao vejo apartida algum contra .

Atençao eu nao quero levar o cpu a graus negativos, so quero em casos de benchmarks que precise de subir muito a voltagem aquilo manter temperaturas aceitáveis
 
Última edição:
Tens que ter o lado quente e o lado frio dos pelts em circuitos separados. Ter o lado frio dos pletiers e radiadores no mesmo circuito não dá em nada, os radiadores funcionam como dissipador do frio gerado nos pelts.

Houve vozes da experiência.

Para o que queres (e como queres) um chiller era sem dúvida mais porreiro.
 
Claro que afecta. O diferencial de temperatura à entrada e saída do bloco do Peltier no máximo dos máximos dos máximos é 3ºC. Até dá para fazeres estas contas.

Para teres uma coisa minimamente funcional tens que ter um circuito com lado frio pelt -> CPU -> Bomba. E outro com Bomba-> radiadores -> lado quente pelt.

O outro erro de teres lado quente e frio no mesmo circuito é também bastante grave.
 
11377169_915450621810817_940347361506890776_n.jpg


Ou seja so com a agua a correr por mais que seja a potencia do peltier ou dos peltiers so com a agua a passar pelos blocos nao iria atefetar muito a temperatura da agua.

Descartando a parte quente do peltier no loop, seria mais fiavel ter entao o projeto acima so que à saida do cpu passar para os rad ou seja sai do cpu rad de cima -> rad frontal-> res e ter um cooler apenas para o lado quente.
é que tenho ca parado um seidon 120v e poderia ser utilizado para o lado quente.
 
Outra boa situaçao era a saida do cpu , caso este nao saia uma temperatura elevada , porque nao faço ideia, por exemplo se o cpu estiver a 90º (consideremos esta temperatura possível de atingir ) a que temperatura sai a agua do bloco , se nao fosse muito acima da ambiente era de considerar a entrada direta no lado quente do peltier e depois os radiadores para dissipar aqueles Watts do lado quente.

Acho que os dois radiadores seriam suficientes para quando a agua chegasse ao reservatório estar a temperatura ambiente
 
Isto sem querer ser super crítico. Devias ler como é que funciona um peltier. Ao teres o lado quente e o lado frio no mesmo circuito o resultado final vai ser 0.

Uma das principais leis da física e a conservação da energia. Neste caso a energia não desaparece. De uma forma muito básica um peltier move calor contra o gradiente térmico usando energia eléctrica.

Tens que ter a capacidade de arrefecer o lado quente do peltier pela quantidade de calor que o lado frio retira.

P.S. Vêm também gráficos de análise a blocos de WC. Se as reviews forem bem feitas vais o que perguntas. Depende do bloco de WC e das bombas, mas terás diferenças 1 ou 2ºC no máximo entre a saída e a entrada do bloco.
 
Última edição:
Isto sem querer ser super crítico. Devias ler como é que funciona um peltier. Ao teres o lado quente e o lado frio no mesmo circuito o resultado final vai ser 0.

Uma das principais leis da física e a conservação da energia. Neste caso a energia não desaparece. De uma forma muito básica um peltier move calor contra o gradiente térmico usando energia eléctrica.

Tens que ter a capacidade de arrefecer o lado quente do peltier pela quantidade de calor que o lado frio retira.
Podes ser critico a vontade estou ca para isso para ouvir opinioes em todos os aspectos porque ninguém nasce ensinado , e dai expor aqui onde ha bastante gente uns com mais conhecimentos numa area outros noutra juntando tudo conseguiremos chegar a algum lado.

Recapitulando esquecendo que estao no mesmo circuito etc etc ...
Se colocar por exemplo um pelier de 400w a saida da bomba passando pelo bloco frio e entrando no cpu teria a perda significativa de temperatura da agua , até ai acho que estamos de acordo.
Agora a pergunta é essa perda seria significativa para ser notada pelas temperaturas do cpu em load ?


-----------------------------

Segundo o que colocaste agora , 1 ou 2 graus da bloco do peltier ao cpu aquece , traduzindo se em nenhum ganho e so trabalho.
 
Última edição:
Isso vai depender do CPU e do load do CPU. Tens que ver no XS, mas para sistemas mais modernos o que eu vi há uns tempos é algo a rondar os 1000W de pelts, sendo assim capaz de manter a água uns ~10ºC abaixo da temperatura ambiente que é mais ou menos o ponto de condensação (depende também da humidade do ar).

396px-Dewpoint-RH.svg.png


EDIT:

Sim Pelts vale muito pouco a pena. Gastas muito € na compra, gastas muito dinheiro em energia e o extra é pouco.

Um chiller com um compressor de 1/8 hp consome cerca de 150W e faz muito melhor trabalho!
 
Mais vale virar socio da edp.
Seria dinheiro deitado fora entao, descartando assim todas as possibilidades de o peltier estar fora da zona do cpu.

entre pesquisas e mais pesquisas encontrei este cooler : http://www.amazon.com/gp/product/B0...rd_t=36701&pf_rd_p=2079475242&pf_rd_i=desktop



o peltier encontra se ali no meio , a parte do meio é o que arrefece o lado quente do peltier , se sacasse a parte do meio e colocasse la o bloco, tinha duas vantagens a meu ver :

1º Só tinha o sistema de ar ligado em idle e em full ligava o peltier e o WC
2º O peltier estava quase direto ao CPU.

ou seja por exemplo neste cooler de 10€ :

2mw75ux.jpg


Parece algo mais fiável ?
 
Mais vale virar socio da edp.
Seria dinheiro deitado fora entao, descartando assim todas as possibilidades de o peltier estar fora da zona do cpu.

entre pesquisas e mais pesquisas encontrei este cooler : http://www.amazon.com/gp/product/B0...rd_t=36701&pf_rd_p=2079475242&pf_rd_i=desktop



o peltier encontra se ali no meio , a parte do meio é o que arrefece o lado quente do peltier , se sacasse a parte do meio e colocasse la o bloco, tinha duas vantagens a meu ver :

1º Só tinha o sistema de ar ligado em idle e em full ligava o peltier e o WC
2º O peltier estava quase direto ao CPU.

ou seja por exemplo neste cooler de 10€ :

2mw75ux.jpg


Parece algo mais fiável ?

O Lado quente pela pesquisa que fiz tem de estar SEMPRE refrigerado porque podes chegar a criar efeito "bola de neve" aumentando cada vez mais! Minha opiniao é o coler por cima da placa!
 
O Lado quente pela pesquisa que fiz tem de estar SEMPRE refrigerado porque podes chegar a criar efeito "bola de neve" aumentando cada vez mais! Minha opiniao é o coler por cima da placa!
Sim vai estar refrigerado aquilo em cima vermelho é o bloco de WC . ou seja colocaria o cooler a ar para nao estar sempre o pelier ligado porque nao é condutor e eu nao queria o peltier sempre ligado
 
bR5hwOrh.jpg


Pessoal e por exemplo assim num bloco dois peltiers do lado frio será que ai ja aumentaria a eficiência e colocaria dois cooler a ar a refrigerar o lado quente.
porque esta a ser complicado encontrar cooler que o bloco caibam no meio .
 
Se fizeres o que estás a pensar com o cooler a ar vais estar a dissipar maior parte do frio gerado pelo peltier pelos heatpipes e alhetas de alumínio do cooler.
 
Se fizeres o que estás a pensar com o cooler a ar vais estar a dissipar maior parte do frio gerado pelo peltier pelos heatpipes e alhetas de alumínio do cooler.
mas aquilo só ficaria a dissipar o calor dos peltiers porque ficaria porque os lados frios do peltier ficariam para o bloco de agua.

E se colocasse os peltiers na lateral do radiador antes do cpu , será que afetaria a temperatura interna do rad ?
 
Back
Topo