Que tipo de Design?

Userbanned_20

Power Member
Ora boas, desculpem colocar esta dúvida neste tópico, mas como está numa área relativa ao design, foi aqui que pensei que seria o melhor sitio para que alguém me pudesse dar a sua opinião. Então é o seguinte, vou candidatar-me a universidade, mas estou com algumas dúvidas e gostaria de saber a vossa opinião.

É assim eu gosto desta área de artes, particularmente de video, edição, fotografia, som... Mas tudo o que me dizem é para fugir desta área porque pode ser interessante mas depois não há emprego... Então tenho pensado em outras alternativas. Posso dizer que tenho uma má experiência em programação, web e isso porque estive num assim e dei-me mal, por não conseguir perceber muito bem aquilo. Tenho alguma experiência em design de objetos, 3d, equipamentos, porque tirei um curso nesta área, embora não licenciatura e o que me tem dito é para continuar...

Estou muito indeciso em ir pela vertente video, edição, som... Ou Design gráfico, ou continuar na área que estive recentemente e escolher algo como, Design Industrial, Equipamentos, Mobiliário, Produto?

Desta área o que me tem chamado particularmente atenção é a área industrial, mas estou sem grandes informações do tipo de saidas que estes cursos podem dar, se são boas ou não. Sei que existem diversos cursos, como na ubi, esad caldas, uminho, ua, também vi um na esec coimbra (arte e design), que parece que exploram um pouco de tudo nestas áreas... Mas confesso que não consigo obter grandes informações que me façam decidir por qual área deveria apostar mais e qual a que teria maior perspetiva de emprego neste complicado país chamado Portugal...
 
das opçoes que enumeraste, a pior em termos de empregabilidade talvez seja Fotografia. E a seguir Equipamento.
Onde haverá mais emprego será design gráfico e video. Video talvez mais que design.

no entanto, se estiveres na dúvida entre estas duas últimas o melhor é seguires a que gostas mais porque se tiveres a gostar do que fazes, acabas por conseguir fazê-lo bem e isso reflete-se em emprego.
outro ponto que talvez te possa interessar, é mais fácil fazer vídeo com uma licenciatura de design gráfico que o contrário.
 
Eu estou mesmo na dúvida porque estou ligado à área do 3d, design equipamentos, mobiliário, interiores... Tirei um curso disto, claro que não se compara com licenciatura, mas o que me dizem é que o melhor era dar continuidade nesta área, porque se vou para a área gráfica, video por aí que vai ser pior... mas sinceramente agrada-me ainda mais essa área que esta, apesar de gostar de 3d, acho que se seguir 3d ia mais para a área de industrial, porque parece-me ter mais perspectivas de futuro, ou estou completamente errado... Quanto a esta área das artes, confesso que não me dou lá muito bem com parte de programações web e isso e é aí que também entra o meu receio...

Estou mesmo baralhado quanto a dar continuidade ou ir para a área que tem o tal bichinho. O que acham dos cursos de imagem ou até design gráfico nas caldas? O que vejo aborda tudo multimédia e isso cheira-me a webdesigns e por aí não queria entrar muito.

Ou então Industrial? 3D? Parece-me uma área com futuro, ainda por cima cada vez é tudo mais informático, impressão 3D, modelação... parece que quanto mais vejo menos consigo decidir...
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas, mas a dúvida continua, por um lado gosto bastante dessas áreas, mas implica um deslocamento enorme para outra cidade que me faz pensar se valerá a pena ou não, até porque a média não está lá muito boa... Por outro eu tenho preferencia em algo ligado a, talvez Som e Imagem na ESAD, o que acham do curso? Ou mesmo o de design gráfico, mas que não tivesse bastante programação porque não gosto lá muito de código, só que parece que alguns cursos tem bastante e outros não, uns sao mais tecnicos, outros mais criativos e alguns mais parecem engenharias que cursos de design.

Qual a vossa opinião acerca destes cursos? Som, Imagem, Edição, Fotografia... Ou seria melhor apostar em algo ligado ao Design Gráfico/Multimédia, ou até dar continuidade à área que tirei no 12º e envergar para o Industrial, Produto e afins?

Ando realmente indeciso entre, Som e Imagem, Artes e Multimédia (engloba pintura e disso não percebo nada), Arte e Design (Coimbra, também penso que engloba artes plásticas), Design Gráfico ou Multimédia em Caldas, Multimédia na Ubi, Industrial...

O problema é gostar de várias coisas e não saber qual a melhor em relação a um futuro em Portugal, sei que são áreas dificies e se ouço reclamações de uma área, da outra é a mesma coisa...
 
A questão é mesmo, se será boa opção meter num curso desses (ligado ao audiovisual, cinema, tv, edição, camaras), ou envergar pela parte do design (grafico, multimedia, tambem costumam ter um pouco de video e foto penso eu), porque poderá ter maiores perspetivas de emprego em Portugal e não estar só limitado a grandes centros como o de audiovisual... Nenhum curso é seguro, mas há uns que podem tornar-se mais seguros que outros e o receio de avançar para uma área complicada a nivel de emprego como deve ser a do audiovisual é que me faz andar nesta indecisão...

Pessoal das tecnologias e multimedias ninguem dá aqui uma opinião?
 
Back
Topo