Ajuda na criação da minha primeira página

Hagmun

Power Member
Boas pessoal,

Fiz um edit ao tópico para evitar estar a abrir um novo.

Deixei a questão da base de dados para mais tarde e comecei pelo "inicio".
Fiz umas pesquisas e inventei um bocado mas consegui chegar a isto: Link

Podem dar-me a vossa opinião?
Sei que muitas coisas não estão "certinhas" mas foi o que consegui fazer para já!

Obrigado desde já pela vossa ajuda!
Cumps

Antes de mais, gostava de dizer que não tenho nenhuma formação na área de informatica/Web Develop/programação.

Dito isto, segue-se a minha duvida:

Pretendo criar uma plataforma para registo (por parte do admin) e consulta por parte dos uilizadores acerca da sua evolução numa determinada actividade.

A página inicial teria um sistema de login (associado a uma base de dados) e mediante o login abria a respectiva página.

Admin -> Abre uma pagina com acesso á Base de dados que permite o input da informação
User 1 -> Abre uma página onde é mostrada a informação relativa ao user 1 registada na Base de dados
User 2 -> Abre uma página onde é mostrada a informação relativa ao user 2 registada na Base de dados
etc...


As minhas dúvidas são as seguintes:
Que sistema uso para esta Base de dados? (MySQL?)
É possível utilizar apenas uma Base de dados para a info do login e dos users?

Estive a fazer uma brincadeira e coloquei aqui: http://teste12345.web44.net/
Neste momento os logins estão associados á pagina HTML (tipo noob lol)
dos 3 existentes apenas 1 tem "follow up" neste momento: user -> aluno1 Pass-> aluno1

A pagina que abre é um excel gravado como página web, mas não é bem o que queria uma vez que para actualizar a informação é preciso andar a criar novos ficheiros e substituir o antigo.


Dito isto, e se puderem dar uma ajuda agradeço imenso. Esta página é para ser utilizada por mim com vista a facilitar/melhorar o sistema que tenho actualmente: Folhas de papel.

Abraço
 
Última edição:
Como entusiasta apenas, não te posso garantir se digo asneiras ou não.

Para começar, a app que queres, tem de ser web based, ou preferias ter no teu computador uma app standalone?
Se tiver de ser webbased, precisas de um servidor. Para construção da app podes optar por php e mySQL para server side stuff, e construir a interface com html,css,js.

Se quiseres uma stand alone e só sabes html e por aí, aconselho node-webkit. Vai ao google e ambienta-te.
Também aconselho W3schools, muito bom para aprender conceitos e bases.
 
Como entusiasta apenas, não te posso garantir se digo asneiras ou não.

Para começar, a app que queres, tem de ser web based, ou preferias ter no teu computador uma app standalone?
Se tiver de ser webbased, precisas de um servidor. Para construção da app podes optar por php e mySQL para server side stuff, e construir a interface com html,css,js.

Se quiseres uma stand alone e só sabes html e por aí, aconselho node-webkit. Vai ao google e ambienta-te.
Também aconselho W3schools, muito bom para aprender conceitos e bases.

Viva,

O objectivo era ser "Web based" (nem que fosse num free host como o que postei) e facil de actualizar.
O meu problema está em criar/adaptar a Base de dados, uma vez que pretendia que esta fosse editavel atravez da pagina do Admin.

Vou tentar explicar mais detalhadamente o funcionamento da página que pretendo criar:

A página inicial apenas terá um sistema de Login em que para cada user a página a abrir será diferente.

Caso o Login seja do "user 1", a "2ª página" terá o nome do user no topo e depois será dividida na vertical com uma barra. Do lado esquerdo uma lista de eventos e do lado direito uma caixa de texto que irá alterar o conteudo dependendo do evento selecionado.

Cada user terá uma página com o mesmo formato que permite apenas consultar a informação de cada evento.

A página do admin terá num primeiro momento uma lista para selecionar o user e depois seria reencaminhado para as páginas de cada user com possibilidade de acrescentar/remover eventos e editar/gravar a informação na caixa de texto á direita.

A minha dúvida é se o MySQL ou php ou outra base de dados me permite utilizar esta forma de editar no próprio browser ou se terei que utilizar outra forma para fazer isto.

Obrigado desde já pela atenção.
(só para referir que a página é para minha utilização pessoal)
Abraço
 
Sim, com php e mysql consegues fazer o que pretendes.

Para formatação da página é que não são essas linguagens mas sim html, css e (caso queiras interatividade do lado cliente) javascript.
 
A página está bonita amigo, eu penso que tu só tens de criar uma aba que chame o login e registo de novo usuário, possivelmente encontras como fazer isso no youtube muito fácilmente.

Agora bem eu quando andei nisso do HTML css e php fazia a coisa localmente, acho que ter opção de gerir tabelas php não é fácil em sitios grátis, tu podias ter o site para ver e visitas com o teu portfolio na web e depois ter uma parte física em que localmente pudesses gerir tabelas creio eu.

No Gambas fácilmente farias uma aplicação com gestão local ou mesmo na net (colocava-se o caso do servidor na mesma).

https://c9.io/

Já estou um bocado enferrujado mas talvez ajude.

 
Se és iniciado na web usa as ferramentas mais fáceis que possas encontrar:
Com boa Documentação;
Percentagem de uso dessa ferramenta para construção de websites;
Já estás familiarizado com alguma delas;

Tendo isto em conta mysql é a base das bases fácil de usar etc mas se pesquisares por base de dados extensivel é bem provavel deparares-te com mongodb mas tu não vais querer isso.
Se pesquisares por criar sites rápido e fácil muito provavelmente aparece-se wix ou CMS onde realmente é fácil fazer websites para quem não percebe nada de programação e BD's

Se quiseres ir pa programação vai pa php esquece node.js java python ou outra qq php é mais fácil a meu ver.
Quanto a começar a desenvolver o site começa sempre com o server-side, ou seja, primeiro programa o php com algum html básico para veres as coisas.
Quanto a qualquer input no teu site ter muito cuidado que é atravez dai que muitos hackers fazem cross-site-scripting e ou acesso a dados da base de dados.
 
Back
Topo