Dúvida patentes

vrael

Power Member
Bom dia,

Gostava de saber se um site de vendas, tipo OLX tem algum tipo de patente. Existe algum site onde se possa confirmar as patentes existentes? Estive a googlar e não encontrei nada relevante sobre este assunto.


Obrigado.
 
Isto pode ser útil:

http://patents.stackexchange.com/qu...ure-that-im-not-infringing-on-anyones-patents

De certeza que não há patente para "site de vendas", mesmo restringindo a "tipo OLX", mas como dizem nesse link, há sempre a possibilidade de a implementação específica infringir alguma patente. Se eu fosse a ti não me preocupava muito, por algumas razões discutidas também no link. É bom sinal se tiveres sucesso suficiente para alguém ligar às patentes que possas infringir, e não significa que o teu negócio morra por causa disso. Mas é um risco real, e eu não percebo de leis nem conheço estatísticas sobre esses casos, se estiveres preocupado procura mais informação.
 
Li atentamente, mas é tudo muito vago. Mas basicamente num site tipo Olx.
Posso patentear o nome da marca, algoritmo de pesquisa, conceito em si é patenteado? Estou mesmo à nora. Simplesmente não quero que a minha ideia seja copiada por um gigante que consiga pô-la em prática mais rápido do que eu, fazendo marketing agressivo.
 
Li atentamente, mas é tudo muito vago. Mas basicamente num site tipo Olx.
Posso patentear o nome da marca, algoritmo de pesquisa, conceito em si é patenteado? Estou mesmo à nora. Simplesmente não quero que a minha ideia seja copiada por um gigante que consiga pô-la em prática mais rápido do que eu, fazendo marketing agressivo.
A marca sim mas... existem patentes nacionais e internacionais. Tens noção do quanto caro fica patentear intercionalmente?
Relativamente ao patentear a ideia ou algoritmo, penso que seja possível. Mas antes de tomares uma decisão, informa-te dos custos.
 
Posso patentear o nome da marca, algoritmo de pesquisa, conceito em si é patenteado? Estou mesmo à nora. Simplesmente não quero que a minha ideia seja copiada por um gigante que consiga pô-la em prática mais rápido do que eu, fazendo marketing agressivo.

Pensava que o teu problema era apenas poderes ser processado por infringir uma patente, não o inverso. Em relação às perguntas que fazes, a marca é registada, não patenteada. Quanto ao resto, é complexo e varia de país para país, é melhor consultares um advogado se achares que é um fator importante para implementares ou não a ideia.

Se a tua implementação for suficientemente complexa, ou se o sucesso depender de uma base de utilizadores existente, há a possibilidade de um gigante preferir comprar a tua empresa em vez de desenvolver de raíz.
 
Simplesmente não quero que a minha ideia seja copiada por um gigante que consiga pô-la em prática mais rápido do que eu, fazendo marketing agressivo.

Não me leves a mal, mas a probabilidade de a tua ideia ser assim tão boa, para que valha a pena sequer ser copiada, é à partida muito baixa. (https://medium.com/the-1-blog-series/ideas-are-cheap-execution-is-worth-millions-e203efbcaa49)

Mesmo a "capacidade execução" não é a solução para o problema. Existem vários exemplos, como por exemplo a própria Google, com todos os seus recursos, nunca conseguiu roubar o lugar ao Facebook com o Google+.. Por outros lado, o que não falta por aí são casos de produtos tecnologicamente superiores e bem executados que nunca vingaram..

O sucesso de um produto inclui outras variáveis importantes como visão, financiamento, etc., e sobretudo muita sorte.. ;)
 
Última edição:
@gamer1987 sim tenho noção. Só queria saber os meandros do assunto, uma coisa de cada vez. Primeiro uma patente portuguesa/europeia e depois se desse alguns países chave.
@barricas entrar num servidor não é rocket science :x
@joaoventura sim até pode ser que não valha a pena ser copiada. Mas acredito que terá mercado para milhares de pessoas e, isso no meu ver é dinheiro. E eu gosto de ter o meu em cofres com pessoas que se assegurem que ele não sai de lá sem autorização e, se sair, que se responsabilizem pelo facto (os bancos usam certificados e chaves por isso mesmo para que a culpa passe para o cliente, visto que eles usam encriptação, logo não é deles o problema).
 
Penso que a melhor maneira de proteger uma ideia é nunca a apresentar como tal, uma ideia. Se achares que vale a pena, mete-a em prática e só a tornes pública quando já tiveres algo que funciona e pode ser utilizado, imediatamente, por esses milhares de pessoas. Dessa forma, mesmo que te copiem, vão demorar algum tempo a desenvolver uma plataforma equivalente, e durante esse tempo vais ter oportunidade para engariar utilizadores. Claro que isto muda de caso para caso e deves decidir se vale mesmo a pena investir nessas patentes, especialmente, quando não abrangem o mundo todo.

@barricas entrar num servidor não é rocket science :x

Não é uma coisa assim tão banal, mas não é de te roubarem o código que deves ter medo, mas sim da estrutura e funcionalidade do teu programa.
 
Penso que a melhor maneira de proteger uma ideia é nunca a apresentar como tal, uma ideia. Se achares que vale a pena, mete-a em prática e só a tornes pública quando já tiveres algo que funciona e pode ser utilizado, imediatamente, por esses milhares de pessoas.

Actualmente, a maioria das startups faz exactamente o contrário: apresenta um produto com a ideia básica o mais rapidamente possível para que verifique se tem ou não aceitação. Chama-se o Minimum Viable Product.. A ideia é apresentar algo com as funcionalidades mínimas, produzido com o mínimo de custo, para testar o mercado e obter feedback dos early adopters.

(Edit: Lendo bem o que escreveste acima, se calhar estamos a falar do mesmo...)
 
Última edição:
@joaoventura O que disse acima foi que, para apresentares algo novo deves faze-lo com algo que funcione bem e que seja mais do que uma idea (mais do que um "simples" protótipo), o que vai, em parte, contra o que disseste. Contudo, consigo perceber que a minha sugestão corre mais riscos, mesmo que impeça que a idea seja roubada, exatamente por não haver feedback enquanto o projecto ainda está no início.
 
Back
Topo