Duvidas acerca de header, href e afins

Kingoot

Power Member
Boa tarde. Tenho uma questão que para programadores web com alguma experiência deve de ser básico.
Simplificando e evitar por o extenso código que tenho aqui o meu objectivo é o seguinte:
Tenho layout que basicamente contem uma div em cima com cabeçalho, uma pequena á esquerda para buttons de opções e ao lado uma grande div para basicamente ser a div de navegação entre funções que os diversos botões têm.
Desenho :
-------------------------------------------
cabeçalho
-------------------------------------------
btn|
btn|
btn|
| Div de navegação
|
|

Ora a minha questão é quero que ao clicar num botão X, onde este tem associado a abertura numa pagina x_page.php onde será aberta na div de navegação, ele mete o link (http://site.com#x) ou outro formato qualquer.
Com isto pretendo ao meter o link (http://site.com#x) no browser e acessar diratamente , ele abra a pagina completa, sendo que na div de navegação mostre a pagina x_page.php diretamente. Com isto quero tambem quando estou nessa pagina associado ao botão X, ao fazer refresh, continuar com a pagina na div de navegação e não voltar ao inicio.

Penso que tenha haver alguma coisa com header, href e afins. No desenvolvimento estou a usar HTML, CSS, PHP, Javascript, JQuery, Bootstrap entre outras pequenas frameworks.

Peço desculpa a extensão, mas sinceramente tenho mais ou menos a noção de como se pode fazer, mas não ser como o que fazer e pelo que pesquisar...

Obrigado desde já...
 
Boas,

Deixa-me ver se percebi...
Tens uma espécie de 'sidebar', estática com todo o teu menu de navegação. Queres que clicando numa dessas opções do menu, ele te carregue a página respectiva no container ao lado da sidebar, correcto?

De que forma estás a estruturar o projecto? Uma solução é utilizares iframe (que sinceramente não gosto nada). Outra opção que te vai facilitar toda a vida é seguires uma estrutura de templating, dividindo todo o layout em módulos, podendo assim carregar cada módulo (a sidebar) em cada página que precises sem necessidade de replicação de código.

Estou com pouco tempo agora, mas mais logo se precisares de alguma ajuda venho cá e dou-te umas dicas. ;)
 
Boas,

Deixa-me ver se percebi...
Tens uma espécie de 'sidebar', estática com todo o teu menu de navegação. Queres que clicando numa dessas opções do menu, ele te carregue a página respectiva no container ao lado da sidebar, correcto?

De que forma estás a estruturar o projecto? Uma solução é utilizares iframe (que sinceramente não gosto nada). Outra opção que te vai facilitar toda a vida é seguires uma estrutura de templating, dividindo todo o layout em módulos, podendo assim carregar cada módulo (a sidebar) em cada página que precises sem necessidade de replicação de código.

Estou com pouco tempo agora, mas mais logo se precisares de alguma ajuda venho cá e dou-te umas dicas. ;)

Boas e obrigado pelo interesse demonstrado.
Sim queria ter um layout em módulos, ou seja na div de cabeçalho carrega uma página, na div de botões outra, sendo que ao clicar num desses botões, este carregam para a div de navegação uma página.
O meu objetivo é quando insiro um endereço específico ele carregue dentro da div de navegação a página correspondente. Assim como ao fazer refresh ela fique na página que está atualmente carregada na div de navegação, não a página inicial.

Obrigado desde já
 
ATUALIZAÇÃO PARA MELHOR COMPREENSÃO DO PROBLEMA:

Tenho 3 Div:
-------------------------------------------
cabeçalho
-------------------------------------------
btn|......DIV DE NAVEGAÇÃO.........
btn|
btn|

Quando o link é gerado ao carregar esta pagina com estas 3 divs é do gerero: ".../docs/index.php".
Ora tenho uns botões que são gerados dinamicamente na div do lado esquerdo, ao serem clicados o que faz é dentro da div de navegação carrega lá para dentro uma pagina php ("pagina1.php"), onde o link continua a ser ".../docs/index.php".
O meu objetivo ao clicar nesse botão para a pagina 1, o link mude para tipo "/docs/index.php#pagina1" ou algo do genero, que identifique, e assim eu ao digitar esse link ".../docs/index.php#pagina1" , vá diratemente á pagina com o conteudo da pagina1.php carregada na div, assim como ao fazer refresh permaneça com a pagina carregada na div.

Se alguem tiver uma solução que consegui gerar link tipo ".../docs/index" ou ".../docs/pagina1", ainda melhor.

Não necessito que me deêm uma solução toda feita em codigo, simplesmente uma função ou algo que me permita pesquisar e conseguir desenrascar.

Acho que é o maximo que consigo explicar.


Obrigado e agradeço imenso
 
Back
Topo