Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Já tinha postado algo idêntico há umas paginas atrás. E curiosamente, hoje quando lá fui de novo, topei que o rodapé aparecia cortado. Fazia um bocado de impressão.
 
Volta a Portugal começa amanhã e vai ser transmitida pela primeira vez em HD. Não sei é se vai ser a etapa toda, incluindo o que vai dar na RTP Informação, ou só quando começar na RTP1.

http://media.rtp.pt/extra/tv/77a-volta-a-portugal-liberty-seguros/

Como de costume, parte da etapa vai dar na RTP Informação para que na RTP1 façam a transmissão da habitual pimbalhada (que, como todos sabem, a TVE, a France 2 ou a RAI fazem o mesmo com as respectivas voltas ao seu país), porque é uma chatice do caraças meter essa parte da transmissão da etapa na RTP2.
 
A pimbalhada já dá o Verão todo, que tal uma pausa de semana e meia? O que sou contra é a "apimbalhização" da Volta a Portugal. As equipas estrangeiras chegam cá à apresentação, como hoje à tarde, e vêem aquele degredo todo, porque as portuguesas já tão habituadas. O que vale é que depois durante a Volta já não levam com aquilo, mas o espectador interessado na Volta tem que levar com aquela m*** porque há iluminados em Portugal que continuam a achar normal que se transmita desporto em directo em canais de noticias.

Não há qualquer justificação para transmitir as etapas na RTP Informação (há mais de 10 anos que o fazem). Se fosse a SIC ou a TVI até compreenderia, porque não têm outro canal em sinal aberto e têm medo de perder audiencias, mas na RTP não compreendo. Têm a RTP2 para transmitir a Volta e decidem dar na RTP Informação... enquanto a RTP2 transmite Sociedade Civil com episódios repetidos.

E já nem falo das horas diárias que a Volta a Portugal é transmitida em directo, comparado com a Volta a França. Nada contra a Volta a França, com 3h e meia de emissão em directo, com emissão até de uma etapa completa a começar às 10h e a acabar já depois das 16h. Acho que a Volta a Portugal devia ter o mesmo tipo de tratamento, afinal é a nossa Volta.
 
Última edição:
@popyfm a desculpa que já ouvi para dar na RTP Informação (?) é de que esta pode dar publicidade ao contrário da RTP2.
Ainda estou para ver o impacto nas audiências (o canal tem sido ultrapassado pela CMTV!) e se a publicidade que vão dar durante essa hora da Volta vão ser os patrocínios da própria Volta ou os Calcitrins e comprimidos do Futre...
Já reparei que criticaste no site da RTP mas devias ter falado que a RTP3 devia estar na TDT, porque da forma como disseste no comentário estes espertinhos já vão fazer para o ano... e vai ficar tudo na mesma, só muda o nome e quem não tem Cabo que se lixe.
 
Como se chama aquela fita azul, na RTP, que vai passando pequenas notícias, na parte de baixo do ecrã? Hoje notei que a versão para notícias de última hora, a vermelho, já se encontra adaptada ao 16:9, enquanto que a normal, azul, ainda está desenhada para 4:3.
 
Como se chama aquela fita azul, na RTP, que vai passando pequenas notícias, na parte de baixo do ecrã? Hoje notei que a versão para notícias de última hora, a vermelho, já se encontra adaptada ao 16:9, enquanto que a normal, azul, ainda está desenhada para 4:3.
Só que a diferença é que o rodapé azul é colocado pela continuidade do canal (ainda não percebi com que intuito, mas já é assim há muitos anos) e o rodapé vermelho é colocado pela própria régie do programa. Daí que um está adaptado e o outro não.
 
Para além dessa história da transmissão na RTP Informação, ainda há a emissão HD que só começa às 16:00 (quando a etapa passa para a RTP1). O que é que lhes custava transmitir das 15:00 às 16:00 no HD? Aconteceu precisamente a mesma coisa com os jogos do Mundial de Futebol de Praia que passavam na RTP, só os da RTP1 tinham direito a HD. Não se percebe de facto.
 
Deve ter a ver com o simulcast em SD e HD, se mudasses a programação a bel prazer contava como se fosse um Canal diferente da RTP1..
 
Deve ter a ver com o simulcast em SD e HD, se mudasses a programação a bel prazer contava como se fosse um Canal diferente da RTP1..
Mas se o canal emitisse a restante programação da RTP1 em HD, era uma coisa. Assim fica o canal parado quando podia perfeitamente estar a emitir em HD sem custos adicionais para a RTP.
 
Se a desculpa era esta, toda a publicidade que passou entre o Jornal das 2 e a Volta, na RTP Informação, podia ter passado na RTP2, uma vez que só passaram os patrocínios da Volta e pub. institucional... isto realmente mete nojo.
Começo a achar que foi suborno dos operadores, eu acho que quem manda na RTP não é estúpido o suficiente para ter ignorado os grandes resultados do Tour em sinal aberto... Ah, e nada de HD.
 
Pelo menos não fazem intervalos na RTP1 HD, assim como na RTP África e internacional. Os intervalos só acontecem na RTP1.
A qualidade de imagem da transmissão em HD é que podia ser um pouco melhor...
 
cfVr6mj.jpg
 
Eu esperei para responder à publicação que fizeste ontem pix.mix para perceber essa da publicidade. Uma coisa tenho a certeza: não podia ser das próprias marcas aparecerem durante as etapas, afinal quando há outros desportos na RTP2, também aparecem as marcas, nas camisolas, placards, etc. Então pensei nisso que falaste, que na RTP Informação podem mostrar os blocos publicitários dos vários patrocínios, mas não deu um único intervalo e só deu no inicio e no fim algo do tipo "este programa é patrocinado por" (ou algo do género) com os quadros dos patrocínios durante uns 5 segundos.

Para isso, podem muito bem dar na RTP2. Muitos vezes há programas na RTP2 que são patrocinados. O ZIG ZAG é (ou era, não vejo há muito tempo) patrocinado por uma conhecida marca de sumos, e aparecia sempre essa indicação no inicio e fim da programação infantil, não como um bloco publicitário normal mas da forma "este programa é patrocinado por". Os programas do Prof. José Hermano Saraiva eram patrocinados por uma conhecida marca de acessórios de cozinha, e aparecia também o "este programa é patrocinado por".

Logo, mais de 10 anos de eles começarem a transmitir a Volta na RTP Informação em vez de na RTP2 continua sem uma justificação plausível.

ruio1999 espero que digas que isso é um stream da internet...
 
Exatamente @popyfm. Eu começo a achar que ou a RTP está a ser subornada pelos operadores de cabo para dar em sinal fechado, sinceramente. Não há desculpa nenhuma para não dar na RTP2.

Eu só espero que isto de não haver intervalos na RTP1 HD seja para durar e não seja um "erro" de hoje... O próprio comentador nunca fala na RTP1 HD quando se a emissão se mantém.
 
Exatamente @popyfm. Eu começo a achar que ou a RTP está a ser subornada pelos operadores de cabo para dar em sinal fechado, sinceramente. Não há desculpa nenhuma para não dar na RTP2.

Eu só espero que isto de não haver intervalos na RTP1 HD seja para durar e não seja um "erro" de hoje... O próprio comentador nunca fala na RTP1 HD quando se a emissão se mantém.

Eu acho que é para manter. Espero bem que os intervalos sejam só para a RTP 1
 
Back
Topo