Mac Lento

Pessoal, preciso da vossa ajuda.

Tenho um MacBook Pro 13 polegadas, Processador 2,5 GHz Intel Core i5, Memória 4 GB 1600 MHz DDR3, o qual uso para fazer o meu curso de Eng. Civil.
Já procurei ideias em outros fóruns e sites na internet e segui os passos básicos de limpeza mas o computador continua muito lento e a encravar muitas vezes --'. A única coisa que não tenho feito são as actualizações do OSX (que penso serem importantes para a performance do computador) mas visto que tenho o Windows instalado com uma Virtual Machine, penso que realizar uma actualização do software (para o YOSEMITE) me iria fazer com que não conseguisse aceder ao windows e a todos os programas que lá tenho.
Assim, se alguém tiver dicas novas de como por o meu Mac mais fast, agradecia imenso.

Abraço!
 
parece-me que tudo se conjuga para estar estar lento: disco HDD e 4gb de ram para correr Windows em máquina virtual.

com o meu macbook pro mid 2012, que penso ser também o teu, só corro OSX e comparado com os retina que já têm ssd era uma tartaruga. há três semanas meti-lhe um ssd e parece um foguete. mas para ti, além do ssd, talvez seja meteres mais 4gb de ram por causa da máquina virtual.

quanto aos upgrades de OSX e implicação na máquina virtual não me pronuncio, porque não sei.

só sei que isso não vai lá só com limpeza.
 
Obrigado pela dica, sempre foi uma ideia nova ;)

Mas penso que ao realizar a alteração do disco, terei também de voltar a instalar todos os programas e aplicações de novo, o que não seria muito conveniente para mim nesta altura.
Outro inconveniente é também o preço, pois penso que um SSD não seja propriamente barato (apesar das visíveis vantagens que parece trazer). De qualquer forma vou pensar um pouco melhor nessa opção.
Achas que se tentar colocar mais RAM poderia melhorar (ou resolver) o problema?

Obrigado pelo feedback!

Abraço
 
As máquinas virtuais funcionam de forma independente sistema hospedeiro. O que não significa que o software que usa possa ter alguma incompatibilidade com a versão do OS X e dar problemas, raro dentro da mesma versão de SO. Mais fácil se nos dissesse qual a versão do OS X que usa e qual o software que usa para montar a máquina virtual para podermos opinar.
Para quem usa máquinas virtuais 4 GB de Ram é muito pouco, aconselho o upgrade de Ram mesmo antes do ssd.
 
Concordo com a questão da ram por causa da máquina virtual. Certamente já fará diferença e podes mudar sem afetar a garantia e a própria Apple no site explica como se faz. Um ssd de 250gb já compras por 100 a 120 €. Mas para isso tens que reinstalar o sistema. Sinceramente não sei se fizeres um backup no time machine é suficiente para repores tudo como estava.
 
Não é necessariamente obrigatório reinstalar o sistema nem instalar as aplicações todas outra vez quando se muda para um SSD, pois eu fiz esse procedimento há 2 anos e meio atrás. Basta ter um adaptador USB-to-SATA para lá ligar o futuro disco (ou ter uma caixa de discos externos facilmente desmontável) e usar a aplicação Carbon Copy Cloner para fazer o clone total do disco - claro, tendo em atenção as capacidades de cada um dos discos.

Mas tendo em conta que este é um procedimento com que podes não estar tão à vontade e como usas tanto Windows em MV, tenta primeiro por mais RAM. Se vires que ainda não será suficiente, mãos à obra e coloca um SSD.
 
É super facil instalar o OSX a partir de uma timemachine, basicamente é fazeres o backup para um disco externo, trocares o HDD por um SSD e quando ligares e fores fazer a instalação ele pergunta-te se queres iniciar a partir de um backup de timemachine, selecionas e é só esperar que ele volte a copiar tudo para o SSD.

Embora o que eu fiz foi tirar a drive de DVDs e manter o HDD e o SSD.
 
Já agora, também depende da máquina virtual, mas os discos virtuais criados pelas máquinas virtuais são simplesmente ficheiros que estão acessíveis no disco e que podem ser copiados. Pelo menos no Virtualbox é esse o caso.

Portanto em princípio podes copiar os ficheiros de disco virtual para um disco externo, instalar um SSD, e voltar a copiar de volta..
 
É super facil instalar o OSX a partir de uma timemachine, basicamente é fazeres o backup para um disco externo, trocares o HDD por um SSD e quando ligares e fores fazer a instalação ele pergunta-te se queres iniciar a partir de um backup de timemachine, selecionas e é só esperar que ele volte a copiar tudo para o SSD.

Embora o que eu fiz foi tirar a drive de DVDs e manter o HDD e o SSD.

Parece-me que falta ai um passo antes de usar o TM para repor o mac como estava. O primeiro passo depois de instalar o ssd é formatá-lo e instalar o OSX, nomeadamente pela pen que antes já criou com o OSX. Só depois de instalado o OSX é que usa a TM. Foi assim que fiz no meu há cerca de 3 semanas. Se estiver errado, por favor corrijam-me.
 
Bem Pessoal, Obrigado pela vossa ajuda.
Foi a primeira vez que utilizei este fórum e realmente o pessoal aqui é muito bom!
Vou então seguir os vossos conselhos, primeiro vou acabar de fazer aqui uma simples limpeza e tirar umas coisas para um disco externo e depois devo colocar mais 4GB de RAM e ver como é que a coisa corre. Se o problema não ficar resolvido passo então para o SSD!
Já agora, eu tenho o OSX Versão 10.8.5 e uso o VMware Fusion versão 4.1.2 como Máquina Virtual. Acham que iriam ter problemas de incompatibilidade (e não conseguiria correr o Windows com os seus programas) se actualizasse o software para o YOSEMITE?

Mais uma vez Obrigado.
 
Depois de pesquisar um pouco (uma vez que pessoalmente dou uso ao Parallels Desktop para as minhas máquinas virtuais), parece-me que se actualizares para o Yosemite obrigatoriamente também terás de actualizar o VMWare Fusion para a versão 7, uma vez que apenas esta versão é compatível com o Yosemite. Mas, se a actualização do VMWare não for entrave para ti, não terás quaisquer problemas, porque com certeza que o este tratará automaticamente de fazer todos os passos necessários na MV de Windows para que esta se torne compatível com a nova versão.
 
Eu, pessoalmente , deixava-me ficar com o 10.8.5. O Yosemite é mais pesadão. Na minha configuração Mac mini 2011 com 8 GB Ram, noto muita diferença nas máquinas virtuais, no Mavericks são efectivamente mais rápidas. Uso o parallels.
 
Back
Topo