HDD formatado em EXT4 "write protected"

Dark Kaeser

Colaborador
Staff
Viva

Queria trocar os discos do PC com o Bodhi Linux, trocando um de 1TB por um novo de 2TB, e formatei o novo em EXT4, mas ao tentar escrever no disco ocorria sempre um erro, até ter percebido que só conseguia escrever no disco em modo SU, aquilo só abrindo o disco em modo "Super User" usando a password é que consigo escrever.

Há alguma forma de reverter isto ou tenho de formatar o disco novamente?
 
Não estou a perceber bem a tua descrição do problema.

Quando ligas o disco de 2TB ao sistema só dá para escrever como root? Será isso? Onde é que estás a montar o disco. Será numa pasta em que só o root tem permissões de escrita?
Não estou a fazer a ligação entre um problema que parece ser de permissões com o tentar formatar novamente. Provavelmente vai-te acontecer de novo.
 
Pois, o PC apenas tem uma conta e é necessário entrar com password, o SO está instalado num outro disco, este seria apenas para a tralha habitual.

Eu formatei com um utilitário do Bodhi, e apenas tinha a opção EXT4 e NTFS, e sinceramente fiz aquilo um pouco à pressa e nem me recordo se me perguntou onde queria montar o disco, e se perguntou nem vi o que escolhi, é o que dá a pressa.

Mas para escrever ou apagar qualquer coisa no disco, só acedendo ao mesmo como root. O PC está há dois anos com o Bodhi 2.0 instaldo apenas com update.

Os discos vão circulando entre PC, ultimamente apenas em Linux, só formato o disco que tiver o SO.

Tenho de ver no chmod a ver o que aquilo diz e ver se dá para alterar as permissões no disco.

Edit: já agora que filesystem costumam usar?
 
ja tive o mesmo problema e basta usar o nautilus e alterar as permisões do disco ou partição,depois já podemos read and write á vontade
 
Back
Topo