Servidor FTP em Linux

Marrafeiro

Power Member
Pessoal adquiri recentemente um raspberry pi, e instalei o Pplware para servir de media center e tambem o queria usar para servidor de FTP, ja instalei o vsftpd, mas acontece que o servidor não inicia.
Acontece que faço;
sudo /etc/init.d/vsftpd start, e ele diz "Starting FTP server: vsftpd.
mas depois faço sudo /etc/init.d/vsftpd status e ele diz: "vsftpd is not running".

Alguem capaz de me ajudar?
 
Última edição:
No ficheiro vsftpd.conf coloca esta linha.

log_ftp_protocol=YES

Faz restart e depois verifica o log do ficheiro aqui:

/var/log/vsftpd.log

Para verificares se está a correr utiliza os seguintes comandos:

/etc/init.d/vsftpd status (for Debian based)
service vsftpd status (RH based)

Dá uma vista de olhos neste link: http://pplware.sapo.pt/linux/transforme-o-seu-raspberry-pi-num-servidor-ftp-em-2-minutos/

Boas, foi por esse tutorial que me segui e alem de estar super compactado, ha muitos mais passos a dar do que os que tem ai, principalmente para quem é new no raspberry. vou tentar esses teus comandos.
 
Quando tento fazer o restart, ele diz o seguinte:
Stopping FTP server: No /usr/sbin/vsftpd found running; none killed. vsftpd.
Starting FTP server: vsftpd.
 
Ja consegui resolver, com o sftp que o Nemesis11 disse. Agora o problema é quando lhe ligo um disco externo o Rasp começa a piscar o LED e o disco não arranca. A fonte que tenho para o Rasp é de 5V-2A. Alguem sabe o porque de ele fazer isso? O disco da perfeitamente num PC.
 
O disco tem alimentação externa? Se não, deve estar aí o problema.

Quanto a ftp, não há um unico servidor de ftp que não tenha tido remote exploits e ftp vai tudo em clear text. Sftp usa openssh, que é um mimo e segue tudo encriptado. Estamos em 2015. Ftp must die.
 
Pois. Com o SFTP consegui trabalhar na boa e sem qualquer erro. O disco é um 2.5" logo não tem alimentação externa. Tive a pesquisar e havia uma opção que era redirecionar mais energia para as portas USB. Será fiável? Ou posso correr o risco de fritar tudo?
 
Podes ligar o disco 2.5" a um Hub USB que tenha alimentação própria—nesse caso passa a ser o Hub a tratar da alimentação eléctrica do que estiver lá ligado.
 
Podes ligar o disco 2.5" a um Hub USB que tenha alimentação própria—nesse caso passa a ser o Hub a tratar da alimentação eléctrica do que estiver lá ligado.

Pois, ja tirei as duvidas no topico do Rasp. se é mesmo do meu carregador que é um 2A falso, gastar dinheiro em um e gastar num HUB, mais vale gastar num HUB.
 
Back
Topo