Fumo a sair do desktop

Hiteryan

Power Member
Há algumas horas atrás estava a utilizar normalmente o meu desktop, a navegar no Firefox, quando subitamente vi fumo a sair da parte frontal da caixa. Tive sorte em ter reparado logo, e imediatamente desliguei o PC e as tomadas. Abri depois o PC e tentei ver se estaria algo queimado, mas não me consegui aperceber de nada, apesar de estar um cheiro abusado a plástico queimado. De qualquer das formas, amanhã de manhã já vou dar uma vista de olhos melhor.

Não faço a mínima do que poderá ser, montei este desktop há 4 anos e nunca tive este tipo de problema. As temperaturas também estavam baixíssimas, dentro do normal (só a do CPU é que nao estava a monitorizar na altura, mas em geral nunca passa dos 60ºC e para chegar aí é mesmo se eu estiver só a renderizar vídeo a usar 90% do CPU).

A única alteração recente que fiz foi há umas 3 semanas que troquei a minha placa gráfica (troquei a HD6870 por uma Sapphire Radeon R9 270X Vapor-X que comprei usada, tinha meio ano de uso e estava em estado impecável). Mas não me parece que tenha sido problema da gráfica sinceramente.

Alguém tem ideia do que *talvez* poderá ser? Eu apostaria em HDD ou fonte, ou algo aleatório dentro do PC. Ou um pico de corrente.

Curiosamente, falando em pico de corrente, há alguns minutos a minha mãe voltou da igreja onde esteve cá perto e mencionou que a meio do ensaio do côro, o órgão da igreja foi subitamente abaixo (coisa que nunca tinha acontecido antes), e também uma luz estava intermitente, e apenas hoje ficou assim também. Aqui no Porto hoje o ar ficou bastante seco, não há vento e acho que trovejou muito ligeiramente agora há pouco. Não sei se será pura coincidência ou se pode ter algo a ver com o assunto. Mas acho que não tive mais problemas com outros aparelhos eléctricos cá em casa.

Tenho trabalho de vídeo que preciso de executar no desktop e não o posso fazer no portátil, mas não queria ligar o desktop antes de saber o que poderá ser o problema ou PELO MENOS fazer backup do que tenho no HDD para um disco externo. Eu sei que isto infelizmente é algo vago, mas alguém poderá dar uma luz no sucedido?
 
Um pico de corrente pode ter queimado a fonte, não seria uma primeira vez. Poderia ser do circuito de protecção contra as correntes de entrada elevadas, mas só há uma maneira de saber... Abrir o PC e investigar.
 
Quando abri ontem o pc não vi nada de anormal, motherboard, gráfica, HDD, pareceu me estar tudo em ordem. Mesmo na fonte não notei nada de estranho, embora suponho que para realmente saber talvez a teria de a tirar fora?

Tendo em conta que o fumo saiu pela frente (e/ou por cima, mas estava definitivamente por cima da parte frontal da torre quando o vi), não é possível que tenha sido uma falha do motor da ventoinha frontal por exemplo? Quão likely é isto acontecer é deitar fumarada? Eu ainda vou inspeccionar melhor mais logo com tempo e tentar tirar a ventoinha fora. De facto a ventoinha frontal é a única parte do PC que nunca limpei (silly I know).
 
Suponho que não seja impossível o motor ter queimado, se a ventoinha for meia plastica até explicaria o cheiro. Mas fumo soa-me mais a um componente tipo um condensador, ou um curto circuito num dos circuitos. É preciso mesmo ver com calma e tempo isso, assim à pressa às vezes não se notam os pormenores. E sim, para ver a fonte, tens de a tirar para fora e abrir.
 
Já dei uma melhor vista de olhos e não encontrei nada, nenhum capacitador queimado na mobo, nada nas ventoinhas (ainda não liguei o PC para ver se há algum problema nalguma) nem em outros componentes. Entretanto, acabei por tirar a fonte fora e abri-la para a limpar (adeus garantia). Não me parece estar nada de errado na fonte também, mas deixo aqui fotos que tirei para análise.

Não encontrando mais nada, à partida irei ligar o PC aberto e ver se alguma coisa se acusa...
IMG_20150801_201204556.jpg
IMG_20150801_201851368.jpg
IMG_20150801_201913551.jpg
IMG_20150801_201927499.jpg
 
Por acaso, ele esta um pouco inchado!

Quando ligas a fonte a corrente, com o interruptor da mesma ligado, MAS SEM LIGAR O PC, ela chia? Ou faz algum tipo de tic tic tic tic tic?
 
Última edição pelo moderador:
O do lado direito de cima é o grandalhão? Visto de cima acho que não dá para perceber bem, mas quando o vi não me parecia estar inchado. Eu vou experimentar ligar para ver se a fonte faz algum barulho estranho. Quando saiu o fumo I'm pretty sure que o pc estava a fazer uns crackling noises algures, mas não consegui ouvir bem e desliguei logo na altura. Vou ver isso agora.
 
Não vejo nenhum condensador rebentado ou sequer com indícios de estar inchado na motherboard toda... Meanwhile acabei por ligar o PC. Não ouço nenhum tick tick nem chiar vindo da fonte.

Ao ligar o PC mandei-o para a BIOS (até porque desliguei o HDD por segurança, mantive só o SSD ligado), e no momento em que o liguei ouvi um 'pfffft' que durou meio segundo, como quando cai água em cima de uma superfície a ferver or something. Não sei se é alguma coisa a esturricar ou se foi de eu ter aberto/limpo/feito reset à fonte.

O facto é que depois pareceu estar tudo bem, mas desliguei o pc e como não tenho praticamente nenhum olfacto viu esperar que chegue alguém a casa para me confirmar se cheira a queimado.

EDIT: A ventoinha da frente pareceu estar a girar mas nem verifiquei bem com atenção, já vou ver daqui a pouco
 
Experimenta com outra fonte e sem perifericos...
E podes postar uma foto da motherboard em si ?

Nao tens nenhum regulador de corrente estalado?

E a usar o nariz assim pertinho da fonte, ha algum cheiro a queimado? e faz o mesmo na motherboard
 
Bom, a ventoinha lateral de intake não funciona. Pelo menos é o que parece, ainda nao experimentei trocar o cabo pelo de outra ventoinha, mas há uns tempos emprestei uma a um amigo e vou ver se essa funciona, e se for esse o caso, fica comprovado que o problema foi de facto da ventoinha.

Fora isso, o PC parece estar a correr sem problemas e não cheiro queimado em lugar nenhum. No entanto, entrei no Windows e o sistema não está a reconhecer o meu HDD. Liguei-o com os mesmos cabos com que estava ligado anteriormente. Será que lhe foi feita alguma alteração quando o tirei fora e o liguei por USB ao meu portátil para fazer backup de dados?
 
Vou verificar, mas ele entra no Windows (porque está instalado no SSD) mas nao está a reconhecer mais nenhuma drive ligada

edit: O HDD nem aparece na lista de bootable devices, só o SSD. Welp

IMG_20150802_141809350.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Bem, creio que resolvi o problema. Eu reparei que o disco não estava a girar, então tive o cabo dos trabalhos para mexer nos outros cabos sata para que um ficasse ao alcance do HDD. Só aí é que tive a bela ideia de olhar por baixo do cabo que estava a usar. E cá está o culpado de o PC ter deitado fumo in the first place. Who'd know?

Ainda gostava de saber quais as circunstâncias de isto acontecer, porque é de facto estranho.

IMG_20150802_163839624.jpg
 
Back
Topo