Problema Acesso ao HDD

player_nike

Power Member
Bom dia.

No outro dia estava quase a completar o processo de carregamento de um filme pelo Popcorn, ou seja, carregamento por torrents para ver um filme, quando de repente o pc teve um BSOD e tentou reinicar.

Nem consegui sequer tirar foto ao BSOD para ver qual o código de erro pois foi muito rápido. De seguida não reiniciou para o Windows aparecendo apenas uma mensagem a dizer qualquer coisa como "escolha o boot correcto..." (admito que já não me lembro muito bem o que é que dizia), mas o essencial é que não carregava o Windows, não entrava no Windows.

Ora estou a falar de um disco Seagate Momentus 5400.6 de 500GB do ano de 2012 e de um portátil ASUS K55VM.


Bem, neste disco tenho toda uma vida, coisa do meu curso, fotos de um familiar falecido muito chegado a mim, etc...

Corri o Hiren´s Boot CD e entrei com o Mini Windows XP para ver se acedia ao disco e nada (o disco não está lá no Explorador...não é reconhecido?).

Depois meti-lhe um outro Hiren´s mais atrasado que tinha um software bom de recovery (Get Data Back) e a dada altura aparecia-me apenas que era um disco de 8GB??? Ora ele é de 500! Mas depois de fazer "start" para a recuperação ele não fazia nada...

Tirei o disco fora, liguei com um dispositivo que tenho USB e liguei a outro portátil e no Gestor de Discos aparece-me um disco1 "desconhecido" dizendo em baixo "não inicializado". Ora, não quero "inicializar" o disco pois isso iria formatá-lo e eu quero recuperar as coisas que lá estão.


O conteúdo do disco é muito importante para mim e já não sei o que farei mais para conseguir aceder.

Alguém pode ajudar?

Cumprimentos
 
Também já tentei com o EaseUS Partition Recovery Wizard e depois de inicializar o software, não consigo ver onde está o meu disco que quero recuperar. Ora se ele não aparece como posso tentar recuperar?
 
Seagate de 2012 :/
Morto quase de certeza, se não te aparece nada no meio de tanto software é disco morto, podes tentar trocar a pcb de um disco igual assim como a eeprom que a placa tem, mas provavelmente não terás sorte com o processo, Seagate está muito mal no que toca a qualidade e depois das cheias a produção foi "optimizada" sendo que os discos de 2012 em especial têm uma taxa de falhas muito elevadas.
 
Seagate de 2012 :/
Morto quase de certeza, se não te aparece nada no meio de tanto software é disco morto, podes tentar trocar a pcb de um disco igual assim como a eeprom que a placa tem, mas provavelmente não terás sorte com o processo, Seagate está muito mal no que toca a qualidade e depois das cheias a produção foi "optimizada" sendo que os discos de 2012 em especial têm uma taxa de falhas muito elevadas.

E o disco morre assim do nada?

Foi na altura que estava a carregar um filme...

Acho muito estranho, por muito mau que seja o disco. Ainda se tivesse levado com uma "abanadela" ok...mas nada...
 
Sim, morrem do nada, simplesmente baixa qualidade de construção na altura, e na Seagate tem sido uma constante.
Em portateis então até com 6 meses e menos eles morrem do nada.

Sem ter o disco em mão é a unica coisa que te posso dizer é mesmo tentar uma troca de pcb, de resto, provavelmente acabaste de aprender uma amarga lição de que deves fazer backups.
Mais que não seja o essencial no Google Drive.
 
Tenta dar o boot com linux, tens a seguir várias formas:

http://canaltech.com.br/tutorial/windows/As-5-melhores-opcoes-de-disco-de-restauracao-do-Windows/

Diz depois como correu, Boa sorte

Cumps,

Referes-te a esse "Trinity Rescue Kit Linux CD"?

cumpz

Sim, morrem do nada, simplesmente baixa qualidade de construção na altura, e na Seagate tem sido uma constante.
Em portateis então até com 6 meses e menos eles morrem do nada.

Sem ter o disco em mão é a unica coisa que te posso dizer é mesmo tentar uma troca de pcb, de resto, provavelmente acabaste de aprender uma amarga lição de que deves fazer backups.
Mais que não seja o essencial no Google Drive.

Eu sei isso. Tenho sempre tudo salvaguardado.

O problema é que o disco é da minha namorada para dizer a verdade. Ou seja, estou a ver que até fotos de uma familiar falecida muito chegada a ela foi ao ar :s Mas ainda não desisto... ;)
 
Última edição pelo moderador:
"Trinity Rescue Kit Linux CD"?

Sim, esse é bom.,tenta, não perdes nada. Já me desenrascou num problema parecido com o teu.

Mas mesmo que consigas fazer backup, vais ter que comprar outro disco, pois estes avariam de um momento para o outro, nem sempre avisam.

Boa sorte
Cumps.
 
Sim claro. Eu quero é recuperar algumas coisas, depois até mando o disco pela janela abaixo. ;)

@MRC1962 diz-me só uma coisa, depois de criar o CD bootável com essa ferramenta qual é mesmo a opção de "recovery"?

Desculpa a minha ignorância mas já tive a pesquisar e não encontro :s

Depois de dar boot com o TRK Linux e após ter escolhido a opção "default mode" apareceu-me o seguinte:

IMG_20150805_114855.jpg

Desculpem a minha ignorância mas parece-me que não encontrou disco nenhum certo?
 
Última edição pelo moderador:
Os discos Seagate 5400.6 são bastante conhecidos por terem falhas graves. Por vezes com danos nos pratos que praticamente inviabiliza a recuperação ou a torna mais cara.
A troca de PCB, quase de certeza que não ajudará (aliás, só a troca por si só não resulta).
Algum tipo de ruido estranho?
 
Já consegui, pelo menos, vêr o disco.

O que fiz foi o seguinte: liguei o disco através de outro adaptador a um portátil que tenho e com o TRK Linux que o @MRC1962 recomendou, dei boot. Ora através deste portátil já consegui ver o disco (estava como USB Hard Drive 1).

Depois, entrei no Modo Default do TRK e cliquei na opção de recovery. Escolhi então fazer o backup desse disco que quero recuperar e estabeleci uma directoria (num outro disco externo que liguei ao portátil) para o backup ser "gravado". Consegui fazer esse backup (processo que demorou quase 2 horas)...

...agora o que me deu foi um ficheiro comprimido. Estou a descomprimir (num processo também ele algo demorado) e vamos lá ver se me dá os ficheiros que eu pretendo que sejam recuperados.

Os discos Seagate 5400.6 são bastante conhecidos por terem falhas graves. Por vezes com danos nos pratos que praticamente inviabiliza a recuperação ou a torna mais cara.
A troca de PCB, quase de certeza que não ajudará (aliás, só a troca por si só não resulta).
Algum tipo de ruido estranho?

Nada. Nenhum ruído estranho.

EDIT:
Para os interessados.

Actualização --> depois de descomprimir o ficheiro de backup, dá-me um ficheiro com o nome "2015-08-05-I-sda2~" mas é um ficheiro do tipo "Ficheiro". Ou seja, não consigo abrir este conteúdo. Está difícil isto :s

nota: sda2 é o nome do disco que está danificado e que foi feito o backup.

Alguém poderá ajudar como posso fazer para agora aceder ao conteúdo deste ficheiro? Ele tem uns 86GB de tamanho, só não consigo aceder ao seu conteúdo...
 
Última edição pelo moderador:
Se ele já é detectado (corretamente, penso eu), deve fazer uma imagem para outro disco de imediato e deixar o original quieto.
Podes usar o DD_Rescue para esse efeito.
Deves depois na imagem então extrair os dados.
 
Eu diria que SDA era o nome do disco que ele fez backup, e não extensão do ficheiro. Como eu disse atrás, o tipo de ficheiro é do tipo "ficheiro", nem extensão tem... :s

O que me parece é que o TRK fez o backup, mas depois falta fazer o restore desses mesmos dados do backup. Apenas com o backup feito, só fico com os dados comprimidos e sem nenhuma extensão específica...
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo