Apple Watch Apple Watch (original - Series 1)

Após pouco mais de uma semana, posso dizer que a bateria do meu relógio a bolir desde as 08:30 até mais ou menos às 02:00, tem-me chegado sempre por volta dos 30%. Dou bastante uso ao aw e naqueles dias em que exagero mais (com chamadas a mais, mensagens a mais e a experimentar aplicações), chega a ir aos 17% ou um pouco menos.
É importante referir que tinha ativadas duas opções para poupar bateria:

- Reduzir transparência
Esta consiste no fundo, em tirar a transparência em algumas funções como por exemplo o menu de notificações e os glances (e provavelmente entre outras coisas), fica aqui um exemplo:
Com transparência:


Sem transparência:


- Reduzir Movimento
Esta opção consiste num zoom das aplicações do menu principal que vai dando mais zoom às aplicações mais centrais e menos zoom às aplicações circundantes e vai mudando à medida que vamos colocando outras aplicações na parte central do ecrã. Consiste também numa transição mais suave na abertura de aplicações e mais bonita o que também faz consumir mais bateria pois essa suavidade consiste num zoom mais lento de entrada na aplicação.
Fica aqui um exemplo da distribuição das aplicações no menu principal.

- Sem redução de movimento:


Com redução de movimento:


Para saber o impacto mais real que isto tem na bateria, decidi desativar a redução de movimento hoje quando tirei o ae da carga e pretendo usar o aw assim durante uns dias a não ser que o impacto seja significativo. Se for significativo, usarei apenas hoje e talvez amanhã para tirar teimas. Caso contrário usarei durante mais uns dias, pelo menos. Até para experimentar a precisão na abertura de aplicações pois com a redução de movimento, os icons aparecem todos do mesmo tamanho e é muito fácil abrir as aplicações não tendo que carregar mais que uma vez no ecrã para acertar na aplicação correcta. Sem a redução ativa ainda não falhei mas quero experimentar isso melhor.

A semana passada fiz uma pequena review de como se comportou a bateria do aw e o unico dia em que precisei de ativar o modo de reserva de energia foi no primeiro mas para além do uso ter sido abusivamente invulgar e de estar praticamente só a usar os 70% de bateria com que vinha o relógio, ainda tinha as definições de predefinição de não redução de movimento e transparência ativa.
Nestes proximos dias vou usar apenas o Reduzir movimento desativado mas vou manter o reduzir transparência pois sinceramente acho que fica melhor visualmente com a transparência reduzidaz
Depois dou feedback do impacto que isto tem na bateria.

De notar que usei até agora a redução de movimento ativa e gostei bastante do look, funcionalidade e até velocidade do relógio (dá-me a impressão que o navegar do menu e abertura de aplicações era ligeiramente mais rápido com essa função ativa).

Como dizia o MCar87, não notei diferença significativa na bateria. Foi insignificante.

Agora tenho mais duas coisas interessantes a dizer sobre a minha experiência com o apple watch:


Já tenho o meu apple watch quase calibrado para as velocidades a que corro e posso dizer que já noto diferenças significativas a correr no tapete. Ontem obtive exatamebte o mesmo valor que no tapete numa corrida de aproximadamente 17 minutos mas ainda houve uma diferença de 30 metros mais ou menos pois quando iniciei a corrida no relógio era mais ou menos o que já acusava no tapete.


Experimentei no sábado, pela primeira vez, a navegação gps pelo relógio. Gostei muito da experiência... Vou contar de início.
Tinha que ir para o recinto de um concerto na póvoa de varzim, apesar de saber o caminho sem necessidade de gps, deu-me para experimentar.
A minha prima enviou-me as coordenadas por mensagem e eu iniciei a navegação diretamente do relógio.
Aqui há uns tempos postaram aqui um video magnífico de uma sujeita a testar o gos do relógio e quando ia a pé, ele indicava-lhe com antecedência obde tinha que virar e de bicicleta não indicava a tempo.
Devo dizer que ela deve ser uma recordista mundial de velocidade em bicicleta pois eu de carro a velocidades mais baixas que ela de bicicleta, certamente (120km/h e 50/60km/h na nacional) recebia sempre as botificações atempadamente. Inclusive, ba auto-estrada cheguei a olhar para o mapa do relógio ao passar por baixo dos viadutos e a minha localização estava certinha pelos sitios que estava a passar.
Como iniciei a navegação pelo relógio, não cheguei a usar o iphone e tinha-o pousado abaixo do rádio. Algo interessante que desconhecia (mas assumo que funcione mesmo sem o relógio) é que o ecrã do tlm acendia cada vez que havia uma indicação de estrada e só apagava após cumprir a indicação. Ou seja, o ecrã estava bloqueado e aparecia isto:

Como podem ver pelo risco em baixo, o ecrã estava bloqueado mas mantinha-se aceso até cumprir a indicação, muito util para poupança de bateria.

No relógio o mapa aparece assim:


Mas por predefinição, cada vez que o ecrã desligava e voltava a ligar, aparecia esta vista:


As notificações senti-as todas e eram dadas bem atempadamente. Mesmo na estrada nacional.

O mais interessante de tudo é que numa viagem de cerca de meia hora, apenas me gastou 2% de bateria no iphone. Apesar dessa medida não ser muito fiável pois tinha a bateria a 100% quando sai de casa. Já há muito tinha notado no iphone e no ipad (e agora tb no relógio) que demora mais a ir de 100% para 99% que para os outros valores.
No entanto, mesmo assim, foi muito pouca bateria gasta. O tem voltei a testar isso para ima viagem de 12 minutos e gastou 2% também.
No relógio fiquei com a ideia que me gastou muita bateria mas ontem reparei que para 12 minutos apenas gastou quase 2% no relógio, digo quase 2 porque iniciei com 46%, desliguei a aplicação, mudei para a watch face e ainda vi a passar de 45% para 44%.
De notar que no sábado, mesmo achando que me gastou muito, acabei o dia com pouco mais de 20% de bateria (desde as 12:30 até ás 03 e pouco da matina) mas usei bastante o relógio (gps, atividade para uma corrida, etc...)
Ontem reparei também que ao iniciar a aplicação do gps pelo relógio, o telemóvel não me dava indicações mas desbloquei-o e voltei a bloquear e ele dava-me as indicações e acendia o ecrã em modo bloqueado tal como no sábado. Gostei bastante do bom funcionamento da aplicação do gps.
 
O meu contributo...

149yuli.jpg
97qtmg.jpg

muejye.jpg
 
rxSLi40.png


Estou com 4%. Tirei-o do carregador as 9 e meia da manhã... DE ONTEM! A bateria disto é absolutamente brilhante, é sem dúvida o real ponto forte do relógio. Desde o meu Nokia 3310 que isto não acontecia, simplesmente ignoro o nível de bateria, nem sequer tenho o indicador de bateria na Watchface que uso com mais regularidade (Modular). Tenho-o na Simples porque bom... Não gosto de ver nenhum dos 4 cantos vazios, lol. Espectacular...

Tendo dito isto, tenho mais acima nesse menu a app de Musica a ocupar 19,7MB e não tenho nenhum faixa sincronizada com o Watch... Porque é que está a ocupar este espaço? Não que me chateie, mas acaba por ser a app que ocupa mais haha.
 
Acabei de ter um crash mesmo chato! A meio da app de Workout... Felizmente foi só um "respring" (não sei o termo correcto no Watch), porque mal desapareceu o símbolo da maçã ele voltou a app e ainda estava a contar...
 
Acabei de fazer mais uma corrifinha de 17 mun no tapete e desta vez reparei quanto marcava no tapete aquando do inicio de atividade no apple watch. Mal a contagem decrescente terminou no aw, o tapete marcava 50 metros. No final o tapete tinha mais 60 metros que o aw. O que significa que me deu um erro inferior a 10 metros (tendo em conta que já marcava 50 metros quando o aw iniciou pelo que na realidade já passava de 50 metros pois aquilo marca de 10 em 10. E ainda não acumulei 20 minutos para cada velocidade em calibração :)
 
Está visto que mesmo no tapete é bastante preciso...

Eu aqui acabei de ir lá fora deitar o lixo e recebi uma iMessage no Watch. Não levei o telemóvel nem estava ligado a nenhuma rede conhecida! lol
 
Uma coisa interessante que aprendi a ver um video de tips do apple watch é o seguinte:

Quando estamos a usar alguma aplicação, se não sairmos dela, passado algum tempo (depois do ecrã estar desligado) o relógio volta para a watch face. Por vezes o que acontece é que demora mais do que aquilo que queremos e se quisermos ver as horas, por norma, temos que clicar uma vez na crown para sair da aplicação, outra vez para centrar as aplicações no relógio e outra vez para ir para a watch face.
Uma tip interessante e que desconhecia é que, enquanto estamos na app, se taparmos o relógio com a mão (como se fosse para silenciar uma chamada), o relógio volta logo para a watch face... muito útil na minha opinião.
De notar que é o tapar curto (1 segundo ou menos) e não aquele tapar de 3 segundos que silencia o relógio.
 
É pena não haver um site de feature request para o watchOS... Pedia já a possibilidade de o Watch desbloquear o iPhone. O contrário existe mas não me faz falta nenhuma! :P
 
Acabei de fazer mais uma corrifinha de 17 mun no tapete e desta vez reparei quanto marcava no tapete aquando do inicio de atividade no apple watch. Mal a contagem decrescente terminou no aw, o tapete marcava 50 metros. No final o tapete tinha mais 60 metros que o aw. O que significa que me deu um erro inferior a 10 metros (tendo em conta que já marcava 50 metros quando o aw iniciou pelo que na realidade já passava de 50 metros pois aquilo marca de 10 em 10. E ainda não acumulei 20 minutos para cada velocidade em calibração :)
A minha calibration nao deve ter sido na boa porque ontem fui correr JP Morgan Corporate Challenge (5.6Km) e o Watch da-me como se tivesse corrido 6.35Km :paranoid: Nao estava com o telefone, so mesmo com o relogio.

Alguma dica que ja tinha visto? Eu vi como calibrar o Watch com o iPhone, mas como disse nao deve ter ficado nada de jeito.

TM
 
Certifica-te que:
Make sure that Location Services is on. To check the setting on your iPhone, tap Settings > Privacy > Location Services.
Make sure that Motion Calibration & Distance is on. To check the setting on your iPhone, tap Settings > Privacy > Location Services > System Services.

Depois sempre que fores correr com o iphone, é só iniciares a atividade no apple watch. A calibração é pro-ativa. Quanto mais usares dessa forma, melhor calibra :)
 
Certifica-te que:
Make sure that Location Services is on. To check the setting on your iPhone, tap Settings > Privacy > Location Services.
Make sure that Motion Calibration & Distance is on. To check the setting on your iPhone, tap Settings > Privacy > Location Services > System Services.

Depois sempre que fores correr com o iphone, é só iniciares a atividade no apple watch. A calibração é pro-ativa. Quanto mais usares dessa forma, melhor calibra :)
Essas cenas estao todas on sempre. So nao me apetecia era estar sempre a correr com o telefone, para isso e que tambem comprei o relogio haha para estar menos dependente do telemovel.
 
Pois, mas para teres mais precisão tem mesmo de ser.
Eu pessoalmente gosto de levar sempre o tlm mas é mais por usar o runkeeper. Se o aw tivesse gps integrado, o runkeeper devia fazer uma aplicação para isso e já podia deixar o tlm.
Mas, mesmo assim, gosto de ter o tlm comigo. Gosto de estar sempre contactavel :)
 
É pena não haver um site de feature request para o watchOS... Pedia já a possibilidade de o Watch desbloquear o iPhone. O contrário existe mas não me faz falta nenhuma! :P
Desbloquear o iPhone com o AW, caso tenhas um iPhone com Touch ID, penso que nunca será possível.
Seria abrir uma caixa de pandora.
O Touch ID serve para colocar lá o dedo, essa info fica encriptada no iPhone, blá blá blá
Se algo por Bluetooth desbloqueasse o mesmo, não sei se os protocolos de segurança seriam cumpridos, digo eu...
 
Desbloquear o iPhone com o AW, caso tenhas um iPhone com Touch ID, penso que nunca será possível.
Seria abrir uma caixa de pandora.
O Touch ID serve para colocar lá o dedo, essa info fica encriptada no iPhone, blá blá blá
Se algo por Bluetooth desbloqueasse o mesmo, não sei se os protocolos de segurança seriam cumpridos, digo eu...

Precisamente: eu não tenho um iPhone com Touch ID, daí necessitar da funcionalidade :P O tempo de desbloqueio via Touch ID é simplesmente negligenciável, já com código não, além de ser chato até dizer chega :P
 
Estou a instalar o ios9 beta no iphone e no ipad... a ver se consigo instalar o wos2 pois estou impaciente para experimentar a watch face das fotos :)
Espero que não seja muito instável nos programas que mais uso...
 
Ontem ainda olhei para o site das betas públicas mal abriu... Mas lá me acalme :D Também estou ansioso por experimentar ambas as betas, mas só tenho estes equipamentos, são os meus daily drivers, preciso deles estáveis... (iPhone 5 + Watch). ATENÇÃO: não há DFU no Watch, não podes ir do watchOS 2 para o 1...
 
Back
Topo