Problema Windows só arranca à segunda tentativa

connected_soul

Power Member
Boas pessoal,

Estou aqui com um problema muito estranho que não sei como resolver.
Então é assim se eu encerrar o pc quando o ligo da próxima vez dá erro azul no arranque do windows relacionado com o driver gráfico, depois de dar o erro ele reinicia automático e já arranca normalmente a seguir. E acontece sempre isto quando o encerro. Já estive a jogar várias horas e tudo normal sem problemas, o pc aparenta estar bom tirando este pormenor que referi.
Obrigado desde já.
 
Modo facil: Formatar - instalar o windows - instalar todos os drivers e fica resolvido, modo dificil: desistalar as drivers que instalaste da grafica que podem nao estar corretas ou por algum motivo estao a criar conflitos e ir ao site sacar as drivers corretas e atualizadas se não resolver ... parte para o modo facil xD
 
O problema é muita gente não sabe que para desinstalar Drives gráfica, deve entrar em modo de segurança... Só assim é que desinstala tudo como deve ser! Depois entra em modo normal e aí.sim, volta a instalar a nova versão!
Cumps
 
E foi o que eu fiz @pauloraphael, e sim instalei os drivers correctos @cghnf. O mais estranho é que agora de manhã a ligar o pc ele ligou correctamente à primeira. Vou ver no que isto dá se teimar em acontecer isto vou mesmo formatar a ver se resolve.
 
Boas pessoal,

Depois destes dias todos cheguei à conclusão que a slot da motherboard pci-express 2.0 deve estar com problemas.

Porque o pc voltou a arrancar sempre à primeira durante uns dias, até que noutro dia voltei a retirar a gráfica para a limpar e quando recoloquei a gráfica e liguei o pc tive o mesmo problemas de só ligar à segunda tentativa depois de dar ecrã azul na primeira. Aconteceu-me isto nos 2 dias seguintes a ligar o pc de manhã, depois disso deixou de acontecer como da outra vez.

Contudo agora no CPUZ no separador da mainboard em graphics interface diz-me que o pci-express (linkwidth) está a funcionar apenas a x4 em vez do x16 que é o máximo suportado também vi no gpuz e passa-se a mesma coisa.

Isto deve ser problema do slot pci-express ou também poderá indicar algum problema com a gráfica?
 
Depende, pode ser um ou outro. Já foste ao gestor de dispositivos verificar se a gráfica é correctamente detectada? Consegues ver a informação do GPU correcta no cpu-z?
 
Sim a gráfica é correctamente detectada no gestor de dispositivos, no entanto agora sempre que retiro a gráfica do slot e volto a encaixar os drivers nvidia desinstalam-se e instalam-se sozinhos novamente aquando do primeiro arranque após encaixar de novo a gráfica.

Há bocado depois de soprar com o compressor no slot pci-express e voltar a encaixar de novo a gráfica o pc fez boot sem problemas mas sem os drivers da nvidia instalados de seguida o windows fez instalação dos drivers sozinho pediu para rebootar e arrancou em seguida sem problemas já com o já com o pci-express link width a x16. Depois testei encerrar o pc e ligá-lo de novo e aí já deu erro azul no primeiro boot reiniciou e arrancou de novo sem problemas continuando com o pci-express link width a x16.

O cpu z e gpu z reportam isto não sei se está tudo bem:
cpuz.jpg
gpuz.jpg



Quanto aos erros azuis event viewer mostra isto mas ele só dá erro azul no 1º boot após ser encerrado, depois de dar o erro e rebootar sozinho por causa do erro já arranca sem problemas:

event.jpg
 
Só não gosto de o windows instalar drivers sozinho, normalmente não são boas versões. Já experimentaste instalar os drivers mesmo da NVidia? Atenção, instala os de Março, os últimos têm dado alguns problemas de performance. De resto, pode ter sido um problema de algum pó ter entrado no slot. Vai testando nos próximos dias a ver se estabiliza.
 
Aconteceu-me das 2 ultimas vezes que tirei a gráfica do slot e voltei a colocar, a seguir o pc arrancou naquela resolução manhosa sem drivers e voltou a instalar os drivers sozinhos. No entanto ele instala sempre os últimos que tenham sido instalados por mim, que são os da nvidia e não os genéricos do windows.(os versão 353.06 neste caso, e quando tinha os anteriores a esses sucedeu o mesmo quando retirei/coloquei a gráfica do slot ele voltou a instalar os que estavam lá antes instalados por mim).

Porque será que os drivers da nvidia se desinstalam/instalam sozinhos simplesmente por retirar/colocar a gráfica no slot?

Menos mal que desde que soprei com o compressor no slot da gráfica o pci-express link width tem-se mantido a x16.

Quanto ao BSOD pelas pesquisas que fiz este erro 0x00000116 pode ser causado por várias razões desde a PSU, MOBO, GPU, conflito de drivers, etc.
Ainda assim não encontro nenhum caso igual ao meu em que isto aconteça apenas depois de fazer um shutdown ao windows e ligar de novo o pc e mesmo assim nem sempre me acontece. Fora isso mesmo estando a jogar horas seguidas BF4 ou GTAV o PC não apresenta qualquer tipo de anomalia.

Como não tenho outras peças para testar não vai ser fácil descobrir se for mesmo problema de hardware.
 
Mas qual o ficheiro associado ao BSOD? Normalmente isso dá-te uma pista de onde vem o problema. Outra coisa que podes fazer, é quando vês que ele reinstala os drivers, vais ao gestor de dispositivos e vês se o hardware ID mudou.
 
O ficheiro associado ao BSOD é este: dxgkrnl.sys. Sei que tem haver com o directx graphic kernel. Podes ver na foto do event viewer no post nº9 deste tópico.

Da próximo vez que tirar a placa para limpar e ele fizer a reinstalação dos drivers vou estar atento a isso do hardware ID.
 
Tens de ver o HW ID agora também, para comparar. Mas ok, DX nem sequer é directamente dos drivers da gráfica, pode até ser algum ficheiro de DX corrompido... Vou lá dar uma espreitada.

EDIT: já agora, vê se nas seguintes pastas tens algum ficheiro de dump associado:
c:\windows\minidump
c:\windows\memory.dmp

Se houver um minidump, podes dar-me que eu posso sempre ver se consigo ver de onde vem o erro.
 
Back
Topo